Olá a todos os amigos de gatos,
Esta é a minha primeira mensagem. Tenho um gato no quintal com cerca de 2 anos (raça europeia, tigrado, lindo...), o facto é que ele apareceu por lá devia ter uns 6 meses e nunca soubemos como é que ele lá foi parar. Nunca se deixou agarrar e até hoje só deixar fazer umas festas (poucas), aparece a miar na altura de comer e logo a seguir "desaparece", isto é salta para o telhado e vai conviver com outros da sua espécie. Por vezes aparece um pouco maltratado, mas tem conseguido superar tudo, e nunca teve nenhuma doença grave (embora não tenha vacinas), talvez em parte devido há boa alimentação que nós lhe damos.
Contudo agora apareceu com umas feridas à volta do pescoço, tem falta de pêlo e umas crostas. Não sei se será algum tipo de doença, uma vez que se manisfesta só à volta do pescoço, principalmente abaixo das orelhas ou se será de ele se envolver em lutas com outros gatos, o que acontece frequentemente, pois embora eu não veja, consigo ouvi-lo nitidamente. Por tudo isto quero levar o Pimpão (é este o nome dele), ao veterinário, mas como agarrar um gato semi-selvagem e mete-lo numa caixa? Será aconselhável dar-lhe um tranquilizante? Agradeço sugestões.
Beijinhos e abraços
Nely
1ª ida ao veterinário
Moderador: mcerqueira
Olá Nely
Pelo que dizes as feridas podem realmente resultar de lutas com outros gatos. Mas também pode ser tinha ou uma outra doença de pele (se o gato anda solto junto com os outros pode ter sido contagiado). Para saber melhor o que é convinha, de facto, levá-lo ao veterinário, onde também devia ser vacinado, para evitar contágios dos gatos de rua, e (se tiveres possibilidade agora) também castrado, para não procriar com as gatas da zona e dar origem ao nascimento de gatinhos que, geralmente, morrem e também porque isso os faz ficar mais meigos e menos vadios.
Quanto à melhor forma de o apanhar, sugiro que tentes por a comida dentro de uma transportadora de gatos e quando ele entrar para comer feches rapidamente a porta. Eu alimento uma colónia de gatos de rua (todos meios selvagens) e geralmente é assim que os apanho quando preciso de os levar ao vet
Saudações felinas
Isabel
Pelo que dizes as feridas podem realmente resultar de lutas com outros gatos. Mas também pode ser tinha ou uma outra doença de pele (se o gato anda solto junto com os outros pode ter sido contagiado). Para saber melhor o que é convinha, de facto, levá-lo ao veterinário, onde também devia ser vacinado, para evitar contágios dos gatos de rua, e (se tiveres possibilidade agora) também castrado, para não procriar com as gatas da zona e dar origem ao nascimento de gatinhos que, geralmente, morrem e também porque isso os faz ficar mais meigos e menos vadios.
Quanto à melhor forma de o apanhar, sugiro que tentes por a comida dentro de uma transportadora de gatos e quando ele entrar para comer feches rapidamente a porta. Eu alimento uma colónia de gatos de rua (todos meios selvagens) e geralmente é assim que os apanho quando preciso de os levar ao vet
Saudações felinas
Isabel
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá Nely!
É melhor levares o gatinho ao vet pois eu tenho um gatinho que teve um problema de pele,semelhante á sarna e as feridas eram só no pescoço,mas com o tratamento ele ficou bom.
Quanto a conseguires agarra-lo tb podes colocar um calmante na comida, o vet pode indicar-te qual, tens é que ter atenção depois dele comer não se afastar de modo a quando se der o efeito estar ao teu alcance.
Votos de melhoras
phalcon!
É melhor levares o gatinho ao vet pois eu tenho um gatinho que teve um problema de pele,semelhante á sarna e as feridas eram só no pescoço,mas com o tratamento ele ficou bom.
Quanto a conseguires agarra-lo tb podes colocar um calmante na comida, o vet pode indicar-te qual, tens é que ter atenção depois dele comer não se afastar de modo a quando se der o efeito estar ao teu alcance.
Votos de melhoras
phalcon!