Está-se a passar algo do género com a minha gata
Foi esterilizada vai fazer agora um ano. Sempre teve um peso óptimo, nunca teve qualquer gordura, sempre foi elegante sem ser magra demais, enfim, um peso "perfeito".
Mas, ultimamente anda a engordar

Está muito mais pesada, sinceramente ainda não tive coragem de a pesar, mas noto bastante diferença. Até já começa a ter aquelas peles

Embora dê para se perceber que também está longe de estar obesa.
O que se passa é que desde que foi esterilizada, sempre controlei a quantidade de comida, da mesma forma que dou uma ração aconselhada para gatas esterilizadas.
E ela é muito activa! Farta-se de correr pela casa, brinca, salta para as paredes...
Por agora não me parece que tenha peso a mais, mas o que me começou a preocupar é que se sempre tive estes cuidados e ela está a engordar na mesma, se ela um dia tiver que emagrecer, que mais poderei eu fazer?
Também tenho que reconhecer que vai ela fazer 2 anos em Maio e então também poderá ser normal que esteja a alterar a estrutura dela, mas...
Relativamente à sua questão do pêlo, julgo que ainda estará a comer a ração há pouco tempo e que também a esterilização foi recente, para já haver mudanças definitivas a esse ponto