Comportamento do Gato no Vet

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado dez 05, 2009 8:18 pm

Peço desculpa se já existir um tópico igual, mas gostaria que me dissessem como é que os vossos gatos se comportam quando estão no veterinário. É que o meu depois do comportamento de hoje a veterinária disse-me que a partir de agora só o devo levar se ele tiver algo grave que necessite de observação e que terei de no dia anterior fazer-lhe um jejum para que ele seja anestesiado (referiu uma jaula de contenção) e só depois é que será observado.
Fiquei muito triste, é pq sempre gostei que os meus animais fizessem consultas de rotina para ver se está tudo bem (esta foi uma consulta de seguimento por causa de um problema numa orelha que teve em Outubro em que esteve a tomar antibiotico e gotas) é que ele nem sequer foi tocado pela veternária ele começou logo a assanhar-se mordeu, arranhou e ficou completamente descontrolado, isto tem vindo a piorar de cada vez que lá vai (foi 4 vezes antes desta) acho que só se portou bem nas 2 primeiras e sinto que o que despoletou este medo agressividade foi a 2ª onde ele tirou sangue para análises levou vacinas e desparasitante mas nessa só tremia de medo quando foi à 3 vez já mordeu arranhou assanhou se mas mesmo assim ainda deixou se tocar pelo Vet, agora hoje nem o conhecia ele que é tão meigo para mim mordeu-me e nem me deixava tocar, peço desculpa o testamento mas fiquei arrasada com o que a vet disse….
Se lhe acontecer alguma coisa que não seja grave o que faço? Ele não pode andar a levar anestesias e como é que eu sei se será grave ou não?
Algum dos forista tem um caso parecido? Como são as idas ao Vet?
Sónia
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado dez 05, 2009 8:50 pm

Olá, Sónia,
Felizmente não tenho nenhum caso parecido, mas venho deixar-lhes duas sugestões: perguntar ao veterinário se haverá possibilidade de dar um calmante ao Suki em casa para ele não stressar tanto com a deslocação, etc., ou de o veterinário (esse ou outro da sua área) fazer domicílios em caso de necessidade.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

sábado dez 05, 2009 9:15 pm

Obrigada Maria pelas sugestões, hei-de falar novamente com a Vet para questionar se o calmante pode ser dado antes de ele ir lá, pode ser que fique de facto mais calmo, mas não sei, tem vindo a aumentar o descontrolo que ele tem quando lá vai, no início ainda brincava a dizer que ele só tinha mau feitio, mas realmente fica muito agressivo. Em relação às deslocações eu vou aqui a um hospital veterinário que fica a 5 minutos a pé de minha casa já para ele não ter de ir de carro e ser assim mais rápido, faz me é confusão ele já ser assim ainda só vai fazer 6 meses :( a Vet diz -me que tem muitos gatos assim e poucos são aqueles que realmente são meigos mas de facto ele assim nem sequer está a permitir que cheguem perto... vai ser difícil :cry:
Sónia
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado dez 05, 2009 10:32 pm

É de tentar ou o calmante ou ser o veterinário a deslocar-se. É que aquela história da jaula de contenção não é nada agradável nem de ver nem para o animal...
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sábado dez 05, 2009 10:44 pm

sugeria o seguinte, até por uma questão de prevenção...não é o seu caso mas saiba que há muita gente inconsciente que acham piada ao gato se asssanhar oiu que não se preocupa minimamente em sociabilizá-lo. PAra prevenir ter um dia problemas de saúde em que os médicos tenham de se fazer de domadores( não, o veterinário não é pago para se deixar arranhar ou domar feras, é obrigação do dono ter o animal sociabilziado, até para o bem deste) vá algumas vezes ao veterinario, somente ficando com ele na recepção e assim poderá ele começar a habituar-e ao ambiente, bem como em ser manipulado. è um investimento de sua parte e do veterinario mas olhe que em caso de doença...é bem compensador.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado dez 05, 2009 11:14 pm

A minha gata comporta-se no vet como a gata da catrules, apesar de em casa ser uma pachola para conhecidos e desconhecidos no vet transfigura-se num autêntico demónio da tasmãnia... pois, sedação e jaula de contenção e já tem havido consultas ao domícilio.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

sábado dez 05, 2009 11:18 pm

Obrigada, agradeço a sugestão, mas acho que o problema dele não é a falta de sociabilização. Porque é um animal muito meigo para as pessoas aqui de casa, para as visitas (adultos ou crianças) dá-se bem com toda a gente e só quer brincadeira, mesmo estranhos se vêm aqui entregar alguma coisa ele não foge, ouve a campainha e aparece sempre para ver, depois ele tem cerca de 5 meses e meio e já foi 5 vezes ao veterinário, fica na recepção a assistente leva-o para pesar, trá-lo de volta, ele fica ali na recepção comigo à espera da vez dele e regra geral temos sempre de esperar bastante tempo, mas o problema é que ele está a ficar cada vez pior, hoje por exemplo, nem sequer ela o pode levar para pesar ele fica transformado, se eu estivesse de fora a ver, dizia que aquele não era o meu gato, nunca lhe vi tamanha agressividade, parecia louco e eu não consigo entender o motivo eu estou lá sempre com ele durante a consulta, os veterinários sempre foram simpáticos muito meigos para ele!

Na segunda consulta em que foi picado para tirar sangue, por causa dos testes, levou a vacina, foi desparasitado eu acho que a partir daí ele associa o ir lá ao Vet, com dor ou algo do género e age assim…

Não é a primeira vez que tenho animais por isso também não acho que seja inexperiência, o meu gato que faleceu o ano passado com 18 anos era um autentico “bicho do mato” escondia-se debaixo da cama quando tínhamos visitas, escondia se também se ouvia algum ruído estranho, no entanto no Veterinário era super calmo deixava fazer tudo. Enfim, eu sei que cada animal tem a sua personalidade porém sinto que isto vai ser mesmo um problema muito grave, cada vez que ele precisar de lá ir…

Em relação a ir o Vet a casa não sei se o fazem, mas vou lá perguntar, pq fico doente só de pensar que o vão colocar numa gaiola de contenção para o anestesiar como se fosse um animal selvagem…
Sónia
Tassebem
Membro Veterano

sábado dez 05, 2009 11:46 pm

Sónia e dinodane, eu tenho uma que é exactamente o contrário: ninguém lhe pega a não ser eu e mesmo assim tem sempre um comportamento medroso. Veio cá para casa muito pequenina e sempre foi assim. No entanto, quando vai ao veterinário fica como que sem acção e deixa fazer tudo. Mas se se quiser tratá-la aqui em casa é completamente impossível, está no seu território e até trepa pelas paredes... É também o medo, só que nela dá a reacção contrária. Enfim, cada caso é um caso, é uma grande verdade.
Sónia, espero que este problema do Suki se resolva da melhor maneira.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sábado dez 05, 2009 11:51 pm

Desculpe mas expliquei-me mal...falta de sociabilização no veterinário, pelo que essas visitas são para ele se acostumar aos cheiros e ruídos...
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo dez 06, 2009 12:19 am

Olhe, não sei que lhe diga. :) Tenho uma peste mau-feitiosa mas que sempre se portou bem, até à última vez, em Maio, para levar a vacina anual. Ela fartou-se de estar dentro da transportadora e saiu furibunda a dar patadas, o que fez a vet dar um pequeno salto, um reflexo. A partir daí nem podia olhar para ela, q a Chamarrita ofendia-se. Foi agarrada pelo cachaço e eu segurei as patas da frente enquanto sugeria que era melhor deixá-la acalmar e que não tivessem medo. Mas é difícil não ter medo dela. :twisted: bom, ela usou as patas traseiras e arrancou a seringa da mão da vet. Sugeriram a jaula de contenção, eu não achei boa ideia, mas pedi-lhe por favor, peguei-lhe ao colo e coloquei-a na jaula. Depois de bem espremida e terem aparecido os outros vets perguntando se havia algum tigre ali, lá deram a vacina. Depois era preciso soltá-la... bom... eu disse que me recusava a abrir, já que a ideia não tinha sido minha. A gata estava FURIOSA. Abriram a jaula e... sairam TODOS, deixando-me sozinha com a endemoninhada. Deixei-a correr pelo consultório, meter o nariz em tudo, até estar mais calma, e ia falando com ela; parvamente, não conseguia deixar de rir ao lembrar o ar pálido com que os vets se puseram em fuga. por fim voltaram, ela entrou para a transportadora voluntariamente, pedi desculpa pela vergonhaça mas a culpa tinha sido deles e lá viemos para casa. Ainda levei uma patada de ressentimento, mas a coisa ficou por ali; passado poucos minutos estava a aninhar-se no meu colo com cara de mimo. No entanto, há um vet que a entende e sabe perfeitamente lidar com ela, e com ele nunca há crise. :) Por acaso nesse dia não estava lá. Para o ano "reservo-o", que tb não quero enervar a gata (foi a única vez que não foi atendida por ele). Muitos vets acham que não precisam de conselhos dos donos; alguns, agradecem-nos e seguem-nos. Nem há stress, nem ferimentos, nem fugas precipitadas... :P :lol: 8)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

domingo dez 06, 2009 12:35 am

Susana (Chamarita) o que eu me a ri da sua descrição!! É exactamente dessa forma, quando os gatos ficam assim, os Veterinários são os primeiros a fugir eles também sabem que os gatos quando estes estão furiosos atacam a sério com as garras e os dentes!! Nos cães é diferente coloca-se um açaime e regra geral a partir daí podem trabalhar, mas o raio dos gatos defendem-se bem só com as unhas e depois são tão esquivos que não somos capazes de os segurar quietos durante mais que uns meros segundos…. Mas o Suki hoje foi demais estava tão danado que já na recepção emitia aquele som que mais parece um rugido e nunca tinha feito isso, depois entramos para a sala da vet e pronto foi só abrir a porta da transportadora, foi um filme ela ainda queria fazer o exame dos ouvidos e chamou duas assistentes, mas qual que… deu-me uma dentada no dedo que era só sangue acabei por estar eu a fazer um curativo com a vet… sinceramente os meus animais sempre foram tão meigos no vet nunca passei por isto antes e o facto deste ser ainda tão novo e já com este comportamento :(
Sónia
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo dez 06, 2009 1:52 am

pior é a minha, que esperou pelos dois anos de idade... :roll: Eles não deviam atender logo um gato furioso, mas a verdade é que apenas alguns possuem "o dom". Não tenho razão de queixa dos meus, que até uma gata brava lá andou a fazer tratamento e o pior que sucedeu foi uma fuga que terminou comigo e com o vet de gatas pelo chão a encurralá-la; eu levei uma bela ferradela entre a unha e o dedo, mas consegui segurá-la o tempo suficiente para o vet a erguer orgulhosamente no ar. Nessa altura é que reparámos que estava tudo cheio de pingos de sangue :o Tinha-me doido e mais tarde voltou a doer, mas durante alguns segundos não dei conta de nada. Também fiz curativo, mas fi-lo a mim própria enquanto o vet deu a injecção à gata, que deixou fazer tudo na boa... :twisted: Não os podemos deixar ganhar... :lol:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo dez 06, 2009 9:54 am

Bom dia catrules.

Ja levei, vezes sem conta, gatos FERAIS, a Vets, e NUNCA me foi exigido tal...! :evil:

Das duas, uma: ou tenho sorte com os Vets com quem lido, quase diariamente, ou entao esse Vet e dos que tem medo de gatos e nem sequer sabe onde comeca a cabeca e termina a cauda do animal. Ha Vets que teem medo SIM, de gatos que nao sejam propriamente tipo bibolts... :wink: Parece-me que lhe calhou um desses, infelizmente!

Se estiver disposta a vir a linha de Cascais, terei todo o prazer em lhe enviar PM com uma referncia duma Vet que nao ha fera que lhe escape :wink: :twisted: :P :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo dez 06, 2009 10:51 am

Olá!!

Eu não gosto muito de levar a minha gata à vet, precisamente porque nunca sei qual será a reacção dela...

Ela foi, pela primeira vez, com dois mesinhos... portou-se muito bem, adorou estar num ambiente novo, a vet gostou muito dela... voltou lá passado um mês e tudo correu bem...
Depois, com 4 meses, levei-a lá, na altura pensei que tivesse um problema... e nesse dia a Luz virou bicho, gritou (berrou), contorceu-se, saltou, arranhou, mordeu, era eu e o meu pai a agarrá-la com muita dificuldade, e a vet encostada à parede sem saber o que fazer... a assistente foi ao consultório ver se precisávamos de ajuda e a minha mãe, que estava na recepção, ficou sem reacção perante tal comportamento... no final da consulta até me senti mal... :o A veterinária não era a mesma do costume, talvez isso tenha influenciado um pouco, só sei que paguei pela consulta e a vet nem lhe conseguiu tocar!
Depois veio a esterilização... tivemos de a deixar sozinha com a vet e com a assistente... Quando a fui buscar a veterinária queixou-se do comportamento dela e disse que a pessoa que a esteve a ajudar durante a operação ficou muito mal tratada... mas fizeram o que tinham a fazer, e correu tudo bem com a minha gata!
Mas a partir desse dia... as consultas mudaram...
Não são aquelas consultas onde é possível fazer-lhe 30 por uma linha, mas é o suficiente... A diferença é a forma como é dada a consulta... A vet observa, dá indicações, e faz apenas aquilo que eu não posso fazer (como dar as vacinas)... Eu é que a transporto, eu é que abro os olhos, a boca, as orelhas para observação, eu é que a seguro, e tenho de estar sempre a acalma-la e com a máxima de atenção a uma possível reacção, se for necessário dar-lhe alguma pastilha, também sou eu a fazê-lo... A vet é muito boa, ajuda imenso, deixa que a Luz a cheire sempre, faz movimentos muito calmos, fala de mansinho, toca-lhe o mínimo possível... A última consulta foi feita com a Luz no meu colo, ela só teve uma reacção mais agressiva quando a coloquei na balança e quando a vet espreitou, ela viu-a aproximar-se e saltou para cima da mesa e ficou numa posição de ataque, mas eu agarrei logo nela e ela acalmou... Mas até tem corrido bem...

Mas sim, sempre que a levo à vet fico com o coração aos saltos... Não foi bonita aquela reacção dela e foi muito difícil controlá-la, e ela tinha apenas 4 meses, era pequenina... Se hoje ela tiver reacção parecida não sei como vai ser :|
Mas sei que a pessoa que faz a consulta e a forma como a faz influencia imenso...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

domingo dez 06, 2009 11:00 am

Na minha opinião, se mudar de clinica veterinária ele já não vai associar ao local dos tratamentos anteriores, assim como se for vet a casa.
Reparou na forista que disse que o gato dela porta-se bem só com um dos vet e na mm clinica?

Para nós é mt dificil entender qual a ligação que eles fazem das coisas; e uns vão reagir duma maneira e outros doutra.
Responder

Voltar para “Gatos”