Sondagem: Que liberdade damos aos nossos felinos?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Que liberdade damos aos nossos felinos?

Os meus gatos têm acesso a todas as divisões da casa e ainda ao exterior, mesmo quando estou ausente de casa
5
9%
Os meus gatos têm acesso a todas as divisões da casa mas não ao exterior, mesmo quando estou ausente de casa
20
35%
Os meus gatos têm acesso a todas as divisões da casa e ainda ao exterior, mas apenas quando estou presente para supervisionar
12
21%
Os meus gatos têm acesso a todas as divisões da casa mas apenas quando estou presente, e nunca têm acesso ao exterior
7
12%
Os meus gatos têm acesso a quase toda a casa, mas há 1 ou 2 divisões que lhes são proibidas
11
19%
Os meus gatos estão sempre restritos a 1 ou 2 divisões da casa
0
Sem votos
Os meus gatos vivem no exterior
2
4%

Total de votos: 57
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

terça ago 12, 2003 6:19 pm

(Atenção: a sondagem deve abranger apenas os que consideramos como "nossos" gatos e não incluir situações em que se alimenta gatos de rua)

Até que ponto os gatos são "reis" em nossa casa?

Andam por todo o lado sempre que lhes apetece ou há divisões a que só os humanos da casa têm acesso?

Têm ou não acesso livre ao exterior?
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

terça ago 12, 2003 9:23 pm

A minha é uma rainha cá em casa, acho que é ela que manda mais ;)
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

quarta ago 13, 2003 12:12 am

Reparei que, embora existam já 8 votos, apenas a Nana fez um comentário.

Era interessante não só que votassem, mas que compartihassem as experiências com os vossos bichanos.

Os meus, logo assim que chegaram, sempre tiveram acesso a toda a casa, desde que eu estivesse presente. Nessa altura, quando saía de casa, dava-lhes acesso apenas à cozinha, ao meu quarto e às casas de banho. Com a gradual confiança que me foram inspirando, fui abrindo divisões e agora, apenas a sala fica fechada quando saio de casa ou durante a noite. Isto porque é já a única divisão onde tenho plantas no parapeito da janela que correm o risco de ser atiradas ao chão, e quero evitar andar todos os dias de cabeça para baixo a apanhar terra e cacos de vasos. Mas não está longe o dia em que poderão andar por toda a casa livremente. :D

Acesso ao exterior é que não têm, até porque o meu prédio não tem varandas nem terraços. Cá em casa não há janelas abertas, não vá o diabo tecê-las, e eu sou uma "mãe" muito ciosa das minhas crias! :roll:
MaLuCat
Membro
Registado: sábado jul 19, 2003 6:37 am

quarta ago 13, 2003 3:31 am

Olá

Tenho apenas uma gatinha (6,5 meses) e que está comigo a quase 4 meses. Logo q a trouxe para casa ela só andava pela casa toda com a minha presença pq era muito pequena, pouco depois teve fungo e aí ficou restrita ao meu quarto e banheiro pq essa área tinha de ser limpa e desinfetada com frequência. Agora q está curada ela passa o dia restrita a área dos quartos pq tenho medo q esqueçam alguma porta ou janela aberta e ela fuja (e também ela passa a maior parte desse tempo a dormir); de noite ela pode passear por toda a casa, exceto a cozinha (por questões de higiene). Ainda não a deixo sair para a parte externa pq ainda não foi esterilizada....e também não sei se o farei pq por aqui tem muitos cães (e alguns gatos de rua).
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

quarta ago 13, 2003 8:51 am

Olá a todos!
Como membro recente desta família quero desde já felicitar todos os participantes e membros do site.
Aproveito igualmente para vos convidar a conhecer a Bê no meu álbum, no diário ou ainda no album da arca! Está nos gatos Angorá!
Agora devo dizer que a Bê, que encontrei abandonada com menos de um mês, está comigo desde que cabia na palma da minha mão e já fez 1 ano e 2 meses!
Tem acesso desde sempre a todas as divisões da casa e ao exterior quando estou em casa, para poder sair e entrar quando lhe apetece. Moro num r/c num bairro relativamente pacato, o que favorece de algum modo as suas saídas! Durante o dia gosta de ficar pela varanda, empoleirada a vigiar as redondezas... já à noite sai muito mais, por vezes durante quase duas horas, deixando-me "em pulgas"... :oops:
De resto no bairro quase toda a gente tem um gato ou um cão, ou os dois! ;) O pior são dois cães que adoram correr atrás dela e dos quais ela tem um medo terrível! Mas são uns queridos! Quando eu estou por perto, nem ela foge nem eles correm atrás dela! Com o tempo ainda ficam amigos!
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

quarta ago 13, 2003 8:56 am

Olá.....

Pois é Phil, passa-se exactamente o mesmo comigo. O Fred sempre teve toda a casa á sua inteira disposição, excepto a sala, pois ele adora sofas de pele. Qt a ir passear para a rua, ele vai frequentemente ao nosso terraço, mas só com a nossa supervisão, pois ele adora explorar e já provou que não podemos ter confiança nele.

No entanto tenho mta pena, pois sinto que ele adora estar deitado ao fresco.

Miaus

Sgomes
Nikitagatita
Membro Veterano
Registado: quinta fev 27, 2003 11:10 am

quarta ago 13, 2003 9:09 am

Olá,

Tanto a Ritinha como a Nikita tem acessoa a toda a casa excepto ao quarto do meu filho quando não estamos presentes.
Quanto ao exterior a Nikita opta por ficar sempre por casa, já a Ritinha quando abro a porta vem para a varanda ,o meu acesso a casa é feito por varandas há quem chame galerias, ou seja sempre que abro a porta de casa estou ao ar livre embora ainda dentro do prédio, a madame gosta de andar por lá a passear, de ir dizer um pequeno "olá" ás plantas da minha vizinha e ao tapete de outro meu vizinho :roll: :roll: :roll: ..... Mas sempre comigo ao pé uma vez que além de outros gatos também há por lá cães.... ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta ago 13, 2003 9:28 am

Olá

A Amélia tem acesso a todas as divisões da casa. Aos poucos fomos vendo que podiamos confiar e as portas foram-se abrindo ;)

Ela não estraga nada nem deita nada ao chão. Ás vezes vem á varanda sempre comigo, eu moro num 6º andar e morro de medo que ela caia.

Em relação á rua, já a levei algumas vezes a passear de trela perto do meu prédio, mas ela tem medo do barulho da rua e fica assustada, nunca se sente muito à vontade. Eu acho que ela é feliz em casa.

Beijokas
kathleen
marilena
Membro Júnior
Registado: terça abr 22, 2003 9:42 am

quarta ago 13, 2003 9:48 am

Olá

Os meus peludinhos têm a casa toda por conta deles, só durante o período de habituação é que o recém chegado fica fechado no quarto da minha filha que tem casa de banho c/ janela.
Tenho plantas em casa mas como também tenho sempre um pequeno vaso com erva gateira não tenho problemas de maior.
Quanto ao exterior só tenho uma varanda e como uma vez a gata mais velha saltou para o parapeito, (moro num 7º andar e ia morrendo de susto) não os deixo ir para lá. Qualquer dos 3 peludos detesta a rua mas adoram ir para as escadas cheirar os tapetes dos vizinhos. Agora como tem estado muito calor, logo que o meu marido chega é vê-los a miar junta á porta para irem para a escada, está mais fresquinho lá e eles sabem perfeitamente quem lhes faz as vontades todas...

Miaus e ronrons

Marilena
marilena
Membro Júnior

quarta ago 13, 2003 9:50 am

Olá

Os meus peludinhos têm a casa toda por conta deles, só durante o período de habituação é que o recém chegado fica fechado no quarto da minha filha que tem casa de banho c/ janela.
Tenho plantas em casa mas como também tenho sempre um pequeno vaso com erva gateira não tenho problemas de maior.
Quanto ao exterior só tenho uma varanda e como uma vez a gata mais velha saltou para o parapeito, (moro num 7º andar e ia morrendo de susto) não os deixo ir para lá. Qualquer dos 3 peludos detesta a rua mas adoram ir para as escadas cheirar os tapetes dos vizinhos. Agora como tem estado muito calor, logo que o meu marido chega é vê-los a miar junta á porta para irem para a escada, está mais fresquinho lá e eles sabem perfeitamente quem lhes faz as vontades todas...

Miaus e ronrons

Marilena
marilena
Membro Júnior

quarta ago 13, 2003 9:51 am

Olá

Miaus e ronrons

Marilena
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quarta ago 13, 2003 9:56 am

Olá Kathleen

Trela nunca! Já reparou nos milhões de bactérias, virus, micróbios, etc. que o chão tem? Se nem calçados deveríamos entrar em casa quanto mais pôr os meninos no chão. Eu levo os meus muitas vezes à rua, mas vão sempre ao meu colo, ao princípio levo-os com trela , mas ao colo, para não haver possibilidade de se assustarem e fugirem dos meus braços, conforme vou tendo confiança neles abro um pouco, e não o devia fazer, as defesas. E mais.... (sou muito chata....) não deixo fazer festinhas, faço um sorriso e explico que ao fazer festinhas pode-se estar a transmitir qualquer doença pois podem ter feito festas a um animal doente e assim transmitir. Nas exposições também não deixo mexer, faço sempre um sorriso, peço desculpa e explico. Levo-os à rua por duas razões: 1ª sou muito vaidosa dos meus meninos; 2ª Eles precisam de ver mais gente além de mim ou das poucas pessoas que vão a minha casa, têm que se habituar a outros ruídos que não os caseiros e a movimento, por causa das exposições. Deste modo estarão completamente à vontade.

Desculpe se fui um pouco agreste, mas já me vai conhecendo e sabe que acima de tudo OS MENINOS! ;) ;) ;) :lol: :lol:

BEIJOCAS

Mai-Mai
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta ago 13, 2003 11:03 am

Olá

Mai-Mai, entendo-a perfeitamente, a Amélia quando vai de trela à rua não sai do meu colo porque não se sente sequer à vontade. Já a coloquei no chão uma vez mas ela odiou :oops: . Mas chegou a casa limpou logo as patinhas com dodots etc. mas agradeço o seu alerta e acredite desde que ela esteve doente nunca mais coloquei a hipótese de a levar à rua colocando-a no chão.
Eu levo-a com a trela pois tenho receio que ela se assuste, salte do meu colo e fuja.
Onde moro não há gatos, mas há alguns cães que podem sempre transmitir alguma bactéria.

Beijokas
kathleen
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quarta ago 13, 2003 11:06 am

Olá Kathleen,

Eu sabia que a menina era uma DONA muito consciente e cuidadosa. Já estava a sentir a sua falta hoje aqui!!!!

Beijinhos

Mai-Mai
ros
Membro Júnior
Registado: quarta abr 24, 2002 10:21 am

quarta ago 13, 2003 11:30 am

Olá a todos!
Os meus gatos (a Mimi e o Tomás) têm acesso a toda a casa, que é um T1+1, quando estou em casa. Quando não estou, só não vão para o meu escritório, porque tenho lá um armário imbutido onde guardo roupa e a Mimi diverte-se a tirar a roupa das prateleiras. De resto, já aprendi que eles se querem ir para um sítio, mais tarde ou mais cedo conseguem.`É que a curiosidade é a principal "virtude" dos gatos. Além disso, os tapetes com pêlo tem um período de vida curto em minha casa, bem como os sofás (só os volto a forrar quando tiverem aí uns 20 anos). Não há janelas abertas em casa, pois já perdi um gatinho numa queda e não quero nem pensar em outra igual.
Resumindo, são eles que mandam em casa (+ ou -).
Fiquem bem!
Responder

Voltar para “Gatos”