PIF

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Moka
Membro
Registado: sexta mai 09, 2003 3:56 pm

segunda set 01, 2003 2:58 pm

Olá amigos,

Tenho evitado escrever no forum, pois estou muito triste... Durante as minhas férias adoptei uma gatinha (Bjork) com cerca de 3 meses com uma aparente deficiência motora... tinha dificuldades de equilíbrio nas patinhas traseiras, não conseguia saltar. Mas o estado geral da gatinha era bastante satisfatório. Foram feitos testes FIV e FELV com resultado negativo. Não hesitei em junta-la aos meus gatos que são todos saudáveis e vacinados. Como a Bjork é extremamente meiga (costumo defini-la como um "ronrom com 4 patas" :) ) foi fácil a integração com a Noor e principalmente com o Romeu, com quem brincava quase 24 horas por dia. Uma semana depois, quando o Romeu apareceu com diarreia pensei que talvez fosse da comida que ele roubava da Bjork (latinhas da Hill's). Dois dias depois a Noor começou com diarreias... Levei-os ao Vet. Análises ao PIF para a Bjork e análises à fezes do Romeu e da Noor.
A análise da Bjork deu positiva e fui aconselhada a separa-la dos restantes gatos. Estou ainda à espera dos resultados do PIF para o Romeu e para a Noor, mas o vet já me tirou todas as esperanças. O PIF é muito contagioso e é provável que todos estejam infectados. Sinto-me muito mal, pois fui eu que insisti com o meu namorado para levar a Bjork para casa. Agora ou tenho 3 gatos com PIF (se os resultados do Romeu e da Noor forem positivos) ou terei que "adormecer" a Bjork (se os resultados dos outros gatos forem negativos) :( .

Não conheço muito sobre esta doença e aquilo que encontrei na Net não foi suficiente. Se me puderem ajudar com mais informação, agradeço.

Muito obrigada.
Sandruska
Membro Júnior
Registado: segunda mai 27, 2002 4:30 pm
Localização: um gato e duas gatas - Sebastião, Carlota e Pantufa e a Clara (Golden Retriever)

segunda set 01, 2003 3:06 pm

Tenha calma. Tudo isso me parece um pouco estranho. Tem um tópico denominado PIF no arquivo deste forum por causa da minha gata Pantufa.
Leia-o e leia os links que lá estão e que poderão ajudá-lo.

E antes de condenar qualquer gatinho que seja à morte procure a opinião de outro veterinário. Não perde nada. Se estiver em Lisboa aconselho-o a visitar a cliníca João XXI e pedir para falar com o Prof Assis ou com a dra Marta.

E tenha calma. Pense sempre que agiu pensando no melhor. De qualquer maneira é muito difícil ter garantias no que diz respeito a um gato de rua.
E todos corremos esses riscos. Espero que corra tudo pelo melhor.
Cumprimentos
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda set 01, 2003 9:49 pm

Olá!

Pois, também acho que não se deve precipitar (em "adormecer"). Primeiro, porque há dois tipos de PIF, segundo porque pode separar os gatos, não precisando de ser assim tão drástico.
Já agora, pode consultar o tópico também da Kathleen, "A Amélia vai ser esterilizada hoje", porque se susspeitou de PIF e ela tem lá indicações de sites sobre a doença.
E de facto, talvez fosse bom ouvir outra opinião.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

terça set 02, 2003 9:27 am

Olá Moka.

Antes de mais quero dar-lhe os parabéns pela coragem que teve em adoptar uma gatita pequenina e que tinha uma deficiência motora!É preciso ter muita coragem para o fazer e ter um grande amor pelos felinos.
Infelizmente a sua gatita estava com essa doença o PIF, que confesso não saber do que se trata e que me deixou deveras preocupada pois adoptei também à 15 dias uma gatinha de rua e embora não esteja junta com mais nenhum gatinho, só quero o bem estar dela e portanto também quero saber se não sofrerá dessa doença.Quais são os sintomas?
Bem o que lhe desejo é muita força e há-de tudo correr pelo melhor. Vai ver que conseguirá muito em breve ter os seus ''meninos'' todos saudáveis e perto de si para lhe dar todo esse amor que tem para lhes dar.

Beijinhos Grandes. :lol:
carlaaoliveira
Membro Veterano

terça set 02, 2003 9:30 am

Olá Moka.

Antes de mais quero dar-lhe os parabéns pela coragem que teve em adoptar uma gatita pequenina e que tinha uma deficiência motora!É preciso ter muita coragem para o fazer e ter um grande amor pelos felinos.
Infelizmente a sua gatita estava com essa doença o PIF, que confesso não saber do que se trata e que me deixou deveras preocupada pois adoptei também à 15 dias uma gatinha de rua e embora não esteja junta com mais nenhum gatinho, só quero o bem estar dela e portanto também quero saber se não sofrerá dessa doença.Quais são os sintomas?
Bem o que lhe desejo é muita força e há-de tudo correr pelo melhor. Vai ver que conseguirá muito em breve ter os seus ''meninos'' todos saudáveis e perto de si para lhe dar todo esse amor que tem para lhes dar.

carlaaoliveira
Membro Veterano

terça set 02, 2003 9:31 am

Olá Moka.

carlaaoliveira
Membro Veterano

terça set 02, 2003 9:32 am

Olá Moka.

Moka
Membro

terça set 02, 2003 10:15 am

Bom dia a todos

Estava com esperanças que os resultados chegassem ontem, mas ainda não há novidades. A Bjork continua separada dos meus outros gatos e ontem à noite começou outra vez com diarreia, apesar de estar a comer Hill's I/D. Parece que o descoordenação motora se agravou um pouco e as quedas são cada vez mais frequentes :( .

Os meus meninos estão a ser acompanhados pelo Hospital Veterinário de S. Bento. Foi-me explicado pelo Vet responsável que o laboratório para onde enviam as análises (para Espanha) é bastante competente e neste momento já se consegue distinguir se se trata de coronavírus simples ou de PIF (coronavírus com mutação). O resultado da Bjork foi de + 90% de possibilidade de ser PIF. Este resultado, aliado aos sintomas apresentados pela Bjork levou o vet a diagnosticar PIF.

Carlaaoliveira:

Quanto aos sintomas, pelo que percebi - pois também não conheço muito sobre esta doença - poderão ser muito variados, desde febre e diarreias, até a problemas neurológicos e motores.
Se a sua gatinha veio da rua e gostaria de ter em casa mais gatos, aconselho a fazer testes ao PIF, FELV e FIF a todos os gatos que adoptar.

No meu caso, por exemplo, se todos os meus gatos acusarem PIF não irei adoptar nenhum animal saudável, pois seria injusto para ele. Poderei sim adoptar outro gatinho com a mesma doença dos meus, ou seja, com PIF.
carlaaoliveira
Membro Veterano

terça set 02, 2003 11:23 am

Então quer dizer que pelo facto de eles terem PIF não têm de ser abatidos, é isso?
Moka
Membro

terça set 02, 2003 12:12 pm

Carlaaoliveira

Claro que não. Só coloco essa hipótese em relação à Bjork se as análises do Romeu e da Noor forem negativas, pois existindo um gato com PIF e havendo contacto com outros gatos, é natural que os que estão saudáveis, mais tarde ou mais cedo também apanhem a doença.

Pelo que li, os gatos com PIF podem viver durante muitos anos, com qualidade de vida, dependendo do tipo de PIF (seco ou húmido). Existem gatos portadores do virus sem ter a doença proporiamente dita. É claro que de um momento para outro podem passar de portadores a animais doentes. Mas volto a dizer-lhe que sei muito pouco sobre esta doença e não quero de forma alguma induzir em erro. Estas informações são o resultado das minhas conversas com o vet que esta a acompanhar os meus meninos. Posso ter entendido alguma coisa errada e por isso, se também tem dúvidas sobre o PIF é melhor aconselhar-se com alguém mais experiente no assunto, pois eu só há pouco tempo tive conhecimento do que é o PIF e por isso mesmo abri este tópico, para que as pessoas mais experientes me pudessem ajudar com alguma informação ou relatos de experiências próprias.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça set 02, 2003 12:34 pm

o que eu acho estranho é não terem suspeitado que a gatinha podia ter essa doença pelos sintomas que apresentava.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça set 02, 2003 1:24 pm

Moka Escreveu:Só coloco essa hipótese em relação à Bjork se as análises do Romeu e da Noor forem negativas, pois existindo um gato com PIF e havendo contacto com outros gatos, é natural que os que estão saudáveis, mais tarde ou mais cedo também apanhem a doença.
Tal como já referiu, há a modalidade seca e húmida, esta mais grave. Agora penso que deve centrar-se na situação da gatinha em si, isto é, se ela puder ter boas condições de sobrevivência, choca-me "um bocado" que seja eutanasiada ... pode separá-la dos outros ... não? Compreendo muito bem que tenha de preservar os saudáveis, mas pode permitir-lhe viver o tempo que a sua saúde permita, porque tal como disse, mesmo com PIF os gatos podem ter uma vida em condições ...

Esta é a minha opinião, claro, mas não podia deixar de a expressar. SE teve um gesto tão bonito ao adoptar essa bichinha, talvez ela tenha uma hipótese ... :?
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

terça set 02, 2003 1:48 pm

Miadores Escreveu:
Moka Escreveu:Só coloco essa hipótese em relação à Bjork se as análises do Romeu e da Noor forem negativas, pois existindo um gato com PIF e havendo contacto com outros gatos, é natural que os que estão saudáveis, mais tarde ou mais cedo também apanhem a doença.
Agora penso que deve centrar-se na situação da gatinha em si, isto é, se ela puder ter boas condições de sobrevivência, choca-me "um bocado" que seja eutanasiada ... pode separá-la dos outros ... não? Compreendo muito bem que tenha de preservar os saudáveis, mas pode permitir-lhe viver o tempo que a sua saúde permita, porque tal como disse, mesmo com PIF os gatos podem ter uma vida em condições ...
Pelo que sei da doença, é muito mais contagiosa do que o Fiv e o Felv, daí que mesmo separando os gatos, estando eles na mesma casa, muito facilmente serão contagiados, uma vez que o vírus se dissemina pelo ar, ao contrário dos outros dois, que necessitam de contacto directo de sangue e fluídos corporais.
Os próprios donos podem transmitir o vírus ao mexer num gato infectado e a seguir tocar num são.
A única hipótese seria ter uma ala de isolamento, onde se trocaria de roupa e calçado antes de sair...

Infelizmente é muito mais dificil ter um gato com PIF na mesma casa que gatos sãos e não transmitir aos outros do que gatos com Fiv e Felv juntos com gatos sãos...

Infelizmente, se os testes dos outros gatos forem negativos, é imprescindível separar a Bjork deles definitivamente e desinfectar muito bem os locais onde ela esteve, bem como de preferência destruir os acessórios que ela usou (comedouros, camas, litter,...)

Pode não ser necessário eutanasiar a gatinha, mas para isso há que lhe providenciar um lar onde não haja mais gatos e quem esteja disposto a dispensar os cuidados de saúde que ela irá necessitar mais tarde...

Beijokas!
Susana
carlaaoliveira
Membro Veterano

terça set 02, 2003 1:54 pm

Eu também acho que se a sua gatinha pode viver mesmo com PIF com alguma qualidade porquê matá-la. Ao menos poderá viver feliz e amada enquanto puder!!

Eu sei que é dificil tendo mais dois gatitos em casa e saudáveis mas se assumiu ficar com ela deve fazê-lo até ao fim.

Eu não era capaz de a matar.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça set 02, 2003 2:06 pm

mas porque têm de acontecer coisas destas? não basta os desgraçados serem abandonados como trazerem doenças destas. só mete raiva.
Responder

Voltar para “Gatos”