Férias...E agora? Onde deixar as minhas gatas?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

vanymiau
Membro Júnior
Registado: sexta mai 21, 2010 1:54 pm

terça mai 25, 2010 11:17 am

Olá a todos os amiginhos dos animais

Estou com um grande problema!!!

Desde que tive a primeira gata que deixei de viajar (desde +- 4 anos).
O que acontece é que não confio em ninguem no que toca a cuidar das minhas bebés e como elas nunca saem do apartamento também tenho receio em deixá-las num hótel de animais pois vão estranhar, stressar, chorar...Elas e eu! :(

Acontece que este ano eu e o meu namorado queremos sair do país, andamos stressados do trabalho e precisamos de férias! Mas são 9 dias...e ando preocupada pois não sei ao certo onde deixo as minhas gatinhas.

Alguém teve/tem gatos de apartamento e os tenha colocado num hótel de animais? Como foi a experiência? Traumática? Tranquila?

PS: As minhas gatas nunca viram outros gatos, nunca sairam à rua (fora ir ao veternário), são muito assustadas com barulhos e muito muito mimadas!!!
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça mai 25, 2010 11:32 am

Para gatos não aconselho nunca hotel - o gato é muito sensível e juntar a ausência do dono a uma mudança de local pode ser problemático.
O ideal é arranjar alguém que faça petsitting e que se deslocará à sua residência para alimentar e cuidar das bichaninhas.
Terá que obviamente confiar as chaves de sua casa a essa pessoa, se não tem amigos ou familiares que o possam fazer, há já muitos particulares a fazer esse serviço. Procure pessoas recomendadas nos vets ou por amigos
vanymiau
Membro Júnior

terça mai 25, 2010 11:46 am

Pois Bingley...É exactamente esse o meu medo!

Á cerca de 1 ano mudei de casa e na altura já tinha uma das gata e foi uma experiência muito traumática para todos, especialmente para ela. Durante dias a gata não saiu debaixo das mantas da cama. Não comia, não bebia, não ia à casa de banho e sempre com um olhar muito assustada.

Desde então que tenho muito medo de a mudar de ambiente e por isso o hótel sempre foi posto de lado. Mas não existem muitas hipóteses. :cry:

Não conhecia o serviço petsitting, mas seria preocupação a triplicar... As duas gatas e a casa!

Será que vou ter q adiar uma vez mais as minhas férias?! Não é justo para mim! Mas também não é justo para elas...Que situação :cry:
Bingley
Membro Veterano

terça mai 25, 2010 12:09 pm

Por isso sugeri que procure pessoas com recomendações, sempre fica mais descansada. Um petsitter em condições não vai roubar nada, perdendo o cliente e outros potenciais clientes :wink:
É como uma empregada doméstica, e temos sempre que confiar nas pessoas.
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

terça mai 25, 2010 4:09 pm

Vanymiau,
Os gatos são animais que alem de serem apegados aos donos (contrariamente ao que dizem ) são apegados á casa, daí eu não aconselhar de modo nenhum colocar as suas gatas num hotel.

Eu pessoalmente não conseguiria gozar uns merecidos dias de ferias á custa do sofrimento dos meus animais.

Porque não experimenta alugar uma casa, dentro de Portugal por uns dias e levar as suas gatas consigo?

Numa situação dessas, embora elas estranhem a casa vão sentir-se protegidas porque tem os donos alguns periodos do dia...

É o que eu faço todos os anos.
Alugo uma casa em Milfontes e levo toda a tropa comigo... Só assim eu poderia aproveitar as férias.
Para deixar os meus animais em Hotel , preferia passar as ferias em casa !
vanymiau
Membro Júnior

terça mai 25, 2010 4:28 pm

Olá jujubele,

Por isso mesmo é que nunca o fiz! Preferi sempre abdicar de férias por causa delas!

Então e aquelas pessoas que têm que viajar em trabalho como fazem? É isso que eu não entendo...Serei a única com este problema!? Nunca tinha tido gatos antes, mas passei a amá-los e não vejo a minha vida sem eles. Tenho é de arranjar uma solução para não estar sempre presa.

A ideia que deu do apartamento alugado penso que seria equivalente ao hótel porque basta estarem fora de casa para ficarem assustadas, mas agradeço o conselho.

A minha vizinha também tem uma gata um pouco asilvestrada e quando foi de férias colocou-a num hótel e contou-me que a gata adorou! Eu pedi informações e o local pareceu-me seguro, mas tenho mesmo medo que elas não fiquem bem...

http://www.holidaypet.net/instgatos.htm
palex65
Membro Veterano
Registado: quinta abr 16, 2009 4:16 pm

terça mai 25, 2010 4:36 pm

Se as suas gatas estranham assim tanto, um hotel pode ser um sítio assustador.
Eu pessoalmente recorro ao Petsitting há 5 anos sempre que preciso de sair, seja a trabalho, seja de férias (verdade seja dita que desde que tenho os meus cães saio muito menos, mas não me importo).
De qualquer maneira já experimentei levá-los comigo mas, sobretudo a Indy fica muito stressada o Fox enjoa a andar de carro, por isso o petsitting para mim e para eles é a melhor solução, pois ficam no seu espaço habitual e embora não vejam os donos já conhecem bem a pessoa que lá vai que é de extrema confiança e ficam muito bem entregues.
Procure por profissionais idóneos que dêem referências, se não tem nenhum familiar que possa cuidar delas.
Espero que a minha experiência a ajude. :D
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

terça mai 25, 2010 4:44 pm

Pois esta altura das férias é complicada!

Um hotel não aconselho em virtude de as gatinhas serem assim tão assustadas, o ideal é pedir a um familiar/amigo ou a um vizinho de confiança para que a sua casa tratar delas.
No meu caso faço sempre isso, eles claro que sentem saudades minhas mas ao menos estão em casa e sentem se seguros, oq ue pa mim já é um descanso.
Caso não tenha esta possibilidade faça como alguns forista sugeriram e alugue um serviço de petsitting com boas referencias.
Esgotadas todas estas alternativas e se quiser ir de férias só lhe resta mesmo o hotel. Boa Sorte!!!
vanymiau
Membro Júnior

terça mai 25, 2010 4:54 pm

Pois...depois de tantas opiniões negativas sobre colocá-las no hótel acho que já desisti mesmo!

Só me resta pedinchar à minha irmã que mora a 420 km de mnh casa para me ir fazer esse grande favor...mas tudo depende da disponibilidade dela :(

Caso contrário acho que tenho de cancelar a viagem...e perder MT dinheiro.

O Petsitting parece-me arriscado desculpem...
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

terça mai 25, 2010 5:07 pm

Vanymiau,

Se está a ponderar optar pelo hotel, porque não experimenta deixá-las lá apenas por um , dois dias (um fim de semana) por exemplo, para ver como elas reagem.... Assim se reagirem bem quando as deixar por mais uns dias elas já não se assustarão tanto, porque sabem que as vai buscar....

Fala com o dono do hotel, e vai ligando durante o fim de semana para saber como elas se estão a portar.

É que se reagirem mal (deixarem de comer por exemplo) , 9-10 dias é muito tempo para gatos ficarem sem se alimentarem , poderá ter consequencias desastrosas na saude dos seus animais...

Pense bem antes de tomar qualquer decisão.
vanymiau
Membro Júnior

terça mai 25, 2010 5:22 pm

Jujubele,

Por acaso também já pensei nessa hipótese, fazer uma experiência! Talvez num fim de semana próximo se não der mesmo para a mnh irmã ficar com elas...

Obrigada pelos conselhos :lol:
vanymiau
Membro Júnior

terça mai 25, 2010 5:39 pm

Então e se tiverem que se ausentar por apenas 2 noites acham seguro deixar os gatinhos sozinhos em casa? Mesmo que tenham muita comida, água e o compartimento onde custumar estar com as persianas abertas (para entrar sol)?

Queria saber se alguém já deixou os seus gatinhos sozinhos 2 noites
(1gata adulta com 4 anos e 1gata jóvem com 8 meses).
Bingley
Membro Veterano

terça mai 25, 2010 6:02 pm

Sem problema nenhum. Com comida abundante, agua abundante e caixotes limpinhos (de preferencia mais 1 que o costume). E eu tenho muito mais que 2 gatos :wink:
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

terça mai 25, 2010 6:08 pm

Pessoalmente eu optaria pelo serviço de petsitting mas solicitando referências (e confirmando, claro).

Os meus, até à data, ficaram apenas 1 noite sozinhos. A Mika estava perfeitamente, já o Osky estava em pânico, assustadissímo... Não se escondeu mas olhava através de nós como se não nos conhecesse, com o ar mais alucinado que alguma vez lhe vi. Cada passo que dava era a tremer. Ao fim de algum tempo finalmente percebeu que eramos nós e voltou ao normal.

Até tenho receio de o deixar novamente, uma noite que seja apenas :|

Em relação ao petsitting (ou a qualquer pessoa que lá vá a casa) ainda temos outro receio... É que o artista tem a mania de estar à porta à nossa espera e de se esgueirar escada abaixo e se nós somos hiper-cuidadosos, outros, mesmo familiares nunca o serão tanto.

Mas, mesmo assim, com precauções acrescidas face a todos estes senãos, escolhia a opção de petsitting... Hotel seria mesmo o último e muito improvável recurso.

À falta de mais opções não as poderá deixar em casa de familiares? Bem sei que estarão fora do seu ambiente mas pelo menos estariam "vigiados".
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

terça mai 25, 2010 9:24 pm

Por 2 ou até 3 noites não há problema em deixá-los sozinhos. Ficarão com saudades e carentes, talvez ofendidos, e você notará isto - mas depois de um dia tudo costuma voltar ao normal.

Muita gente trabalha fora e têm empregada doméstica para limpar a casa. É uma questão de confiança - e é lógico que com referências dá-nos mais segurança.

Verifique com seu vet se ele tem alguém. É capaz que a própria recepcionista dele faça este tipo de serviço.

Fique com o contacto, e telefone com regularidade. Depois retire as coisas de valor e boa viagem.
Responder

Voltar para “Gatos”