Gato mal comportado

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Moka
Membro
Registado: sexta mai 09, 2003 3:56 pm

terça jul 29, 2003 12:07 pm

Olá amigos

É verdade. O meu gato Romeu é impossível. Como já vos contei, no tópico da Anja, tenho um gato que é um destruidor nato. Depois daquele susto que apanhou (corri atrás dele e acabou por fazer cócó pelas pernas, porque se assustou) parece ainda que ficou pior.
Não tem vergonha, só medo. Ainda hoje de manhã enquanto fui tomar banho deixei-os na sala (o Romeu e a Noor). Resultado: suporte de vela partido, bocados de vela por todo o lado. Mal me aproximei, o Romeu fugiu para debaixo da minha cama. Voltei para o WC. Cinco minutos depois, lá estava o Romeu a destruir uma base que coloco para proteger a mesa. Voltei a ralhar e ele voltou a fugir. Fui calçar os sapatos. Volto à sala e lá estava o Romeu todo satisfeito a acabar de roer a protecção da mesa. :evil:

Vim trabalhar e o Nuno foi ao banco. Quando voltou a casa (30 minutos depois) estavam as taças de comida, água e leite entornadas e tudo espalhado pela cozinha. Desde que tenho o Romeu que sou obrigada a fechar as portas da sala, do quarto do meu irmão e do meu WC. Apenas têm acesso ao meu quarto, WC dos gatos e à cozinha. Quem sofre com tudo isto é a Noor, que anda muito triste. Estava habituada a ter o seu cantinho no sofá e por causa do Romeu, é impossível. Além disso, o Romeu passa a vida a bater-lhe. O que fazer?

O Nuno sugeriu adoptar-mos um gato macho (adulto - tipo figura paternal). Pensa que dessa forma, talvez o Romeu sossegue. Tenho medo que outro gato, apenas piore a situação, mas sei que tenho de tomar alguma medida. Não posso ter nada em casa que ele simplesmente destroi (seja papel, vidro, tecido, etc). Nunca conheci nenhum gato assim. :(
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jul 29, 2003 1:51 pm

Olá

Também me parece que a adpção de um gato adulto tanto pode ser boa como má. Mas talvez venha a ser bom pois pode impôr respeito e se for um gato meigo não deve haver problemas entre eles.

Mas porque não telefona ao veterinário e lhe coloca o seu problema? Talvez ele possa aconselhar melhor...

A UZ tem alguns gatinhos adultos meigos, pode ser que com um desses o problema se resolva.

beijokas
kathleen
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

terça jul 29, 2003 2:52 pm

Olá
Realmente parece-me um verdadeiro guerreiro.Já tive alguns gatos e alguns bem traquinas , mas como este nunca me aconteceu.Não sei o que lhe hei-de dizer.
Desejo-lhe boa sorte
:roll: :roll:
Moka
Membro

terça jul 29, 2003 2:58 pm

Obrigado Kathleen

O vet aconselhou ralhar com o Romeu, fazendo barulho com um jornal ou falar num tom firme. A verdade é que uso todos os métodos e nada resulta. Quando o apanho a fazer disparates, ralho e ele tem noção que fez mal, porque corre para debaixo da cama. Mas é só por instantes. Mal tem oportunidade, volta ao "local do crime" e recomeça tudo de novo.

P.ex. se quando chego a casa e o Romeu não está à minha espera junto à porta, já sei que fez um novo disparate. Por isso tenho a certeza que ele sabe quando faz disparates, de outra forma não se esconderia à espera que eu chegue a casa. Acho que vou precisar de uma dose muito grande de paciência para educar este bichano. :roll:
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jul 29, 2003 3:22 pm

Olá

Pois ele pelos vistos percebe. Ele tem que idade? É capado?

Beijokas
kathleen
Moka
Membro

terça jul 29, 2003 3:38 pm

O Romeu deve ter cerca de 10/12 meses, diz o vet. Já o apanhei adulto. Veio da rua e estava debaixo de um carro sem sintomas de maus tratos físicos, estava apenas muito magro e tinha um fungo na pele (Tinha).
Já foi vacinado e castrado (sim, porque tentava cobrir a Noor que está esterilizada, mas mesmo assim o Romeu não lhe dava sossego :roll: ).

O Romeu tem todas as condições para ser um gato normal. Vive num ambiente calmo e rodeado de carinho e atenção.

Talvez não goste de se sentir preso num apartamento... e esteja com stress. Pode ser que com o tempo acabe por se habituar.
Kathleen
Membro Veterano

terça jul 29, 2003 4:12 pm

Olá

Pode ser isso e pode ser que com o tempo se acalme. Eu perguntei da castração pois dizem que eles ficam mais calmos. Pode ser que ele agora com o passar do tempo acalme.

Tens de ser paciente.

Beijokas
Kathleen
Rafacavaleiro
Membro Veterano
Registado: terça abr 01, 2003 4:31 pm
Localização: Pusky e Cusca(cães);Linda,Tita, Mia,Becas ,kiko, Teco,Tico (gatos)

terça jul 29, 2003 5:10 pm

Ola!

Bem vai precisar mesmo de bastante paciencia...
Será que uns brinquedos para ele se distrair ñ resultará?
Quanto a ideia de 1 outro gato ñ sei se será muito bom, como ele e tão agitado ou até mesmo stressado se calhar ñ iria gostar de ter 1 gato a "controla-lo"... Digo eu... :oops:

Beijokas e boa sorte
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça jul 29, 2003 6:47 pm

Vim trabalhar e o Nuno foi ao banco. Quando voltou a casa (30 minutos depois) estavam as taças de comida, água e leite entornadas e tudo espalhado pela cozinha. Desde que tenho o Romeu que sou obrigada a fechar as portas da sala, do quarto do meu irmão e do meu WC.
eu há quase 20 anos que é assim. eles só ficam no escritório, quando eu estou em casa. mesmo os siameses que eram uma paz de alma, não podiam ficar à solta. onde quer que estivessem, vinham de propósito afiar as unhas no sofá. alguns foram para o lixo (sofás).
a rita foi a 1ª diaba que apareceu. parece que andava a pilhas duracell. mesmo esterelizada, só acalmpu por volta dos 5 anos. agora, faz-me impressão. passa o tempo a dormir.
o serafim é a 2ª peste. não pára. anda cheio de mazelas. se os deixo sozinhos por um segundo no escritório, pintam o diabo. no outro dia, andei horas à procura de uns diplomas. quando me lembrei, tirei as gavetas. meteram-se lá dentro e rasgaram tudo :o :o :o bem que lhes posso "rogar pragas". não ligam :o :o
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça jul 29, 2003 8:23 pm

anjaazul Escreveu:alguns foram para o lixo (sofás).
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Sempre se podia pensar outras coisas, né?! :lol: :lol: :lol: :lol:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

quarta jul 30, 2003 7:05 am

Nossa, q situação chata! Pra ser honesta com vc, eu não aguentaria viver assim... É difícil pensar em uma solução já q tentou de tudo e o romeu tem os 2 picos (ou está muito assustado ou muito confiante a fazer as traquinagens). Já tentou o truque das panelas? Talvez ele se assuste muito e até faça cocô de medo coo vc disse q já aconteceu, mas q outras alternativas se tem?? :(
Sinto muito pelo q tem acontecido, espero q ache uma solução! :| ;)
Moka
Membro

quarta jul 30, 2003 9:31 am

Olá amigos,

Obrigada pelas respostas.

Acho que tudo se resume a uma boa dose de paciência e com o passar dos anos, talvez ele deixe de fazer tantos disparates. Mas já descobri um truque para poder dormir sossegada ;) . Se lhe der p.ex. peixe cozido antes de me deitar, ele come tudo e fica tão cheio que acaba por dormir a noite inteira. Já é um começo :D
djinga
Membro
Registado: sexta jul 18, 2003 11:44 am

quarta jul 30, 2003 9:51 am

:lol: a dopá-lo com peixe cozido! ehehehe
pois, mas se calhar vai ter q ser assim, vai descobrindo aos poucos com paciencia, amor e carinho como contornar os problemos do bichinho!!

beijinhos e miminhos p o Romeu
angie
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

quarta jul 30, 2003 9:53 am

:lol: :lol: :lol:
O Romeu é mais ou menso como alguns homens : deixam-se apanhar pelo estomâgo!
Bom, mas pelo menos o problemas das noites já está resolvido :)
V.
jonhathan
Registado: terça ago 26, 2003 11:48 am

terça ago 26, 2003 12:55 pm

Já tentou utilizar um borrifador?

Normalmente com os outros truques o animal associa a punição ao dono e só não faz as asneiras qdo ele está a ver. Se utilizar um borrifador com água ou uma pistola de água ele simplesmente associa a sensação desagradável à asneira que fez e não magoa nem assusta mto o bicho. Tem que o apanhar em flagrante e não deve ralhar se utilizar o borrifador.

Espero k resulte!
Responder

Voltar para “Gatos”