Boa Noite a todos
Recentemente recolhi dois gatos abandonados que agora fazem parte da minha casa.
Embora eles não tenham acesso à rua, pretendia aproveitar a esterilização de ambos para lhes ser colocado microchip.
Daqui surge a minha dúvida: andei a pesquisar e, ou percebi tudo mal, ou não percebi nada.
Quando chipamos um animal sem que seja obrigatório, o chip só é "válido" se o animal estiver licenciado na junta de freguesia?
Pelo que li, a base de dados foi fundida numa só e, se o animal se perder e alguém o levar a um veterinario e lhe seja detectado um microchip, o veterinario agora comunica com o SIRA e este com as juntas de freguesia? Ou seja, se o (neste caso) gato não estiver licenciado na junta de freguesia, e mesmo assim tiver chip, não é possivel encontrarem os donos?
Antigamente o SIRA podia dar o contacto dos donos, mas agora já não?
Gostava muito que me pudessem responder a esta questão, porque estou completamente confusa.
Pretendo chipar os gatos, apenas porque pode acontecer algum acidente e um deles fugir e assim ser mais seguro que eu o conseguiria encontrar (muito embora eu saiba que é pouco comum verificar se um gato sem raça e tirado da rua, poderá ter microchip).
Obrigada pela vossa atenção.
Microchip, SIRA, Juntas Freguesia
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
- Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...
Pelo que sei o microship se for colocado na clínica habitual onde trata os seus animais,o contacto dos donos está no papel ou na ficha do vet.
Pelo menos quando coloquei o chip da minha nina,fiquei com o nº do chip na bolsa dos docts dela e não tenho nada da junta, porque nunca a registei... acho k uma coisa não tem haver com outra...
Pelo menos quando coloquei o chip da minha nina,fiquei com o nº do chip na bolsa dos docts dela e não tenho nada da junta, porque nunca a registei... acho k uma coisa não tem haver com outra...
<p>Se os humanos têm Alma,os animais também têm Alma. Se os humanos têm Livre Arbítrio, os animais também o têm. Se não podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benefício da dúvida! </p>
<p>Marc Bekoff</p>
<p>Marc Bekoff</p>
Andei a pesquisar e pelo que entendi, quando o veterinário chipa o cão/gato é responsabilidade dele de registar o animal no SICAFE?Pausanias Escreveu:Vá ao Veterinario e registe os animais nO SICAFE.
Ou somos nós os donos quem temos de nos dirigir a algum lugar?
Quando chipei a minha cadela, creio que uma cópia foi enviada pelo veterinario talvez para o SIRA (sei que bem mais tarde liguei para lá para ver se o registo da cadela estava activo e confirmaram-me os dados todos) e eu fiquei com o original. Mas a minha cadela está licenciada na junta de freguesia, sendo obrigatorio renovar a licença anualmente.
Diga-me sff, Pausanias, depois de chipar os gatos, eu tenho de entregar os papeis em alguma entidade ou o veterinario envia?
E, para segurança deles, já não preciso de os licenciar na junta de freguesia?
Se algum dos meus gatos fugir, for encontrado e detectado o chip, para onde segue a informação para me contactarem? O SICAFE, depois de contactado, fornece a informação com os dados do dono?
Desde já muito obrigada pela atenção.