Gatinho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

kittylover
Membro Júnior
Registado: quinta ago 07, 2003 1:45 pm

quinta ago 07, 2003 3:15 pm

Olá!
Recentemente deixaram um gatinho à minha porta e eu não sei como cuidar de um gatinho bebé. gostaria por favor que me dessem algumas sugestoes.

P.S.: Já fui com ele ao veterinario e está vacinado e desparasitado.
Segundo o vet. tem entre 3 e 4 semanas.

Jinhos

Diana
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quinta ago 07, 2003 3:23 pm

Olá!
Em primeiro lugar, bem vinda ao fórum!

Quanto ao gatinho:

Ele já come sozinho?
Vai ao caixote da areia?

Se sim, então é tudo mais fácil. Basta alimentá-lo com uma boa ração de bebé e mimá-lo bastante, cuidando da sua saúde, o que pelos vistos, como já foi com ele ao vet, já deve ter noção do que precisa: vacinas, desparasitante, anti-pulgas...etc...

Se ainda não come sozinho, então veja o meu tópico "Ajuda-Ama de leite precisa-se" ou o da Leonildecarvalho "um para dar e mais dois a caminho" onde explicamos passo a passo o dia a dia de como cuidar de bebés de mama!

Boa sorte!

Susana
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta ago 07, 2003 4:06 pm

Vacinado com 3 semanas???????

Miau
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quinta ago 07, 2003 4:18 pm

:o :o :o :o :o
De facto, é estranho, no mínimo!! :o :o :o

As vacinas NÃO SE DÃO TÃO CEDO!!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
kittylover
Membro Júnior

quinta ago 07, 2003 4:21 pm

o vet. não tem bem a certeza quanto á idade mas ele já é bem grandinho.

jinhos

Diana
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quinta ago 07, 2003 4:24 pm

Olá!

O tamanho em si é muito relativo! O que pode mostrar melhor a idade (aproximada) é se já possui dentição, e com que características! Um BOM veterinário sabe avaliar mais aproximadamente a idade, não está tão "indeciso"!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
kittylover
Membro Júnior

quinta ago 07, 2003 4:29 pm

Acho que vou levar o gatinho a outro veterinário.
Obrigada!

Jinhos

Diana
possibly
Membro
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

quinta ago 07, 2003 4:38 pm

kittylover Escreveu: P.S. Já fui com ele ao veterinario e está vacinado e desparasitado.
Segundo o vet. tem entre 3 e 4 semanas.
Se calhar quis dizer 3 a 4 meses... Aí já está correcto o facto de lhe ter dado as vacinas. Até porque um vet ao ver que o gato ainda mama, deveria dar indicações de como dar de mamar e que tipo de leite dar.

Das duas uma, ou esse vet é um charlatão ou houve aqui um mal entendido.
kittylover
Membro Júnior

quinta ago 07, 2003 4:59 pm

eu não queria dizer semanas! :| tem 3 a 4 meses!

Desculpem!

jinhos

Diana
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta ago 07, 2003 6:03 pm

Olá!
Grande confusão vai para aqui! Então tem um gatinho com entre 3 a 4 meses! Antes de tudo parabéns, os gatos são um encanto vai vêr que se vai tornar fã deles, se já não era. Eu vou dar-lhe os conselhos que gostava que me tivessem dado quando tive a minha primeira gata:
- Comida: sim vale a pena insistir numa boa ração. As pessoas têm tendência a achar as rações melhores muito caras, mas na realidade o que vai poupar no vet por dar uma boa ração ao gato vale a pena. É difícil cozinhar adequadamente para os gatos pois eles têm necessidades nutricionais diferentes das nossas, além disso se algum dia o gato ficar doente se já estiver habituado a ração fará facilmente a transição para a ração de dieta. A ração é melhor que a comida húmida (de lata) pois tem mais nutrientes, previne problemas dentários e obriga os gatos a beberem mais água o que ajuda a prevenir uma série de outras doenças. Existem diversas marcas boas como: Hill's, Royal Canin, Eukanuba, Proplan, Iams, etc. Em caso de dúvida sobre qual escolher pergunte ao seu vet.
- Unhas: os gatos poderão ter tendência a arranhar a mobília e outras coisas que não queremos. As unhas podem ser aparadas com um corta-unhas, atenção só a pontinha branca, não a cor de rosa. O melhor é pedir ao vet na próxima ida que lhe explique como se aparam as unhas. Compre um bom arranhador fixo (de preferência vertical e de sisal, existem umas colunas com uma bolinha muito boas) para o gato poder arranhar à vontade. Brinque com ele junto ao arranhador de forma a que ele compreenda que pode arranhar naquele local. Se o vir a arranhar em algum local que lhe desagrade pegue-o pelo cachaço (como faria a própria mãe dele) e diga um não firme.
- Se passa muito tempo fora de casa e pode ter mais uma despesa, pondere a hipótese de adquirir outro gato. Os gatos únicos que passam muito tempo sós podem tornar-se muito ansiosos pela companhia dos donos. Além disso quanto mais novos mais fácil é habituá-los à convivência com outros animais, mais tarde pode ser mais complicado (embora não seja de todo impossível, eu já vou na terceira gata e as outras lá vão aceitando).
- Identificação: compre uma coleira para o seu gato onde possa pôr alguma forma de identificação, assim se ele algum dia fugir poderá ter mais esperanças de reencontrá-lo. As coleiras devem abrir-se com o peso do animal ou ter um elástico incorporado, assim, se ele acidentalmente ficar preso pela coleira não morrerá enforcado pois conseguirá escapar. Deixe alguma folga na coleira. Não lhe ponha guizoos gatos ouvem 5 vezes melhor que nós um guizo para eles é uma barulheira infernal.
- Eduque-o: Se não quer que o gato vá para algum sítio ou faça alguma coisa pegue-o pelo cachaço e zangue-se com ele, mas não bata, seja apenas coerente, eles acabam por perceber. Não espero o impossível, é um gato não um cão, mas algumas coisas aprendem como não subir para mesas, não arranhar sofás, etc
- Sendo um macho aconselho a que o castre quando tiver idade para isso (por volta dos 7 meses mas fale acerca disso com o vet). Os machos poderão desenvolver o hábito de marcar território o que pode ser muito desagradável.

Bem isto são as coisas de que me lembro, espero ter sido útil!
kittylover
Membro Júnior

quinta ago 07, 2003 8:41 pm

Obrigada pelas dicas :D

Mtos jinhos

Diana
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

sexta ago 08, 2003 5:56 am

hecep Escreveu: Não lhe ponha guizoos gatos ouvem 5 vezes melhor que nós um guizo para eles é uma barulheira infernal.
Sendo um macho aconselho a que o castre quando tiver idade para isso (por volta dos 7 meses mas fale acerca disso com o vet). Os machos poderão desenvolver o hábito de marcar território o que pode ser muito desagradável.
Hecep concordo com praticamente tudo q disse mas discordo com o lance do guizo. Já há meses q a Hannah usa coleira com guizo e nem se importa. Mesmo pq o guizo só faz barulho se ela pular ou correr muito. E é bom pra localizar o gato! Eles só estranham no primeiro dia. Ficam enlouquecidos achando q tem algum bicho os seguindo! Hehehhe! Mas aí cansam de tentar arrancar a coleira e correr do bicho invisível e vão dormir. No dia seguinte já se acostumam com o barulhinho. De preferência se for colocar guizo, escolha um pequeno. O da Hannah é bem pequenininho mas na loja tinha umas coleiras com verdadeiros sinos de igreja! Haja paciência!
E quanto a castração, esqueceu de falar q tb é recomendado castrar a fêmea pois além de prevenir doenças como tumores uterinos e ovarianos, acaba com a chateação do cio e tb impede q a gata fique grávida no caso de uma escapadela...

Quanto a comida, realmente o melhor é só dar uma ração seca de boa qualidade e dar uma ração de lata ou de sachet só de vez em quando, como um agradinho, tipo 1 ou 2x por semana.
Tem q manter um ou mais potes com água sempre fresquinha e não esqueça de lavar sempre os potes pois se não lavar há proliferação de bactérias e líquens oq pode fazer mal ao gato.
Vc pode tb dar banho no seu gato, aí o melhor é habituá-lo desde pequeno, tipo 1x por mês ou a cada 2 meses. Se quiser depois explicamos como se dá banho em um gato.
Bem, qualquer dúvida é só perguntar Diana! E boa sorte com seu novo filhote! ;)
MaLuCat
Membro
Registado: sábado jul 19, 2003 6:37 am

sexta ago 08, 2003 6:35 am

Olá

Uma coisa ainda não entendi....qual deles é o gatinho em questão o Pumpkim ou a Pandorinha?? pois debaixo do seu avatar aparece o Pumpkin com 3 meses e Pandorinha com 1 mês......se for a Pandorinha q você depois disse ter 3 ou 4 meses então você já tem um outro gato com a mesma idade...
:?: :?: :?: :?: :?:
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

sexta ago 08, 2003 6:42 am

Ih, agora tb não entendi.. Não tinha reparado q vc tinha mais de 1 gato...
Além disso, 3 ou 4 meses já não é tão bebê assim pois já está grandinho e come ração sem problemas. Vc não deve ter nenhum problema quanto ao gatinho, não será difícil educá-lo...
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta ago 08, 2003 8:40 am

Olá

também não entendi até porque o de 3 meses é um maine Coon que segundo o que está noutro tópico foi comprado a um criador. Nesse caso tem de ter registo e a data de nascimento... Não estou a entender nada, parece-me mais uma daquelas confusões por falta de explicação da situação....

beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”