FIV e FELV! E agora?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta ago 22, 2003 10:31 pm

Estou de rastos...! :cry:

Resolvi levar comigo hoje os bebés para fazer os testes FIV e FELV e as notícias não podiam ser piores... :cry: :cry: :cry:

Apesar de não terem sido conclusivos os testes deram positivo a FIV para a Ginny e a FELV para o Rubio :cry:

Meu Deus, e agora?
Bem sei que daqui a dois ou três meses, quando repetir os testes é que se podem ter certezas, mas estou com o coração dilacerado.

Vim aqui partilhar com vocês esta minha dor e pedir a alguém que já tenha passado pelo mesmo que me conte o que se passou depois.
Eles são tão pequeninos ainda...
Será que posso ter esperança que não seja nada?

Os meus adultos estão vacinados contra o FELV, mas será que podem apanhar o FIV, apesar de serem todos esterilizados e não lutarem com a Ginny de forma violenta?

Não sei o que fazer...
Custa-me ter a bichinha separada dos outros, pois eles dão-se tão bem e brincam todos juntos. Vou manter um animalzinho tão cheio de vida encerrado para o resto da vida?
É claro que não me passa pela cabeça po-los a dormir, não sem ter a certeza... Mas até que ponto é que devo arriscar a vida dos outros 3?

Por favor, alguém que tenha experiência de ter animais com este tipo de doenças que me conte como é, pois apesar de eu trabalhar numa clínica e ter posto as dúvidas todas aos vets de lá, eles também não me deram respostas conclusivas, pois em caso de dúvida aconselham sempre a não arriscar...

E agora...?
Ainda não consegui parar de chorar... :cry: :cry: :cry:
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta ago 22, 2003 11:37 pm

Olá

Imagino o que deves estar a sentir. Ainda por cima fizeste tudo para que esses meninos sobrevivessem. Eu não te sei dar uma resposta ás tuas perguntas. Mas não podia deixar de te dar toda a minha solidariedade neste momento. Vamos todos torcer para que a repetição dos exames dê negativa. Os exames muitas vezes dão positivo inicialmente e depois negativo. Pode muito bem ser um falso positivo.
Força.

Beijokas
Kathleen
sfigueira
Membro Veterano

sexta ago 22, 2003 11:52 pm

Obrigada Kathleen, pelo teu apoio...

Estive agora a pesquisar artigos na net sobre isso e estou um pouco mais optimista pois o Felv transmite-se pela saliva e eu sempre dei biberon aos dois pelo mesmo, um a seguir ao outro, logo se o Rubio tivesse o vírus activo a Ginny teria apanhado e o teste dela ao Felv foi negativo...

Quanto ao Fiv, é muito difícil gatos que não lutem de forma violenta transmitam uns aos outros e ela pode ter anticorpos da mãe, por ter bebido leite contaminado, que ficam activos até às 8 a 12 semanas. Como ela tem 7...

Agora tenho que esperar 8 a 12 semanas para repetir os testes...
Vai ser angustiante!

Coitadinhos, foi tão doloroso fazê-los passar por uma colheita de sangue :( :roll:

O Rubio portou-se lindamente, mas a Ginny teve que ser picada algumas 3 vezes porque parecia uma enguia e mesmo com 2 pessoas a segurar não parava, até porque não podíamos segurar com muita força senão esborrachávamo-la!

Ah, a Ginny está com 1,050Kg e o Rubio com 970gr :!: :!:

Beijokas!
Susana
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sexta ago 22, 2003 11:57 pm

CALMA!!

Primeiro: como disse, os testes são ambíguos, não é? Depois, parece-me muito cedo ainda para fazer esses testes! Por causa dos bébés que estou a tratar, perguntei ao vet precisamente quando poderia fazer os testes, e ele disse-me que tinha de esperar 6 meses após o contacto com os outros gatos, isto para permitir que qualquer possível transmissão por parte dos outros fosse "combatida", e para que os testes não dessem resultados falseados. Só os vou fazer precisamente daqui a esse tempo. Até lá, eles não contactam com os outros. Também não podiam para já por causa da tinha.
De qualquer das formas, os testes rápidos não são muito fiáveis.
Aconselhava-a: 1º - acalmar-se, e pensar positivo. 2º - deixar passar esse tempo, até repetir os testes. 3º - no caso (vamos torcer que não!) de voltar a dar positivo, fazer um teste mais rigoroso (não dos chamados rápidos).
Até lá, dentro dos possíveis, evitar lutas entre eles! Mas são tão pequeninos! Um gato com FIV ou FELV pode perfeitamente ter uma vida longa e feliz! Exigirá apenas uma certa atenção e mais alguns cuidados!
Vamos ter ESPERANÇA!!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sábado ago 23, 2003 12:01 am

Olá

Eu não sei muito sobre as duas doenças, mas a verdade é que sendo eles irmãos penso que deveriam os dois ter as mesmas doenças não era?
Tenta manter a calma, vai ao site do Felinus pois acho que por lá há alguns foristas com gatinhos com estas doenças e que talvez te possam ajudar.
Penso que mesmo sendo portadores podem ter uma vida saudável pelo menos com a FIV, a FELV já não sei bem.
Mas eles têm crescido bem e isso é muito bom.

Vou torcer para que não seja nada.

Beijos e se precisares de alguma coisa diz.

Kathleen
sfigueira
Membro Veterano

sábado ago 23, 2003 12:20 am

Kathleen eles não são irmãos...

Foram encontrados por pessoas diferentes e a Ginny já estava a começar a abrir os olhos enquanto que o Rubio devia ter uns 2 dias...

Obrigada Miadores pelas palavras de apoio!
Felizmente que os adultos os "adoptaram" muito bem e dão-se todos bem!

Até repetir os testes vou sempre evitar que eles fiquem sozinhos com os outros. Quando saio e de noite ficam na cozinha. É que tenho uma casa pequena e é difícil mantê-los permanentemente separados.

Como a doença mais facilmente contagiosa é o FELV e os adultos têm vacinas, estou mais ou menos tranquila, pois eles comem em tigelas separadas e têm litters separados.

Vamos lá ver...
É claro que sendo eles meus "filhos" não lhes vai faltar nada e vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para lhes proporcionar uma vida longa e feliz, mesmo que o futuro seja traiçoeiro e nos pregue esta partida...

Beijokas!
Susana
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

sábado ago 23, 2003 12:41 am

Desculpe a franqueza mas sinceramente não sei para que raio a foram aconselhar a fazer esses testes agora!!

Se os bébés só têm 7 semanas os testes positivos podem não querer dizer nada! Agora, pobre de si, vai 4 meses e tal ansiosa e se calhar sem necessidade nenhuma pq certezas só a partir dos 6 meses em que as análises passam a ser fiáveis!! E, se forem feitas em laboratório, melhor ainda! Os testes de kit tb podem suscitar dúvidas!

Mtas vezes, testes positivos nessas idades negativam mais tarde!!!
Compreendo a sua angústia mas vá com calma pq ainda não está tudo perdido!!!

Ele há cada uma, livra!!! :evil: :evil: :evil:
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

sábado ago 23, 2003 12:54 am

Olá sfigueira,

sei que é sempre um choque, pois o Fiv e Felv são incuráveis, embora se possa, desde com alguns cuidados, permitir que o animal tenha uma vida com qualidade durante bastante tempo. Lembro-lhe também que os testes de kit não são 100% fiáveis e ainda menos em animais tão jovens. O teste deverá ser repetido por volta dos 6 meses e feito em laboratório. Conheço vários casos de gatos que posteriormente negativaram. Em todo o caso deixo aqui alguns tópicos onde já foram abordados os temas do Fiv e Felv.
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=6810
http://felinus.ddi.pt/index.php?area=no ... icia&id=10
Kathleen
Membro Veterano

sábado ago 23, 2003 11:44 am

Olá

Ontem com o adinatado da noite fiz confusão, eles de facto não são irmãos, peço desculpa :oops:
Mas agora com estas respostas espero que fique mais calma, pois provavelmente os testes não deram resultados muito fidedignos. Tem calma e espero que tudo corra pelo melhor.

beijokas
kathleen
coe
Membro Júnior
Registado: sábado ago 02, 2003 3:55 pm

sábado ago 23, 2003 3:00 pm

Porque não consulta outro vet?Tente segunda opinião.A clinica do restelo é muito boa e os vet são sinseros-não quero critica vets-Os gatinhos são para dar?Se sim tente um bom lar um sitio onde ele tenha mimo e carinho,mas sem mais gatos,não quer diser que não venha a ser um gato adulto saudavel dentro da sua doença.NÃO PERCA A ESPERANÇA.ANA
sfigueira
Membro Veterano

sábado ago 23, 2003 4:18 pm

Olá!

Esta noite dormi muito mal e de manhã ainda me correram algumas lágrimas, mas passado o choque inicial, já estou um pouco mais calma...

Respondendo a algumas questões colocadas,

ninguém me recomendou que fizesse agora os testes, eu é que decidi fazer por uma questão de salvaguarda dos mais velhos, uma vez que são saudáveis e os bebés vieram sabe-se lá de onde (antes não o tivesse feito! mas enfim...)

coe, não necessito consultar outro vet pois trabalho numa clínica como auxiliar e todos os 6 vets que lá trabalham me merecem a máxima confiança!
Os gatinhos inicialmente seriam para dar, mas ao fim de um mês e meio a dar biberon e carinho já não me consigo separar deles!

De qualquer forma, julgo que eles se tivessem algum problema de saúde, seriam gatinhos mais frágeis, mas até agora nem um espirro! Felizmente!

Vamos torcer para que tudo não passe de um susto e que eles não tenham nada!

Beijokas!
Susana
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado ago 23, 2003 6:27 pm

os bebés vieram sabe-se lá de onde (antes não o tivesse feito! mas enfim...)
ainda bem que os trouxeram. doentes (salvo seja) ou saudáveis, vão ser uns sortudos. pelos menos esses dois vão ter dias melhores. já que não se salva o mundo, ajude-se o que se puder :) :)
sfigueira
Membro Veterano

sábado ago 23, 2003 6:38 pm

anjaazul Escreveu:
os bebés vieram sabe-se lá de onde (antes não o tivesse feito! mas enfim...)
ainda bem que os trouxeram. doentes (salvo seja) ou saudáveis, vão ser uns sortudos. pelos menos esses dois vão ter dias melhores. já que não se salva o mundo, ajude-se o que se puder :) :)
Anja,

Quando disse "antes não o tivesse feito", estava-me a referir ao facto de ter resolvido fazer os testes tão cedo...
Mil vezes mos trouxessem e mil vezes eu os aceitava para cuidar!

Beijokas!
Susana
Flora
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

sábado ago 23, 2003 8:07 pm

Tenho muita pena mas não sei nada sobre isso.
Conheço um tópico que fala sobre isso.

Espero que se recuperem depressa e não gostava nada de saber que a Ginny vai ter de ficar encerrada para o resto da vida.

Boa sorte para o próximo teste de FIV e FELV.

Ah, já agora:

Existem vacinas contra o FIV?
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

sábado ago 23, 2003 10:16 pm

Hum Susana, q agonia né!? Bem, acho q são muito boas as chances de ser alarme falso e tb, mesmo se infelizmente for verdade, parece q muitos gatos vivem a vida muito bem como portadores assintomáticos dessas doenças.. Então, não vamos nos desesperar antes de se ter certeza! E pense q eles já venceram até agora, caso tenham as doenças, vão vencer tb pois já mostraram q apesar do tamanho pequenino, são fortes como touros!! ;)
Responder

Voltar para “Gatos”