Sugestões para acabar com a areia fora do caixote

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Sophiedi
Membro
Registado: segunda jan 18, 2010 11:23 am

quinta ago 19, 2010 3:58 pm

Olá a todos.
Desde que temos gatos que nos deparamos com o problema de ter sempre areia por toda a casa, mas com 3 gatos a situação está cada vez pior e por vezes parece que em vez de madeira no chão, tenho brita...
Comecei por trocar o caixote aberto por um fechado e com porta, problema reduzido mas presente... comprei um tapete de borracha com pitons que coloquei à porta do caixote para evitar que a areia saltasse, mas continuou tudo na mesma.
Finalmente, e um pouco para desocupar a nossa casa de banho onde tínhamos tb o wc da bicharada, comprei uma arca de madeira no ikea, abri uma porta e coloquei lá dentro o caixote deles. Coloquei o caixote num hall lá em casa, mas o problema da areia espalhada por todo o lado mantém-se.
Alguém me pode dar sugestões de como acabar com o deserto do Sahara lá por casa?
Obrigada desde já!

Imagem[/url]
Turrinhas e ronrons do Jacó, da Nina e do Tobias
Lambidelas da Carlota e da Mafalda
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quinta ago 19, 2010 4:31 pm

Aqueles wc cobertos com porta normalmente funcionam... estando o gato la dentro por mais que esfregue as pedras elas não saltam porque esta rodeado de plastico e com a porta fechada. :wink:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quinta ago 19, 2010 4:36 pm

Algumas pedrinhas acabam sempre por vir agarradas às patitas quando eles saem do WC, acho que não sair qq pedrita é impossível :roll:
Mas um wc fechado e um tapete que tenha um pêlo mais longo à saida do wc ajuda muito :wink:
S&oacute;nia
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

quinta ago 19, 2010 5:06 pm

Eu tenho um dos fechados e uso areia silica que me parece ser menos chata de apanhar que a outra se saltar alguma pedrita. Tenho tapete por baixo mas sai sempre uma ou duas pedras. Limpo essas pedritas de manhã e à noite mas às vezes à noite se tiver cheia de sono e vir alguma empurro-a com o pé para o tapete e apanho no dia seguinte :oops:

Já sei que nada as impede de saltar por isso tenho sempre a pá ao pé.

Essa arca ficou engraçada e tipo esconderijo :P

Boa sorte na sua caminhada pelo Sahara. Eu já estive à entrada desse deserto e assustou-me um bocadinho a vastidão! :lol:
Sophiedi
Membro

sexta ago 20, 2010 7:52 am

Como já disse no texto inicial, já tenho um caixote fechado e com porta, enfiado dentro de uma arca de madeira e com um tapete de borracha por dentro, e os gajos arranjam sempre maneira de conseguir trazer pedras para o rés do chão e o caixote está no 1.º andar! E o maior problema é que não são meia dúzia... todos os dias varro, e todos os dias tenho o deserto do sahara à minha espera no regresso do trabalho...

Gostei da sugestão de colocar um tapete peludo! Por baixo da dita arca já tenho um tapete, mas é liso e o peludo parece-me que irá resultar, espero eu!

Acho que um dia destes calço é umas pantufas a cada um :D :D :D :D

Mais uma vez obrigada, e podem continuar a dar sugestões porque todas serão benvindas!!!
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

sexta ago 20, 2010 5:03 pm

Mesmo com um tapete mais peludo a areia não acaba totalmente, mas ajuda muito.
Quando sacudo o tapete é que noto mesmo a quantidade de areia que eles trazem nas patas e que fica ali retida :wink:
S&oacute;nia
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

sexta ago 20, 2010 9:43 pm

Talvez tentar outras marcas de areia ou combinações de 2 qualidades (aglomrante +silica ou 2 aglomerantes, etc..) ajude a minimizar o problema (aqui diminuiu) mas continua a haver areia pela casa (até porque tenho 2 escavadoras fantásticas aqui em casa :twisted: )
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sexta ago 20, 2010 10:46 pm

O que me vale é que cá em casa, das três que tenho só uma é que parece uma "escavadora" ... Quando chego a casa, parece que tenho um deserto ... Agora se fossem as três... nem quero imaginar... devia ser umas dunas de areia do sahara em casa :lol: :lol:
elsaccosta
Registado: sexta ago 20, 2010 9:33 pm

sábado ago 21, 2010 12:02 pm

Quando comprei o meu gatinho, com um mês de idade, deparei-me que ele não usava areia na caixa.
No entanto, quando chegamos a casa enchi a sua caixa com areia e ele nunca fez as suas necessidades enquanto tivesse lá a areia. Retirei-a e apercebi-me que só iria à caixa se não tivesse areia. Achei estranho, mas agora sei que foi o melhor. Não tenho de me preocupar em comprar e carregar areia. E torna-se muito mais fácil de limpar. É uma questão de hábito que pode começar desde que são pequeninos. :)
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

sábado ago 21, 2010 12:21 pm

elsaccosta Escreveu:Quando comprei o meu gatinho, com um mês de idade, deparei-me que ele não usava areia na caixa.
No entanto, quando chegamos a casa enchi a sua caixa com areia e ele nunca fez as suas necessidades enquanto tivesse lá a areia. Retirei-a e apercebi-me que só iria à caixa se não tivesse areia. Achei estranho, mas agora sei que foi o melhor. Não tenho de me preocupar em comprar e carregar areia. E torna-se muito mais fácil de limpar. É uma questão de hábito que pode começar desde que são pequeninos. :)
De facto é muito estranho , até pq gato que é gato adora escavar, seja na areia, seja na terra, todos os gatos que conheço fazem isso, mas que deve ser muito económico não tenho dúvidas :wink:
De qualquer forma faz-me um pouco de confusão, o seu gato quando faz xixi não molha as patinhas todas? É que a areia serve exactamente para absorver e no caso do seu gatinho se ele não tem qualquer absorvente, não se molha todo?
S&oacute;nia
goldiefun
Registado: domingo ago 22, 2010 8:42 pm

domingo ago 22, 2010 8:51 pm

Olá! tente virar a saída da caixa de areia para o lado oposto da caixa de madeira de modo a forçar os gatos a andarem dentro da caixa de madeira para limpar as patas, se calhar vai ter que arranjar uma caixa de madeira maior para eles terem espaço para se mover dentro. Sugestão da feliz dona de 5 traquinas e um particularmente irritante que faz questão de retirar a areia da caixa sempre que a mudo como se eu não tivesse que fazer!!!
Sophiedi
Membro

segunda ago 23, 2010 9:03 am

Mais uma vez muito obrigada por todas as sugestões!
Muito boa ideia essa a de virar a saída do caixote para o outro lado, no entanto eles não teriam espaço para se moverem. Esta foto que pus da caixa de madeira é a do site onde tirei a ideia, e a minha caixa tem o dobro do comprimento dessa e o caixote mesmo assim fica à conta em largura e em altura apenas sobra comprimento, eles não tinham como dar a volta para entrar ou sair de dentro do caixote. Por uma caixa maior não era viável no espaço que tenho.
Vou mesmo tentar a ideia de por um tapete mais peludo à saída do caixote de forma a não ter pedras a saltar pela casa toda! Os meus gatos devem ter familiares na arábia saudita, e passam a vida à procura de petróleo :) com muita pena minha, após um ano de escavações ainda não encontraram nada, mas continuo com esperanças, tal é a vontade deles!
Mais uma vez muito obrigada por todas as sugestões, ajudaram-me imenso, depois venho contar os resultados!
OhLinda
Membro
Registado: sexta jan 30, 2009 1:06 pm

terça ago 24, 2010 1:43 pm

Sophiedi,
Dos 7 gatos que tenho neste momento, e com 4 wc's à disposição, é normal que alguns deles, façam mais 'espalhafato' que os outros, e sem querer a areia vem ainda agarrada às patinhas; muito embora tenha tapetes 'de saída'. Se calhar, 1 ou todos os seus gatos, são mais 'espalhafatosos' com a areia, e escavam demais à sua volta. Mas isso´é como nós; ou seja, quantos e tantos de nós deixam sempre a tampa da sanita aberta (uma coisa que detesto!) ?? Não vale a pena dizer nada, é sempre a mesma coisa.
Os gatos, também têm as sua manias, uns escavam de mais, trazem a areia para fora dos wc's; outros parece que nem lá foram, são 'pézinhos de veludo' - Eu tenho dos 2 tipos. E das 2, uma, ou resigno-me e apanho de manhã e à noite, porque já sei que é escusado, ou então não tinha animais e não me cahteava nada com isso e outras manias deles.
Desculpem a franqueza, mas animal dá muito trabalho, e já é uma sorte no caso dos gatos, que se confinam às caixas de areia, nem precisamos de ir com eles à rua, como no caso dos cães, quer chova ou faça sol..!
Temos que ter paciência.. e gostar muito deles :!:
Boa sorte para todos os seus gatinhos :) :) :)
Sophiedi
Membro

terça ago 24, 2010 3:41 pm

Olá OhLinda.
É óbvio que já é uma grande sorte eles utilizarem o caixote e não ter que os levar à rua como no caso dos cães, mas gosto de ter a minha casa minimamente apresentável. É claro que até agora tenho-me resignado a passar a vida a passear a vassoura, mas gostava de tentar algumas soluções que possam melhorar este problema, pois muitas vezes chego a casa directamente do trabalho com visitas e lá está o deserto do sahara montado sem que eu tenha hipótese de ir buscar a minha aliada dona vassoura.
E é claro que mesmo com o deserto do sahara eu adoro os meus peludos e nunca prescindiria da companhia deles a troco de ter a casa limpa, mas estou aberta a todas as sugestões que possam vir e que possam reduzir este meu "problema"
Responder

Voltar para “Gatos”