Duvida....Gatos e Plantas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
aryann
Registado: quinta nov 22, 2007 3:51 pm

sexta jun 18, 2010 2:13 pm

Acho este forúm bastante completo e por norma consigo encontrar resposta ás minhas dúvidas utilizando a pesquisa mas para esta questão não escontrei nada. :o

Sei que existe uma panóplia de plantinhas e frutos que são prejudiciais á saúde dos nossos companheiros sendo raras as excepções. Para mim não foi problema abolir a presença de plantas em casa porque não acho grande piada e acabo por "matá-las". Mas nesta época do ano oferecem-me sempre um Manjerico e gostava de o manter.

A minha pergunta é: Fazem estas plantas parte da listagem das plantas más ou das plantas boas? :?: Claro que independetemente da resposta terei sempre algum cuidado mas também não quero entrar em parafuso sempre que a gata se chegar á planta! :oops:

Obrigado por todas as respostas que me poderem dar.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 18, 2010 2:33 pm

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... s+t%F3xica

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... +t%F3xicas

Apesar de não estar referenciado nos tópicos acima, as plantas da família do mangericão não são tóxicas para os animais e até são usadas em aromaterapia.
Última edição por dinodane em sexta jun 18, 2010 2:44 pm, editado 1 vez no total.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

aryann

sexta jun 18, 2010 2:42 pm

Eu realmente agradeço...
Mas até aí já tinha chegado! É que essa pesquisa, como referi, já eu a tinha feito e não me serviu de nada.

O meu problema é que em todas as listas que vi, não se fala no Manjerico. E é sobre os perigos dessa planta especifica que eu quero saber.

Mas de qualquer maneira vou esperar outras respostas para ver se alguém sabe.
dinodane
Membro Veterano

sexta jun 18, 2010 2:45 pm

Apesar de não estar referenciado nos tópicos acima, as plantas da família do mangericão não são tóxicas para os animais e até são usadas em aromaterapia.

Para facilitar a sdua pesquisa, o nome cientifico do manjerico é Ocimum minimum.

aryann

sexta jun 18, 2010 2:58 pm

Muito obrigado Dinodane....

Eu realmente tinha feito a minha pesquisa e não existe referência ao manjerico. Nem nas listas de plantas tóxicas nem nas não-tóxicas. Na altura até achei curioso porque é uma planta muito típica no nosso país. Mas são tantas plantas que alguma havia de ficar fora da lista..... Também tinha procurado mangericão e também não encontrei nada, agora já sei.... E tirou-me um peso de cima!

Assim já não me passo se a vir de volta do vaso! Não que vá ficar á mão de semear.....mas ao menos não preciso de andar atrás dela com medo.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sexta jun 18, 2010 6:59 pm

O manjerico não é tóxico para os animais, os gatos aqui em casa nunca lhe ligaram grande coisa, talvez devido ao cheiro intenso, mas já a coelha anã que tive, sempre que tinha oportunidade devorava aquilo tudinho, para grande desgosto da minha mãe :lol:
Sónia
PicaXuu
Membro Júnior
Registado: sexta jun 04, 2010 9:48 pm

sábado jun 19, 2010 11:40 am

Vou aproveitar o tópico: alguém sabe se existe algum problema com os Bonsai ?
dinodane
Membro Veterano

sábado jun 19, 2010 1:17 pm

Qual é a espécie do bonsai...? Como sabe, existem n espécies de árvores que podem ser "moldadas" em bonsai, desde oliveiras a pinheiros, a ficus, ácer, etc etc. Antes de fazer essa questão ou pesquisa deverá saber que espécie de árvore ou arbusto é.

PicaXuu
Membro Júnior
Registado: sexta jun 04, 2010 9:48 pm

sábado jun 19, 2010 2:53 pm

Peço desculpa, de facto devia ter mencionado a espécie, se n estou em erro é um Ficus Boni...
Responder

Voltar para “Gatos”