Será normal??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
meandyou
Membro
Registado: quarta mar 07, 2007 9:54 pm

quinta nov 12, 2009 1:28 am

Boa noite caros amigos!!

Bem venho pedir uma opinião de quem mais sabe!! Tenho a Luna á 2 semanas em casa,como estou desempregada e tenho duas filhas gemeas passo os meus dias quase sempre em casa e a gatinha deita-se no guarda vestidos ou entao numa cestinha que fiz com todo o amor para ela durmir e não sai dali a não ser para ir ao wc e para ir á paparoca. Eu achei normal a primeira semana mas eu praticamente nem a vejo porque ela esconde se de tal forma que é impossivel vê-la. Brincamos com ela qdo ela deixa,por vezes vem durmir para a minha cama comigo e com o meu marido a noite toda mas não socializa com nosco,mal ouve um som mais brusco ou vê algo movimentar-se mais depressa foge e não a vemos durante horas :( :( :( Se está a passar no corredor e nós saimos de uma divisão para outra foge a sete pés com medo dos movidmentos e só quando ouve tudo mais calmo é que anda a brincar pela casa deixando-me triste e confusa pois se não brincarmos com ela,ela por sua vontade não se mete com nosco. :? :? :? Já tive alguns gatos e nunca nenhum agiu assim e por isso estou preocupada,pois de todos os bichanecos que já viveram comigo,todos durmiam comigo no sofá,assistiam novelas comigo,viam-me a tomar duche,sentavam-se a jantar á mesa comigo e esta pequenota pareçe ter medo de mim. Já tinha exposto esta duvida uns dias depois de ela vir para cá e percebi que não lhe estava a dar tempo nem espaço para se ambientar. Mas acham que duas semanas não deveria estar mais dada? Não deveria já ter perdid o medo? será que não se sente bem aqui? será que não estou a agir de forma correcta?? Ela é como um bébé para nós que so queremos acarinhar,mimar e mostrar o quanto pode ser feliz e amada neste lar mas ela não deixa :( :( DESCULPEM SER CHATA E MARICONÇA mas eu tenho medo de estar a fazer algo errado e tenho medo de estar a "obrigá-la" a ser feliz aqui preferindo ela outro lugar talvez.

Desculpem mais uma vez mas queria tanto ser amiguissima dela que fico triste de ela nunca estar comigo e dar-me miminhos :S

Obrigada
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta nov 12, 2009 2:20 pm

Boas.

Em vez de me repetir, deixo uma citação de parte dum texto meu e por favor, leia bem o último parágrafo:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=68149
leonildecarvalho Escreveu: (...)

Quanto mais ansiedade se demonstrar ao querer-se fazer uma socialização rápida e há nossa conveniência, mais eles se confundem ao detectar o "nervosismo"/ansiedade por parte de quem os adopta/alberga, com isto fazendo com que em vez duma socialização gradual entre felinos, se espolete um ambiente de desconfiança e nervosismo entre os próprios felinos.

Infelizmente existem pessoas que não têm a capacidade de saber dar tempo ao tempo, como que se existisse um limite padrão para uma socialização ou tolerância de aceitação no mesmo espaço, comprometendo toda uma socialização que poderia ter sido gradual e NORMAL, mesmo que com algumas "guerrilhas" pelo meio, entre os felinos da casa; os já residentes com o ou os novos que se lhes apresente. :roll: , na ânsia de ver todos os gatos da casa enroscados uns nos outros, a dormirem juntos! Isto não é norma entre felinos mas sim a excepção! Os felinos não são “humanos” são como qualquer outro animal, já doméstico e ou domesticado pelos humanos! Principalmente sendo felinos, têm uma personalidade muito própria deles, como costuma-mos chamar de “individualista”. O felino aceita o que quiser aceitar e como quiser aceitar” E, contrariar isto é retirar-lhes a capacidade do que são; FELINOS!

Leo

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kellypets
Registado: quinta nov 12, 2009 6:10 pm

sexta nov 13, 2009 1:13 am

Boas! Bem eu é a primeira vez que tenho um amiguinho destes em casa porque enquanto vivi com os meus pais só tinhamos cães até porque o meu pai não ia muito a bola com gatos e eu sempre lhes achei um piadão. Também tenho em minha casa agora uma gatinha a uma semanita e meia,e ela tambem se escondeu nos primeiros dias,e tambem n comia nem fazia necessidades,mas acho que é normal,eles estão num sitio desconhecido,onde nada tem o seu cheiro,e até explorarem e se sentirem confiantes de que está td certo é normal que se sintam com medo. Eu se calhar n sou a pessoa mais indicada pa ajudar uma vez que tenho pouca experiência,mas se estiver sempre a insistir em tirá-la do esconderijo,em pegar-lhe,"impor-lhe" o seu colo constantemente o fizer com que ande de mão em mão ela so vai demorar mais a ambientar-se. Eu acho os felinos muito independentes e donos de si proprios,então ela irá ter consigo e dar-lhe mimos quando se sentir bem para isso. como disse a Leo forçar uma socialização rápida pode fazer com que demore ainda mais tempo. Tenha paciência vai ver que não tarda está ai a saltaricar de um lado para o outro e a ronronar aos seus pés.

Boa sorte!
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

sexta nov 13, 2009 2:03 pm

Acho que depende totalmente do animal, do seu feitio e daquilo que tenha já passado ou sofrido, sobretudo no seu contacto com seres humanos.

O meu primo adoptou uma gatinha na UZ já há uns anos, e ela era muito medrosa, arisca, não gostava de festas e qualquer ruído a assustava. Durante meses, ele foi deixando a gata andar, aproximar-se aos poucos, ganhar confiança, até que um dia teve o azar de a gata se esgueirar para o quarto com a janela aberta. A porta tinha fechado mal, e ela entrou e foi para a janela. Quando o viu entrar, assustou-se. Ele queria tirá-la de lá, mas o resultado foi que ela, com o medo, escorregou e caiu ao tentar esgueirar-se. Caiu de um sexto andar, ficou com uma pata partida e bastante magoada.

Ele foi imediatamente com ela para o hospital veterinário, onde ela foi operada e esteve um tempo internada. Trouxe-a para casa, cuidou dela.. e nem vos conto a aventura que foi, com a bicha ainda mais arisca e assustada, ter de lhe dar medicamentos etc. Ela aos poucos foi ganhando confiança com ele, ele nunca forçou, nunca perdeu a paciência, nunca desesperou. Hoje em dia é uma gata saudável, normalíssima, que pede mimo, socializa com qualquer pessoa apesar de não ser de grande efusividade. Ninguém diria que ela durante tantos meses foi como foi.

Ele teve muita sorte, pois esta história podia ter acabado mal. Mas este caso também provou que com amor, paciência e sem forçar, consegue-se socializar um animal e criar laços de amor profundos com ele.
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
egos
Membro
Registado: quinta abr 23, 2009 3:13 pm

sexta nov 13, 2009 2:11 pm

Boas,eu acho que depnde da personalidade de cada animal,eu adotei um gatinho bébé que sempre nos fugiu nao queria festas nada andava sempre a esconder-se...
Um dia ficou doente,acho que foi os unicos 2 dias antes de ir ao veterinario que deixou fazer festas tinha cristais na urina,teve de ficar internado 2 dias,quando chegou a casa parecia que tinham-me trocado o gato,parece que ficou tao agradecido que mudou tolalmente com o pessoal de casa,só quer festinhas e mais festinhas ate vai para a casa de banho quando alguem lá esta para fazer festas :lol:
Mas gosto mais dele assim! :D
Tenho 4 gatos são todos diferntes tenha paciencia e va com calma pode ser o feitio do animal...
Boa sorte... :lol: :lol: :lol:
Bjinhos
Responder

Voltar para “Gatos”