Nunca tive gatos e agora aparecem-me aqui logo 4... HELP

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

volcanoes
Membro
Registado: terça dez 01, 2009 11:54 am

quarta dez 02, 2009 6:52 pm

Sempre adorei gatos, mas cá em casa sempre tivemos cães. Não é que uma uma gata vadia decide ter a sua ninhada debaixo no meu pátio? É uma gata tartaruga e seus três gatinhos. Como nunca tive gatos, tenho muitas dúvidas. Será que mas podem tirar?

1. Por agora, estamos a dar-lhes leite gordo e ração do Continente. Os gatitos ainda mamam, mas tambem comem a ração. Não é prejudicial dar-lhes leite de vaca?

2. A gata-mãe tem um olhinho sempre fechadinho e com muita remela, que vai ciclicamente melhorando e piorando. O meu pai tem-lhe posto gotas para os olhos dos humanos (fará-lhe mal?). Isto será sintoma de alguma doença mais grave? Devo-a levar ao vet o mais cedo possível?

3. Ai o veterinário. Sei que os temos de levar a todos para desparasitar e vacinar, quiçá castrar, mas os gatinhos não nos deixam aproximar e a mãe gosta que lhe façam festas mas não gosta que lhe peguem. Tenho a impressão que levá-los ao vet vai ser um calvário! O que tem de ser, tem de ser. Conhecem algum vet/associação animal na região Norte que vacine/desparasite a preço simbólico?

4. Quantos gatos acham que vivem confortavelmente num apartamento T3 de 200m2? :oops:

Um muito obrigado desde já :wink:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta dez 02, 2009 8:16 pm

Olá, volcanoes. É o que se costuma dizer: não há fome que não dê em fartura… :)

1. Não lhes deve dar leite de vaca. E, se eles ainda mamam, não há necessidade de lhes dar leite de substituição para gatinhos. E a ração do Continente também não é a mais indicada, nem para dar à gatinha, que agora deve ter uma alimentação própria e mais rica, por estar a amamentar. Quase sempre, o que se poupa em ração gasta-se depois em dobro ou em triplo no veterinário.

2. Há gotas e pomadas próprias para os olhos dos gatinhos. Deve levá-la ao veterinário para ver se isso é uma inflamação da vista ou consequência de uma coriza, que é a constipação dos gatos. E os gatinhos, têm os olhos limpinhos?

3. Que idade têm os gatinhos? Disso depende a desparasitação e a vacinação (a castração/esterilização ficará para um pouco mais tarde). Em que localidade/zona se encontra? Não sou da região Norte, mas pode ser que assim algum outro forista lhe possa indicar. É natural que os gatinhos fujam, mas conseguem-se apanhar e até é bom que se vão habituando a ser manuseados e a estar ao colo. Se a mãe gosta de festas é muito provável que, com o tempo, também se torne mais dócil.

4. Num apartamento T3 com 200 m2 vivem esses quatro gatinhos confortavelmente e à vontade! O problema poderá ser com os cães, se eles estiverem dentro de casa.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
volcanoes
Membro

quarta dez 02, 2009 9:38 pm

1. Que ração recomendas?

2. Os gatinhos têm os olhinhos limpos, sim, ou seja, se é contagioso, não os contagiou.

3. Pelas minhas contas, devem ter uns dois meses. Sou da Trofa.

4. Os gatos + cães vivem em casa dos meus avós, a 2min do tal apartamento. Mas claro, gato que é gato é de tar em casa das pessoas :)
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta dez 02, 2009 10:28 pm

Se têm à volta de dois meses, está na altura de os vacinar e desparasitar. E de irem deixando de mamar. Aproveita e tenta levar também a gatinha mãe ao veterinário, para também ser vacinada e desparasitada. Lá te aconselharão também uma boa ração e um medicamento apropriado para o olhinho. Quanto a uma clínica com preços razoáveis na tua zona, eu fazia assim: abria um tópico nos Pedidos a perguntar se alguém conhece.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta dez 02, 2009 10:52 pm

Mas eles ainda mamam, não podem ser vacinados já. Convém vaciná-los só depois das 8 ou 9 semanas e completamente desmamados, porque o leite da mãe contém anti-corpos que podem diminuir ou anular a eficácia da vacina. O melhor a fazer: arranjar uma transportadora grande e levá-los ao vet! lá lhe darão as melhores indicações.

como são muitos, não lhe indico uma ração topo de gama mas Purina One ou Perfect Fit para gatinhos servem perfeitamente. Para a mãe tb, enquanto amamentar. Mas eu aconselhava a levar os gatinhos para dentro de casa, bem como a mãe, porque ela pode entrar em cio novamente e deixar-lhos aí, ou pior, eles saem do ninho e desaparecem. Para apanhar a mãe, convém apanhar os bebés primeiro, eles são bom chamariz. :)

boa sorte com os gatinhos, vai adorar. E o espaço chega e sobra! :D
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tassebem
Membro Veterano

quinta dez 03, 2009 12:21 am

Chamarrita, mas com 2 meses eles já têm idade para ser vacinados, e a mãe não os vai deixar mamar por muito mais tempo, por causa das dentuças... Além disso, a quantidade de anticorpos no leite materno já deve ser mínima (ou mesmo nula).
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta dez 03, 2009 12:33 am

Tassebem Escreveu:Chamarrita, mas com 2 meses eles já têm idade para ser vacinados, e a mãe não os vai deixar mamar por muito mais tempo, por causa das dentuças... Além disso, a quantidade de anticorpos no leite materno já deve ser mínima (ou mesmo nula).
pode não ser suficiente para os proteger de doenças mas serem ainda demasiado para permitir que a vacina actue. Ainda há tempos morreu uma gatinha com panleucopénia e tinha sido vacinada, a única explicação foi essa; o normal é permanecerem até às 8 ou 9 semanas, mas há casos em que ainda existem anticorpos até às 12, 15 semanas. Ou seja, nem o reforço é eficaz. E nem a mãe nem eles podem ser vacinados enquanto houver amamentação. Por isso é que é importante desmamá-los quanto antes e esterilizar a mãe. se eles n mamarem, o leite acaba por secar - é preciso ter cuidado com os encaroçamentos e mastites. Por mim, ela seria esterilizada quanto antes e seria a última a ser vacinada. Tb só pode levar vacinas 15 dias depois de terminar o antibiótico da OVH. Mas o melhor mesmo é falar com um veterinário. Contacte os voluntários do canil da trofa, certamente lhe poderão indicar um. :)
volcanoes
Membro

sábado dez 05, 2009 1:27 pm

E não é que me aparece outro irmão destes pequeninos? A minha mãe sempre disse que ainda havia outro, mas eu nunca o tinha visto. Suponho que ele ficava no quintal da vizinha e que quando a mãe se escapulia era para ir dar-lhe de mamar.

Quanto ao leite de vaca, ja lhes deixamos de dar, embora a Matilda (mamã) bem o queira, mia que se farta.
Tassebem
Membro Veterano

sábado dez 05, 2009 4:18 pm

Olá, volcanoes! Então há mais um membro na família?
E a gatinha mãe, como está? Melhor do olhinho?
Chamarrita
Membro Veterano

sábado dez 05, 2009 6:15 pm

pois é, eles começam a aparecer... :lol: acho que contam uns aos outros! :)

e a família residente, como está?
volcanoes
Membro

terça dez 08, 2009 3:17 pm

Há outro residente, mesmo! Nunca mais saiu daqui! Parece ser mais fraco e pequeno que os outros.

O olho dela curou de um dia para o outro. Agora parar que ela mie pelo leite... Isso aí é outra coisa.

E outra coisa muito engraçada é que uma galinha que nos temos cá fora porque as outras galinhas fazem-lhe mal agora pensa que também é um gato e dorme com eles, tenta-lhes picar da ração. É mesmo comico!
Tassebem
Membro Veterano

terça dez 08, 2009 3:32 pm

volcanoes Escreveu:(...) E outra coisa muito engraçada é que uma galinha que nos temos cá fora porque as outras galinhas fazem-lhe mal agora pensa que também é um gato e dorme com eles, tenta-lhes picar da ração. É mesmo comico!
:o :lol:
volcanoes
Membro

sábado dez 12, 2009 4:58 pm

Sou uma dona babada, não resisto a mostrar fotos.

Aqui está a matriarca da familia:
Imagem

O Flash:
Imagem

O Frank e seus olhos:
Imagem

E a malhada sem nome:
Imagem
franjinhas1
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm

sábado dez 12, 2009 7:27 pm

São LINDOS!!!!
:wink: :wink: :wink:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado dez 12, 2009 7:32 pm

lindos meninos. o melhor é começar a pensar em levar a mamã à faca senão a família vai aumentando sem parar
anjjazul
Responder

Voltar para “Gatos”