Melanoma da íris - Tumor maligno... O dia do Adeus.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

quarta fev 10, 2010 5:40 pm

:arrow: De há uns tempos para cá, eu e o meu marido reparamos que uma das nossas gatinhas (já com 11 anos) estava a mudar a cor de um dos olhitos, que sempre foram de cor cobre, estava agora um delos a ficar meio acastanhado, mas sempre foi uma alteração gradual, e talvez por isso nao demos mta atenção (infelizmente... :( )

há cerca de 15 dias é k reparamos k havia algo diferente nesse olho k tinha mudado de cor, a pupila estava sempre da mesma forma (ou seja não dilatava,nem contraía com a luz, como é normal) e surgiu uma "sombra" negra no canto supº .
Assim k nos foi possível fomos a vet, k já frequentamos á mais de 12 anos, e de quem nada temos a apontar, todas as k lá trabalham sao impecáveis!

Assim k a viram disseram k era grave, mas k era melhor ser um vet oftalmologista a ve-la... e aí preocupamo-nos... finalmente 2º feira encontramo-nos e ele disse k não tinha dúvidas k era um tumor|! a solução( unica) é remover o olho, mas ainda há hipoteses de ter metastases... :roll: Fez imediatamente a biopsia e agora aguardamos desesperadamente o resultado... só para a semana vamos saber o k fazer, ate lá alguem me pode ajudar com informações...?
Ha algum membro k tenha passado por isto, por favor digam me alguma coisa!

s
Última edição por martasal em sexta jun 15, 2012 12:09 pm, editado 2 vezes no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta fev 10, 2010 7:02 pm

Boa tarde martasal

Sinto muito pelo que a sua gatinha e donos estaoa passar...
Nao tive ate agora conhecimento de caso algum envolvendo o globo ocular... portanto nao o posso mesmo ajudar.

Ja perguntou ao Vet que a examinou, sobre caso hajam metastases, que complicacoes, relativas ao factor "Tumor", possam surgir caso operem para remocao do olho?
Acho que esta questao deveria ser colocada, antes de seguirem com qualquer decisao...

Boa sorte e, dentro dos possiveis, as melhoras da gatinha. Muita forca para voces.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
martasal
Membro Veterano
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

quarta fev 10, 2010 8:22 pm

o k o vet oftalmologista disse é k havia necessidade de fazer dps rx aos pulmões e figado, k sao os locais onde poderão haver metastases... :(

para já vamos aguardar resultado da biopsia e dps decidir o k fazer, nao é melhor? é logiko k nao nos vamos precipitasr! a nossa menina tem 11 anos e ainda pode ter mtos pela frente...

obgdo pelo apoio e esclarecimentos, leo :wink:
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

quarta fev 10, 2010 8:45 pm

Não se preocpe, viva um dia de cada vez...vai ver que tudo corre bem.
&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quinta fev 11, 2010 10:24 am

Tenho quase a certeza que os exames para ver se existem metástases, são feitos antes e não depois das cirurgias :?
Corrijam-me se estiver errada.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta fev 11, 2010 10:44 am

Quando há tumores o melhor é retirá-los logo, portanto se a análise é feita antes ou depois da cirurgia é indiferente porque a cirurgia tem mesmo de ser feita independentemente do resultado.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quinta fev 11, 2010 10:47 am

Mas se as metástases já tiverem atingido orgãos vitais, justifica-se massacrar o animal com uma cirurgia?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta fev 11, 2010 11:03 am

Depende da opinião do vet, depende do tumor e do local onde está e depende da vontade dos donos, acho eu.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta fev 11, 2010 11:24 am

dinodane Escreveu:Quando há tumores o melhor é retirá-los logo, portanto se a análise é feita antes ou depois da cirurgia é indiferente porque a cirurgia tem mesmo de ser feita independentemente do resultado.
Eu nao conseguiria dar melhor reposta que esta (ler abaixo) a citacao acima

dinodane Escreveu:Depende da opinião do vet, depende do tumor e do local onde está e depende da vontade dos donos, acho eu.
E, ainda acrescento:
Na hipotetica impossibilidade de ser possivel uma quimio ou uma radioterapia de tratamento e ou acompanhamento..., por variados motivos que, a nao se saber quais (so os vets o saberao as possibilidades ou impossibilidades...neste caso ), havendo metastases, uma cirurgia com ja presentes metastases, na maioria dos casos espalham e aumentam ainda mais as ditas metastases.
Aconselho a forista a colocar estas questoes aos Vets (qualquer um deles) "ANTES DA CIRUGIA". Depois, actuara em melhor decisao apos estar bem informada.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
martasal
Membro Veterano

quinta fev 11, 2010 12:11 pm

antes de mais obgdo pelos esclarecimentos!

Só na próxima semana irei saber os resultados da biópsia, e consoante o tipo de tumor vamos tentar seguir o k os vets acharem melhor, claro k pretendemos antes verificar se já existem metástases ou não...

Ela aparentemente, está óptima,está sempre a brincar e come e bebe como antes,não se nota nada diferente... só mesmo o olhito mais escuro k o outro....

claro k se nos apercebermos k ela tem dores ou está em sofrimento,k não vamos kerer k ela sofra...
mar70
Membro Veterano
Registado: terça ago 18, 2009 8:10 pm

quinta fev 11, 2010 12:14 pm

tenho um conselho muito importante no seu caso.

apesar de ter um vet que vos acompanha ha 12 anos, com certeza q deve ser vet geral ou seja provavelmente nao tem nenhuma area de especialização.

temos aqui nos foruns inumeros casos de tumores que em o tempo conta muit a favor do nosso animal. o q vos recomendo é q apesar de toda a confiança do mundo que possam ter no vet, assim q tiverem o resultado da biopsia consultem alguem com especialização e muita experiencia em oncologia...

se precisarem de algum nome posso mandar um q conheço pessoalmente por MP.
martasal
Membro Veterano

sexta fev 19, 2010 12:50 pm

Tivemos ontem o resultado da biópsia, melanoma (tumor maligno) da íris, extremamente invasivo... :( logo a solução é mesmo extrair o olho... :( e o quanto antes para não metastizar. Fizemos imensas perguntas,tiramos todas as dúvidas e portanto estamos confiantes que essa é mesmo a única e melhor solução.

Hoje mesmo já fizemos análises ao sangue para ver a parte renal,hepática, etc... no rx que foi feito aos pulmões e áreas circundantes não aparecem metastases :lol: (o que é óptimo)
dependendo do resultado das análises, se houver dúvidas, faremos ainda uma ecografia.

Já agendamos a cirurgia da extracção para a próxima semana, mas entretanto a menina ainda vai ter k perder algumas gramas pelo menos, pois está segundo a dra "mto obesa", o k é um risco mto grande para a cirurgia. É uma cirurgia demorada, por isso a anestesia tem k ser mais forte k o habitual...
Já temos consciência que os primeiros dias vão ser complicados, porque ela vai ter dores, apesar dos anti-inflamatórios, vai ter um tubo na zona do olho para drenar os líquidos, e claro fazer pensos, e curativos,etc... para além do facto de ter de ficar isolada das outras meninas, e de ter de comer ração de dieta... mas o que importa é k ela recupere!

e nós temos a certeza que ela é uma lutadora, e vai conseguir ultrapassar tudo isto :D Segundo a opinião dos médicos com quem já falei, depois da recuperação ela terá uma vida verdadeiramente normal só com um olho!
TatiMatos
Membro Veterano
Registado: quinta jul 09, 2009 1:48 am

sexta fev 19, 2010 2:55 pm

Desejo que tudo corra pelo melhor!

Força gatinha!
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Tatiana Matos</strong></p>
<p><strong></strong></p>
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

sexta fev 19, 2010 4:25 pm

Boa sorte!
:wink:
Já tive cá em casa uma menina que teve de tirar um olho e ficou óptima. Foi adoptada o ano passado.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
TatiMatos
Membro Veterano
Registado: quinta jul 09, 2009 1:48 am

sexta fev 19, 2010 5:56 pm

elsasmc Escreveu:Boa sorte!
:wink:
Já tive cá em casa uma menina que teve de tirar um olho e ficou óptima. Foi adoptada o ano passado.
Oxalá, esta menina também fique curadinha...
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Tatiana Matos</strong></p>
<p><strong></strong></p>
Responder

Voltar para “Gatos”