O meu gato quer fugir (ajuda)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rocasman
Membro
Registado: quinta mai 13, 2010 6:37 pm
Duas tartarugas - Liedson e Saviola;
E um gatinho atrevido no quinta

quinta jul 22, 2010 12:06 pm

Boa tarde a todos! O meu gatinho tem 4 meses e meio e costuma brincar no nosso quintal à vontade, tem espaço e sempre gostou de lá passar grande parte do dia... só que agora a minha mãe veio visitar-me com o meu padrasto e ele não gosta de gatos... sempre ouvi dizer que os animais pressentem essas coisas... verdade ou não... não sei, só que o meu gato agora mia de forma desesperada e já fugiu duas vezes para o quintal dos vizinhos... bufa até para nós (os donos) e está muito agitado... Eu estou muito preocupada porque ele que até era rebelde estava a mostrar-se muito mais meigo e agora... faz isto... estou em pânico porque não quero ficar sem ele... ainda por cima as saídas das casas dos vizinhos têm cães por todos os lados e ele é bebé... ajudem-me por favor... já o fechei em casa mas ele mia muito e quer mesmo sair...
Terezza
Membro Júnior
Registado: domingo fev 28, 2010 3:47 pm

quinta jul 22, 2010 12:18 pm

não entre em stress, tenha calma, o gato não tem "querer", não o deixe sair de casa pois é bem capaz de desaparecer e nunca + lhe põe a vista em cima.
Rocasman
Membro

quinta jul 22, 2010 12:24 pm

Voltou a fugir mesmo agora... e está super agressivo... borrifei-o com agua para o assustar mas ele voltou ao mesmo sitio e tentou fugir novamente... até tenho medo de ir trabalhar sei que vou ficar a pensar nele... não entendo porque tenta fugir...
MariaTeresa
Membro Júnior
Registado: terça jul 13, 2010 9:21 am

quinta jul 22, 2010 12:43 pm

Então o gatinho já está assustado e ainda o vai borrifar c água??? Assim ainda fica mais assustado!! N force o gatinho, deixe-o ambientar-se, dê-lhe tempo!

Brinque e fale um bocadinho c ele (com calma) deixe-lhe a comida, água e a casa de banho perto e por favor, feche as janelas e as portas!!
Rocasman
Membro

quinta jul 22, 2010 12:53 pm

Pois... eu sei que não fiz bem mas aconselharam-me a borrifa-lo com água quando ele agisse mal e achei que podia dissuadi-lo de voltar a fazer o mesmo... fui agora à veterinária e ela diz que ele quer explorar e conhecer o ambiente envolvente para não o deixar sair... e que ainda é muito cedo para ir às gatas por isso é mesmo curiosidade... estou super assustada... estou a pensar em comprar uma cerca e colocar no quintal para que ele não fuja... mas ele até pela roupa estendida a secar sobe...
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta jul 22, 2010 12:57 pm

se é pequenino e não consegue saltar e fugir do quintal, deixe o gato explorar à vontade. mas não o habitue ao quintal, se não é o grande problema.
leve-o para o quintal, mas de-lhe comida em casa. são os lambaruças e com petiscos, não há fuga que resista
anjjazul
Rocasman
Membro

quinta jul 22, 2010 1:07 pm

sim eu dou comida em casa mas ele adora estar no quintal... adormece em cima das cadeiras e brinca com o que encontra... o problema é que ele já consegue trepar para o quintal dos vizinhos e todos eles têm cães e dá ligação directa à avenida principal que é um perigo... ainda por cima resido num local muito procurado para férias e os carros não param a hora nenhuma do dia... estou mesmo muito preocupada... agora está fechado em casa e não para de miar à janela...
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta jul 22, 2010 1:11 pm

sendo assim, casa com ele. há-de deixar de miar. se se habituar ao quintal, ninguém o controla e é desgraça pela certa.
eles são teimosinhos e de ideias fixas. não se pode ceder
anjjazul
Rocasman
Membro

quinta jul 22, 2010 1:23 pm

Obrigada... eu só o deixo ir para o quintal porque acho que é bom para ele estar num espaço que eu julgava "controlado" e poder desfrutar um pouco do exterior... sendo assim vou ter que lhe retirar essas saídas... estava a pensar por cerca no meu quintal virado para a estrada porque é maior que o de trás só para ele poder aproveitar mais... assim já não o vou fazer... vai ficar por casa... não estava à espera que ele "partisse" à descoberta tão cedo...
MariaTeresa
Membro Júnior
Registado: terça jul 13, 2010 9:21 am

quinta jul 22, 2010 1:38 pm

Eu compreendo a sua aflicão Rocasman mas a anjjazul está cheia de razão! Se realmente vive assim num sitio movimentado n o deixe sair!!!

Brinque c ele em casa p libertar as energias!Ele tem brinquedos? senão faca-lhe umas bolitas de papel de aluminio (n mto pequenas p ele n as engolir) e atire-as p o chão (os gatos são mto bons a jogar futebol!) ou pegue numa corda (ou no q tiver à mão) e vá arrastando pelo chão p ele ir atrás... pode ser q assim ele perceba q tb é divertido estar em casa :)

Uma coisa q eu fazia c os meus gatos qdo eram assim mais desnorteados era deixa-los sozinhos! Por ex deixava-os na sala e ficava no corredor à espreita (sem q eles me vissem) e olhe q n demorava muito até eles comecarem a explorar a sala e era num instante até passarem p o resto da casa!

Os gatos são espertos q se fartam e teimosos q nem portas mas c um bocadinho de jeito às vezes lá lhes conseguimos dar a volta :)
anjjazul
Membro Veterano

quinta jul 22, 2010 1:47 pm

poderá habituá-lo à trela e passeá-lo assim no quintal. mesmo em casa há desgraças. o meu pinóquio viu uma janela aberta e nunca mais voltou. o mais certo é trem-lhe dado descaminho. imagine-se num sítio desses :cry: infelizmente já nem os animais podem andar à vontade
anjjazul
Rocasman
Membro

quinta jul 22, 2010 1:58 pm

Nem quero imaginar tal coisa... o meu rosquitas é tudo para mim... vou seguir os vossos conselhos e esperar que não me volte a fugir... e não tem mal ele ficar sempre em casa? Eu acho que ele não se ia habituar à trela mas vou comprar e experimentar porque de facto neste sítio como é muito movimentado não lhe posso dar tanta liberdade... só de pensar nos cães que tem à volta... sempre que o sentem no quintal fartam-se de latir.. imagino se o apanhassem...
Terezza
Membro Júnior

quinta jul 22, 2010 2:10 pm

rocasman, claro q não tem mal nenhum ele ficar sempre em casa, já lhe deram montes de bons conselhos, importante é vc não stressar, agir com calma, e esquecer essa de que tem "mal ficar sempre em casa".
Imagem
Rocasman
Membro

quinta jul 22, 2010 2:18 pm

Pois é :) eu adoro ver os animais a apanhar sol :) mas pronto... casa com ele!! Espero que quando chegar do trabalho ele esteja bem porque deixei-o num miar assustador...
Terezza
Membro Júnior

quinta jul 22, 2010 2:23 pm

não pode apanhar sol junto a uma janela, a uma porta? Assim como este, p.exemplo :lol: :lol: :lol:
Imagem
Responder

Voltar para “Gatos”