Os gatos roem as unhas???

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

sexta ago 22, 2003 1:27 pm

A minha pergunta é simples: é normal os gatos roerem as unhas??? E quando digo roer é mesmo roer! A Bê até se ouve a roê-las e a puxar por elas. Trata da sua higiene, normalmente, lambendo-se mas às vezes rói mesmo as unhas!!!! :oops:
Acham isto normal??? Também diga-se que ela só o faz depois de um fim de semana a subir às árvores... é normal que queira "arranjar" as unhas não acham? :roll:
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

sexta ago 22, 2003 1:33 pm

Fazem isso, principalmente, nas unhas das patas traseiras. Se nas da frente é-lhes facil afiar as unhas, nas traseiras é mais complicado, daí fazerem isso. Não estão a roer, mas sim a tirar as unhas velhas, ou bocados delas, e ao mesmo tempo a afiar.

Miguel
Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

sexta ago 22, 2003 1:40 pm

Olá,

O Fred normalmente tb faz isso, mas sempre pensei que era uma questão de higiene. Até pq mtas das vezes ele faz isso logo a seguir a vir do areão.

Mas agora que li, que ele esta a tirar bocados de unhas velhas, tb tem mta logica. :D :oops:

Miaus

Sgomes
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

sexta ago 22, 2003 1:51 pm

Olá
Acho que é uma questão mesmo de manicure :lol: :lol:
são uns vaidosos. :p
digo isto poque aquele gato que eu tenho mas que vive em casa da minha Mãe, aquele dos 12,5Kg, não nos deixa cortar-lhe as unhas, então ele próprio começou a roê-las e a apará-las.
É estranho que um animal faça isto, pois acho que é um comportamento humano, pelo menos nunca vi nenhum outro animal a fazê-lo.
eehehehhehe
Mais uma para justificar a inteligência dos nossos bichanos
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

sexta ago 22, 2003 2:24 pm

As unhas dos gatos "descascam-se" como se fossem cebolas! É uma comparação um bocado pateta mas é mesmo isso que acontece!
Vão tendo camadas novas por baixo das velhas e o que eles fazem é puxar as velhas até as arrancar!!!
Em casa, de vez em quando não vos aparecem no chão pedeaços ou mesmo unhas inteiras??

Não se preocupem porque é normal! Por acaso, os meus roem mais é as da frente! As de trás, como eles andam sempre a correr, estão mais gastas dos "arranques a derrapar" e talvez por isso eles entendam que não é necessária a "manicure" :lol:
zirita
Membro Veterano
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

sexta ago 22, 2003 2:27 pm

Ok, já estou mais descansada! A Bê tem atitudes que cabem na normalidade!!! ;)
É verdade sim, encontrar bocadinhos de unhas, tipo capas inteiras, principalmente na cama dela! É que às vezes até faz impressão o barulho que ela faz a roê-las!!!! D
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Garfield74
Membro Júnior
Registado: quarta ago 20, 2003 2:52 pm

sexta ago 22, 2003 2:47 pm

Olá,

É verdade sim as vezes eu encontro tipo capas de unhas mas calculei que fosse da manicure, lá isso de vaidosos são os nossos bichanos o Garfield então cada vez que se senta ou deita tem sempre de se lamber :lol: ....
mike2002
Membro Veterano
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

sexta ago 22, 2003 3:05 pm

Brum Escreveu: digo isto poque aquele gato que eu tenho mas que vive em casa da minha Mãe, aquele dos 12,5Kg, não nos deixa cortar-lhe as unhas, então ele próprio começou a roê-las e a apará-las.
Mas .... qual é o gato de deixa, de livre e expontânea vontade, que se lhe corte as unhas?? :o

É que sinceramente, ainda não vi nenhum! É cá uma guerra .... bufa aqui, arranhadela acolá, mordidela nos dedos .... Xiça!

Com os meus da proxima vez é com luvas de ferro! :evil:

Miguel
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

sexta ago 22, 2003 3:17 pm

Sim Miguel, tem razão. Nenhum gosta, mas há uns que gostam menos que outros. E este que está em casa da minha Mãe, nem com três pessoas lá vai, ainda nos arranca um braço :p :p
Já tentámos e desistimos, coitadinho ele também está muito velhote, até o olfacto e a vista já lhe começam a faltar, por isso resolvemos deíxá-lo sossegadinho, o problema é que cada vez menos ele se consegue dobrar, a falta de elasticcidade com a gordura limita-lhe um pouco os movimentos.
zirita
Membro Veterano
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

sexta ago 22, 2003 3:18 pm

Eu tenho a confessar que nunca cortei as unhas à Bê, nem no vet... :oops: Está como manda a Natureza...
<p>&nbsp;</p>
noggy
Membro Veterano

sexta ago 22, 2003 3:19 pm

mike2002 Escreveu: Mas .... qual é o gato de deixa, de livre e expontânea vontade, que se lhe corte as unhas?? :o
Miguel
Eu tenho a resposta! O meu Eco!!! :lol: Sento-o no meu colo e com o corta-unhas Clic, clic, clic... já tá!! ;)

(eu não me ajeito com aquelas tesouras malucas :oops: tenho uma mto bem guardadinha na gaveta :D )

Com a Baixinha é outra história: bufa, impertiga-se, morde-me, foge a sete patas! Eu sei lá que mais :p
Aliás, a ela corto-lhe as unhas por fases :lol:
Duas ou três unhas de cada vez para ela não se irritar mto!!! ;)
noggy
Membro Veterano

sexta ago 22, 2003 3:22 pm

zirita Escreveu: Eu tenho a confessar que nunca cortei as unhas à Bê, nem no vet... oops Está como manda a Natureza...
Xiiiiii!!!
E os sofás e demais locais susceptíveis de ser arranhados estão meios moribundos, não?? :lol:
mike2002
Membro Veterano

sexta ago 22, 2003 3:26 pm

noggy Escreveu:
mike2002 Escreveu: Mas .... qual é o gato de deixa, de livre e expontânea vontade, que se lhe corte as unhas?? :o
Miguel
Eu tenho a resposta! O meu Eco!!! :lol: Sento-o no meu colo e com o corta-unhas Clic, clic, clic... já tá!! ;)
(
:o

Tem de me emprestar o seu Eco para ter uma conversinha com os meus gatuxos. :D

À Mikas ainda lhe corto as unhas, mas ao Miks .... vai lá, vai!
zirita
Membro Veterano
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

sexta ago 22, 2003 3:31 pm

Não exageremos! Passo a explicar tenho uma carpete de sisal onde ela afia as unhas e um daqueles postezinhos próprios. Naturalmente que ela afia aí as unhas às vezes... outras vezes provoco-a para ela ir afiar as unhas ao poste, e outras vezes ainda afia as unhas no sofá (ver fotos no meu album e no álbum da arca), a que se segue evidentemente um ralhete e mais recentemente uma borrifadela, a conselho de respeitosos forenses (fico sempre com dúvidas quanto a esta palavra...). Por outro lado, nas suas escapadelas durante o serão e nos fins de semana em que passa o tempo a subir às árvores acaba por as "limar" de forma natural. E finalmente, nunca experimentei sequer cortar-lhas porque só de pensar nisso fico atrapalhada!
E como os estragos não são de vulto... até ver... ficamos assim! :lol:
<p>&nbsp;</p>
Roxanne
Membro
Registado: terça ago 12, 2003 12:35 pm

sexta ago 22, 2003 4:12 pm

Olá a todos, sou nova no fórum e tenho pela primeira vez um gato...O Merlin tem 6 meses e por causa dele sou uma pessoa melhor...e mais feliz...
Ele também roi as unhas, tanto as da frente como as de trás...eu no princípio quando comecei a encontrar os pedaços das unhas pela casa, até pensei que ele podia ter alguma carência de vitaminas e que estava com as unhas fracas...mas pelo que li neste tópico está tudo bem :D

beijinho da Roxanne e ronrons do Merlin
Responder

Voltar para “Gatos”