O MEU GATO URINA A CASA TODA!AJUDEM-ME!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mimoca
Membro Júnior
Registado: quinta mar 21, 2002 6:21 pm

quinta ago 07, 2003 7:02 pm

Olá, tenho um gato de 3 meses da raça persa que o meu marido me ofereçeu à poucos dias atras, a intenção era boa mas... Não sei o que hei-de fazer, pois ele urina-me pela casa toda, colchões das camas, sofás, atras das mobilias, por cima das roupas, enfim... nada escapa...tem sido uma trabalheira, pois passo o dia para limpar a porcaria que ele faz! Nem mesmo fechado no wc, com o seu caixote com areia para as suas necessidades, ele prefere urinar no chão, chegando a ficar com as patas todas molhadas, que até mete dó! O que hei-de fazer? Não sei se será algum problema de bexiga, ou se é mesmo caracteristica do gato. Também tenho mais 2 gatos em casa que assim que o veêm ficam logo assanhados para ele, será que ele se sente intimidado? Mas é que ele faz sempre o mesmo quer esteja sózinho em casa ou não...Gosto muito de gatos mas confesso que estou a ficar aborrecida com esta situação. Até já comprei 2 produtos, um repelente para ele não urinar em certos locais e outro para por no cesto da areia dele para o incentivar a urinar ali, mas não adiantou! Alguem me sabe dizer como proceder neste caso, para que o gatinho faça as necessidades apenas na sua areia, ou será que pode ser algum problema na bexiga? Agradeço opiniões.
Obrigada.
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quinta ago 07, 2003 7:21 pm

Não são problemas de bexiga, ainda é muito pequenino para isso, deve ser medo dos outros gatos é uma forma de lhe dizer que não está bem. Separe-os durante uns dias de modo a que se habituem ao cheiro, mude a areia com frequência e ponha lá um pouquinho de areia dos outros, ponha várias caixas, mude de marca de areia, pergunte ao criador qual a areia que usava, ensine-o, como se fosse a mãe dele a usar a caixa. Nenhum gato é porco por natureza, muito menos nessa idade. tem que ter persistência e tentar ensiná-lo, com que idade foi separado da mãe? Pode ser que a mãe ainda não lhe tivesse ensinado a usar o wc. Não desista, senão então é que ele se habitua mesmo. Nunca tive problema semelhante, mas acho que ele vai voltar a fazer na caixa. Calma.

Mai-mai
kittylover
Membro Júnior
Registado: quinta ago 07, 2003 1:45 pm

quinta ago 07, 2003 8:57 pm

Não são problemas de bexiga, ainda é muito pequenino para isso, deve ser medo dos outros gatos é uma forma de lhe dizer que não está bem. Separe-os durante uns dias de modo a que se habituem ao cheiro, mude a areia com frequência e ponha lá um pouquinho de areia dos outros, ponha várias caixas, mude de marca de areia, pergunte ao criador qual a areia que usava, ensine-o, como se fosse a mãe dele a usar a caixa. Nenhum gato é porco por natureza, muito menos nessa idade. tem que ter persistência e tentar ensiná-lo, com que idade foi separado da mãe? Pode ser que a mãe ainda não lhe tivesse ensinado a usar o wc. Não desista, senão então é que ele se habitua mesmo. Nunca tive problema semelhante, mas acho que ele vai voltar a fazer na caixa. Calma.

Mai-mai

Tb acho que deve ser um problema de intimidação. Como ele é pequenino e os outros gatos são grandes sente se mal. Com os meus gatos foi um pouco diferente pois quando levei o pequeno Pumpkin a minha Fofa não parava de lhe bufar e quando eu saia de casa ela aproveitava para o arranhar e ele até deixou de comer com medo dela mas depois de estarem um tempo separados tudo ficou bem.
Não se esqueça que não pode ter toda a atençao "virada" para o pequenino pois os gatos são animais muito independentes e podem vir a ficar revoltados.
De qualquer maneira acho que seria bom leva-lo ao veterinario pois saberia o que fazer.

Boa sorte
e vá dando noticias

Mtos jinhos

Diana
kittylover
Membro Júnior
Registado: quinta ago 07, 2003 1:45 pm

quinta ago 07, 2003 8:57 pm

Mai-mai

Tb acho que deve ser um problema de intimidação. Como ele é pequenino e os outros gatos são grandes sente se mal. Com os meus gatos foi um pouco diferente pois quando levei o pequeno Pumpkin a minha Fofa não parava de lhe bufar e quando eu saia de casa ela aproveitava para o arranhar e ele até deixou de comer com medo dela mas depois de estarem um tempo separados tudo ficou bem.
Não se esqueça que não pode ter toda a atençao "virada" para o pequenino pois os gatos são animais muito independentes e podem vir a ficar revoltados.
De qualquer maneira acho que seria bom leva-lo ao veterinario pois saberia o que fazer.

Boa sorte
e vá dando noticias

Mtos jinhos

Diana
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta ago 07, 2003 9:23 pm

Olá

O gatinho veio de um criador? Estava com a mãe?
Tente falar com a pessoa a quem comprou o gatinho e saber que areia usava e faça como lhe disse a Mai-Mai, ele deve estar com medo dos outros gatos...
E o resto das necessidades faz na areia?

Vai ver que tudo se resolve depressa.

Beijokas
Kathleen
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

sexta ago 08, 2003 6:18 am

Eu acho melhor não ir descartando problemas urinários assim não.. Nunca se sabe, sei lá! é melhor levar num vet só pra ter certeza...

De qualquer modo, valem os conselhos q já deram pois pode ser mesmo q o gatinho esteja fazendo xixi assim de tanto medo. Já q ele está só há poucos dias, isso pode ser por causa do choque de ser tirado da mãe de repente e colocado em um ambiente totalmente diferente do q está acostumado, com cheiros diferentes e outros gatos adultos dominantes. Eles deve estar morrendo de medo, muito assustado mesmo. Acho melhor separar ele um pouquinho mesmo e dar bastante carinho e brincadeiras. A chave é ter um pouco de paciência e dar tempo pra ele se adaptar ao novo lar e perder o medo. E separando ele em um lugar isolado até ele parar com isso de fazer xixi tb vai te evitar o trabalho de ficar limpando a casa e de ficar com cheiro ruim no ambiente. Como vc mencionou q ele até fica com as patas molhadas de xixi, isso significa q está mesmo fazendo xixi involuntariamente pois quando é demarcação de território, eles direcionam o jato de xixi pro lugar onde vão demarcar. Portanto esses sprays não funcioriam nessa situação pois ele não está fazendo xixi de propósito coitadinho. Sinto muito pela situação chata mas não desista q tenho certeza q ele se adaptará e será um amor de gatinho tanto com vcs quanto com os outros gatos! ;)
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

sexta ago 08, 2003 5:13 pm

è isso mm...há q ter paciencia...os gatinhos qdo são novos n sabem logo ir ao wc...tirando raras excepções....o meu tinha cerca de 1 mê e meio qdo veio p minha casa, e tb tive q lhe ensinar tudo...fazia tudo no chão...no meio da cozinha...depois começou a fazer sp no mm sitio, debaixo da mesa de cozinha tb....e só 2 semanas depois é q começou a ir ao wc..tb era tão pequenino q n conseguia subir o pequeno"tuperware"( nn sei se é assim q se escreve) q lhe improvisei de wc....

mais tarde qdo lhe comprei aqueles wc fantasticos...com portinha e tudo, estava c medo q ele n fosse lá...ou melhor q n percebesse q agora era ali q ele tinha de ir....mas nem precisei de lhe dizer nada.....

tem de ter calma e mta paciencia c o bichinho....

Felicidades....
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

sexta ago 08, 2003 6:42 pm

Tenho 5 gatos ... dois vieram da casa de uma amiga ... sempre usaram o WC ... dois recolhi de rua e logo foram ao WC ... tenho só um problematico que as vezes faz dentro e as vezes fora ... depende :? :?

A minha amiga que me deu o Sebastião e o Samuel ficou com outros dois irmãos e os dois tiveram problemas de adaptação ao WC.

Sempre que trago um gato novo para a casa passa por um periodo de calma isolada dos outros ... só depois de se habituarem aos cheiros e do novato ter confiança em mim é que os junto (+-3 dias) e tem corrido bem ...

Separa o bebe e faz com que sinta confiança em ti antes de o juntar a "maralha" que normalmente reage fe forma pouco amistosa ao 1º contacto mas depois habituam-se e ha historias de verdadeiras peixões.

Fica bem e boa sorte

Jokas
ChinaBlue
Responder

Voltar para “Gatos”