Regras

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

quarta ago 06, 2003 4:35 pm

Olá a todos,

Eu tenho um gato com cerca de 3 anos que se chama frederico. O que acontece é que como casei, deixei de o ver todos os dias, pois os meus pais tb estão mto apegados ao bicharoco.

O meu marido adora animais e gatos principalmente pois ele tb tinha um em casa dele.

O que se passa é que o frederico está habituado a fazer determinadas coisas em casa dos meus pais que o meu marido não permite que ele faça na nossa casa. Tenho de concordar que são maus habitos.....mas como eu o adoro..nunca o chatei por ele fazer.

O que se passa é que eu não sei o que fazer para que o bicharoco entenda que tem regras diferentes, isto é, em casa dos meus pais pode subir á mesa, arranhar a cadeira, etc,etc..mas na minha actual casa não pode. Qd ele sobe á mesa eu falo com ele e faço-o descer, mas passado dois minutos já ele lá esta outra vez.

Se me poderem dar umas dicas, eu agradecia.

Miaussssssssss

Sgomes

O meu marido acha que os gatos são os animais que mais cativam os donos. Como ele diz, pouco a pouco eles vão dominando tudo, e nós só nos importamos durante algum tempo, depois deixamos eles fazerem tudo. :D
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta ago 06, 2003 4:48 pm

Olá,

O seu marido tem toda a razão ;)

Quanto a educar um gato dessa idade e já com esses hábitos, parece-me complicado. Ele estraga alguma coisa?
Eu desisti de proibir a Amélia de subir para onde quer que fosse porque os gatos são curiosos e têm de ver tudo e parece-me que não os conseguimos convencer do contrário...

Beijokas
Kathleen
possibly
Membro
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

quarta ago 06, 2003 4:54 pm

Kathleen Escreveu:
Eu desisti de proibir a Amélia de subir para onde quer que fosse porque os gatos são curiosos e têm de ver tudo e parece-me que não os conseguimos convencer do contrário...
Pois é. A Nina ainda só tem 3 meses, aidna vai a tempo, mas já começo a desistir de a proibir de subir à mesa... Resta-me levantar logo a mesa após as refeições. ;)

Mas insista com ele. Insista que naquela mesa específica, naquela cadeira específica, não pode fazer o habitual. Pode ser que resulte. Mas é difícil...

Provavelmente o seu marido vai desistir mais depressa que o gato... :lol:
Sgomes
Membro Veterano

quarta ago 06, 2003 5:28 pm

Para ser franca....o meu marido está quase a desistir. É que os gatos tem um olhar especial , para nos dizerem que não percebem o que nós queremos. Tipo....tadinho de mim que não fiz mal algum ;)

Ele não estraga nada na minha casa, ele só gosta mesmo de subir á mesa nas duas casa, arranhar a cadeira da minha mãe ( tentou no meu sofá, mas já percebeu que não pode) e beber agua nos sitios mais esquesitos. Há estava-me a esquecer adora subir ao roupeiro que neste momento está todo riscado, mas como é velhinho...eu até nem me importo.

O que eu mais gosto de ver, é qd o meu marido ralha com ele pq subiu á mesa, e enquanto ele ralha o gato ronrona á volta das pernas dele. Ele acaba por não resistir e começa a dar-lhe miminhos. :lol:

Eles sabem mto...e qd nos apanham o ponto fraco, já não á nada a fazer.

Miaussssssssssss

Sgomes
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

quarta ago 06, 2003 6:23 pm

Pois é :oops:

Eles apanham os nossos pontos fracos muito rapidamente, tenho 4 efectivos peludos em casa e cada um com a sua mania, subir as mesas só mesmo o bebe Samuel :roll: ou estava tramada :?
Quanto a ensinar ... só mesmo quando bebes e mesmo assim é dificil ... depois de adultos ... só mesmo impor limites ...

Eles entram na nossa vida e nos temos a ideia que são para nos fazer companhia mas afinal ja cheguei a conclusão que somos nos que entramos na vida deles e nos adaptamos ;)

Jokas
ChinaBlue
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta ago 06, 2003 7:16 pm

ChinaBlue Escreveu:
Eles entram na nossa vida e nos temos a ideia que são para nos fazer companhia mas afinal ja cheguei a conclusão que somos nos que entramos na vida deles e nos adaptamos ;)

Jokas
ChinaBlue
É mesmo isso ;)

A Amélia ás mesas quando estão postas para comer não salta porque desde pequenina que não deixei, mas se eu estiver a comer com um individual na mesa ela deita-se em cima da mesa a olhar para o meu prato, então se for sopa :roll:

beijokas
Kathleen
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta ago 06, 2003 7:31 pm

possibly Escreveu:Provavelmente o seu marido vai desistir mais depressa que o gato...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

OS GATOS SÃO UNS "SENHORES"
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

quinta ago 07, 2003 3:10 am

Oq acontece é q quando são pequenos, os gatos sobem e se enfiam em todos os cantos. É curiosidade natural, querem explorar o lugar.. Se vc ensinar q é errado desde pequeno, eles acabam desistindo mesmo pq perdem o interesse... Agora se eles tão acostumados a fazer isso e depois de adultos se deseja ensinar, é mais difícil... Mas o pior é q vc vai ensinar q é errado na sua casa, seus pais vão deixar ele fazer na casa deles, ou seja, o gato não vai saber oq é certo e oq é errado.
Aqui eu ensinava q era errado subir na pia do banheiro, a minha mãe a colocava lá em cima. A cabeça da gata deve ter ficado confusa sem saber oq é certo e o q é errado. Na dúvida, as portas dos banheiros ficam fechadas o tempo todo agora! hehehe!
E isso dos gatos fazerem chantagem sentimental com a gente é verdade! São uns manipuladores! hehehehe! E nós sempre caímos! :roll:
MaLuCat
Membro
Registado: sábado jul 19, 2003 6:37 am

quinta ago 07, 2003 3:55 am

Olás

Não acho q seja possível lutar contra a natureza dos gatos, e se faz parte de seus instintos subir em árvores ou outra coisa qualquer, não há como impedí-los de o fazer...

O que tento ensinar a minha é aonde ela pode subir (ou arranhar) e aonde não pode...temos na sala um sofá novo e um já velhinho e mais resistente, eu a deixo arranhar apenas o mais velho...tem resultado, ela não tenta mais arranhar o outro

sgomes,
Acho q assim como a minha diferencia os sofás, o seu também pode aprender a diferenciar a mesa da sua casa e a da sua mãe. Bem, é verdade q a minha gata tem seis meses, não sei se isso funcionaria com um gato de 3 anos...
Agora, é importante q o seu marido não faça mimos logo depois de ralhar com o gato, aí sim ele não vai entender
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta ago 07, 2003 6:46 am

Acho que faltou uma coisa essencial.

Pelo que me apercebi o gato ora está num sitio ora noutro certo ? E deseja que ele compreenda que existem dois conjuntos de regras diferentes, um para cada casa. Ora, isso não é possivel.
Sgomes Escreveu: Olá a todos,

Eu tenho um gato com cerca de 3 anos que se chama frederico. O que acontece é que como casei, deixei de o ver todos os dias, pois os meus pais tb estão mto apegados ao bicharoco.

O meu marido adora animais e gatos principalmente pois ele tb tinha um em casa dele.

O que se passa é que o frederico está habituado a fazer determinadas coisas em casa dos meus pais que o meu marido não permite que ele faça na nossa casa. Tenho de concordar que são maus habitos.....mas como eu o adoro..nunca o chatei por ele fazer.

O que se passa é que eu não sei o que fazer para que o bicharoco entenda que tem regras diferentes, isto é, em casa dos meus pais pode subir á mesa, arranhar a cadeira, etc,etc..mas na minha actual casa não pode. Qd ele sobe á mesa eu falo com ele e faço-o descer, mas passado dois minutos já ele lá esta outra vez.

Se me poderem dar umas dicas, eu agradecia.

Miaussssssssss

Sgomes

O meu marido acha que os gatos são os animais que mais cativam os donos. Como ele diz, pouco a pouco eles vão dominando tudo, e nós só nos importamos durante algum tempo, depois deixamos eles fazerem tudo. D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Sgomes
Membro Veterano

quinta ago 07, 2003 9:01 am

Olá a todos.

O Frederico(Gato) é um gato com uma personalidade mto especial, pq ele era um gato de rua. E eu só o levei para minha casa já ele tinha 4 meses de idade. Ele estava habituado a subir aos telhados a apanhar ratos, etc, etc, até já lutava com os mais velhos.

Nós nunca tivemos mta sorte com animais, logo qd eu pedi para o gato ir lá para casa o meu pai foi contra, mas lá tentamos mais uma vez e para variar, aquele que resistiu mais aos encantos, é aquele que lhe faz as vontades todas, como por exemplo, levantar-se as 6 da manha para lhe dar comer e fazer festas.

Com o casamento, foi dificil dicidir para onde ia o bichinho, pois eu encontro-me todo o dia fora, enquanto os meus pais vão almoçar a casa, portanto ele é um gato que nunca está mto tempo só. Como todos nós gostamos dele, decidimos que ele ficaria com os meus pais e eu iria lá busca-lo sempre que tivesse mais saudades, logo vou a casa dos meus pais quase todos os dias(sorte que eles moram ali ao meu lado).

Mas está a ser dificil, não é que ele esteja numa casa durante o dia e á noite noutra, eu só o levo á minha casa ao fim-de-semana e uma ou duas vezes por semana, pq tb não o quero baralhar. De inicio miava mto na minha casa, mas agora parece que é toda dele.

Definitivamente, acho que nunca mais vou conseguir viver sem um gato.

Miaus

Sgomes
Kathleen
Membro Veterano

quinta ago 07, 2003 9:15 am

Olá

Porque é que não arranja um gatinho para si e deixa esse em casa dos seus pais? Uma vez que eles vivem perto pode sempre que quiser ir visitá-lo e assim ele não fica baralhado. É difícil educar um gato em duas casas diferentes.

beijokas
Kathleen
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

quinta ago 07, 2003 9:52 am

Concordo com a Kathleen, já que era mesmo isso que eu ia sugerir.

Dessa forma estará a dar a oportunidade a mais um gatinho (o preferível seria 2, para fazerem companhia um ao outro enquanto não está em casa) de ter uma família, e poderia educá-lo(s) de pequeninos.

A UZ recebeu esta semana quase 20 gatinhos bebés abandonados. Visite-os. De certeza que vai ficar apaixonada por algum(ns).

Claro que o Frederico terá sempre um cantinho especial no seu coração. Não pense que estará a abandoná-lo, até porque pode visitá-lo sempre que quiser. Pense que estará a proporcionar uma mudança de vida (para o melhor) a outros gatinhos que não tiveram ainda a sorte do Frederico.

Beijos,
Filipa
Sgomes
Membro Veterano

quinta ago 07, 2003 10:27 am

Eu e o meu marido também já pensamos nisso, mas para mim é mto complicado. A minha mãe sai mtas vezes ao fim-de-semana e o Fred(Como eu lhe chamo), fica comigo, pois ele não gosta de andar de carro e não se dá lá mto bem em casas que não conheçe.

Eu para alem de sentir que estaria a abandonar um meu bebe, o meu primeiro gatocha, ficaria com um problema adicional, como habituar o Fred a um novo membro. E que ele só o veria de vez em quando.

Eu sei que as vezes sou criticada pq digo meu a brincar, meio a falar a serio que vou buscar a minha criança. Imaginem só que no outro dia houve trevoada seca e tive que me levantar as 5 e 30 da manha pq ele estava cheio de medo e não parava de miar. Logo, passei duas horas em pé na sala só para lhe fazer companhia.

Não posso decidir assim do pé para a mão adequirir outro gato, não é que não tenha vontade de ter meia dúzia, mesmo que issso implicasse limpar a casa todos os dias ;) , mas ainda me faz confusão ter de admitir que vou perder o Fred (perder em parte).

Miaus

Sgomes
Kathleen
Membro Veterano

quinta ago 07, 2003 10:39 am

Olá

Eu percebo que não queira que o Fred fique sozinho quando a sua mãe não está em casa. Mas ele pode habituar-se facilmente a ter um gatinho com quem brincar e isso até ajuda a que ele em sua casa não faça grandes disparates por andar entretido nas brincadeiras com o outro.

Beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”