Mais uma dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

quinta dez 17, 2009 12:09 pm

Boas,

Como já devem ter percebido, ainda não percebo muito de gatos e as dúvidas vão surgindo.

Queria postar num outro tópico que abri, mas como não sei alterar o nome do post (e não sei se terá a ver com a esterilização da Sakura ou não) acabei por criar um novo.

A gata está a ficar gorda depois da esterilização. Antes comia ração de supermercado, mas depois da cirurgia estamos a dar-lhe r.c. (já aprendi as siglas e tudo :) ) para gatas esterilizadas. Damos-lhe a quantidade recomendada 3 vezes por dia, mas ela está a engordar muito. Até já tem gordura por baixo do esterno (não sei se se chamará assim nos gatos, mas enfim). Devemos cortar mais ainda na ração, ou devemos continuar a dar-lhe a dose recomendada?

Depois de trocarmos de ração, verifiquei que o pêlo está mais curto e mais grosso. Ela antes tinha o pêlo tão brilhante que até parecia que tinha gel :) . Será por causa da cirurgia ou será que tem a ver com o facto de estarmos no Inverno e a gata ter mudado o pêlo? Ou é motivo para falar com o vet? Ou sou eu que ainda estou a variar por causa da esterilização? :lol: :roll:
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quinta dez 17, 2009 12:50 pm

Olá :)

Não sei responder mas posso partilhar a minha experiência:

Antes de esterilizado, o Osky começou por com RC Weaning mas começou a rejeitá-la, emagrecendo, pelo que mudámos para Purina Kitten (gama vet). Recuperou o peso e o pêlo ficou brilhante e sedoso.

Após a esterilização mudou para RC Young Male Skin porque o pequeno andava com alguns probemazitos de pele.

O pêlo está mais brilhante que nunca (realmente parece que tem gel :D ) e apesar de também dividirmos a dose recomendada por 3x ao dia (manhã, fim da tarde e antes de irmos dormir) notamos que ele engordou um bocadito. Não está gordo mas está a ganhar peso.

Por outro lado, desde a esterilização que, de vez em quando, anda com soluços. Já reparámos que come muito rápido e de seguida solta um oluço por outro. O mesmo acontece quando bebe muita água... Já perguntámos à vet e aparentemente o rapaz vai à comida e à água com muita sofreguidão. Mesmo assim, acho que ele anda com o estômago mais sensível, pelo que estamos a ponderar mudar.

Já é a segunda vez que notamos diferenças com a RC. Reconheço que é uma marca excelente mas cada gato é um gato...
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Mindless
Membro Veterano

quinta dez 17, 2009 2:45 pm

Obrigada Nita77.

A Sakura também soluça sempre que come ou bebe. :D

Ela antes comia Whiskas, que conseguia gerir muito bem. Não precisavamos de dosear nada. Tinha comida à descrição e ia comendo. A vet dizia que estava um pouquinho gorda, que não a queria mais gorda que aquilo. O pêlo era mesmo espectacular.

Quando foi esterilizada, a vet recomendou a RC para gatas esterilizadas, deu-nos uma amostra e a Sakura adorou. Disse-nos que não era necessário aquela especial para a pele (que pelos vistos o Osky come) porque tinha um pêlo fabntástico mesmo. Como já tinhamos pensado em mudar de ração por tudo o que eu já tinha lido aqui na ARCA, achamos que o investimento valia a pena.

Mas agora ela come muito (provavelmente devida à esterilização, não sei bem). Está sempre a pedir comida. Custa-me muito fazê-la pasar fome, mas tem de ser. Está mais gorda e o pêlo, não sei se é de ser mais grosso, parece-me mais baço e não está tão brilhante, apesar de ter ainda algum brilho. E também está mais curto, o que me faz confusão porque estamos no Inverno e se o pêlo mudasse diria eu que seria para mais comprido. :o
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

quinta dez 17, 2009 5:56 pm

Boa tarde :D

Na minha modesta opinião, a maior parte dos gatos tem tendência para engordar depois da esterilização, daí ser importante o controlo da quantidade e do tipo de ração.

Não faça como eu que tenho lá uma Xica obesa porque a menina estava sempre a pedir comidinha e eu tinha pena :? , ou quando o Tito deixou de comer por ter sofrido uma paragem renal e ter úlceras na boca e eu tanto insisti para ele comer (não sei porquê, via-o sempre magrinho) até ao dia em que reparei que ele não se conseguia coçar porque não chegava a lado nenhum (estava com o horrível peso de 12Kg :oops: ).

Pese regularmente a Sakura e se vir que ela está a engordar demasiado, fale com o vet e aconselhe-se com ele sobre o tipo de ração mais adequada (às vezes têm de comer por uns tempos ração light).

A r.c. é uma excelente marca na minha opinião, e tem uma grande variedade de rações.

Quanto à questão do pêlo mais baço, devia falar com o vet, pois acho que podem existir vários motivos para isso acontecer : stress, hormonas, alimentação, problemas de saúde, com a idade o pêlo também muda,..., enfim ninguém melhor que um profissional para nos tirar as dúvidas.

Felicidades :P
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

quinta dez 17, 2009 6:50 pm

A Royal Canin, não tem uma boa relação qualidade preço. Para a qualidade que tem, é bastante cara. :roll:
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta dez 17, 2009 7:29 pm

Boas, Mindless.

Sempre dei a RC aos meus gatos, desde sempre, apesar que de vez em quando la comprava uma saquita de PurinaOne de salmao, precisamente porque contem mais oleos essenciais para abrilhantar o pelo. Contudo, a minha siamesa comecou a fazer reaccao adversa a PurinaOne (foi o cabo dos trabalhos para conseguir peceber que era mesmo reaccao adversa a essa) e foi entao quando passou SO a entrar ca em casa, sacos da RC.

Nao noto falta de brilho no pelo de nenhuma, pelo contrario, a excepcao da siamesa. Mas essa sempre precisou mais que as outras dos tais oleos esenciais e por isso mesmo eu dava-lhe tambem a tal de Salmao...,que entretanto tive que parar...!
Fale com o seu Veterinario pois pode ser que a RC da gama que esta a dar, nao seja o suficiente para lhe manter o equlibrio desejado..! Existem mais gamas dentro da mesma marca e existem outras marcas que a poderao ajudar mais. E uma questao de se informar com o ou a Vet que segue a sua gata.

E que por vezes, por respostas em foruns, nunca se sabe se o interlocutor nao lhe recomendara algo diferente em conveniencia propria... :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Mindless
Membro Veterano

quinta dez 17, 2009 8:29 pm

Obrigada a todos pelas respostas. :D

Relativamente ao preço, é um bocado puxado, mesmo. Mas fiz as contas e acaba por dar um café por dia. Decidi deixar de tomar um café e dar RC à Sakura que bem merece.

Quando for comprar a próxima ração vou falar com a vet. Estive entretanto a pensar que secalhar, como já não é nenhuma bébé, o pêlo tenha engroçado um pouco e daí ter perdido aquele brilho todo. Porque continua brilhante, mas não tanto como antes.

Em relação à gordura, vamos tentar brincar ainda mais com ela, pois apesar de não estar badocha para lá caminha. Como é uma gata pequenina, um pouco de gordura faz logo a diferença. E vamos falar com a vet, também em relação a isso.
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

quinta dez 17, 2009 10:20 pm

Acho que não é muito positivo a Royal Canin (mesmo a gama neutered) ter tanto milho, arroz e trigo.

P.S - Tens que fazer criação de hamsters e soltas uns para ela se entreter. :twisted: LOOL.
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

sexta dez 18, 2009 10:37 am

leonildecarvalho Escreveu:Nao noto falta de brilho no pelo de nenhuma, pelo contrario, a excepcao da siamesa. Mas essa sempre precisou mais que as outras dos tais oleos esenciais e por isso mesmo eu dava-lhe tambem a tal de Salmao...,que entretanto tive que parar...!
A Lira sempre perdeu muitíssimo pêlo, desde sempre e em todas as estações do ano. Tem um pelo muito macio e sedoso, compridinho, mas brilhante brilhante nunca foi. Quando falei nisso ao vet dela, ele mandou-me dar Ómega 3 e 6. Comprámos lá mesmo no veterinário, é uma espécie de gel que se deita por cima da comidinha dela. Não fez uma diferença abissal, mas notámos diferença. Ao início ela estranhou o sabor, mas habituou-se rapidamente.

Queremos também mudar de ração, em princípio para RC (neste momento elas comem PurinaOne para gatas esterilizadas, e ocasionalmente também lhes dou para gatos de interior, por a Lira perder tanto pêlo e para evitar as bolas de pêlo, e de Salmão), mas com as mudanças e todas as despesas, só vamos conseguir mudar lá para Fevereiro, que é quando vamos também vacinar a Eva.

De qualquer forma fica a dica, para animais que precisem de um reforço de Omegas e não se dêem bem com rações que os tenham.
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
Mindless
Membro Veterano

sexta dez 18, 2009 10:40 am

MrWoofWoof Escreveu: P.S - Tens que fazer criação de hamsters e soltas uns para ela se entreter. :twisted: LOOL.
:lol:

Cagarolas como ela é, era bem capaz de ser o hamster a correr atrás dela. :lol:
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

sexta dez 18, 2009 12:14 pm

Mindless Escreveu:
MrWoofWoof Escreveu: P.S - Tens que fazer criação de hamsters e soltas uns para ela se entreter. :twisted: LOOL.
:lol:

Cagarolas como ela é, era bem capaz de ser o hamster a correr atrás dela. :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol:
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

domingo dez 27, 2009 4:07 am

Está-se a passar algo do género com a minha gata :lol:
Foi esterilizada vai fazer agora um ano. Sempre teve um peso óptimo, nunca teve qualquer gordura, sempre foi elegante sem ser magra demais, enfim, um peso "perfeito".
Mas, ultimamente anda a engordar :o Está muito mais pesada, sinceramente ainda não tive coragem de a pesar, mas noto bastante diferença. Até já começa a ter aquelas peles :lol: Embora dê para se perceber que também está longe de estar obesa.
O que se passa é que desde que foi esterilizada, sempre controlei a quantidade de comida, da mesma forma que dou uma ração aconselhada para gatas esterilizadas.
E ela é muito activa! Farta-se de correr pela casa, brinca, salta para as paredes...
Por agora não me parece que tenha peso a mais, mas o que me começou a preocupar é que se sempre tive estes cuidados e ela está a engordar na mesma, se ela um dia tiver que emagrecer, que mais poderei eu fazer? :lol:
Também tenho que reconhecer que vai ela fazer 2 anos em Maio e então também poderá ser normal que esteja a alterar a estrutura dela, mas... :oops:

Relativamente à sua questão do pêlo, julgo que ainda estará a comer a ração há pouco tempo e que também a esterilização foi recente, para já haver mudanças definitivas a esse ponto :)
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

domingo dez 27, 2009 9:20 am

Olá Mindless, e porque não lhe dá um mano ou mana para que brinquem e corram atrás um do outro? :wink:

Relativamente à questão das rações, a minha também come rc sterilized e engordou um pouco (bastante :oops: ) depois da esterelização apesar de só lhe darmos a dose minima recomendada (dividimos por 2 vezes por dia), não que esteja obesa mas estou a pensar ligar à Vet para lhe perguntar se não será melhor dar-lhe ração Light por alguns tempos :oops:
Quanto ao pêlo está excelente, tem brilho, está sedoso e continua compridinho (ela tem o pêlo um pouco mais comprido que os SRD "normais")

Se a Sakura foi esterelizada à relativamente pouco tempo a questão do pêlo pode dever-se também aos antibióticos e ao stress da cirurgia :wink:
Su
Mindless
Membro Veterano

domingo dez 27, 2009 11:00 am

Suzana1 Escreveu:Olá Mindless, e porque não lhe dá um mano ou mana para que brinquem e corram atrás um do outro? :wink:
:D Estamos à espera do Yuri que estava para adopção aqui na ARCA. :D

Pelos vistos é um endiabarado que só quer brincadeira: o ideal para a Sakura que está muito parada. Já devia ter vindo, mas como vamos estar fora na próxima semana, não queremos sujeitar os gatos ao stress de viajar para trás e para a frente já, sem sequer se conhecerem.

Relativamente ao pêlo da gata, está muito melhor. Secalhar tinha mesmo a ver com o facto de ela ter mudado a ração há pouco tempo ou com o stress da cirurgia. Está melhor que nunca. Antes parecia ter gel, agora parece o John Travolta no Grease. :lol:

Contudo, agora tem as maminhas inchadas e alguns caroços. Estamos algo preocupados, até porque o mano dela deve chegar não falta nada. :D Tem uma inflamação nas maminhas que, segundo a vet, deverá passar com anti-inflamatório, vamos ver.

Paty_LP ligue ao veterinário por causa da gatinha. Em 2 dias as coisas tomam proporções enorermes nos gatos. Apercebemo-nos de que a Sakura tinha um inchaçozito nas maminhas dia 23 e dia 25 parecia que iam rebentar.

As melhoras da gata. :wink:
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

domingo dez 27, 2009 11:26 am

Fez muito bem em ir à Vet por causa dos inchaços, penso porém que não é necessário ficar alarmada. A Chérie também fez uma reaçãozita aos pontos internos o que pelo que a Vet me disse era normal e ia desinchar em pouco tempo, o que aconteceu ;) Mas não sei à quanto tempo foi a esterelização da Sakura pelo que pode não ser o mesmo :?

Relativamente ao gatinho que vai adoptar, não sabia :oops: Só agora tenho tido mais tempo para arca e perdi imensa coisa nestes meses em que estive ausente :oops: De qualquer maneira Parabéns pela nova "criança" :wink:
Su
Responder

Voltar para “Gatos”