O MEU GATO PRECISA DE UMA TRANSFUSAO DE SANGUE

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sofiag
Membro Júnior
Registado: quinta jul 31, 2003 9:45 am

segunda ago 11, 2003 11:19 am

[size=18][/size]
HA 2 SEMANAS DESCOBRI QUE O MEU GATO RAFAEL ESTA MUITO DOENTE. TEM UMA ANEMIA MUITO GRAVE PROVOCADA POR UM PROTOSOARIO TRANSMITIDO POR UMA PULGA, ESSE PROTOSARIO INSTALE-SE NOS GLOBULOS VERMELHOS DESTRUINDO-OS. PARA COMPLICAR AINDA MAIS DESCOBRIMOS QUE É FELV POSITIVO. ELE ESTA A SER ACOMPANHADO POR UM VETERENARIO, MAS PROVAVELMENTE IRA PRECISAR DE UMA TRANSFUSAO DE SANGUE. JA FIZEMOS TESTES DE COMPATIBILIDADE A DUAS GATINHAS MAS INFELIZMENTE NAO ERAM COMPATIVEIS. O VETERENARIO DIZ QUE E MAIS PROVAVEL QUE UM SIAMES LHE POSSA DAR SANGUE POIS SAO DADORES UNIVERSAIS. MAS EU NAO CONHEÇO NINGUEM QUE TENHA UM SIAMES. ESTOU DESESPERADA.
OBRIGADA PELO DESABAFO.
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda ago 11, 2003 11:33 am

Bem que situação complicada. Neste forum existem gatos Siameses. Já procurou ajuda junto de Associações protectoras de animais. De que zona do país é?

As melhoras do gatinho.

Miau
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda ago 11, 2003 11:41 am

De onde a senhora é ? O gato já fez alguma transfusão anteriormente ? Tem raç ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

segunda ago 11, 2003 11:51 am

Olá

O Hospital da Drª Cristina (è o Hospital que vem na Arca de Noé, nas perguntas ao Veterinário, poderá procurar ali a morada e nº de telefone) parece-me que tem banco de sangue, tente, também ouvi dizer que no Porto existe um banco de sangue animal, mas não tenho a certeza.

Boa sorte, tente tudo

Mai-Mai
Nikitagatita
Membro Veterano
Registado: quinta fev 27, 2003 11:10 am

segunda ago 11, 2003 1:09 pm

Olá,

Há um tempo atrás lembro-me de ter visto no site www.pegadas.iol.pt uma informação que era um Banco de Sangue em que se destinava a todos os animais que se queiram oferecer como voluntários para dar sangue a outros em risco de vida, é possível que consiga obter alguma informação uma vez que as pessoas colocam lá os dados dos seus animais e os seus respectivos contactos para eventuais necessidades tal como a sua situação.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda ago 11, 2003 1:29 pm

então mas o vet não tem as fichas dos animais? não pode delingenciar para encontrar um siamês?
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda ago 11, 2003 1:40 pm

anjaazul Escreveu: então mas o vet não tem as fichas dos animais? não pode delingenciar para encontrar um siamês?
Pois, e convencer o dono ?

Aí é que está a treta, é que as pessoas só se apercebem que devem ser solidárias quando se vêem em apuros.

P.S
Isto não era de forma alguma dirigido à pessoa que fez o apelo.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

segunda ago 11, 2003 2:44 pm

Boa tarde,

Eu tenho 2 gatos e já por várias vezes pensei em os inscrever como dadores, só ainda não o fiz porque mudei de veterinário e este novo vet não tem banco de sangue.

Eu vivo em Almada e caso a Sofiag viva na zona da Grande Lisboa desde já voluntario o meu Boris para dador. Não é siamês mas é um gato jovem e saudável e até pode ser que o sangue dele seja compatível com o do seu gato.
Não voluntario a Mia como dadora porque actualmente ela está a fazer um tratamento a um fungo e tem andado um pouco debilitada e deprimida. Não tenho coragem de a fazer passar por mais do que ela já passa ultimamente.
sofiag
Membro Júnior
Registado: quinta jul 31, 2003 9:45 am

segunda ago 11, 2003 3:48 pm

[quote=CasadeAnaval]
De onde a senhora é ? O gato já fez alguma transfusão anteriormente ? Tem raç ?
[/quote]EU SOU DE CASCAIS, NAO ELE AINDA NAO FEZ NENHUMA TRANSFUSAO PORQUE AINDA NAO ARRANJAMOS DADOR COMPATIVEL. ELE E CRUZADO COM SIAMES.
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda ago 11, 2003 4:34 pm

Olá,

Cuidado com as transfusões de sangue. Só podem ser feitas em ultimo caso pois a segunda pode ser fatal.

No forum dos cães, num tópico interessante colocado pelo Casadeanaval, coloquei um texto que para mim é muito importante. Não se fala muito de grupos sanguineos dos cães e gatos, mas não são como os nossos. Eles têm muito mais grupos sanguineos e não são assim tão fáceis de achar.

Aqui fica para quem interessar. Informar nunca é demais:

"Receber o sangue através de uma transfusão acontece quase sempre em caso de vida ou morte. "A transfusão é geralmente o último recurso para salvar o animal", explica o médico veterinário Rômulo Caldas Braga, que coordenou durante cinco anos os serviços de transfusão do CAD (Centro de Apoio Diagnóstico Veterinário) do Rio de Janeiro e hoje oferece consultoria sobre o assunto a outras clínicas. "Como receber sangue pela segunda vez traz grande risco de reação e, portanto, de vida ao animal, adia-se ao máximo a primeira transfusão".

A tipagem sangüínea dos cães é muito mais difícil de ser estabelecida que a dos humanos. Mas, mesmo assim, o risco de uma reação provocada por incompatibilidade é muito pequeno numa primeira transfusão. "Somente 15% da população total de cães apresenta aglutininas para reagir numa primeira transfusão, o que dá uma margem de segurança relativamente grande", conta Montoni, da Provet. Sendo assim, o cão pode receber o sangue de qualquer doador - saudável, claro -, desde que nunca tenha passado pela experiência.

Para garantir o sucesso da operação, o médico pode fazer um teste de compatibilidade, misturando amostras do doador e do receptor para esperar uma reação como a coagulação. "Muitas vezes o teste de reação não é feito porque o animal já está muito debilitado e não pode esperar o resultado", completa a médica Moretti. Quando o teste não é feito, a transfusão é iniciada de forma bem lenta, observando o comportamento do animal. O processo pode levar horas e não é, sozinho, sinônimo de cura. "Não se deve se enganar pela melhora repentina após a transfusão, pois esse estado pode ser provisório se a causa do problema e suas conseqüências não forem tratadas", afirma o médico Montoni, do Rio de Janeiro. "

As melhoras do gatinho e se for preciso o meu Alex será doador. Hoje mesmo falarei com o meu vet sobre este assunto.

Miau
Responder

Voltar para “Gatos”