Cão e Gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

terça ago 05, 2003 2:19 am

Olá!

É a primeira vez que escrevo no fórum dos gatos e desde já deixo bem claro que gatos em toda a minha vida só tive um e verdadeiramente não entendo nada de gatos!!! :? A não ser o básico claro!!

Mas o que interessa...

Eu tenho uma cadela rafeira e queria um gato ou gata também, o problema não é a cadela porque ela não corre atrás dos gatos, pelo contrário corre à frente deles :lol: :lol: :lol: :oops:

O primeiro gato que tive e unico,o Bimbo, durou pouco, foi atropelado :cry: ! Como tal não tive muito tempo para aprender a lidar com gatos.

O que eu pretendia era que alguém deste fórum me desse umas dicas de como lidar com um gato e como evitar situações como esta que aconteceu com o Bimbo, se há maneira de evitar!!!

Outra coisa eu tenho um "pouco" de medo de gatos... a ideia ao ter um gato era perder esse medo!!! Acham boa ideia? Ou será melhor não ter gato nenhum?

Obrigado!!
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

terça ago 05, 2003 9:42 am

Olá!

Se for um gatinho bebé, de certeza que se vai adaptar lindamente à cadela!

Para evitar que ele seja atropelado, o melhor é não deixá-lo andar à vontade na rua!

Quanto ao teu "medo" dos gatos, vais ver que se tiveres um em casa te vai conquistar e fascinar!

Boa Sorte!
Susana
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça ago 05, 2003 10:11 am

oLÁ

Como eu a entendo bem. Eu não gostava de gatos e tinha medo deles. Adopte um gatinho bébe e vai ver que se for criado cheio de mimos não vai ser um gato agressivo, mas sim um gato mimado, que lhe vai dar muitas alegrias. Os gatos são fascinantes, têm um teperamento diferente dos cães, são mais independentes mas são de uma ternura indescritivél.
Se estiver a pensar comprar compre um de uma raça calminha.

Em relação à sua cadela, se o gatinho for para casa pequenino e ele começar a vrincar com ele vão ser grandes amigos. Por vezes os cães não toleram ou têm medo de gatos da rua que não conhecem e com os de casa fazem grande amizade.

Boa sorte e depois vá contando como correu.

beijokas
kathleen
MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

terça ago 05, 2003 11:05 am

Kathleen Escreveu: oLÁ

Como eu a entendo bem. Eu não gostava de gatos e tinha medo deles. Adopte um gatinho bébe e vai ver que se for criado cheio de mimos não vai ser um gato agressivo, mas sim um gato mimado, que lhe vai dar muitas alegrias. Os gatos são fascinantes, têm um teperamento diferente dos cães, são mais independentes mas são de uma ternura indescritivél.
Se estiver a pensar comprar compre um de uma raça calminha.

Em relação à sua cadela, se o gatinho for para casa pequenino e ele começar a vrincar com ele vão ser grandes amigos. Por vezes os cães não toleram ou têm medo de gatos da rua que não conhecem e com os de casa fazem grande amizade.

Boa sorte e depois vá contando como correu.

beijokas
kathleen
Em relação à cadela não estou minimamente preocupada, ela tem medo sempre de um animal novo, mas com o tempo é só brincadeira, até com a rafeira que é da minha mãe e que lhe morde a toda a hora, ela nunca reagiu agressivamente se não gosta afasta-se apenas...

Comprar um gato? Não. Quando decidir por um, vou recolher um gato(a), novo ou velho não importa, desde que seja meigo, afinal há tantos sem dono!!

Mas de momento vou ponderar bem ainda, fazer bem as continhas :oops: e aprender um pouco sobre gatos primeiro, afinal não me posso meter nisto como se de uma aventura se tratasse, pode sempre correr mal por falta de informação ou outra coisa e isso é a ultima coisa que quero, quando me decidir mesmo por um gato é para tudo o que vier... tenho que estar preparada!!

Obrigada a todos pela colaboração e compreensão!

Se não for abusar, gostaria que me dessem umas dicas de como se educa um gato... :oops: deve ser diferente de um cão.... :oops: Por exemplo a mania de eles subirem a tudo... mesas, cortinados, candeeiros....
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça ago 05, 2003 11:19 am

MaryLuna Escreveu:Mas de momento vou ponderar bem ainda, fazer bem as continhas e aprender um pouco sobre gatos primeiro, afinal não me posso meter nisto como se de uma aventura se tratasse, pode sempre correr mal por falta de informação ou outra coisa e isso é a ultima coisa que quero, quando me decidir mesmo por um gato é para tudo o que vier... tenho que estar preparada!!
;) ;) Benvinda ao fórum dos gatos!!

Pois faz muito bem! Parabéns pla sua responsabilidade!
E de recolher um gatinho necessitado, também!! De facto há tantos a precisar, que andar a "comprar", francamente!

A primeira coisa a assegurar é de facto as relações com a cadela!
Mesmo sendo mansinha, de início nunca os deixe sós, sem estar por perto! Nunca se pode confiar a 100%!
Educar o gato: em relação às "necessidades", aprendem mto + rápido que os cães! Em poucos dias, percebem onde hão-de fazer! É questão de o pôr na caixa do areão, se fizere fora a 1ª vez, sólidos colocam-se na caixa, xixi, embebendo um bocado do areão e voltando a colocar lá, ele cheira e percebe! ;) ;)
Trepar, claro que trepam, mas nem todos! Dos meus gatos, só alguns trepam! E agora já perderam um bocado o hábito! Mas de vez em quando, já se sabe! Eu por mim ADORO vê-los trepar! Mas eu ADORO gatos!
Você tem que pensar se tem "essa" queda! Mas como a Kathleen disse, o medo vem do desconhecimento, também, mas eu acrescento que há pessoas que "não ligam" mesmo com gatos, entende?
Não sei se é o seu caso, mas com essa vontade de ter um, jé é um passo em frente!! ;) ;)
Vá pensando!! Qualquer dúvida, logo que saiba, tiro!
Tenho gatos desde criança, e já lá vai há bastante!!!

Abraço!!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça ago 05, 2003 11:27 am

oLÁ

Não vou sequer aqui comentar a questão da compra ou não compra de animais. Se quiserem pode-se abrir um tópico em que se pode discutir o assunto.

Se vai adoptar um acho que faz muitissimo bem. Uma vez que tem a cadela é melhor que seja pequeno pois a adaptação e a socialização será mais fácil.
Um gato educa-se, a questão das necessidades já foi bem explicada. A questão do que pode ou não fazer, compre-lhe logo um arranhador para que ele aprenda que é ali que se arranha. faça de conta que arranha lá as suas unhas e ele vai imitar. Nunca lhe ponha lá as patas á força eles assim não aprendem.
A minha gata não trepa a cortinados. mas se o que vier a ter o fizer a minha sugestão é que com um brinquedo de cão dos que apita, lhe apite quando ele o fizer. os bgatos não gostam muito desses sons e por associação deixa de o fazer, com a Amélia resultou em relação ás coisas que eu não queria que ela fizesse.
Outra hipótese é quando ele fizer algo errado agarre-o pelo cachaço e diga um não firme. É preciso firmeza, os gatos são teimosos.

Beijokas
kathleen
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça ago 05, 2003 12:01 pm

Olá...Embora não me lembre muito bem, acho que esta também é a minha primeira participação neste fórum.
Antes de ter o Bono, tive um outro cão e ele sempre teve um ódiozinho de estimação aos gatos vadios que passavam lá pelo quintal; Mas houve um dia, em que a gata dos vizinhos do lado teve uma ninhada e ficaram dois gatinhos que estavam prometidos a duas pessoas. À última da hora e já com 3 semanas +-, o "nosso" Charlie foi recusado; aliás, ele sempre foi recusado (até pela mãe). Decidimos ficar com ele, um pouco a medo por causa do cão, mas tudo correu bem. O Charlie teve que ser alimentado a biberão por nós, e ao fim de umas quantas apresentações, o Pantufa (o cão) tornou-se o seu amigo protector.
Também eu tinha e confesso que ainda tenho alguns receios quanto a gatos....isto tudo, porque o Charlie, talvez pela falta de contacto com a mãe e com o irmão, nunca foi muito afectuoso; Tinha "ondas"! :p
Nunca soube brincar sem ter as unhas recolhidas, etc...etc...
Mas foi sem dúvida uma experiência espectacular e por isso mesmo, não podia deixar de dar aqui o meu testemunho.

P.S) Está uma foto do Pantufa e do Charlie, no meu álbum, para quem ainda não viu.... ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça ago 05, 2003 12:57 pm

Desculpe não ser da opinião dos restantes membros, pois acho que não deve adoptar um bebe. na minha opinião, o mais fácil e mais seguro será procurar numa associação um gato já adulto que não seja agressivo. leve a sua cadelinha para ver como reagem um com o outro. quando encontrar o gato ideal, leve-o a visitar a sua casa para ver o que acontece no território da cadela. eu gosto muito de gatos, gatinhos e gatões e têm que concordar comigo quando digo que quando adoptamos um bebe nunca saberemos ao certo como vão ser em adultos (em termos de personalidade), pode tornar-se mais "brutinho" para a cadela com a idade. se procurar bem deverá encontar uma cuca (a gata mais mansa que tive) que a preencherá e a ajudará a perder o medo de gatos. ;)
Miadores
Membro Veterano

terça ago 05, 2003 1:39 pm

buzio Escreveu: leve a sua cadelinha para ver como reagem um com o outro.
:o :o :o :o :o Como acha que irão "reagir" nessa situação? Amor à primeira vista? As coisas não se passam assim, pode crer!
E essa de não saber como o gatinho vai ser em adulto,(?!) as "coisas" não estão "marcadas" à partida, não totalmente! Depende muito da educação dada ao animal! Um gato adulto é muito mais difícil porque já tem a sua personalidade formada, e custa mais a mudar!
Mas aqui, como em tudo (ou quase!) as situações concretas é que devem ser levadas em conta!!
<p>&nbsp;</p>
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

quarta ago 06, 2003 5:35 am

Miadores Escreveu: Trepar, claro que trepam, mas nem todos! Dos meus gatos, só alguns trepam! E agora já perderam um bocado o hábito! Mas de vez em quando, já se sabe! Eu por mim ADORO vê-los trepar! Mas eu ADORO gatos!
Hahahah! Se vc soubesse como isso soa em português brasileiros.. :lol: :o :roll:

Bem, na minha opinião, acho mais difícil acostumar um gato adulto com um cachorro do q um novinho (mais difícil mas não impossível) mesmo pq a maioria dos gatos q se encontram nesses abrigos, são gatos recolhidos das ruas e nas ruas, eles aprendem q os cachorros não são amigos e fogem/atacam eles. É claro q tem gatos adultos q se dão bem com cães mas é mais difícil de encontrar.
Quanto ao medo de gatos, bem, eu sempre gostei de gatos mas antes de ter, tb tinha meio medo de ser arranhada, mordida, sei lá (mesmo pq fui muito arranhada por um gato quando tinha uns 7 ou 8 anos e fui até parar no pronto-socorro). Mas quando vc cria oseu gato, vc perde totalmente o medo. Nesse ponto, pense q o gato será como a sua cadela, q vc terá com o gato a mesma relação q tem com ela. A minha gata é minha filha praticamente. Eu não tenho medo algum dela pq sei q ela nunca vai me machucar de propósito. Eu a beijo, agarro, amasso e até nem sei como ela me aguenta às vezes pois sou muito grudenta com ela! Heheheh! Ela não é muito dengosa mas eu a amasso mesmo sem ela querer e acabo levando umas mordidas sempre. Só q ela não morde pra machucar, é mais uma brincadeira, aliás, vc vai ver q atacar e morder é a brincadeira preferida dos gatos. Alguns, como a minha, acabam não controlando muito a força da mordida e dói às vezes, mas aí tem q ensinar o gato q é errado e tal, pq ele não faz por maldade, é q eles não tem noção mesmo da força. Algumas vezes até q ela me mordeu um pouco mais forte, eu fingi q tiha me machucado e fiquei toda encolhida fazendo uns miadinhos como se tivesse chorando, aí a Hannah veio toda preocupada me cheirar e me lamber como se estivesse pedindo desculpas! Muito fofa! Confesso tb q até gosto das mordidinhas dela! Eu é q sempre provoco ela pra me morder! Heheheh! Minha mão está sempre escalavrada!
Muitas pessoas tem medo é de ser arranhadas por gatos. Na verdade, a única vez q eu fui arranhada pela Hannah, foi quando ela tava no meu colo na varanda aí passou uma moto barulhenta na rua e ela se assustou e ao pular do meu colo, a unha da pata de trás arranhou perto do meu pescoço, mas nem saiu sangue direito nem nada, foi só superficial. Oq eu faço, é cortar sempre q as unhas crescem. Mas é só a pontinha, q nem de cachorro, só pra tb não "incitar" o gato a arranhar sofás, cortinas ou qualquer outra coisa nem poder ser acidentalmente arranhada.
Quanto à questão do perigo de ser atropelado, fácil, não deixe seu gato sair solto pela rua. Os gatos são espertos e atentos mas não são poucos os casos de gatos atropelados. Sem contar com as doenças q pode pegar na rua, verminoses, ninhadas indesejáveis, sujeiras e tb o risco dele sair um dia e nunca mais voltar pra casa.
Quando tiver o seu gato ou gata, vai ver como são animais maravilhosos, dão pouquíssimo trabalho e não vai nem entender como pode-se apaixonar por um bichinho tão lindo! ;)
possibly
Membro
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

quarta ago 06, 2003 8:25 am

Eu concordo que com um gato adulto é mais complicado. Existe uma espécie de ordem estabelecida (obviamente que nem sempre é certa):

Cão bebé com gato bebé - perfeito
Cão bebé com gato adulto - depende se for uma gata
Cão adulto com gato bebé - Não há problema
Cão adulto com gato adulto - Não é muito boa ideia

Esta ordem nem sempre é assim porque há gatos adultos que se afeiçoam de tal modo aos cães que são amigos para a vida. Depende também um pouco da própria rotina "familiar", do espaço da casa, do tratamento diferenciado, etc.
É uma questão de experimentar, e isso acho que não passa por levar o cão a ver os gatos!...

Adopte um(a) gatinho(a) e depois habitue-os lá em casa. Até lá, não há muito que possa fazer.
Quanto à inexperiência com gatos... bem, passo a redundância, falta-lhe adquirir experiência. Tudo se aprende, eu aprendi.

Boa sorte!
Miadores
Membro Veterano

quarta ago 06, 2003 12:06 pm

Juliachan Escreveu:Hahahah! Se vc soubesse como isso soa em português brasileiros..
:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

COMO É?! Gostava de saber!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta ago 06, 2003 12:21 pm

eu quando trouxe a carlota , ela nem abriu bico. também com 9 gatos.. ela não é parva. o serafim quando veio era minúsculo. durante meses a grande amigalhaça era a carlota. até mamava nela. tinha medo que o magoasse, porque enfim, eram forças desiguais. a kitty, ao princípio odiava gatos e a cadela. teve de ficar com um amigo meu durante meses. não tinha como os juntar. hoje, dá-se bem com todos e até dorme com os cães.
sempre achei mais fácil a adaptação de gato e cão que de gatos. sobre o comportamento e temperamento destes.... pequenos ou grandes, é como tudo. depende. de qualquer forma, um pequeno é mais apelativo. um maior tem mais dificuldade de adopção. é tudo uma questão de ver os prós e contras.
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quarta ago 06, 2003 3:34 pm

Miadores Escreveu:
Juliachan Escreveu:Hahahah! Se vc soubesse como isso soa em português brasileiros..
:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

COMO É?! Gostava de saber!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
...Bem, digamos que os machos "trepam" para cima das fêmeas, portanto "trepar" é usado em brasileiro nesse sentido... :oops:

:lol: :lol: :lol: :lol:
Miadores
Membro Veterano

quarta ago 06, 2003 3:40 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”