Gata q nos agride - a vossa opinião pf - urgente

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
mjoaocunha
Membro Veterano
Registado: domingo jul 06, 2008 10:55 pm

quarta jul 28, 2010 4:53 pm

Peço-vos q me ajudem a tentar compreender, ser racional e resolver esta situação.

Há 1 ano atras pediram-me ajuda para uma gata q supostamente agredia a dona, tendo a mm ido ao hospital levar pontos na cara. A senhora queria q eu ficasse com a gata e os 3 filhotes recem nascidos.
Pq a solução era o canil, não acreditei na história e pedi fotos para divulgar.

No entanto as fotos não vieram e a familia foi entregue no canil. Nessa altura acolhi a familia e a gata ficou com os filhotes até as crias terem 2 mesitos.
Foi esterilizada com o intuito de ir para uma colónia controlada. No entanto a vet disse-me q a gata qdo eu ia embora fazia um barulho enorme parecendo um choro de criança e q a gata gostava de mim, etc, etc.
Eu trouxe-a para casa e tudo foi andando até ao dia em q houve uma pega entre dois gatos aqui em casa, com os grunhidos naturais dos gatos, eu fui tentar distrai-los antes q houvesse asneira. Mas a gata tb foi, pois em situações idênticas é a 1ª a arrancar e a por-se perto onde os gatos bufam. Assim fez e mal me viu atirou-se a mim arranhando-me uma perna.

Passou algum tempo, mas ficámos sempre atentas q a gata qdo havia crise tentava atirar-se a nós.

A semana passada houve outra situação, eu desapareci, qdo a vi investir contra mim, pensava eu aparecer qdo estivesse tudo calmo.
A minha Mãe não se lembrou e foi tentar q os gatos não se pegassem e aí a Xena atirou-se à minha Mãe, apanhando-a nas mãos e um dos pés. Mordeu-a com tal violência q até hoje e apesar de estar a tomar antibióticos e anti inflamatórios, o pé está com muito mau aspecto e não o pode pousar no chão.

Logo a seguir isolei a gata e no sábado abri-lhe a porta para ver a reação, imediatamete veio ter com a minha Mãe a pedir festas, mas de repente mordeu-a num peito e qdo foi repreendida abriu a boca mostrando as garras e fazendo um barulho próprio dos felinos.
Daí até agora está novamente isolada, junto com outros gatos, mas sem acesso livre à casa toda e a nós.

Pensei em pô-la numa colónia, mas é uma gata q está habituada a ter a ração num local certo, dorme no sofá, só q eu não posso sujeitar a minha Mãe e tb a mim mm a ser atacada por uma gata.

Q me aconselham?
Última edição por mjoaocunha em quarta jul 28, 2010 5:06 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
<p>Antes de adoptar pondere se tem condi&ccedil;&otilde;es para o fazer.</p>
<p><a href="http://www.espacito4patas.com">www.espacito4patas.com</a></p>
<p><a href="http://espacito4patas.com/forum/index.p ... d"></a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 28, 2010 5:04 pm

O meu conselho e que a IGNOREM a nivel de atencao e, muito importante, que va a um Vet para ser medicada a ansiedade. Essa gata deve ter sofrido horrores anteriormente, so pode! Os traumas ficam e fazem dano...! Leve a gata ao Vet, explique a situacao e a Vet sabera que tratamento fazer ao animal.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mjoaocunha
Membro Veterano

quarta jul 28, 2010 5:44 pm

A Xena é uma gata q deve ter sofrido muito, tem toda a razão Leonilde.
É uma gata medrosa, qdo vê os cães e tem q passar no meio ou até mm onde estão gatos, vai a correr, como se fugisse.
<p><strong>Adopte um&nbsp;animal do canil, ter&aacute; um amigo para toda a vida.</strong></p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta jul 29, 2010 10:16 pm

Eu vejo os gatos como animais bastante territoriais. Por norma não querem outros no seu espaço, e só com a necessidade de comerem ou de sexo é queaceitam ajuntamentos como colónias.
Aceitam mas não gostam e um dia salta a tampa.

Há gatos que nunca reagem bem a verem-se confinados e tornam-se muito violentos, lembrem-se que o tipo de animal e de reacção ao vínculo com um humano é muito diferente do cão.
Quando vivia na aldeia ouvia imensas histórias de "gatos assanhados" que referiam sempre um gato preso em qualquer lado. Nunca acreditei muito até que um dia vi ao vivo como era, quando um gato enorme que não era nosso ficou fechado sem querer na casa da lenha, foi muito assustador, nem quero imaginar estar no mesmo espaço com aquele bicho!

Essa gata está num grande stress, sente-se ameaçada e reage tornando-se violenta. Não me parece sequer ter muita confiança, muito vínculo com vocês, ou com outro ser humano qualquer. Um animal bem socializado não reage assim, vi gatos que só estavam habituados a vir à comida, nem nome tinham, mas não eram anda agressivos, só que não se sentiam ameaçados. Será isso?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 30, 2010 6:31 am

moslie Escreveu:Eu vejo os gatos como animais bastante territoriais. Por norma não querem outros no seu espaço, e só com a necessidade de comerem ou de sexo é queaceitam ajuntamentos como colónias.
Aceitam mas não gostam e um dia salta a tampa.

Há gatos que nunca reagem bem a verem-se confinados e tornam-se muito violentos, lembrem-se que o tipo de animal e de reacção ao vínculo com um humano é muito diferente do cão.
Quando vivia na aldeia ouvia imensas histórias de "gatos assanhados" que referiam sempre um gato preso em qualquer lado. Nunca acreditei muito até que um dia vi ao vivo como era, quando um gato enorme que não era nosso ficou fechado sem querer na casa da lenha, foi muito assustador, nem quero imaginar estar no mesmo espaço com aquele bicho!

Essa gata está num grande stress, sente-se ameaçada e reage tornando-se violenta. Não me parece sequer ter muita confiança, muito vínculo com vocês, ou com outro ser humano qualquer. Um animal bem socializado não reage assim, vi gatos que só estavam habituados a vir à comida, nem nome tinham, mas não eram anda agressivos, só que não se sentiam ameaçados. Será isso?
moslie:

A Maria Joao, ate tem bastante experiencia com gatos. Ela ate sabe quais os ferais e quais os domesticos ou domesticados. O problema existe porque este animal esta cheio de traumas inerentes ao trato que teve por parte dos antogos donos.
Actualmente e um animal que nem se enquadraria numa colonia nem em casa de alguem. E um animal a precisar de atencao Veterinaria, JA!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mjoaocunha
Membro Veterano

sexta jul 30, 2010 5:24 pm

A Xena é uma gata q não se mistura com nenhum gato, tem medo de passar no meio deles, inclusivê, olha para os dois lados e passa a correr, vem muito para junto de nós, agora não, pq já reparou q não a deixamos sair da sala (a minha Mãe ganhou medo).

Qdo existe uma pequena desavença, vai logo para junto dos gatos q estão a bufar-se e nós se aparecemos, a Xena ataca-nos. :o
É uma gata q em principio seria para ir para uma colónia, mas coitadita temos pena pq ela quer a companhia e até o nosso colo, só q depois passa-se.
É capaz de passar o serão todo ao colo da minha Mãe. Qdo vou à sala ela vem seguir-me e eu fico alia a falar com ela.

Já me falaram em colónia (ela está habituada à sua ração, água e conforto), em adormecê-la e eu fico assim :? (inclui uma vet amiga), então achei q deveria pedir a vossa ajuda.

Já agora digo-vos q a grande maioria dos gatos q tenho são uns melgas até dizer basta, ronronam qb, às vezes no vet querem auscultar e os fulanitos continuam a ronronar 8) , mas claro q não é a Xena.
mjoaocunha
Membro Veterano

sexta jul 30, 2010 5:31 pm

A Xena é do espacito e supostamente seria para adopção, mas como é lógico não dou um gato q nem eu confie, apesar de estar há 1 ano comigo.
Tb é FIV+ o q dificultaria a adopção e nestes casos, a não ser q fique bem perto, pois qdo eles ficam doentes não quero q sejam despachados para a rua ou canil.

Imagem
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sexta jul 30, 2010 6:21 pm

Maria João, mas esta gata parece estar doente, não estará agressiva por isso????
mjoaocunha
Membro Veterano

sexta jul 30, 2010 6:30 pm

tiabela Escreveu:Maria João, mas esta gata parece estar doente, não estará agressiva por isso????[/quote

Ela sempre teve este aspecto. Esta foto já tem meses.Tem um olhar muito severo.
De qq modo mal possa vou levá-la a um vet, muito embora aqui não conheça nenhum especializado em gatos = comportamentos.
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

sexta jul 30, 2010 6:58 pm

mjoaocunha Escreveu:
tiabela Escreveu:Maria João, mas esta gata parece estar doente, não estará agressiva por isso????[/quote

Ela sempre teve este aspecto. Esta foto já tem meses.Tem um olhar muito severo.
De qq modo mal possa vou levá-la a um vet, muito embora aqui não conheça nenhum especializado em gatos = comportamentos.
MJoão, já perguntei à minha familiar e ela também não conhece. O que não quer dizer que não haja. Já pensou perguntar no HVPorto?

Ela também não se admirou da sugestão de abate que lhe foi dada pelo vet. É sempre a solução mais fácil, até para alguns veterinários. Ela diz que esses casos são complexos, mas que há coisas a tentar antes do abate.

Do que contou, a Xena parece só ser agressiva em situações de stress. Concordo com a Leonilde, para já não lhe dêem atenção e deixem-na andar na dela. E não se exponham quando a gata está stressada.
mjoaocunha
Membro Veterano

sexta jul 30, 2010 7:46 pm

Ela agora está na sala comum, ou seja, a minha casa está dividida em dois:
- sala e varanda onde estão alguns gatos, com feitios diferentes, meigos, q mal entro veem logo roçar-se nas minhas pernas;
- o resto onde estamos nós e o restante "pessoal" de casa.

À noite, alguns gatos vão para a sala, já estão habituados a essa rotina, incluindo a Xena q à noite ia para a porta para entrar na sala.

Aqui nunca um gato se atirou a mim com esta violência ou não ser a Xena, e o q mais me aborrece é imaginar um dia estar ela connosco o sofá, ouvir algum a bufar e atirar-se a nós, estando à mm altura da cara e dos olhos.
Isto tira-me do sério e não vou colocar a minha Mãe sujeita a uma cena igual à q passou.

Para a semana se puder vou levá-la ao vet, muito embora já esteja a ver o filme: ir ao HVP e vir com o conselho de.....e isso tb não quero fazer.
Bobbyca
Membro Veterano
Registado: quarta mai 20, 2009 7:43 pm

sábado jul 31, 2010 7:26 am

MJoao

Esta gatita parece ser cruzada de Siamesa, o que só por si, a torna ainda mais territorial e com feitio especial.

Conheço váriadíssimos casos de gatos que são agressivos com os próprios donos, ao ponto de os donos não conseguirem tocar neles nem para fazer uma festa. Alguns deles resultou o "ignorar", castigar através do facto de não dar os miminhos habituais (patês, biscoitinhos, peixinho cozido, etc). Com outros, nada resultou, nem mesmo a medicação anti stress que se tentou.

Há umas semanas atrás, deu entrada uma gata linda, gordaaaaa, mais de 9 Kilos, muito dócil, muito dengosa, parecida, inclusivé, com a Xena. As queixas eram vagas: está muito agressiva, revolta-se com os donos, esconde-se, etc etc.

Fizeram-se alguns exames (a muito custo, porque realmente, nem parecia a gata que conhecíamos de pequenina) e nada se descobriu. Todos os valores eram normais, apesar dos donos insistirem que ela só podia estar doente.

Não sei se foi o facto de não estar com os donos uma semana, se foi o facto de não comer os mimos habituais, enfim, foi daqueles casos tipo mistério. Quando finalmente resolvemos tentar a aproximação aos donos, tudo correu da melhor forma, tão bem, que os donos resolveram levá-la para casa. Chegou a casa e tudo voltou a ser o mesmo. A dona trouxe-a de volta, e eram bem visíveis as marcas da agressão da gata. Este filme durou umas 5 investidas (vet - casa - vet). Até que, por fim, descobriu-se o que tinha acontecido. Uma semana antes de tudo começar, tinha lá estado um casal amigo que levava consigo um cachorro. O cachorrinho andava na brincadeira lá por casa, e deixou o seu cheiro nos sítios mais usados pela gatita. Pois enquanto ela não sentiu que o cheiro tinha desaparecido na totalidade... ela não ficou a gata que era. Ciúmes? Medo? Eis a dúvida.
<p>Se n&atilde;o pode adoptar um amigo de 4 patas, ajude a salv&aacute;-los! Divulgue ou apadrinhe!!!&nbsp;</p>
mjoaocunha
Membro Veterano

sábado jul 31, 2010 3:33 pm

Leio atentamente os vossos posts, eu já não sei o q pensar.
Hoje de manhã fui à sala e fui acompanhada do meu protector ant-Xena (a vasssoura :oops: ), uma gata bufou, mas aquele bufar q não ligo nenhuma, e a Xena arrebitou logo as orelhas em sinal de alerta, aqui a je, colocou a vassoura à frente das pernas.

Olhem já não sei nada, mas não me apetecia nada ser agredida por uma gata, muito menos q agrida a minha Mãe. :?
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado jul 31, 2010 5:58 pm

O único gato que vi realmente assustador, do género desta também era uma fêmea siamesa, sujeita a pouco espaço e pouca convivência com os donos. Meteu respeito a um cão meu e olhem que era um SE!

Acho estranho é ela ter medo dos outros mas ir ter com eles se houve bufar.

O bufar é sinal de intimidar o inimigo, o bicho bufa e arrepia-se para parecer maior e impor medo. Eu por mim não vivia em casa com um animal assim, muito francamente. Os gatos tem potencial para magoar a sério, custa-me imaginar isto porque os meus, sendo não castrados eram do mais meigo que se possa imaginar. Será que a gata tem algo que a magoa muito?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jul 31, 2010 6:16 pm

Bobbyca, que cruzada de siamesa... o gato vulgar colorpoint está longe de ser um siamês. Só conheço dois criadores de siameses em pt e não devem deixar os seus machos dar umas voltinhas por fora. De resto a história de que os gatos "siameses" são mais agressivos que os outros não passa de um mito.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Bloqueado

Voltar para “Gatos”