Muitos Parabens

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ramy79
Membro Júnior
Registado: sábado jun 26, 2010 2:22 pm

sexta ago 06, 2010 1:25 am

Boa noite,

Sou um membro novo deste forum e posso dizer que tornei-me viciada nele. Sempre que tenho duvidas sobre os meus gatinhos é aqui que as esclareço. Por isso quero dar os parabens a todos em que nele participam. São uma grande ajuda para as pessoas como eu que a pouco tornei-me amiga de dois lindos peludinhos a Mia e o Mishu. Todos os dias fico surpreendida com a inteligencia deles :D adoro-os mesmo. Mas agora tenho umas duvidas e espero que alguem me possa esclarecer. O Mishu é um bosque da noruega que até foi adoptado aqui na Arca do Noé (fez este mês 5 mesinhos) e gostaria de saber qual seria a idade ideal para ser castrado. Já perguntei ao vet, mas não me soube dizer ao certo. Já li muitos artigos na net sobre a raça e percebi que é uma raça que atinge a maturidade muito tarde, mas não consegui encontrar nada sobre a castração. A outra duvida é em relação a comida, é que Mia prefere sempre a comida do Mishu que é para junior em vez de comer a dela, será que faz mal?
Bem correndo risco de chamarem chata :oops: agradeço os vosso conselhos
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

sexta ago 06, 2010 1:55 am

Ramy79

Eu não sei qual é a idade adequada para castrar um gato Bosques da Noruega. Só lhe posso dizer que mandei castrar o meu gatinho mais novo com 8 meses. Há quem castre a partir dos 5 meses, mas eu pelo que andei a pesquisar na net, achei que era a idade indicada.

Quanto à Mia preferir a ração junior do Mishu, julgo que não há problema pois ela também só tem um ano. Como a ração junior é mais calórica convém apenas estar atenta para ela não engordar muito. O mais importante é dar uma ração de boa qualidade aos dois.

No entanto, quem a poderá aconselhar melhor sobre estas duas questões é o veterinário.

Boa sorte!
Ramy79
Membro Júnior

sexta ago 06, 2010 2:16 am

Ola June76,

Realmente percebi que a ração de qualidade conta muito, eu até estava muito contente em dar-lhes Whiskas pensando que lhes dava uma boa ração, mas depois de ler varios topicos aqui no forum decidi experimentar purina pro plan. Vamos ver se gostam, pois realmente fico cada vez mais confusa com esta questão da "melhor ração" Como tenho os dois a pouco tempo não tenho assim uma noção bem definida sobre quantidades e composição das rações.
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

sexta ago 06, 2010 8:25 am

Bom dia

Já pode ser castrado.Essa do veterinario não saber bem a idade...se é realmente assim, mude de vet.
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sexta ago 06, 2010 8:36 am

Pois... também acho estranho o vet não saber a altura ideal para castrar o gato... :?
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

sexta ago 06, 2010 10:48 am

Olá, Ramy79, seja bem-vinda. :)

Talvez o veterinário não se tenha pronunciado em relação à idade de castração do Mishu por ele ser Bosques da Noruega (BN)?

Já agora, e não me leve a mal a pergunta, mas tem a certeza de que ele é um BN? É que, pelas fotos do petsite, não me pareceu, e não costuma haver BN para adopção, mas sim para venda.

Vou falar pela minha experiência. Tenho um BN e, realmente, só o mandei castrar aos 2 ou 3 anos, já não me lembro bem ao certo, mas foi na altura em que ele começou a marcar território. Como não havia fêmeas inteiras em casa nem riscos de fuga para o exterior, esperei por essa manifestação de maturidade sexual para o castrar. É que o desenvolvimento dos BN é, de facto, muito lento.

Caso ele não seja BN ou estejam presentes alguns dos outros factores que mencionei, então pode castrá-lo a partir dos 6 meses. Pelo menos, essa é a idade que recomenda a minha vet.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta ago 06, 2010 11:34 am

O gato do petsite não é um Bosques da Noruega, é um doméstico comum.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

sexta ago 06, 2010 11:36 am

Ramy79 Escreveu:Ola June76,

Realmente percebi que a ração de qualidade conta muito, eu até estava muito contente em dar-lhes Whiskas pensando que lhes dava uma boa ração, mas depois de ler varios topicos aqui no forum decidi experimentar purina pro plan. Vamos ver se gostam, pois realmente fico cada vez mais confusa com esta questão da "melhor ração" Como tenho os dois a pouco tempo não tenho assim uma noção bem definida sobre quantidades e composição das rações.
Ramy79, eu nunca dei Purina Pro Plan aos meus gatos, mas pelo que tenho lido parece-me uma boa escolha. Em relação a quantidades, o mais novinho pode comer à descrição, mas para a mais velha deve ver a quantidade indicada na embalagem para a idade dela.
IHaveADream
Membro Veterano

sexta ago 06, 2010 11:51 am

June76 Escreveu:
Ramy79 Escreveu:Ola June76,

Ramy79, eu nunca dei Purina Pro Plan aos meus gatos, mas pelo que tenho lido parece-me uma boa escolha. Em relação a quantidades, o mais novinho pode comer à descrição, mas para a mais velha deve ver a quantidade indicada na embalagem para a idade dela.
E no caso de a Mia estar esterilizada não convém nada estar a comer ração júnior. Ramy79, tente o mais possível dar-lhes a comida separada.
Ramy79
Membro Júnior

sexta ago 06, 2010 10:04 pm

Boa noite,

Obrigada pelas vossas respostas. Em relação a raça do Mishu, não tem muita importancia, adoptei-o pk ele e lindo e para aranjar um companheiro de brincadeira para Mia. Estes são os manos do Mishu (Black como ele se chamava) http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=52631. Mas como não vi nenhum BN ao vivo não posso ter a certeza. Em relção a ração deles estou a tentar dar-lhes comida separados mas é um pouco dificil lol, andam sempre um atras do outro. A castração do Mishu esta marcada para o fim deste mês acho k é melhor assim.
IHaveADream
Membro Veterano

sexta ago 06, 2010 10:09 pm

Ramy79 Escreveu:Boa noite,

Obrigada pelas vossas respostas. Em relação a raça do Mishu, não tem muita importancia, adoptei-o pk ele e lindo e para aranjar um companheiro de brincadeira para Mia. Estes são os manos do Mishu (Black como ele se chamava) http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=52631. Mas como não vi nenhum BN ao vivo não posso ter a certeza. Em relção a ração deles estou a tentar dar-lhes comida separados mas é um pouco dificil lol, andam sempre um atras do outro. A castração do Mishu esta marcada para o fim deste mês acho k é melhor assim.
E fez muito bem em adoptá-lo. :D O facto de Mishu ser BN ou não só tinha importância em relação à altura ideal para a castração.

Na dúvida, acho que faz muito bem em castrá-lo.

Tente separá-los só à hora de comerem (caso não tenha a comida sempre à disposição).

Parabéns pelos seus gatinhos e muitas felicidades para eles. :)
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sexta ago 06, 2010 10:17 pm

Também concordo, fez muito bem em adoptar um maninho para a Mia, quanto a ser BN acho difícil uma vez que estes gatos não andam por aí para serem adoptados e sim comprados :wink:

No entanto isso não importa nada, eles são lindíssimos acho até que só existem dois ainda mais bonitos em toda a Arca de Noé ................................os meus 8) :lol:

Boa sorte em separar a comida deles, eu confesso que não consegui :(
Sónia
mar72
Membro Veterano
Registado: sexta mai 21, 2010 6:44 pm

sábado ago 07, 2010 9:08 am

ola

o seu menino á apenas um cruzado. aliás se os manos podem deixar algumas duvidas na avaliação apenas pelas fotos, ja que têm orelhas bem pontiaguadas, bom perfil recto, olhos bem ovalados e o famoso pêlo, o seu não deixa dúvidas nenhumas. Apesar do desenvolvimento dos bosques ser mais lento a idade ideal é cerca dos 7/8 meses para a castração. Se bem que as fêmeas têm cios mais tarde...
Ramy79
Membro Júnior

sábado ago 07, 2010 9:57 am

mar72 Escreveu:ola

o seu menino á apenas um cruzado. aliás se os manos podem deixar algumas duvidas na avaliação apenas pelas fotos, ja que têm orelhas bem pontiaguadas, bom perfil recto, olhos bem ovalados e o famoso pêlo, o seu não deixa dúvidas nenhumas. Apesar do desenvolvimento dos bosques ser mais lento a idade ideal é cerca dos 7/8 meses para a castração. Se bem que as fêmeas têm cios mais tarde...
Ola ,
obrigada pela sua opinião, como já tinha dito a raça tem pouca importancia. O que interessa e que ele possa crescer saudavel e bonito, para mim ele será sempe o meu " bosquito" como custumo chama-lo lol.

cumprimentos.
Responder

Voltar para “Gatos”