A minha gata engasga-se a beber água

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
PedrocasPT
Membro Veterano
Mensagens: 277
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am
Localização: Yuffie, Maria João, Chocobo, Picobo e Nino.

segunda mar 01, 2010 4:30 pm

A minha gata fica sempre engasgada cada vez que bebe água, seja na tigela, seja na torneira, porque será? É normal? Assim que ela acaba de beber água, fica uns segundos como que a tossir, mas de boca fechada e depois parece que nada aconteceu. É normal isto acontecer nos gatos? Há alguma forma de fazer com que isto não aconteça?
Kellinha
Membro
Mensagens: 68
Registado: terça abr 03, 2007 9:17 pm

segunda mar 01, 2010 9:09 pm

Boa noite
a sua gata so se engasga a beber água? e a comer?
não acho natural porque tenho duas e ja tive outros gatos e nunca lhes aconteceu isso
talvez ela beba rápido e engasga-se
a minha gatinha bebe veio da rua, entao não estava habituada a ter comida à disposição, por isso comia como se o mundo fosse acabar amanhã lol e às vezes engasgava-se
catrules
Membro Veterano
Mensagens: 2752
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
Localização: 1 Gato
1 Gata
1 Papagaia

segunda mar 01, 2010 9:17 pm

Se fica sempre engasgada não me parece que seja normal. O meu conselho será levar a gatinha ao veterinário para a poder examinar e verificar se não existe algum problema com ela.
Poderá nem sequer nada de grave mas é melhor jogar pelo seguro.
Sónia
Ourihana
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: terça nov 06, 2007 4:36 pm

terça mar 02, 2010 11:59 am

Isso também acontecia com o meu Leonardo.
Até cheguei a falar disso aqui. É claro que pode ser normal eles engasgarem-se pela posição em que bebem mas o que é certo é que acabei por levar o Leonardo ao vet e afinal ele tinha uma traqueíte.
Não espere e leve seu gatinho ao vet.
Abraço
Apocalptyca
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: quinta jan 14, 2010 1:08 pm

quarta mar 03, 2010 9:44 am

engraçado a minha pipoca fica assim, mas quando sorrateiramente vai beber água ao aquário, também ainda não percebi, mas eu pensava que era genero de soluços... agora não consigo evitar... só retirando o aquário, assim que os peixinhos "se forem".
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta mar 03, 2010 3:23 pm

PedrocasPT Escreveu:A minha gata fica sempre engasgada cada vez que bebe água, seja na tigela, seja na torneira, porque será? É normal? Assim que ela acaba de beber água, fica uns segundos como que a tossir, mas de boca fechada e depois parece que nada aconteceu. É normal isto acontecer nos gatos? Há alguma forma de fazer com que isto não aconteça?
Existem mil e uma situacoes que possam estar na origem dum engasgo... desde situacoes que "nos", leigos, consideremos normais ate situacoes de grande relevancia a nivel da saude do animal como, por exemplo, uma cardiopatia, ou outras igualmente graves.

Como tal, aconselho que leve o animal ao Vet o mais rapido possivel.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PedrocasPT
Membro Veterano
Mensagens: 277
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am
Localização: Yuffie, Maria João, Chocobo, Picobo e Nino.

quinta mar 04, 2010 10:39 am

A minha gata é regularmente vista por um veterinário, até porque foi tirada da rua ainda bebé, logo seguiu todos os passos no que diz respeito a vacinação, desparatização, esterilização, etc... O veterinário diz que ela está perfeita de saúde, inclusive cheguei a falar-lhe sobre este problema, mas ele disse não ser nada de especial. No entanto, continuo a achar estranho que, sempre que a gata bebe água, seja na tigela no chão, seja directamente da torneira com a água a correr, no final fica sempre engasgada e tem que pigarrear duas ou três vezes até que fica bem e volta a correr e a saltar e a brincar, etc...

Haverá alguma forma de proporcionar água à gata sem que ela se engasgue no final? Já experimentei colocar a água em recipientes de formas diferentes, tigelas, pires, pratos rasos e fundos, mas o resultado acaba por ser sempre o mesmo.

E ela só se engasga a beber água, se fôr a comer não acontece nada, nem com ração seca, nem com comer mais humido das latinhas.
bastet1
Membro Veterano
Mensagens: 1188
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

quinta mar 04, 2010 11:36 am

peça uma segunda opinão num outro vet.
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
Ourihana
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: terça nov 06, 2007 4:36 pm

quinta mar 04, 2010 12:12 pm

O meu leonardo só mas só bebia água na torneira. Depois da traqueíte tratada ele continuava a tossir ou pigarrear depois de beber água. Pensei que fosse da posição pois eles têm de se inclinar e torcer.
Infelizmente ele q é um janeleiro conseguiu abrir uma frestinha da janela da sala e atirou-se aos passarinhos de um 2º andar. Resultado; 3 fracturas na perna traseira. Depois de operado e c 5 ferros metidos na perna é claro que não poderia subir aos lavatórios para beber água. E tal como se diz: há males que vêm por bem. As portas das WC e da cozinha passaram a andar sempre fechadas e depois de muitos dias de sede, acredito que sim, ele acabou por se habituar a beber água na taça. Pus uma taça de inox para ser o mais possivel parecido c o ralo da banheira onde ele tb bebia do resto da agua depois dos banhos.
MAs isto tudo para dizer que apesar de ele beber em taça continua, até hoje a tossir depois de beber água.
Acho que é mesmo assim. Deve ser por que engolem muito ar enquanto bebem.
E se a sua gatinha esta saudavel e o vet diz q esta td bem c ela, então é porque engole muito ar a beber e nesse caso não se deve preocupar.
Abraço
Seu
Mensagens: 1
Registado: sexta mai 22, 2020 1:31 pm

sexta mai 22, 2020 1:48 pm

Meu gatinho tbm após beber água fica por um tempo no chão paradinho se recuperando , antes eu tbm achava que ele estava engasgado e achava muito estranho principalmente por ele ser afônico, não sei se nasceu assim pois já ganhei ele com uns 7 meses da minha tia idosa que disse que ele quase morreu quando novinho, hoje percebo que quando ele bebe água entra agua nas narinas e é isso que faz ele ficar parecendo engasgado, qdo estou perto pego um papel e procuro ajudar a secar, nem sempre funciona pois as vezes a agua já entrou muito.É uma sensação que ele está se afogando.Tenho 3 gatos , ele acontece isso todas as vezes que bebe agua, a outra as vezes tbm se engasga parecendo engolir muito ar junto com a agua, no caso dela nem sempre ocorre. Também já comentei com a veterinária que não soube me explicar o motivo disso ocorrer 😓
Responder

Voltar para “Gatos”