lambe-se compulsivamente, preciso de ajuda!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
LenaPS
Membro
Registado: quinta fev 28, 2008 2:18 pm

terça dez 01, 2009 7:22 pm

Olá amigos,

Ha coisa de 3 semanas, reparei que o meu gatinho de 1 ano e 8 meses ( ja castrado ha um ano) se lambia compulsivamente na verilha ( ao no penis).
Achei normal e deixei andar dois dias...

Quando fui a ver ja tinha a zona quase sem pelo e muito vermelha, fui logo com ele à vet.

Lá perguntaram-me se as fezes dele eram normais (porque podiam estar muito duras e ele ter cólicas) e se fazia xixi às pinguinhas, porque podia ser infecção urinaria.Descartamos essas hipoteses porque os xixis e as fezes sao normais.

Como o comportamente dele esta igual a sempre, brincalhao, comilao, dorminhoco...tudo igual, ela disse-me que o que podia ter sido era uma lesao muscular ( porque ele esta sempre na brincadeira e aos pulos com o gatinho mais velho) que o levava agora a lamber-se ali... entao receitou-lhe uma loção para colocar na "ferida", deu-lhe uma injecção antibiotico e uns comprimidos para tirar a "comichao".

Durante umas 2 semanas ele lambia-se menos, mas ainda assim n deixava de se lamber..mas como a ferida estava a passar pensei que estava tudo bem...até que hoje reparei que a ferida voltou... amanha vou logo a vet...ele o colar nao vai deixar colocar...por isso nao sei o que vamos fazer ..nao sei o que se passa...estou preocupada!
Isto ja vos aconteceu??

SOS
LenaPS
Membro

terça dez 01, 2009 7:23 pm

*nao no pénis
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça dez 01, 2009 10:36 pm

LenaPS, já me aconteceu um gato meu lamber-se muito na barriga até ficar sem pêlo, mas fazer ferida, não.
Na altura pensou-se que podia ser alergia a picada de pulga, mas amanhã o seu veterinário já lhe irá dizer alguma coisa mais concreta.
As melhoras do menino!
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
LenaPS
Membro

terça dez 01, 2009 11:08 pm

Ele agora teve a dormir umas horitas ( também por causa do comprimido que a vet tinha mandado, e depois tive a distrai-lo outras tantas horas e agora fui ver e ja nao esta tao vermelho.Mas ve-se que esta inflamado...se calhar sou eu que sou uma alarmista...mas ainda assim, amanha ligo para lá.

Obrigada :)

amanha digo o que disse a vet
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça dez 01, 2009 11:13 pm

Pode ser simplesmente stress, ou não tem nada melhor para fazer. Para além da castração não mudou nada na rotina diária do seu gato? Ou mudou algo no ambiente lá de casa (sofá novo, planta nova, detergente novo?).
LenaPS
Membro

terça dez 01, 2009 11:54 pm

será????

eu ando a mudar os moveis da casa e comprei uns sofas novos...e por acaso foi mesmo quando vieram os sofas...agora que penso nisso...
mas ele nao parece nada stressado, nem afectado por isso, porque os cantinhos deles mantÊm-se os mesmos, nos memsos sitios.
ANda super brincalhao comos sempre, come muito bem, dorme bem, anda feliz, nao me parece stressado.
Até parece feliz com a agitação, trepa para as coisas novas...e anda feito explorador.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta dez 02, 2009 12:03 am

Demorei uns incriveis 15 minutos ou por volta disso para lhe conseguir responder (a minha ligacao esta horrivel) o seguinte :

Se ele costuma brincar com o amiguito, corpo a corpo, e possivel que haja por ai uma arranhadela... Aconteceu com uma das minhas gatas apos ter andado a brincar com a outra, a filha dela. Era uma pequena arranhadela que ela lambia desalmadamente ate que ficou bastante inflama a zona...
Coloquei-lhe o colar isabelino por umas 4 horas, desinfectei a zona e a Vet mandou-me dar-lhe antiinflamatorio e ficou rija que nem um pero :wink:

Veja bem a zona se nao tera uma marquita de arranhao? :wink:

Boa sorte e depois conte-nos novidades... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leoa_nova_
Membro Veterano

quarta dez 02, 2009 12:04 am

O pouco que sei de gatos são que reagem a tudo o que é novo, até pode ser alergia a qualquer coisa nova, ou então é mesmo stress.

Não se esqueça de referir isso à sua vet durante a próxima consulta, pois é relevante. Isso com o tempo deve desaparecer, é uma questão dele se ir habituando. :wink:
LenaPS
Membro

quarta dez 02, 2009 4:14 pm

Olá amigos,

telefonei à vet para marcar consulta e ela falou comigo, disse que se nao estava inflamado agora nao valia a pena sujeitar o gatinho a mais stress( porque ele odeia... ir lá) e que o que se podia fazer era por agora dar-lhe o comrpimido para a comichao, uns 3 dias.

Em resposta à Leo, ele agora estava a dormir e deu para o observar melhor, entao é assim, ele nao tem nenhum arranhao,tem assim como se fosse "assado", como os bébés, só uma pequena area, mas nao está com mau aspecto e já naotem aquele ar humido e vermelho, pelo contrario esta branquinho.

Vou dar uns dias e vou vendo.

Obrigada a todos :)
Vou dando noticias
LenaPS
Membro

quarta dez 02, 2009 4:15 pm

Só uma pergunta Leo, com o que é que desifectou a ferida?

obrigada :)
leoa_nova_
Membro Veterano

sábado dez 05, 2009 12:19 am

Normalmente desinfecta-se com 1 parte e betadine em 9 de água. Mas se só está assado não coloque desinfectantes, pois são irritantes, o seu gato vai lamber-se mais.
Responder

Voltar para “Gatos”