Questão sobre Leite para gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
NuriaAN
Membro
Registado: domingo mar 21, 2010 12:08 pm

quarta mai 26, 2010 3:53 pm

Boa tarde foristas, tenho uma duvida acerca do leite para os gatos que gostav que me esclarecessem: quando dou ração ao Toulousse tenho que misturar leite para que fique mais empapada. Dou-lhe a comida 3x ao dia e a minha preocupação é se tanto leite não lhe fará mal? Ele tem 3 mesinhos.

Já agora, quando é que os gatinhos conseguem começar a comer a ração sem ajuda de algo para amolecer? Será que é depois de mudarem de dentição, ou isso não tem nada a ver? É que se tento dar ração ao Toules sem leite ele não a mastiga, pura e simplesmente engole os pedaços inteiros.

Obgd :)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta mai 26, 2010 4:03 pm

Nuria, o Toulousse já não precisa de beber leite. Já nem sequer deveria comer a ração amolecida. Ele come o granulado sem mastigar exactamente porque está mal habituado… O amolecer a ração com água só se faz mesmo ao princípio.

Comece a servir-lhe a ração seca, com água ao lado, e vá vendo se ele começa a mastigar.

Que ração está a dar-lhe?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
NuriaAN
Membro

quarta mai 26, 2010 4:15 pm

Tassebem Escreveu:Nuria, o Toulousse já não precisa de beber leite. Já nem sequer deveria comer a ração amolecida. Ele come o granulado sem mastigar exactamente porque está mal habituado… O amolecer a ração com água só se faz mesmo ao princípio.

Comece a servir-lhe a ração seca, com água ao lado, e vá vendo se ele começa a mastigar.

Oh obrigada Tassebem, é que reamente já estava a ficar preocupada com o tempo que isto estava a levar. Vou já cortar o leite. Entao mas isso não lhe fará mal á garganta? Engolir assim a ração?

Comecei a dar-lhe agora a ração Taste of The Wild. Antes dei-lhe PurinaOne.

Obrigada mais uma vez por responder sempre as minhas dúvidas, hehe :lol:
NuriaAN
Membro

quarta mai 26, 2010 4:20 pm

Tassebem dei-lhe agora a sua refeição da tarde sem leite e ele engoliu tudo, só trincou uma ou duas vezes. Sabe quanto tempo é que este processo de adaptação pode demorar? Na casa da dona antiga davam-lhe latinhas e Friskies humidos será que isso também contribuiu?
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta mai 26, 2010 4:32 pm

NuriaAN Escreveu:
Tassebem Escreveu:Nuria, o Toulousse já não precisa de beber leite. Já nem sequer deveria comer a ração amolecida. Ele come o granulado sem mastigar exactamente porque está mal habituado… O amolecer a ração com água só se faz mesmo ao princípio.

Oh obrigada Tassebem, é que reamente já estava a ficar preocupada com o tempo que isto estava a levar. Vou já cortar o leite. Entao mas isso não lhe fará mal á garganta? Engolir assim a ração?

Não mastigar não deve fazer-lhe muito bem, não... Dê um telefonema ao seu veterinário e peça-lhe opinião sobre o que fazer.

Comecei a dar-lhe agora a ração Taste of The Wild. Antes dei-lhe PurinaOne.

Pois, não conheço o tamanho desse granulado.

Obrigada mais uma vez por responder sempre as minhas dúvidas, hehe :lol:

De nada. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

quarta mai 26, 2010 4:35 pm

NuriaAN Escreveu:Tassebem dei-lhe agora a sua refeição da tarde sem leite e ele engoliu tudo, só trincou uma ou duas vezes. Sabe quanto tempo é que este processo de adaptação pode demorar?

Na altura própria, costuma ser rápido, mas agora, já aos três meses, não faço ideia...

Na casa da dona antiga davam-lhe latinhas e Friskies humidos será que isso também contribuiu?

Claro! Ele não sabe o que é mastigar. :roll:
NuriaAN
Membro

quarta mai 26, 2010 4:59 pm

Sim irei ligar o quanto antes. O granulado é ligeiramente maior do que os da purina. Espero que ele aprenda o mais rápido possivel porque tnho medo das consequencias que poderão advir do facto de ele engolir a comida.

OBGDÃO Tassebem
Tassebem
Membro Veterano

quarta mai 26, 2010 5:03 pm

De nada, Nuria. :)
Eu, aos pequeninos que tenho tido cá em casa, dei RC Babycat até aos 4 meses. É um granulado muito pequenino, o que facilita a mastigação.
De qualquer forma, no caso do Toulousse, não sei se será bom voltar a mudar de alimentação.
O melhor mesmo será aconselhar-se com o veterinário assistente. :wink:
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quarta mai 26, 2010 7:07 pm

Olá NuriaAN,
a propósito do que disse no outro post sobre a ração TOTW, uma vez que ela serve tanto para adultos como para bébes, provavelmente terá um granulado maior do que o habitual nas rações para gatinhos.
O Jacques também comeu RC babycatt que tem um granulado muito pequeno, mas neste momento come Hill's que tem um granulado bem maior. É uma questão da habituação. Primeiro come o mais pequeno sem estar amolecido e depois o maior.
Quando recolhi gatos pequenos e só tinha ração de granulado um pouco grande de mais, em vez de o amolecer, partia-o em bocadinhos na 1,2,3. Assim ficam pedaços mais pequenos (não deixe chegar a pó) e eles vão habituando-se a mastigar.
Quanto ao leite, eu por vezes ainda dou ao Jacquesnuma tacinha. Ele tem cerca de 2,5 meses. Ele gosta e não creio que leh faça mal. Até porque lhe fornce as defesas que ele não teve da mãe, e uma vez que lhe foram adiadas as vacinas...
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta mai 26, 2010 7:35 pm

Joana, o leite artificial não dá defesas - tal como nos humanos, o que aumenta as defesas é mesmo o leite materno, que traz os anticorpos que a mãe já adquiriu. Por isso bebés criados a biberão (humanos ou felinos) têm tendência para terem uma saúde mais frágil.

Nessa idade é já desnecessário. Não sei que leite lhe dá, se for próprio para gatinhos pode dar como miminho.
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quarta mai 26, 2010 7:38 pm

O leite para gatinhos bebés que lhe dou tem uma componente que se pretende que, aliada às defesas oferecidas pela mãe, o ajude a criar e a fortalecer as suas proprias defesas.
CLaro que neste momento só lhe dou cerca de 20mL por semana. Como mimo e porque o Jaques tem um sistema imunitario enfraquecido e não teve oportunidade de estar com a mãe até à idade que aconselhavel. DE qualquer forma, é completamene independente do leite. Come perfeitamente a ração. Como disse, é um mimo, e como é proprio para gatinhos, não creio que lhe faça mal.
NuriaAN
Membro

quarta mai 26, 2010 7:47 pm

Vou seguir o teu conselho Joana e partir na 1,2,3. Realmente deve resultar. Sim o granulado é maior do que as dos pequenos. Vamos lá a ver como corre. Depois vou dizendo os desenvolvimentos. Bgd a todos :)
NuriaAN
Membro

domingo mai 30, 2010 12:12 am

Venho informar que o Toules está lenta mas firmemente a fazer progressos. Cada vez consigo ouvir mais cri-cris da comida a partir-se! eheh OBGD por todos os conselhos :D
Responder

Voltar para “Gatos”