gatinhos bebes abandonados! urgente!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
xOfiNha
Membro
Registado: sexta abr 18, 2003 1:25 pm

domingo set 07, 2003 10:59 am

Descobri há pouco dois gatinhos abandonados no meu quintal e não sei que fazer pois nunca tive gatos...penso que foram abandonados pela mãe pois ainda têem o cordão umbilical e estam sempre a chamá-la!

Digam-me por favor o que fazer para que eles sobrevivam! Como os alimento? e o cordão umbilical?

Obrigado!

xOfiNha
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

domingo set 07, 2003 12:20 pm

Olá Xofinha,

leva-me a depreender pela sua mensagem que eles estão sem a mãe. A primeira coisa a fazer caso eles não tenham mesmo a mãe, é levá-los a um veterinário de modo a poderem determinar a sua idade, pois de acordo com isso é que se poderá saber o tipo de alimentação que poderão fazer: leite de substituição ou se poderão iniciar um programa alimentar com ração sólida como a babycat da Royal Canin. Vá dando notícias.

Beijinhos
Elsa Pereira
xOfiNha
Membro

domingo set 07, 2003 12:22 pm

eles ainda têem os olhos fechados! e hoje é domingo! está tudo fechado!

continuo sem uma solução rápida para que os gatinhos possam sobreviver!

:cry:

xOfiNha
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo set 07, 2003 1:18 pm

continuo sem uma solução rápida para que os gatinhos possam sobreviver!
o melhor é ir a corrrer a uma loja de animais comprar um biberon e leite para gatinhos. nos centros comerciais costuma haver. amanhã fale com o vet e tente obter mais informações.
anjaazul
Membro Veterano

domingo set 07, 2003 1:24 pm

já agora, mantenho-os bem quentinhos.
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

domingo set 07, 2003 1:32 pm

Olá Xofinha,

quem lhe pode indicar melhor é a sfigueira ou a Leonilde, pois alimentaram a biberão bebés. Mas em todo o caso deixo-lhe aqui os tópicos em que falam disso. Em todo o caso, diga-me de que zona é. É que há hospitais veterinários abertos 24 horas. Sei que existe um no Restelo, junto às torres do Restelo, perto da Escola Secundária e em frente ao Park Aventura (antigo Aquapark de muito má memória :( ), outro na zona de S. Bento e perto de Sintra, mais concretamente na Várzea de Sintra e ainda o Hospital Veterinário de Cascais. Faltam de certeza aqui muitos nomes, mas poderia ser que morasse perto de algum destes.
Os tópicos referidos são:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 09&start=0

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 01&start=0
xOfiNha
Membro

domingo set 07, 2003 2:02 pm

Estou em Alverca e aqui não conheço nada...nem lojas de animais nem veterinários! Muito menos aos Domingos.

O que faço com o cordão umbilical?!

Eles continuam a chamar pela mãe!

:cry:

xOfiNha
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo set 07, 2003 2:21 pm

OLÁ!

Com o cordão não faz nada, porque ele cairá por si! A 1ª coisa a fazer é mantê-los quentes! Envolva-os numa manta ou um cobertor, e ponha um saco de água quente por baixo da manta ou cobertor (atenção para não os queimar, também) a temperatura é fulcral, se entram em hipotermia (temperatura abaixo do normal) morrem. A temperatura dos gatos, já agora, porque parece não ter muita experiência, vai dos 37º aos 39º.
A seguir, tem de tentar alimentá-los (repara que coloquei em 1º lugar a temperatura, porque é MESMO prioritária. Tente nas páginas amarelas, ou nas informações mesmo, saber de alguma clínica ou hospital veterinário!
Se não houver mmesmo, vá a uma farmácia comprar então o biberão e tetinas (as mais pequeninas, claro, e o furo tem de ser pequeno também).
Leite de supermercado não é bom, mas se não encontrar nenhuma loja de animais aberta (não há centros comerciais aí?) pede leite para gatinhos bébés, (cuidado com o da Whiskas, faz mal, só em última hipótese). O nosso (vaca) também faz mal.
Mais alguma questão que precise, se puder respondo, OK?
E ...calma! Há hipóteses de os salvar!! ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
xOfiNha
Membro

domingo set 07, 2003 2:51 pm

Obrigado pelas vossas respostas :)

Já contactei um veterinário e já fui comprar um biberão...agora vou tratar de mantê-los quentinhos.

xOfiNha
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo set 07, 2003 3:22 pm

certamente já foi ao vet e deverá ter-lhe dito, de qualquer modo, não se esqueça de sempre que lhe der comer limpe a zona genital com um algodão embebido em soro fisiologico à temperatura do corpo para que urinem e defequem, pois de outro modo não o farão. devem ter dois ou três dias, mas só vendo pelo cordão umbilical (se já está muito seco e a cair ou não). boa sorte com os gatinhos. ;)
anjaazul
Membro Veterano

domingo set 07, 2003 4:05 pm

mas o que terá acontecido à mãe? será que os abandonou ou alguém os deixou aí?
xOfiNha
Membro

domingo set 07, 2003 4:08 pm

o que parece é que a mãe os abandonou pois ainda têm a placenta agarrada a eles.

se alguem quiser fotos dos gatinhos digam o vosso mail para vos enviar, que já tive a tirar algumas.

xOfiNha
catw
Membro
Registado: sexta ago 09, 2002 3:17 pm
Localização: 1 cão, 5 gatos residentes , 1 visitante, 2 penduras
Contacto:

domingo set 07, 2003 5:59 pm

Abandonados pela mãe com a placenta? Cá p'ra mim um fdp qq resolveu deixá-los no teu quintal. As gatas só abandonam os filhotes qdo sentem q eles n podem sobreviver. A placenta comem logo depois deles nascerem qdo os limpam. Vê lá se nenhum vizinho teve uma gata a parir à pouco tempo. Numa fármacia de serviço podes comprar Mixol, leite em pó p gatos e cachorros bébés.

Neste link tens mais informação sobre gatinhos orfãos.

http://felinus.ddi.pt/index.php?area=no ... ticia&id=5

Boa sorte.
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

domingo set 07, 2003 6:17 pm

Tb acho q foi algum babaca q mal viu pra fora da sua gata, se livrou dos coitadinhos! Ai, isso me dá um ódio! P q p! Q raiva!!! :x
Cara, arruma um cesto ou caixa de modo q eles não consigam sair, q não tenha perigo deles caírem pra fora. Forre com toalhas, panos ou camisas velhas, limpos e mantenhas sempre o local limpo. Faça assim, separe por exemplo 2 ou 3 toalhas velhas e vá revezando, enquanto usa uma, a outra vc lava enquanto a outra tá secando. Troque de 2 em 2 dias ou coisa do tipo. Mantenha uma bolsa de água quentinha embaixo da toalha como disseram e troque a água sempre q ela esfriar. Não se esqueça disso pois a água esfria depois de algumas horinhas e se ficar fria, os gatinhos vão perder calor rápido. Dê o leite de 3 em 3 horas e passe o algodão com água morna na barriguinha pra eles fazerem xixi e cocô depois de mamar.
Aqui no Brasil o leite pra desmame de gatos era muito caro. Quando precisei, me indicaram leite em pó pra recém-nascidos humanos. A dosagem é melhor seguir pela embalagem. Tem q tomar cuidado pq se botar mais pó do q é pra por, eles podem desidratar e se botar menos, eles vão ficar desnutridos, então atenção quanto à dosagem!
Oq eu usei foi mingau de arroz ou aveia (cozido em água) com o leite em pó. se for o de arroz tem q bater no liquidificador, só q dá um pouco de prisão de ventre depois de um tempo aí tem q trocar pelo de aveia em pó ou flocos.
Depois q crescerem um pouquinho pois devem ser muito miudinhos ainda, dá pra adicionar um pouquinho de gema de ovo na mistura, caldo de galinha sem sal e sem gordura (caldo de um peito de frango cozido por exemplo). Lembre-se q os gatinhos vão tomar mamadeira até cerca de 1 mês/1 mês e meio, então, vá de qualquer modo procurando alguém q tenha uma gata amamentando q talvez ela adote os gatinhos até eles desmamarem. O leite da gata é sempre melhor!
Deixe o ninho dos gatinhos em um lugar escurinho e sem vento ou frio.
Faça carinho neles sempre q eles devem sentir muita falta da mãe, tadinhos! :(
Boa sorte e qualquer dúvida é só perguntar! ;)
xOfiNha
Membro

domingo set 07, 2003 8:22 pm

Muito obrigado pelos conselhos.

Os gatinhos parecem estar melhor. Amanhã vou arranjar uma caixa onde os possa pôr mais confortáveis e mais umas toalhas ou cobertores.

xOfiNha
Responder

Voltar para “Gatos”