Transição Alimentar

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

bernas_setter
Membro
Mensagens: 128
Registado: sexta abr 07, 2006 10:47 pm

domingo out 18, 2009 8:58 pm

Boa noite!

A minha questão é a seguinte: actualmente os meus gatos comem royal canin, mas eu estou a ponderar mudar de ração (para uma ração de supermercado como friskyes ou Purina, ainda não sei bem), e gostaria de saber como é feita esta transição alimentar, se por ser de royal canin para outra marca completamente diferente é perigoso para os animais, como deve ser feita a transição e os cuidados a ter porque apesar de saber de forma superficial como é feita gostaria de ouvir as vossas opiniões e de que maneira vocês fazem as transições em vossas casas.

Desde já obrigado a todos os comentários
pathelen
Membro Veterano
Mensagens: 2546
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

domingo out 18, 2009 9:06 pm

Boa noite

A transição de ração deve sempre ser gradual... deve-se ir aumentando a quantidade de ração nova gradualmente durante um minimo de 7 dias, até que por fim só dá da nova...

Mas porque está a ponderar mudar? A Royal Canin é uma boa marca... os seus gatos não se dão com essa ração´?
bernas_setter
Membro
Mensagens: 128
Registado: sexta abr 07, 2006 10:47 pm

domingo out 18, 2009 9:29 pm

Desde já obrigado pela rápida resposta pathelen

Realmente estou surpreso pois pensava que a transição era feita em 3 dias.

O problema da royal canin é o preço e como tenho 5 gatos sou forçado a mudar, para uma mais económica de supermercado e como também não sou muito entendido na matéria acho que com tanta concorrência haverá uma ração económica e de qualidade satisfatória. á venda.
pathelen
Membro Veterano
Mensagens: 2546
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

domingo out 18, 2009 11:06 pm

bernas_setter Escreveu:Desde já obrigado pela rápida resposta pathelen

Realmente estou surpreso pois pensava que a transição era feita em 3 dias.

O problema da royal canin é o preço e como tenho 5 gatos sou forçado a mudar, para uma mais económica de supermercado e como também não sou muito entendido na matéria acho que com tanta concorrência haverá uma ração económica e de qualidade satisfatória. á venda.
Entendo..

Eu também comecei por dar Royal Canin à minha gata, mas fazia-lhe mal... e depois passei a dar Purina One. Gastava 1 saco de 800 g (6€ +/-)por semana, mas por diversas causas decidi mudar para uma melhor e passei a dar a Hill's, que já conhecia anteriormente por ter dado a outras gatinhas que tive.

Na verdade a Hill's é cara... 1saco de 2Kg custa por volta dos 22€... mas da-me para 1 mês e meio... o que fica muito mais barato!

Quando a ração é mais fraca eles têm necessidade de comer mais para satisfazer as suas necessidades o que fazia com gastasse muito mais da Purina do que agora da hill´s... mas na verdade eu só tenho 1 gata, não posso fazer juizos sobre o gasto com mais animais... :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda out 19, 2009 6:55 am

pathelen Escreveu:e depois passei a dar Purina One. Gastava 1 saco de 800 g (6€ +/-)por semana
A sério!? :o
Um saco de 1,5Kg de purina one, sterilcat, (10/11€), dá-me para um mês, mais coisa menos coisa... e eu não dou fome à minha gata, geralmente até sobra comida, e só come daquilo...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
pathelen
Membro Veterano
Mensagens: 2546
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda out 19, 2009 8:08 am

mOreirinha01 Escreveu:
pathelen Escreveu:e depois passei a dar Purina One. Gastava 1 saco de 800 g (6€ +/-)por semana
A sério!? :o
Um saco de 1,5Kg de purina one, sterilcat, (10/11€), dá-me para um mês, mais coisa menos coisa... e eu não dou fome à minha gata, geralmente até sobra comida, e só come daquilo...
Olá Moreirinha

É verdade... todos os sábados comprava uma embalagem (800g) e dava-me para uma semana, vá lá mais 1 dia ou 2... é por isso que me ficava mais cara! :?

E a Rita como pode ver nas fotos nem era, nem é, gorda!

Agora da Hill's 1 saco de 2Kg dura 1 mês e meio e às vezes mais uns dias... e também só come ração... e uma saqueta Hill's por semana como guloseima. :wink:
Nita77
Membro Veterano
Mensagens: 1339
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Localização: Osky, Mika

segunda out 19, 2009 8:58 am

Bom dia,

bernas_setter:
Não consegue dar nada um bocadinho melhor aos gatuxos? É que tanto a Friskies como a Wiskas são muito más :o Por haver muita publicidade não quer dizer que haja qualidade :(

Actualmente eles comem uma das melhores marcas no mercado (a Royal Canin), mudar para uma das piores, mesmo com os 7 dias de habituação, não será nada bom para a saúde eles, a curto, médio ou a longo prazo...

Se optar pela gama de supermercado, pelo menos opte pela Purina, de entre todas da gama, sempre é a "menos má".

Tem ainda outra opção, a Purina que se vende exclusivamente em loja de animais e vets. É mais económica que a Royal Canin e melhor que as marcas de supermercado. Tem qualidade e, tal como referiu a pathelen, com mais nutrientes eles tendem a comer menos pois sentem-se mais saciados, acabando por compensar... É uma questão de fazer contas ao mês em vez de olhar para o preço da embalagem.

Por último, fica o alerta... Lembre-se que o que pensa estar a poupar agora, reflecte-se na saúde dos pequenotes e duplica mais tarde em consultas no vet.

Faça as contas, vai ver que compensa e eles agradecem ;)
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
bernas_setter
Membro
Mensagens: 128
Registado: sexta abr 07, 2006 10:47 pm

segunda out 19, 2009 9:23 am

Bom dia, desde já obrigado a todas as respostas

Eu por mês gasto 105€ em ração royal canin para os meus gatos ( um gato com mais idade come uma para sénior e os outros comem sensible, sendo que não vou mudar a alimentação do meu mais velho -25€/mês- apenas a dos outros 45€ por saco para quinze dias).

Como podem ver é muito para os tempos que correm, com tanta gente a passar fome é quase pecado (um amigo meu até disse "da-lhes qualquer coisa e ajuda quem precisa" - também não vou ser tão radical lol) e claro o que poupar dá sempre jeito.

A ração não tem que ser necessariamente wiskas ou friskies apenas vou ver alguma que custe consideravelmente menos que 45€ por saco de 4KG já que não tenho preferência por marca nenhuma e também não tem que ser vendida no supermercado mas normalmente aqui é mais barato que nas lojas (actualmente compro a ração tanto para os gatos como para os cães numa loja que vende tudo bem mais barato inclusive a royal canin).

PS: Os gatos antigamente não comiam nada destas coisas era só restos e não é por isso que morriam ou que tínhamos que ir com eles ao vet, o principal problema é a habituação a estas rações, dai o tópico já que eles actualmente estão habituados a esta

Cumprimentos a todos e uma vez mais obrigado pelas respostas.
Última edição por bernas_setter em segunda out 19, 2009 9:33 am, editado 1 vez no total.
marcii
Membro
Mensagens: 89
Registado: sábado set 19, 2009 12:42 am
Localização: Nina, Kika, Poka, Vitória

terça out 20, 2009 8:56 pm

bernas_setter Escreveu:
PS: Os gatos antigamente não comiam nada destas coisas era só restos e não é por isso que morriam ou que tínhamos que ir com eles ao vet, o principal problema é a habituação a estas rações, dai o tópico já que eles actualmente estão habituados a esta.



Concordo. É verdade, é quase como nós: antigamente não tinhamos telemóvel, viviamos bem. Agora "não vivemos" sem ele. :lol: :lol: :lol:
bernas_setter
Membro
Mensagens: 128
Registado: sexta abr 07, 2006 10:47 pm

quinta out 22, 2009 11:47 am

Obrigado a todas as respostas

Marcci é muito difícil viver sem telemóvel mas podemos faze-lo

Agora os animais vivem sem estas ração e muito bem, logo acho que não dá para comparar por este exemplo, já que viver, eles vivem bem sem estas rações. Assim esta questão das rações é relativa já que como disse anteriormente há uns anos não havia nada disto e os gatos ainda cá estão a comer de tudo. Resumindo, de boa qualidade ou má qualidade, o importante é que haja e cabe a cada um decidir consoante o que ouvir ou do que lhe aconselharem ou dos € lol. Obrigado

PS: Com isto não estou a descredibilizar nenhuma resposta aqui dada.

Mas como foi dito antes a transição tem que ser feita durante 7 dias. Estes 7 dias são por estas comidas serem mais "pesadas" ou aplica-se os 7 dias com qualquer transição ração, seja de que marca for?

Cumprimentos
pathelen
Membro Veterano
Mensagens: 2546
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta out 22, 2009 1:23 pm

bernas_setter Escreveu:
Mas como foi dito antes a transição tem que ser feita durante 7 dias. Estes 7 dias são por estas comidas serem mais "pesadas" ou aplica-se os 7 dias com qualquer transição ração, seja de que marca for?

Cumprimentos
Seja com que marca for... é uma medida de protecção do estômago e de todo o aparelho disgestivo... inclusive como protecção para algumas causas alérgicas que o animal possa apresentar a algum tipo de ração!

Nas embalagens das rações normalmente traz estas recomendações. :wink:
lidialima
Membro Veterano
Mensagens: 379
Registado: quinta ago 06, 2009 11:34 am

quinta out 22, 2009 1:46 pm

Tenho 3 gatas e já lhes dei Wiskas, Friskies, etc.
Agora já há uns 3 anos que lhes dou Royal Canin para gatas esterilizadas e só posso dizer o seguinte. Um saco de 10 Kg (que compro no veterinário) para as 3 dura à volta de 3 meses.
As m/ gatas são de interior não têm acesso à rua (não deixamos) e têm apenas um WC que é limpo apenas 1 vez por dia.
Mesmo assim, não há qualquer cheiro (uso Propchat) o que não acontecia com as outras marcas atrás referidas.
A nível de saúde as m/ gatas vão ao veterinário fazer as vacinas e graças a Deus não têm tido mais nenhuma "mazela".
Uma delas há bem pouco tempo até "deu" sangue para fazer uma transfusão a um gatinho que estava na m/ veterinária muito doente.
Eu não sou rica mas é minha opinião, apenas minha, de que mudar por mudar deverá ser para melhor. :oops:
KittensLover
Membro Veterano
Mensagens: 726
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm
Localização: Kitty, Zara, Wallee, Mia & Micas

quinta out 22, 2009 2:07 pm

Concordo consigo. Na altura que trouxe a minha gatinha mais velha para casa, o que entendia de gatos não me permitiu escolher uma ração adequada, pelo que lhe dava Whiskas, no entanto após a primeira visita ao vet, este aconselhou-me a mudar pois a Whiskas, ao que parece, tem muita gordura e sal nas suas rações, tanto seca como húmida...

Desde então que lhes dou Hill's. Experimentei a Eukanuba, mas elas não gostaram. A pequena desde que a trouxe que também come Hill's e adoram! É um pouco mais cara que a Eukanuba, mas compensa pois elas comem melhor.

De momento estou a dar-lhes ração para gatinhos, que me custa 25€ um saco de 2Kg, sendo que compro 2 por mês.

De qualquer forma entendo o "problema" do forista bernas_setter, pois suponho que seja complicado uma vez que tem 5 gatos. :D

Espero que encontre a ração que reuna tudo ou o mais possivel do que precisa! Qualidade/ preço... :)
MiausRafa
Membro Veterano
Mensagens: 2458
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta out 22, 2009 2:38 pm

bernas_setter,
Claro que a decisão final de mudar ou não de ração tem de ser sua...

Se comprar embalagens de RC de 10 Kg fica-lhe muito menos dispendioso do que comprar embalagens mais pequenas.

Quanto aos comentários de terceiros...critica ao tracto que dá aos seus animais, julgo que deveria ser superior a tudo isso...possívelmente, esses que criticam não ajudam ninguém, nem animais, nem humanos...quando se opta por ter animais é para lhes proporcionar todos os cuidados de que eles necessitam...

As situações económicas, infelizmente, muitas vezes mudam para pior, aí sim, tem que se optar muitas vezes por não dar o melhor mas o que é possível...dentro dessas rações mais baratas a Purina One é melhor do que a Whiscas ou Friskies que são cheias de corantes...normalmente os animais comem mais quantidade destas rações do que de uma de melhor qualidade.
KittensLover
Membro Veterano
Mensagens: 726
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm
Localização: Kitty, Zara, Wallee, Mia & Micas

quinta out 22, 2009 8:18 pm

MiausRafa julgo que todos deram as suas opiniões tal como você fez. Não me parece que estivessem a criticar, uma vez que como você disse e muito bem, cabe ao bernas_setter decidir o que lhe é mais conveniente! :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”