Tenho uma paixão enorme por gatos desde a minha primeira gatinha (que faleceu há 2 anos com 12 anos de idade) que se intensificou com a "minha" gata actual (minha entre aspas porque está em casa dos meus pais, é a paixão da minha irmã e vice versa), que adoptei por estes caminhos da net

A questão é que vivo actualmente num apartamento T3 arrendado e morro de vontade de ter um bichano, mas antes de passar ao acto (no qual penso há uns bons meses), assaltam-me algumas dúvidas e gostava de saber a vossa opinião...
Sei por experiência que os gatos bebés/jovens adoram estragar coisas... Lá em casa dos meus pais estragou se cortinados, sofás. etc...A mais valia é que é uma vivenda com jardim, quintal, muros altos, em que as gatinhas extrapolavam a sua energia (e garras) nas árvores, etc.
O meu principal receio é que venha a estragar algo cá em casa (que pelo menos por enquanto não é minha), assim como cortinados ou mobília, que é tudo novinho... (sinceramente não me importo muito com esta parte, mas como grande parte foi oferecido por familiares, estes não iriam achar muita piada a estragos feitos)
Desculpem o testamento, mas gostaria de saber experiências e opiniões sobre este assunto.
PS-Terá que ser um gato bebé pois o meu namorado não tem experiência nenhuma com gatos e até os receia... eu por mim adoptava um já mais crescido e possivelmente alguns destes problemas eram ultrapassados.
Obrigada pela atenção!