Ansiosa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Helena23
Membro Júnior
Registado: segunda mai 17, 2010 1:26 pm

segunda mai 17, 2010 1:41 pm

Boa tarde,

Eu sei que toda a gente faz aqui estas perguntas, eu já li todos ou quase todos os tópicos que aqui encontrei sobre como lidar com a apresentação de duas gatinhas, também já li um artigo de sobre como apresentar dois felinos, mas estou tão ansiosa que preciso que alguém me dê instruções e palavras amigas.

Tenho uma gatinha de 2 anos, esterilizada e meiga.

No sabado encontrei à porta do meu trabalho uma gatinha (acho...) que deve ter 2 meses se tanto... estava dentro de uma caixa e tinha lá dentro arroz com entremeada... :o

Meu Deus, não resisti e levei-a para o escritório. Dei-lhe um banho porque ela cheirava malisimo porque fez as necessidades dentro da caixa...

Ficou linda... linda... comprei uma latinha de paté para bébes que ela devorou... apesar do bafo-de-alho... que tinha por causa da entremeada!!!

Depois de comer ficou a dormir no meu colo...

Estão a adivinhar já? Pois é.. trouxe-a para casa.

Eu costumo ler os artigos que aqui colocam na arca e não aproximei as gatinhas... arranjei maneira de a colocar na casa-de-banho e ela dormiu lá... mas a minha gata cheira-lhe e tem estado mais que irritada... bufa... e rosna... Hoje o meu marido colocou a rede que temos na janela a travar as portas para que elas se vissem... foi como devem calcular... patadas, rosnadelas e bufadelas...

Eu sou muito nervosa e até já chorei. estou dividida entre o dar a gatinha e ficar com ela, mas aqui em casa todos acham que é melhor dar...

Por favor dêm-me algumas palavras de conforto... isto costuma demorar muito tempo? Estou a fazer bem... ainda só as deixei verem-se atrvés da rede... mas a minha Miuda já não quer as nossas festinhas e rosna-nos...

Não sei o que fazer... ou sei... ou não sei... estou num impasse...

Obrigada e desculpem o meu longo desabafo.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mai 17, 2010 1:51 pm

Olá, Helena, :)

Pelo que diz, a gatinha ainda não tem 48 horas em sua casa. É muito cedo para dizer que ela não vai ser aceite pela outra. Todas essas manifestações por parte da residente são normais. Está habituada a ser sozinha e agora vê entrar outro bichinho em casa, que ela provavelmente vê como um intruso.
Vá continuando a tentar, sempre com muita persistência e paciência. Com grande probabilidade, vai ver que não vai ter de se desfazer da nova gatinha. :wink:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Helena23
Membro Júnior

segunda mai 17, 2010 2:12 pm

Obrigada Tassebem.

Pois eu até sei. Eu já li os seus conselhos noutros topicos e sei que sou chata ao fazer as mesmas perguntas... desculpe! Mas sabe tão bem ler algumas respostas só para as nossas duvidas.

Sabe a minha gatinha está vacinada, mas só para a coriza, não posso aproximá-las muito até ir ao vet com a nova, mas também não sei se fico com ela...

Vamos ver então mais uns dias e apesar de toda a minha gente não achar bem eu ficar com outro gato eu vou tentar. Não consegui cortar as unhas da mais velha, só consegui cortar de uma pata... :(

Acha que hoje devo aproximá-las outra vez só pela rede?
Kellinha
Membro
Registado: terça abr 03, 2007 9:17 pm

segunda mai 17, 2010 2:17 pm

Boa tarde Helena,
em primeiro parabéns por ter ajudado a gatinha :)
sobre a sua questão, aconteceu o mesmo comigo. A Milu tinha quase um ano quando encontei a Iris também no meu trabalho, que era tão pequenina e estava infestada de pulgas e tão cheia de fome que se pos a a mamar no casaco que a embrulhei. O vet disse que tinha cerca de 3 semanas e que estava tudo bem com ela apesar das pulgas. Decidi ficar com ela, mas quando cheguei a casa acontecia o mesmo que a si, elas bufavam-se, mandavam patadas e durante duas semanas não as juntei, pensei então que teria que lhe arranjar dono mas estava triste porque queria ficar com ela. Entretanto na 1ª semana a Iris deixou de querer o biberon e começou a comer ração com água, estava a ficar crescida então dei lhe um banho porque até então só tinha tentado tirar as pulgas á pinça e á mão e também ela cheirava mal. Depois do banho, deixei-a dentro da transportadora embrulhada numa tolha e deixei a Milu á vontade, lá andava a cheirar tudo que era da Iris, o ninho, os prato da comida, bufava para a transportadora, cortei então então as unhas á Milu, não fosse ela se lembrar de acertar mesmo na Iris e abri a transportadora e esperei que corresse tudo bem. A Iris do tamanho de uma pata da Milu :lol: não ficava atras sempre a Milu bufava, ela bufava também, não tinha medo nenhum, a Milu tentava dar patadas mas aí eu afastava-as, até que a Milu é que fugia e a Iris é que andava atrás dela. E começou a ser assim, quando eu tava em casa, elas tavam soltas a minha beira, quando eu não estava é que as deixava em divisões separadas. Começaram-se a tolerar, passado mais umas semanas já brincavam, e hoje passado 6 meses dormem juntas :D é certo que não dormem enroladas uma na outra nem se vê grandes mimos , a Iris ainda tenta mas a Milu não dá confiança :P Ás vezes ainda se bufam mas o que interessa é que se dão bem, eu acho que é mesmo uma questão de tempo e muita paciência. E na minha opinião os gatos gostam de ter um companheiro para as brincadeiras, assim quando o dono não está em casa, não ficam sozinhos.
Boa sorte com as meninas :)
Helena23
Membro Júnior

segunda mai 17, 2010 2:21 pm

Obrigada Kellinha

Pois é! Eu também gostava tanto de ficar com ela... vou tentar.
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

segunda mai 17, 2010 2:42 pm

Olá!! então vou contar a minha experiencia ... tinha um gato adulto de 3 anos...quando encotrei outro na rua de dois...pa os juntar foi uma verdadeira tourada...
O gato residente bufava rosnava tudo...parecia possuido pelo diabo .... o outro tinha medo mas até estava bastante descontraido. Ao fim de 1/2 meses consegui!!! Muita paciencia e carinho é fundamental... Dicas que cmg resultaram...andava a passear com um ao colo enquanto o outro ficava a ver... as aproximações era progressivas, primeiro 10m depois 20m depois 1 hora e sempre vigiadas... brinque com os dois ao mesmo tempo ... e relaxe!! Eu també ficava super ansiosa, mas dp apercebi me que os gatos sentem isso, em caso limite intervenha mas se for só bufadelas sem ataques deixe...eles precisam de criar a sua hierárquia.

Paciencia é a palavra chave, compreendo a perfeitamente e só lhe tenho a dizer que apesar da dificil introdução que tive do 2.º gatinho eles hoje são muito amigos ... adoram-se é lindo de ver!!

Boa sorte!!
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mai 17, 2010 3:05 pm

Helena, eu não sei aconselhá-la mais, pois tenho tido muita sorte com os "ajuntamentos" dos meus gatos. Normalmente, há as bufadelas e rosnadelas do costume, e até os «chega pra lá», mas ao fim de 2 ou 3 dias passam.

Eu diria que as juntasse um bocadinho, sob vigilância apertada (e com as unhas da menina mais velha cortadas, pelo sim pelo não), e que só interviesse no caso de a coisa ficar mesmo feia (quando digo isto é engalfinharem-se, o que eu duvido).

De qualquer forma, aqui ficam dois excelentes tópicos da LeonildeCarvalho sobre o assunto.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=68149

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=68776

Há também o problema das vacinas, mas talvez a sua gatinha tenha mais protecções para além da coriza. Se a pequenina tem cerca de 2 meses, já pode (e até deve) levá-la ao vet para fazer o que for necessário. Ele aconselhá-la-á quanto ao resto.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
OhLinda
Membro
Registado: sexta jan 30, 2009 1:06 pm

segunda mai 17, 2010 3:13 pm

Olá Helena23,

compreendo perfeitamente a sua apreensão.. eu tenho neste momento 6 gatinhos, (pode ver no meu perfil); digo-lhe que nalguns casos não foi fácil de início, mas não há nada que não se consiga com muito amor, carinho e paciência.

Se quer mesmo ficar com ela, fique. Veja os conselhos que já lhe deram e tire daí algumas dicas, dê tempo a ambas/ não as junte logo, vá com calma.. tudo irá suceder com naturalidade.

E não desanime, nem mesmo porque a família, pode não estar a ajudar ?! Até porque eles também acabarão por entender o seu desejo de manter a menina e poderão começar a ajudar na ambientação das duas.

Boa sorte e Parabéns pela sua atitude.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

segunda mai 17, 2010 6:15 pm

Olá Helena,

Eu penso que salvo rarissimas excepções, todos os gatos residentes reagem da mesma forma que a sua nos primeiros contactos com um novo felino, afinal é um intruso a chegar ao seu território.

O facto de ela se assanhar e já não querer as vossas festas é a forma de ela vos mostrar que está zangada por terem trazido um novo gato.

Foi assim com o meu, assim que viu a Shima assanhou e pos-se a fazer uns ruídos que pareciam uivos :o ainda por cima ela vinha na transportadora e ele associa aquilo ao vet e como ele odeia ir ao vet ainda pior :roll: de qualquer forma depois de tanta bufadela e zanga agora é o que se vê, são inseparáveis, onde está um está o outro, brincam muito, ele lava-a e ela a ele e dormem juntinhos.

O primeiro dia deve ser mesmo só para se verem e esquecer qualquer interacção, ao segundo dia deixei que ele a visse através da porta de vidro, como os gatos são curiosos ele bufava mas ao mesmo tempo tinha curiosidade de ver o que ela estava a fazer, então parecia um maluquinho todo agachado e muito devagarinho, vinha espreitá-la através da porta ficava ali um pouquinho depois assanhava-se e fugia...

Bom ao 3º dia ao final da tarde pensei, bom são gatos eles que se entendam 8) abri a porta e fiquei a vigiar, ela foi pelo corredor entrou no meu quarto e escondeu-se atras da porta a brincar com uma bola, ele foi a correr atrás dela e eu pensei ai que vai atacá-la, mas não, parou, olhou para ela, depois começou a cheira-la toda e pronto a partir daí corriam feitos loucos pela casa toda e pronto foram se aproximando cada vez mais até agora.

O meu conselho é: Não fique com essa ansiedade toda, os gatos sentem-na e não ajuda a aproximação.
Deixe que elas se observem principalmente a residente, se tiver uma porta de vidro ou rede deixe que ela veja a pequenina, vai começar a notar que ela vai mostrar muita curiosidade, depois solte-a e fique a vigiar, mas não fique nervosa eles são gatos e entendem-se bem, nós é que complicamos :D
Sónia
lidiaptome
Registado: domingo out 26, 2008 5:00 pm

segunda mai 17, 2010 7:01 pm

Boa tarde,

Venho deixar a minha opinião, pois a minha situação com os meus dois gatos é completamente de tudo o que li aqui na arca de noé como ajuda.
Tenho dois gatos o Strauss (o mais velho) e o Sushi que tem um ano cá em casa.
Quando o Sushi chegou o Strauss tinha quase um ano de idade, e também cá em casa, nunca os separei, muito pelo contrario estiveram sempre juntos desde o primeiro momento.
O primeiro impacto claro que não foi o melhor, o Strauss bufou e rosnou um cadinho mas também porque estavam cá outras pessoas em casa que estava a pressionar. Assim que deixou de sentir a pressão das outras pessoas acalmou e queria conhecer melhor o Sushi, e então quando descobriu que o outro sabia brincar...ui foi uma animação.

Claro que depende muito dos gatos, e também como cá em casa já tínhamos um porco da índia e um hamester, acho que também ajudou, ou não, também nuca imaginamos que ele fosse tão acolhedor porque já tínhamos tentado junta-lo com a irmã que está com outra pessoa da família, e aí houve mesmo feridos.
:evil:

É como digo depende de cada um, e sei que o meu Strauss é um gato diferente que acha que é pessoa :lol:

A verdade é que também passou pouco tempo, não desista porque vai ver que a gatinha mais velha vai ser muito mais feliz com companhia.

Felicidades
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

segunda mai 17, 2010 8:04 pm

Olá Helena.

Muitos parabéns pela pequenina.

Pois bem tenho duas miudas também qual delas a mais tolinha.

A Piggy tem mais ou menos 3 anos - não sabemos ao certo a data exacta porque foi acolhida - e a Zappa com 2.

Apesar de os gatos serem muito donos das suas coisas são animais que gostam de companhia e foi isto que me fez adoptar a Zappa.

A Zappa era quase do tamanho da cabeça da Piggy quando veio para nossa casa e após 2 dias de bufadelas entre as duas lá se resolveram a aceitar o inevitável.

Experimente estar com a mais velha ao colo e o marido com a pequenina e depois vão trocando.

O que fiz também mas porque conheço bem a Piggy foi deitar a Zappa quando a outra estava a dormir profundamente. A Piggy sem dar por isso enrolava-se na mais pequena e só quando acordava é que via que tinha estado horas com o piolho ao quentinho :lol: e aí bufava de novo.

Em pouco mais de 3 dias ficaram muito amigas. Dormem juntas e lavam-se mas por vezes lá têm uma birra ou outra. São completamente diferentes.

Com o cão foi outra aventura e os três dão-se lindamente.

Mas tenho um certo fascínio pela Piggy... Não é qualquer gato que aceita o que lhe tem aparecido ao longo da vida com equilibrio. É uma santa gata.

Não desanime nem chore. Elas vão dar-se bem, acredite! Olhe que a Zappa nunca foi flor que se cheirasse e foi aceite. Além disso cheira mal da boca que até doi por mais que já tenhamos feito. Já é dela :lol:

Tenho muito orgulho nas minhas "filhotas".

Boa sorte! E mime-as muitooo!
Helena23
Membro Júnior

terça mai 18, 2010 8:13 am

Bom dia

Obrigada a todos pelas respostas e pela partilha das vossas situações.

Ontem houve um pequeno avanço na situação e vou partilhar convosco.

Pus a pequenina numa varanda que tenho mas que é fechada até meio e coloquei a rede para que ambas se vissem e se podessem cheirar, a minha gata que se chama Miuda, veio cheirar e rosnar atirou uma patada mas sem unhas... a pequenina veio com aqueles ares de brincar e a Miuda fugiu, mas depois voltou curiosa a rosnar e a soprar... o meu coração estava a 200/h...

De repente senti que a Miuda estava só a ver e não a rosnar... aproveitei que ela foi para longe e abri a rede...

A pequenina veio aos saltos a a Miuda fugiu... :o

Ouvi-a a rosnar mas de longe e de cada vez que a pequenina se aproximava ela soprava, mas fugia... houve uma vez que a outra (ainda não tem nome) se aproximou mais e a Miuda deu-lhe uma patada também sem unhas de fora... a pequenina aprendeu que dali não vinha nada de bom e sempre que se aproximava mais da Miuda, eriçava-se toda e andava de lado... a minha miuda fugia e ficava de longe a ver... :)

Estivemos nisto talvez 1 hora... quando fui jantar fechei-a, mas depois voltei a soltá-las enquanto estivemos na sala a ver tv... levaram o tempo nisto mas nunca se atacaram mesmo... a pequenina brincava com uma bolinha e a outra ficava a ver... de longe!

Umas vezes tentava aproximar-se e a pequenina ia para ela toda aos saltos e de lado e a Miuda fugia a soprar... Deu-me para rir, estava de tal maneira nervosa!

Em casa todos começaram a achar graça e isso aliviou um pouco o meu coração...

De noite a pequenina ficou no wc fechada.

O que vocês acham? Penso que pode ser mais fácil do que eu pensava mas gostava da vossa opinião..

Hoje quando sair do trabalho ao meio dia vou passar pelo vet e fazer perguntas, a ver o que me diz...

Quero agradecer e pedir desculpa por estar aqui com estas minhas histórias, mas sei que a maior parte de vós já passou pelo mesmo e isso faz bem à alma...

Obrigada
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

terça mai 18, 2010 9:47 am

Fez me lembrar os meus...cada vez que me lembro do gato residente debaixo da mesa a bufar enquanto via o outro super descontraido a brincar .... era mesmo maricas :D !! Faça isso brinque com o que tem mais apetencia pa brincar em frente ao outro que possa estar mais assustado, devagarinho vai se aperceber que o outro tb vai querer participar!

Continue a fazer as "junções" progressivamente! De qualquer modo acho que é muito bom sinal. Eles vão se acabar por dar bem, são curiosos e gostam de companhia ...
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

terça mai 18, 2010 1:31 pm

Que boas noticias!!! :D

Já é um grande passo.

Ainda me lembro da Zappa a fazer uma imitação de bufadela que mas parecia um - e desculpem lá :oops: - um pum pequenino :lol:

E sem querer abusar deixo aqui uma foto desses tempos (esta já foi 2 semanitas depois) em que o piolho está ao lado a Piggy que pode parecer estar com um ar "Ai o que me trouxeste para a minha vidinha tão descansada..."

Imagem

Elas vão ser felizes vai ver:)
Helena23
Membro Júnior

terça mai 18, 2010 2:36 pm

Oh... A minha pequenina é igual a esta sua pequenina! É assim às cores, mas tem a carinha mais branca, a outra é branca e laranja.

Obrigada mais uma vez pelo vosso apoio.

Eu não sei como se colocam fotos aqui... mas também ainda não tirei da pequenina.

Fui à vet, ela diz-me para fazer a apresentação com cuidado e que para a semana vou lá para p plano de vacinas e desparazitar.

Vou mesmo ficar com ela, só se alguma coisa correr mal...
Responder

Voltar para “Gatos”