Fofinha e o seu feroz ataque.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Gaminha
Registado: segunda fev 15, 2010 3:33 pm

segunda fev 15, 2010 6:11 pm

Boas,

Vim aqui ter porque preciso mesmo que alguém com mais experiência me diga "é normal". A nossa gata mais nova atacou-me. O que deixou-me tristissima, mas vou começar pelo principio para vos contar o ambiente em que a gata vive e a nossa filosofia de "ter gatos".

Então pelo inicio...

Há um ano atrás, convenci o meu marido a adoptar um gato. Ele adorava gatos e já tinha tido vários, eu também tinha tido em miúda dois gatos, e como amantes de gatos, decidimos em avançar.
Pesquisei pelos sites e forums de modo a adoptar um gato abandonado que se encontrasse em alguma associação. E assim foi, descobrimos os "bichanos do porto" e encontramos o Gaudi.
Um gato surdo, muito perturbado, que detestava outros gatos, que miava muito alto, que não dormia e que tinha de tomar calmantes. Estava numa situação complicada, porque estava separado dos outros gatos e estava muito restrito a um dado espaço. Sabíamos que o Gaudi seria complicado, mas decidimos arriscar. Não vou mentir nem camuflar a verdade, foi difícil. Muito difícil. Ninguem dormiu durante a primeira semana, ele não comia, ele só miava, não dormia nem deixava dormir, ele escondia-se de nos, tudo o que podem imaginar. Na segunda semana as coisas foram melhorando, e com o enorme espaço físico que o Gaudi tinha, estas melhorias começaram a ser muito significativas.

O Gaudi tinha todos aquelas "características" e mais algumas, mas era muito meigo, nunca tive medo que atacasse os nossos filhos.
Falamos com o veterinário e ficou decidido tentar desabituar o Gaudi dos calmantes e com esforço e processos graduais, o Gaudi ficou livre de calmantes. O que demorou mais tempo a regularizar foi a alimentação. Gaudi só queria molhados e não comia 2 comidas iguais seguidas. Passado 4 meses Gaudi era um gato normal! :P
Não partia nada, não fogia de nos, gostava de brincar, e já dormia, mas ainda comia muito mal.

Quando o adoptamos avisaram-nos que ele não poderia conviver com outros gatos. Contudo por certos comportamentos que chegamos a ver na antiga casa, achamos que seria só com os machos.

Então escolhemos outra gata da mesma associação, uma fêmea com fama de ser super amante de gatos, a Fofinha!
Bem, foi amor à primeira vista. Uma combinação perfeita e o Gaudi começou a comer direitinho, certinho.

A única "caracteristica" da fofinha é ela ser cleptomaníaca. Rouba dos vizinhos tudo o que conseguir... meias, bolas, roupa, botas de cano alto. Sim, pode ter piada, mas é muito chato ir devolver as coisas aos vizinhos. E cá para mim, eu acho que ela rouba e nos traz as coisas como se fosse uma prenda, porque ela vem até a nossa beira, pousa o objecto no chão e começa a miar...

Enfim, ao fim e ao cabo a gata é um amor, não gosta é de colo, e só agora passado 8 meses na nossa casa é que aceita festinhas. Mas isso para nos não é nenhum problema, os gatos tem a sua personalidade, e não são todos iguais. E desde que ela esteja bem e feliz, nos aceitamos bem que ela não nos salte para o colo. O Gaudi compensa pelos dois. :D

Por fim vem a Prinçusa, uma gatinha muito pequenina que estava numa gaiola de hamsters com mais 5 irmãos à espera que alguém a levasse dali. Decidimos que aquela seria a nossa 3ª e ultima gata.
A Prinçusa devia ter 1 mês e meio quando a trouxéssemos para casa, tinha muito medo de tudo, não se chegava a ninguém e bufava imenso aos outros dois gatos, mas ao fim de 4 dias, já só andava onde os outros 2 andavam. Entre eles nunca houve problema.
Passado 4 meses, ela tem agora cerca de 6 meses, ela é uma gatinha que já se habituou a nos, pede comida, gosta de brincar, mas não aceita que a peguem ao colo. Tudo bem neste ponto. Aceita festinhas quando está deitada a dormitar e não gosta de mais confianças.

Hoje de manhã levantei-me as horas habituais e a primeira coisa que faço é dar um saquinho de molhados aos 3, arranjar a caixa de areia e por secos e agua para eles. Os 3 já conhecem a nossa rotina e vem atrás de mim muito felizes e saltitões. Eles comem os 3 no mesmo sitio e também nisso não há problemas. Coloquei a comida para o Gaudi, depois para a Fofinha e depois para a Prinçusa, (como faço sempre). Como a Prinçusa estava meia torta debaixo da Fofinha a comer, empurrei a Fofinha com jeitinho (como faço muitas vezes) e puxei a Prinçusa para o seu lugar (o que eu já tinha feito de outras vezes). E foi neste momento que a Prinçusa me ataca a mão. Mas não foi um arranhão, ela espetou-me as unhas e os dentes todos na mão.
Não consigo perceber porquê. Seria um cheiro novo, mas os gatos não são assim tão sensíveis em relação aos cheiros.

Terá alguma mazela interna ou ferida e ao mexer magoou-a?

Dêem-me ideias. Fiquei tão triste com a reacção dela.
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

segunda fev 15, 2010 7:19 pm

desculpe mas não consegui ler o seu post todo.

a pergunta final é para mim o fulcral. a resposta é: consulte um veterinario.

dê noticias.
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
Andreia1992
Membro
Registado: domingo fev 14, 2010 2:11 pm

segunda fev 15, 2010 9:16 pm

eu consegui ler o post todo, a gatinha pode ter-se assustado já pensou nisso? eles quando estão a comer não gostam muito que se façam movimentos bruscos ficam muito assustados...
se a prinçusa voltar a fazer o mesmo tente perceber se tem alguma ferida, experimente mexer no mesmo sitio para verifica-lo, caso tenha leve-a ao veterinario (apenas se a ferida for interna) se for ferida externa lave com betadine todos os dias e isso passa.

espero ter ajudado ;)
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

terça fev 16, 2010 12:33 am

Andreia1992 Escreveu:eu consegui ler o post todo, a gatinha pode ter-se assustado já pensou nisso? eles quando estão a comer não gostam muito que se façam movimentos bruscos ficam muito assustados...
se a prinçusa voltar a fazer o mesmo tente perceber se tem alguma ferida, experimente mexer no mesmo sitio para verifica-lo, caso tenha leve-a ao veterinario (apenas se a ferida for interna) se for ferida externa lave com betadine todos os dias e isso passa.

espero ter ajudado ;)

:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 16, 2010 12:35 am

Eu consegui.

Se foi apenas esse episódio, acontece, é normal. Não lhe mexeu da melhor maneira e ela reagiu extemporâneamente.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TatiMatos
Membro Veterano
Registado: quinta jul 09, 2009 1:48 am

terça fev 16, 2010 3:07 am

Eu também li tudo e foi 1 prazer, ler a história dos seus gatinhos!!

Bem, o q posso dizer é q o meu Lucas tamb já me fez semelhante, n me mordeu mas arranhou-me, pois se a comida for "húmidos" fica louco e ataca porq é um gulotão do pior :lol:

Não terá sido apenas por lhe ter mexido na altura da paparoca, q a atacou? Os gatos tamb têm mau feitio :!:

A minha mãe tem um gato q é meigo até mais não, desde q ela n tenha o azar de o pisar involuntariamente, claro! Bufa e ataca!!!!

Enfim...gatos e as suas personalidades e comportamentos nem sempre fáceis!!
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Tatiana Matos</strong></p>
<p><strong></strong></p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça fev 16, 2010 2:47 pm

Todos temos dias bons, todos temos dias maus... Há dias em que faço trinta por uma linha à minha gata e ela nem reage, à dias em que estico a mão para lhe fazer uma festinha e sou "corrida" à dentada simplesmente porque, por algum motivo, está amuada comigo...
Eu não me preocupava muito com isso... foi uma reacção do momento... :wink:

Gostei imenso da história do Gaudi... Parabéns!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Gaminha

quarta fev 17, 2010 9:34 am

Obrigada a todos os comentários.

bastet1: A consulta de veterinário está para breve (1 semana ou pouco mais) e nessa altura vou referir o comportamento dela.

Andreia1992:
Feriada externa não tem, isso tenha a certeza. Interna terá, mas não aparenta nenhum sintoma. Provavelmente assustou-se mesmo com algo.

dinodane: Obrigada por ler. É normal? Fiu.... :D já fico mais aliviada.

TatiMatos: Obrigada. A Prinçusa alem de ser muito independente tem algum medo de humanos. Nunca aparece quando temos visitas. Reage muito bem comigo, mas poderá ter-se sentido em perigo... :roll:

mOreirinha01:
Obrigada, a história do Gaudi é um bom exemplo, como devemos dar hipótese a todos os animais, até os que ferram como a Prinçusa :D

Outra explicação seria as hormonas, o veterinário disse-me para começar a pílula à Prinçusa, ainda não lhe dei nenhum comprimido, mas será que ela está com as hormonas agitadas?
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quarta fev 17, 2010 11:19 am

Em relação à reação da princusa, não acho que seja anormal nem que seja de preocupar.

Tenho três gatas, e por vezes uma delas, a Julieta, tenta ir à comida da Tiucha. Quando a tento afastar, ela bufa e não gosta nada que a afaste.

É preciso dar tempo para os conhecer e ver como reagem.

Por vezes o comportamento agressivo é apenas uma maneira deles nos dizerem que não gostaram de qualquer coisa que lhe fizemos.

Tal como nós, cada animal reage de maneira diferente. Têm personalidades diferentes. Quando lhes damos espaço, e os tratamos tal como eles são, podem tornar-se bons companheiros.

Não sei se respondi à sua preocupação, mas se precisar de mais explicações, é só dizer.
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quarta fev 17, 2010 11:37 am

O veterinário aconselhou dar a pílula à gata? Não aconselhou a esterilização? :?
Gaminha

quarta fev 17, 2010 5:33 pm

seal Escreveu:O veterin�rio aconselhou dar a p�lula � gata? N�o aconselhou a esteriliza��o? :?
O meu marido preferiu optar pela pílula para a Prinçusa, por ser muito nova. Como os outros 2 gatos são esterilizados, nesta preferiu para já dar pílula.
Por isso, o veterinário apenas respondeu ao que questionamos, que era quando começar a dar a pílula.
Gaminha

quarta fev 17, 2010 5:35 pm

ambv Escreveu:Em rela��o � rea��o da princusa, n�o acho que seja anormal nem que seja de preocupar.

Tenho tr�s gatas, e por vezes uma delas, a Julieta, tenta ir � comida da Tiucha. Quando a tento afastar, ela bufa e n�o gosta nada que a afaste.

� preciso dar tempo para os conhecer e ver como reagem.

Por vezes o comportamento agressivo � apenas uma maneira deles nos dizerem que n�o gostaram de qualquer coisa que lhe fizemos.

Tal como n�s, cada animal reage de maneira diferente. T�m personalidades diferentes. Quando lhes damos espa�o, e os tratamos tal como eles s�o, podem tornar-se bons companheiros.

N�o sei se respondi � sua preocupa��o, mas se precisar de mais explica��es, � s� dizer.
Obrigada pela resposta. Vem de encontro ao que já se tem falado, cada gato tem a sua personalidade.
:)
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta fev 17, 2010 6:26 pm

É isso mesmo Gaminha, cada gato tem a sua personalidade e alguns não gostam que se mexa no comer... principalmente quando estão a comer e com outros ao lado!

Foi normal :wink:

Quanto à pilula é que não estou mesmo de acordo! Os riscos que podem trazer ao animal são imensos! Opte pela esterilização e tudo será mais fácil para si!

Fale com o vet e pergunte sobre isso e vai ver que vale a pena!
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quinta fev 18, 2010 9:41 am

Informe-se melhor Gaminha acerca da pílula.
Sabe que a pílula pode provocar tumores mamários e outros problemas graves no aparelho reprodutor?
Responder

Voltar para “Gatos”