Gatinhos à chegar - Já chegaram :)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

dundeept
Membro Júnior
Registado: domingo abr 18, 2010 7:35 pm

domingo mai 09, 2010 9:23 pm

Boa noite,

Brevemente irei adoptar um gatinho, tenho lido bastante o fórum mas ainda tenho muitas duvidas ( nunca tive gatinhos).

Varias pessoas recomendam que tenha 2 gatinhos em vez de 1, para não se sentirem sozinhos, mas um T1 não será muito pequenino para dois humanos e dois felinos?

No caso de ter 2, posso ter um só WC?
Podem comer da mesma gamela?
Devo adoptar 2 irmãos? do mesmo sexo ou não? ( Sendo certo a castração logo que indicado pelo VET).
Já estou a tratar de adaptar a nova casa para o novo habitante ( tela nas janelas).
Tenho também muitas dúvidas quanto ao VET, o VET dos cães da minha mãe é muito bom no entanto faz sempre uma cara menos boa quando atende um gato, queria um experiente em gatos, alguém pode indicar-me por MP ( zona de Oeiras, Cacém ou arredores)

obrigada

DG
Última edição por dundeept em segunda jun 21, 2010 10:53 pm, editado 2 vezes no total.
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

domingo mai 09, 2010 9:42 pm

dundeept Escreveu:Boa noite,

Brevemente irei adoptar um gatinho, tenho lido bastante o fórum mas ainda tenho muitas duvidas ( nunca tive gatinhos).

Varias pessoas recomendam que tenha 2 gatinhos em vez de 1, para não se sentirem sozinhos, mas um T1 não será muito pequenino para dois humanos e dois felinos?

No caso de ter 2, posso ter um só WC?
Podem comer da mesma gamela?
Devo adoptar 2 irmãos? do mesmo sexo ou não? ( Sendo certo a castração logo que indicado pelo VET).
Já estou a tratar de adaptar a nova casa para o novo habitante ( tela nas janelas).
Tenho também muitas dúvidas quanto ao VET, o VET dos cães da minha mãe é muito bom no entanto faz sempre uma cara menos boa quando atende um gato, queria um experiente em gatos, alguém pode indicar-me por MP ( zona de Oeiras, Cacém ou arredores)

obrigada

DG
Boa noite e desde já benvinda ao maravilhoso mundo felino :D

Para começar e falando por experiencia própria, comecei a ter gatos em casa num T0 que partilhava com uma amiga: eu, ela e as nossas duas gatas. Depois certo dia quando já tinha a minha casa e mais outra gata e precisava que alguem tomasse conta das minhas por uns dias essa amiga ficou com elas sendo que seriam as minhas duas gatas e mais duas dela (que entretanto arranjara outra) o que davam 4 gatos num apartamento TO por isso questão de espaço não é problema. E ate à semana passada e enquanto nao nos mudamos totalmente para a casa nova eramos 2 humanos com duas gatas e um cão de porte médio num t2 o que so atrapalha de manha quando me quero despachar e eles andam atrás de mim a pedinchar porcarias para comer.

A Piggy e a Zappa (as minhas gatas) comem num comedouro com duas divisorias e antes comiam num so com uma e nunca refilaram. Usam a mesma wc (optei por uma tapada com portinhola e areia de silica porque e a meu ver dura mais) o que é optimo porque a Zappa nunca tapa os seus cocos e a Piggy vai lá e tapa-os descontraidamente.

Quanto à questão do mesmo sexo foi por opção. Ambas forama adoptadas (uma de associação e a outra de amigos) e cá estão as duas felizes e contentes. Nunca me arranharam, nunca me bufaram, dão-se bem com o cão, sou uma felizarda.

Quanto aos vets penso que aqui não se podem dar nomes nem fazer publicidade mas se quiser sei na zona de Queluz.

Boa sorte e muitas felicidades para si e para os seus e o pequenito que chegará:)
Kellinha
Membro
Registado: terça abr 03, 2007 9:17 pm

domingo mai 09, 2010 10:06 pm

Boa noite,
Eu moro num T2 e tenho duas gatas e acho q espaço n lhes falta e até gostava de adoptar mais um :) eu deixo q elas andem à vontade pela casa toda, excepto nas varandas claro.

Pela experiência q tenho com as minhas, também recomendo q adopte 2, sendo irmãos ainda melhor porque não tem q passar pela fase de "apresentar" um gato ao outro e fazer com q se deem bem e desde q sejam castrados/esterelizados é indiferente q n sejam do mesmo sexo. Um gatinho faz companhia ao outro quando os donos n estão em casa e eu acho irresistivel ver como a minha gata mais velha (tem um ano e meio) toma conta da mais nova (tem 6 meses) e com as brincadeiras delas, põe toda a gente bem disposta :P e ainda tenho um coelho q acha-se gato e as vezes junta se ás correrias delas :D

Os 2 podem usar o mesmo WC e comer da mesma gamela.
Sobre veterinarios n posso ajudar pois sou da zona do Porto.

Editei porque lembrei-me sobre as adaptações á casa, pra além do cuidado a ter com as janelas q é muito importante, tenha cuidado com palntas q sejam venenosas e q estejam em locais q os gatinhos tenham acesso
já agora n resisto em contar q por causa das minhas gatas a minha casa passou a estar super hiper arrumada, desde fios, fitas, carregadores de telemóveis, ovos, guardanapos, e inumeras coisas tudo servia para brincar, até q eu aprendi a ser arrumada :lol: muitos rolos de papel higienico elas destruiram (sim, porque a Milu abre portas) até q eu comecei a guardar os rolos em gavetas e a fechar a porta da casa de banho a chave. A minha experiência com gatos também não é muita, estas são as primeiras q estão da minha responsabilidade, sempre gostei de gatos mas os q tinha contacto eram da minha avó e dos meus pais e andavam pelo jardim e não em casa. Ainda estou a aprender e ja n imagino não te-las comigo. Quando começo a falar delas, nunca mais me calo :)

Quer decida adoptar um ou dois, parabéns por estar a dar uma casa a um animal, e boa sorte :)
Última edição por Kellinha em domingo mai 09, 2010 10:40 pm, editado 1 vez no total.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo mai 09, 2010 10:11 pm

Só queria aqui deixar uma sugestão: se adoptar dois gatos, era preferivel serem da mesma ninhada.

Tenho três gatas, que vieram cá para casa em alturas direntes. Não foi intencional, mas calhou bem serem do mesmo sexo, por causa do cio, não engravidarem. Mas para mim é bom ser assim. Ao menos não tenho a preocupação de engravidarem :wink:
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

domingo mai 09, 2010 10:19 pm

ambv Escreveu:Só queria aqui deixar uma sugestão: se adoptar dois gatos, era preferivel serem da mesma ninhada.

Tenho três gatas, que vieram cá para casa em alturas direntes. Não foi intencional, mas calhou bem serem do mesmo sexo, por causa do cio, não engravidarem. Mas para mim é bom ser assim. Ao menos não tenho a preocupação de engravidarem :wink:
Se esterilizasse as gatinhas, também não tinha essa preocupação, além de ser muito mais saudável para as bichanas :roll:
dundeept
Membro Júnior

domingo mai 09, 2010 10:22 pm

Bingley Escreveu:
ambv Escreveu:Só queria aqui deixar uma sugestão: se adoptar dois gatos, era preferivel serem da mesma ninhada.

Se esterilizasse as gatinhas, também não tinha essa preocupação, além de ser muito mais saudável para as bichanas :roll:

Irei castrar o/os gatinhos, só queria saber se em termos comportamentais fazia alguma diferença.

Att.

DG
SaraC
Membro
Registado: sábado jul 26, 2008 10:14 pm

domingo mai 09, 2010 10:22 pm

Penso que se tiver uma boa situação financeira, para dar condições iguais aos dois, deveria optar por 2 gatos.

Fazem companhia um ao outro nos momentos em que a dona/dono não estão presentes além disso fazem bem à sua saúde mental pois vê-los a brincar é deliciante... :wink:

Em relação ao WC e às gamelas basta 1, tem é que ter o cuidado de limpar mais vezes.

Em relação ao sexo, é como gostar mais (que mal que soa esta frase) desde que devidamente castrados/esterilizados.

Boa sorte com a adopção :wink:
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

segunda mai 10, 2010 12:15 am

Bingley Escreveu:

Concordo plenamente e já ponderei fazê-lo. Como a esterelização não é barata, e o dinheiro não abunda, irei fazê-lo logo que puder, dentro das minhas possibilidades financeiras, o que acho que deve compreender.

Nestes tempos de crise, infelizmente não são apenas os humanos a sofrer. Os animais são os mais sacrificados neste aspecto. Mas longe de mim abandoná-las. Se já critico os que os abandonam, seria de uma hipocrisia medonha ir fazer o mesmo. :|
VeraSR
Membro Veterano
Registado: quarta dez 09, 2009 5:14 pm
Localização: Rafaela sempre no coração...todos os k aqui estão,todos os k por aqui viveram e os k dormem na rua.

segunda mai 10, 2010 1:42 am

Dundeept, seja benvinda/o ao mundo delicioso dos felinos, verá que não se arrepende são animais muito independentes embora fieis e amigos, tudo que lhe disseram anteriormente está quase certo:

- não posso aceitar existirem por longos anos gatas/os inteiros, por fazerem marcação de territorio e sobretudo pela saude deles, quem tem algumas dificuldades nisso ou abdica de algo em prol duma esterilização ou tenta fazer mealheiro nem que sejam 10 euros /mês, ou fala com o Vet habitual onde o pagamento faseado não é recusado e ainda pode ter outra hipotese: pedir apoio a ADR que não é recusado, embora pague mas fica mais economico.

- castrar é mais economico portanto o gato, não tem de adoptar forçosamente 2 irmãos: por vezes andam por aí meninos abandonados lindos demais e nem são irmãos se 1 gata aceita bébés de outra mãe porque havemos de exigir que sejam mesmo irmãos de sangue?

Na passada semana esterilizei 1 das minhas gatuxas e para isso foi com sacrificio de outras coisas... gastamos tanto por vezes em compras superfluas pk não olhar para eles?

Quanto a Vet competente posso sugerir um muito razoavel em Oeiras, embora eu esteja lonje mas tenho Amigas que vão lá e de há anos que são clientes.

Vou enviar-lhe MP de seguida e muita sorte para os/as gatuxos que adoptar pense nos que estão em canil/gatil ou que teem destino incerto :arrow:
<p><strong></strong></p>
<p>"Duas coisas me surpreendem, a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</p>
<p>________________________________________________________________</p>
<p>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</p>
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

segunda mai 10, 2010 10:08 am

bem já responderam a todas as suas duvidas, vou apenas reforçar que um t1 chegar perfeitamente, eu tenho um t1 (sou eu, 2 gatas e uma cachorra), e tenha a casa o numero de divisões que tiver, o que acontece é que os animais acabam sempre por estar todos onde está o dono :D por isso não interessa quantas assoalhadas são.

se tem posses ter dois é o ideal :D bricam mais durante o dia e assim dormem mais à noite, se tiver que se ausentar por mais tempo por alguma razão sabe que eles têm companhia, até quando vai de ferias, tendo dois basta que peça a alguém para lá ir diariamente ver se está tudo be, dar comida, agua e algum carinho e quando voltar eles não vão estar stressados.

boa sorte
dundeept
Membro Júnior

domingo jun 06, 2010 1:35 pm

Ola,

Os meus gatinhos chegarão na próxima quinta-feira; já tenho tudo pronto para eles, rede na janela, cama, WC, brinquedo e arranhador.....

Não são irmãos, no entanto só têm 5 dias de diferença.
Actualmente estão a comer friskies e marca branca de supermercado.

Continuo com a dúvida da ração, estou indecisa entre:

Hill´s, Orijen ou Iams; Hill´s pela boa experiência que sempre tive com os cães, Iams porque é o que da a minha vizinha e as gatas estão óptimas, e Orijen pelo que tenho lido.
Podem ajudar com a vossa experiência com estas rações?

Obrigada

DG
franjinhas1
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm

domingo jun 06, 2010 4:35 pm

A minha gata sempre comeu Pro Plan.
Foi a marca recondada pela Vet e até agora está tudo bem.

Sugiro que vá de imediato ao Vet para ver se está tudo bem e para iniciar as vacinas. Depois pode sempre pedir-lhe a opinião.

Vai adorar a experiência de ter gatinhos em casa.

Boa sorte.
werewolf
Membro Veterano
Registado: terça ago 11, 2009 10:30 am

domingo jun 06, 2010 8:57 pm

eu tambem vou adquirir um gato siamês, ainda com 2 meses de idade

mas não sei o que lhe devo dar para comer

só comida elatada?

só ração?

só restos de comida?

leite ou água para beber?

qual a alimentação mais indicada?

ajudem-me por favor
cumprimentos werewolf_

visitem o meu blog: www.fariaaves.blogspot.com
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

segunda jun 07, 2010 3:15 am

WereWolf,

Na minha opinião, a alimentação mais adequada para um gatinho de dois meses é uma ração seca junior de boa qualidade, acompanhada de água limpa. Se ele gostar de leite pode sempre comprar-lhe leite próprio para gatos, embora não seja necessário. Em relação às rações humidas só devem ser dadas ocasionalmente como mimo.

As marcas de ração seca mais recomendadas pelos vets são royal canin, hills, eukanuba, purina proplan, etc. Mas tudo depende das suas possibilidades financeiras. O melhor talvez seja levar o gatinho ao vet e aconselhar-se com ele.

Boa sorte!
werewolf
Membro Veterano
Registado: terça ago 11, 2009 10:30 am

terça jun 08, 2010 7:41 am

eu estou-lhe a dar raçao de friskes de junior

e leite meio gordo do normal sem ser para gatos

que acha?
cumprimentos werewolf_

visitem o meu blog: www.fariaaves.blogspot.com
Responder

Voltar para “Gatos”