GATO BRAVO!!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
isabelvieira
Membro Júnior
Registado: quarta abr 09, 2008 11:34 am

quinta jul 08, 2010 1:06 pm

Bem amigos, preciso da vossa ajuda.

A minha mãe resolveu adoptar um gato bebé que uma sra disse que ia abandonar...até aqui tudo muito bem.
A Sra levou lá o gato ontem, e disse-lhe que o gato é um bocadinho assustado, não se deixa apanhar com facilidade bla bla,... .
Pois muito bem o gato não é assutado é HIPER assustado, eu nunca vi nada igual, não se deixa aproximar, ninguem lhe consegue tocar, ou se tentamos ele "ataca-nos", eh pah ele é minusculo mas até da medo,...
Queriamos dar qualidade de vida ao gatinho, mas assim vai ser dificil,...tambem sei que que ainda é muito cedo, e ha que ter paciencia mas haverá alguma maneira de ganhar a confiança dele?

Ja lhe pusemos ração, água e areia...ele ainda não tocou em nada, mas isso eu acho normal, agora como por o gatinho mais meiguinho?!

Toda a minha vida teve gatos quando morava com a minha mãe, mas como este, bem é o 1º.

Obrigada desde já pelas vossas dicas.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jul 08, 2010 1:15 pm

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quinta jul 08, 2010 2:43 pm

isabelvieira Escreveu:Bem amigos, preciso da vossa ajuda.

A minha mãe resolveu adoptar um gato bebé que uma sra disse que ia abandonar...até aqui tudo muito bem.
A Sra levou lá o gato ontem, e disse-lhe que o gato é um bocadinho assustado, não se deixa apanhar com facilidade bla bla,... .
Pois muito bem o gato não é assutado é HIPER assustado, eu nunca vi nada igual, não se deixa aproximar, ninguem lhe consegue tocar, ou se tentamos ele "ataca-nos", eh pah ele é minusculo mas até da medo,...
Queriamos dar qualidade de vida ao gatinho, mas assim vai ser dificil,...tambem sei que que ainda é muito cedo, e ha que ter paciencia mas haverá alguma maneira de ganhar a confiança dele?

Ja lhe pusemos ração, água e areia...ele ainda não tocou em nada, mas isso eu acho normal, agora como por o gatinho mais meiguinho?!

Toda a minha vida teve gatos quando morava com a minha mãe, mas como este, bem é o 1º.

Terá que ter paciência, estas coisas demoram o seu tempo, mesmo em gatos que não estão assustados quanto mais num caso assim. Tentem dar-lhe tempo e espaço para se ambientar, quanto mais andarem atrás dele, pior... e mais tarde ou mais cedo irá comer.... no caso da minha última adopção demorou 2 dias a comer ou beber (e a ir ao WC) e também era uma fera, apesar de vir de uma FAT e de estar super habituada a pessoas e a outros gatos (e também cães, pássaros, etc), ainda assim ficou com a alcunha da Kitty da Cova da Moura, hoje dos 2 que tenho é a mais meiga....

Há que dar tempo ao tempo e não desesperar....
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

quinta jul 08, 2010 2:50 pm

Tenha calma...

Eu adoptei um gatinho que veio directamente do mato e fiquei tão aflita como está.

Teve de ser com muita calma. Deixei-o estar nos primeiros dias... ele escondia-se muito, fugia, bufava, mordia, arranhava... Tínhamos medo dele...

Foi relativamente fácil "conquistá-lo". A comida faz milagres e como era um bebé penso que isso facilitou as coisas também. Também nos primeiros dias não andei atrás dele... depois ele começou a sair sozinho dos cantos onde se escondia mas não vinha para o pé de nós... passados uns dias já se deitava em cima de nós apenas para dormir (queria o calor do portátil o banana)... Hoje em dia é um gato muito amoroso, mas muito dono do seu narizito. Ainda tem o hábito de fugir quando entramos na sala, mas daí a 2 segundos vem cá pra fora e está a vontade.

Dê tempo ao tempo... deixe o gato habituar-se ao novo sítio.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quinta jul 08, 2010 11:52 pm

Como já responderam os foristas, é preciso muita paciência, Deixar que o tempo faça o seu trabalho e não forçar o gatito. É preciso dar espaço para que ele ganhe confiança, e isso não nasce de um dia para o outro. É um trabalho diário e como disse, muita paciência. Não existem receitas milagrosas e cada gato é um caso. Cada um leva o seu tempo a ambientar-se.

A minha farrusca era muito arisca no início e depois de uns meses bem valentes, lá vinha para o meu colo e era um mimo de gata! :wink: Levou tempo! E muita paciência! E não a forcei. :)
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

domingo jul 11, 2010 6:41 pm

E como está a ferinha? Já se adaptou?
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
isabelvieira
Membro Júnior

segunda jul 12, 2010 1:25 pm

Olá

mais uma vez muito obrigada pela vossa preciosa ajuda.

Afinal a "fera" já batizada por Tommy, é muito meiguinho, faz-se de bravo e tal, mas se o apanharmos quer é miminhos :).

Continua a não aparecer quando sente gente, começa a miar mas não sai do sitio onde estiver escondido, tenho que normalmente ir buscá-lo e pô-lo a comer.
Come e se o soltar ele volta a refugiar-se.
Acho que com o tempo vai começar a aparecer por ele.
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

segunda jul 12, 2010 4:52 pm

Isabel,fico feliz pelo Tommy,já sabemos que o tempo e a paciência são ingrdientes milagrosos... :lol: Desejo que tudo continue a correr bem,e se tiver dúvidas venha até cá expo-las...
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
isabelvieira
Membro Júnior

quinta jul 22, 2010 1:56 pm

O Tommy, ja vagueia pela casa da minha mãe na maior, é super engraçado.
Apesar de ainda ser assim meio desconfiado, mal nos ve esconde-se mas passado minutos ja se esta a esfregar em nós a procura de atenção.

Aconteceu agora foi uma boa!!!

Entao eu moro mesmo ao pé dos meus Pais so nos divide um muro, e para alem dos persas que tenho em casa tenho tambem uma labrador, que eu ou o marido estando em casa vagueia pelos jardins, vai para a minha mae, etc...
O outro dia estavamos a almoçar na casa da minha mãe e a cadela estava la deitada na cozinha...o Tommy foi-se chegando até ela, pé ante pé, a cadela cheirou-o, lambe-o, e o gato na maior,...a partir dai começou a esfregar-se nela, e quando dou conta estava a tentar mamar, nas mamas dela :roll: .

Agora não o posso deixar chegar-se a cadela ataca-lhe logo as mamas!!!! Eu é que não deixo, porque a cadela esta quietinha, lambe-o como se de um filho se tratasse, parece que noutra vida já foi mãe :) , instinto maternal não lhe falta.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 23, 2010 1:57 pm

Disse ONtem, nao foi?

Que esperava? Que um animal BEBE retirado do seio da sua especie e largado num local TOTALMENTE desconhecido e com gente TOTALMENTE desconhecida, lhe fosse logo para o colinho?
Pense bem... e leia este artigo:

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=317

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
isabelvieira
Membro Júnior

sexta jul 23, 2010 2:00 pm

leonildecarvalho Escreveu:

Disse ONtem, nao foi?

Que esperava? Que um animal BEBE retirado do seio da sua especie e largado num local TOTALMENTE desconhecido e com gente TOTALMENTE desconhecida, lhe fosse logo para o colinho?
Pense bem... e leia este artigo:

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=317

Boa sorte,

Leo

Ola Leo :), essa parte esta resolvida com paciencia consegui, leia a ultima citação que deixei.

Obrigada na mesma

Isabel
Garfield2010
Membro Veterano
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sexta jul 23, 2010 3:02 pm

isabelvieira Escreveu:O Tommy, ja vagueia pela casa da minha mãe na maior, é super engraçado.
Apesar de ainda ser assim meio desconfiado, mal nos ve esconde-se mas passado minutos ja se esta a esfregar em nós a procura de atenção.

Entao eu moro mesmo ao pé dos meus Pais so nos divide um muro, e para alem dos persas que tenho em casa tenho tambem uma labrador, que eu ou o marido estando em casa vagueia pelos jardins, vai para a minha mae, etc...
O outro dia estavamos a almoçar na casa da minha mãe e a cadela estava la deitada na cozinha...o Tommy foi-se chegando até ela, pé ante pé, a cadela cheirou-o, lambe-o, e o gato na maior,...a partir dai começou a esfregar-se nela, e quando dou conta estava a tentar mamar, nas mamas dela :roll: .

Agora não o posso deixar chegar-se a cadela ataca-lhe logo as mamas!!!! Eu é que não deixo, porque a cadela esta quietinha, lambe-o como se de um filho se tratasse, parece que noutra vida já foi mãe :) , instinto maternal não lhe falta.
Pelo menos a cadela é fêmea. A minha gatinha mama no meu gato que é apenas um mês mais velho :lol: :lol:
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
isabelvieira
Membro Júnior

sexta jul 23, 2010 3:20 pm

Garfield2010 Escreveu:
isabelvieira Escreveu:O Tommy, ja vagueia pela casa da minha mãe na maior, é super engraçado.

Pelo menos a cadela é fêmea. A minha gatinha mama no meu gato que é apenas um mês mais velho :lol: :lol:
Tadinhos!!!! :lol: :lol: :lol:
Garfield2010
Membro Veterano

sexta jul 23, 2010 4:48 pm

É mais tadinho mesmo, pobre gato não se pode deitar sem que ela venha logo atrás dele :lol:
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Responder

Voltar para “Gatos”