Olá
Tenho neste momento 12 gatos! O maior problema que tenho são os pêlos. Nada que o aspirador não resolva...
Quando me mudei, há quase um ano, tinha só quatro gatos, e não pensava vir a ter tantos num tão curto espaço de tempo. Mas como tenho por hábito recolher gatos abandonados para tentar arranjar-lhes novos donos, acabei por ter o azar de recolher um gato doente (aparentemente estava saudável) que não só contagiou os gatitos que estavam à espera de novo dono, como também os meus próprios gatos (apesar de estarem separados). Como o tratamento foi prolongado (desde Agosto até Dezembro do ano passado), já não tive coragem de dar os gatos ao fim de tantos meses lá em casa. Resultado: fiquei com dez gatos de uma assentada, incluindo uma gata adulta que entretanto levei para casa grávida. Planeava dar também essa gata, mas tem uma cicatriz desde o queixo até à garganta, com consequente falta de pêlo, e é raro encontrar alguém que queira um gato "com defeito", portanto, lá ficou ela também.
O inquilino número onze é um gato com ano e meio que tinha sido adoptado através de uma associação e que foi devolvido ao fim de ano e meio porque a dona ficou grávida. O gato estava revoltadíssimo e tive tanta pena dele que decidi adoptá-lo. Só ao fim de duas semanas consegui fazer-lhe festas sem que me mordesse e/ou arranhasse. Mas valeu a pena.
O inquilino número doze parecia ter cerca de 6 meses. Afinal, é um gato velho já sem dentes. Foi também recolhido para tentar arranjar dono, mas quem é que vai querer um gato velho? E vão doze...
Ter muitos gatos é giro, mas tem os seus inconvenientes. Quando um tem uma doença contagiosa (por exemplo, coriza ou diarreia), ficam todos doentes. Garanto que não tem graça nenhuma subir até um terceiro andar (sem elevador) com dez gatos, dia-sim, dia-sim, durante semanas a fio (foi o que me aconteceu entre Agosto e Dezembro do ano passado). Da despesa, nem vale a pena falar...
Quanto a ter tempo para eles... alguns preferem que os deixe em paz! Normalmente, entretêm-se uns com os outros. Mas há alguns que só querem miminhos. Acaba por levar mais festinhas quem vier pedi-las.
Fiquem bem
Florinda Lopes