Gato vs alergias

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
nessloch
Registado: sábado jan 23, 2010 9:29 am

sábado jan 23, 2010 9:42 am

Boas pessoal!

Já estive a ler as regras do fórum, e apesar de encontrar alguns tópicos com este assunto, gostaria de ter a vossa opinião.

Fui e sempre serei (provavelmente) alérgico a gatos. O problema é que a minha namorada, com quem divido a casa, é uma amante de gatos. Eu até gosto bastante deles, mas como é óbvio não podendo manter um contacto mais próximo, nunca fiz muita questão de adoptar / comprar um.

Agora arranjei uma oportunidade de obter um gato que ela simplesmente adorou à primeira vista, e estou demasiado tentado a oferecer-lho (vivemos num apartamento).

Perguntas:

- É possível gerir da melhor forma as minhas alergias com a presença de um gato em casa, ou alguém já passou por isso e acha que é impossível?
- Existe algum tipo de medicação que eu possa tomar (excepto vacinas alergia, já as tomo contra outras coisas), que me ajude neste dilema?
- Que cuidados posso ter com a higiene do gato para prevenir reacções mais graves?

Comentários adicionais: O gato em questão é um Ragdoll (e já sei a opinião da maior parte dos amantes de gatos, que refere que se forem bem educados podemos controlar o comportamento deles, e que isso não depende da raça), e convenceram-me na óptica que o gato é anormalmente calmo (principalmente se castrado), e que menores indices de actividade poderia ajudar no que diz respeito a reacções alérgicas. Esquecendo um bocado esse dilema do adoptar / comprar um gato, gostava apenas de ter uma opinião de alguém que desespera em ter um animal em casa e só ainda não o fez por causa das alergias.

Obrigado antecipadamente a todos os que puderem responder a esta questão.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jan 23, 2010 4:21 pm

O que nao faltam sao topicos com varios conselhos... Basta fazer uma pequena pesquisa :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Straberry
Membro
Registado: quinta ago 09, 2007 1:31 am

terça jan 26, 2010 2:11 pm

olá!
na minha opinião deve aconselhar-se com o seu médico antes de adquirir o gato. faça uma pesquisa que encontra muita coisa acerca disso como referiu a leonildecarvalho.

falando agora da minha experiência, cá em casa eu sofro de bronquite asmatica e o meu marido de renite alérgica, e não nos impediu de adquirir um animal! estavamos receosos quanto ao nosso filho, mas já fez analises e nao padece do mesmo mal que os pais e ainda bem! :D
pense bem antes de comprar/adoptar um gato... para nós o gosto e amor pelos felinos nao nos impediu, de tal forma que acabamos de dar uma companhia à nossa gatita! :lol: :lol: :lol:

cumps
"A Toler&acirc;ncia &eacute; uma virtude, que nem todos se podem gabar de a possuir..."
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça jan 26, 2010 10:24 pm

Eu acho que depende muito do quanto você é alérgico. Há pessoas que tem reacções tão fortes e crises de tal modo violentas que tem de ir para o hospital. Acho que tem de se ter consciência disso. Por muito que a sua namorada goste de gatos, deve gostar mais de você...
Também conheço pessoas com rinite alérgica reactiva a gatos (e não só) que possuem gatos mas tem casas com muito espaço exterior e os animais não estão sempre em dentro de casa o que diminui a quantidade de alérgenos em casa.
Fale com o seu médico e analise bem como foram as suas crises no passado. Imagine que compra o gato e depois constata que é mesmo impossível coabitar com o animal...
Por ex. tenho um casal amigo cuja filha pequena é terrivelmente alérgica a uma série de coisas. Já testemunhei ela entrar numa casa limpissima onde há uma gata.Bastou minutos, a miúda coçava-se toda, os olhos vermelhos, ela a esfregar-se por todo o lado, por mais que a miúda queira, não dá. Outra pessoa bastou um rato para ter uma crise tão violenta que teve de ser ventilado. Ele adorava ratos, houve uma fase que não fazia reacção, passou imenso tempo sem eles, experimentou e viu logo que era impossível.
Por muito que gostemos de animais, há coisas que nãos e podem evitar, acho um disparate pegado arriscar a saúde para um capricho.
Responder

Voltar para “Gatos”