Dúvidas sobre adoptar gato para apartamento

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
princesan
Membro Júnior
Registado: sábado set 11, 2010 2:24 am

sábado set 11, 2010 2:36 am

Boa noite!
Tenho uma paixão enorme por gatos desde a minha primeira gatinha (que faleceu há 2 anos com 12 anos de idade) que se intensificou com a "minha" gata actual (minha entre aspas porque está em casa dos meus pais, é a paixão da minha irmã e vice versa), que adoptei por estes caminhos da net :)
A questão é que vivo actualmente num apartamento T3 arrendado e morro de vontade de ter um bichano, mas antes de passar ao acto (no qual penso há uns bons meses), assaltam-me algumas dúvidas e gostava de saber a vossa opinião...
Sei por experiência que os gatos bebés/jovens adoram estragar coisas... Lá em casa dos meus pais estragou se cortinados, sofás. etc...A mais valia é que é uma vivenda com jardim, quintal, muros altos, em que as gatinhas extrapolavam a sua energia (e garras) nas árvores, etc.
O meu principal receio é que venha a estragar algo cá em casa (que pelo menos por enquanto não é minha), assim como cortinados ou mobília, que é tudo novinho... (sinceramente não me importo muito com esta parte, mas como grande parte foi oferecido por familiares, estes não iriam achar muita piada a estragos feitos)
Desculpem o testamento, mas gostaria de saber experiências e opiniões sobre este assunto.
PS-Terá que ser um gato bebé pois o meu namorado não tem experiência nenhuma com gatos e até os receia... eu por mim adoptava um já mais crescido e possivelmente alguns destes problemas eram ultrapassados.
Obrigada pela atenção!
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

sábado set 11, 2010 3:21 am

Princesan,

Eu há uns tempos atrás passei por dúvidas semelhantes às suas, pois mudei-me para um apartamento acabado de estrear, com os móveis todos novos. Quando eu disse que queria adoptar um gato a minha mãe disse: "Um gato vai destruir completamente o apartamento. Ainda se fosse um cãozinho." Mas eu achei que agora que vivia sozinha devia ignorar a opinião dela e adoptei o Gucci. Ainda me lembro da reacção dela quando o viu pela primeira vez "O que é isto? Um gato velho?" :D Mas agora até já o tolera.

Os gatos são adoráveis, mas infelizmente são raros os que não fazem estragos em casa. Eu adoptei um já com 9 meses e castrado, mas mesmo assim ele comeu uma palmeira que eu tinha na cozinha, rompeu o cortinado do meu quarto que foi oferecido pelos meus pais (já o cosi, mas nem quero imaginar a reacção deles quando virem o cortinado ), fez chichi em cima do puff, etc, etc... E na sala de estar nem deixo ele entrar, para não cravar as unhas no sofá nem o encher de pêlos. Mas apesar de tudo eu adoro o bichano e ele dá imensa alegria à minha casa.

Agora é uma questão de ponderar os prós e os contra. O meu é um terrorista, mas devem existir gatos mais calmos. Talvez uma fêmea ou um arraçado de persa...
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado set 11, 2010 11:43 am

querer ter animais e não querer chatices deve ser impossível. fazem sempre das suas. se não quer mesmo chatices, é melhor ter um de plástico
anjjazul
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado set 11, 2010 12:04 pm

O meu principal receio é que venha a estragar algo cá em casa (que pelo menos por enquanto não é minha), assim como cortinados ou mobília, que é tudo novinho...
Claro que vai.
Se isto para si é um problema, é melhor pôr essa ideia de lado.
Os cães roem, os gatos arranham, ambos largam pêlo e fazem tropelias.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado set 11, 2010 12:11 pm

É normal quando se tem uma casa nova, com as nossas coisinhas novas, que hesitemos em trazer um animal que muito provavelmente irá destruir algo 8) mas quando se gosta não se resiste :wink:

princesan: é bom que pese todos os pros e contras agora antes de adoptar ou comprar, um gato pode durar até 20 anos, nestes anos principalmente enquanto novo poderá estragar algumas coisas aí em casa, mas nós também e as crianças então nem se fala... :roll:
Sónia
princesan
Membro Júnior

sábado set 11, 2010 12:25 pm

June76 e Catrules, muito obrigada pelas vossas respostas! :)

É lógico que eu sei os estragos que os bichanos fazem e por isso mesmo postei a mensagem, para partilharem sobre a experiência de ter um gato em apartamento, como por exemplo a June76 fez.

Já tive "batalhas" com várias pessoas da família por defender tanto os gatos/minhas gatas, actualmente apenas estou um pouco mais ponderada. E julgo que se grande parte das pessoas que adopta expusesse as suas dúvidas, nem que fossem as mais idiotas, haveriam menos devoluções ou abandonos após ter o animal.
E eu, após o ter adoptado, nem que ele fosse como o Taz - Diabo das Tasmânia - nunca o devolveria.

Se mais pessoas puderem partilhar as suas experiências de viver com gatos em apartamento, agradecia imenso.
Bom fim de semana!
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado set 11, 2010 12:47 pm

tudo depende da idade, do temperamento, das condições e do espaço. claro que um gato adulto ou senior estraga menos que um bebé. que um gato paspalhão estraga menos que um activo. se limitar o espaço, pode não estragar nada. os meus gatos ficam na cozinha e corredor quando não estou em casa. o frigorifico tem uma mola para eles não abrirem. a loiça, guardada, para não partirem. os cortinados são de tecido grosso para não estagarem. o sofá tem 2 cobertures e uma cobertura para não desaparecer de vez, a mesa tem uma toalha forte para não ser arranhada, as cadeiras de palinha têm almofadas. ufa. e mesmo assim, há desgraças. são 7 :P
anjjazul
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

sábado set 11, 2010 12:56 pm

anjjazul Escreveu:tudo depende da idade, do temperamento, das condições e do espaço. claro que um gato adulto ou senior estraga menos que um bebé. que um gato paspalhão estraga menos que um activo. se limitar o espaço, pode não estragar nada. os meus gatos ficam na cozinha e corredor quando não estou em casa. o frigorifico tem uma mola para eles não abrirem. a loiça, guardada, para não partirem. os cortinados são de tecido grosso para não estagarem. o sofá tem 2 cobertures e uma cobertura para não desaparecer de vez, a mesa tem uma toalha forte para não ser arranhada, as cadeiras de palinha têm almofadas. ufa. e mesmo assim, há desgraças. são 7 :P
:lol: :lol: :lol: :lol: ui sete, nem imagino, só tenho dois :D
Mas mesmo assim já dou por mim a decidir a decoração com base nos pestinhas, por exemplo, em cima dos móveis dos lavatórios das casas de banho nada de ter coisas em vidro. A cadeira do escritório nem dois anos tem mas é de pele e ficou parece um passador agora vamos comprar uma que é simples sem qualquer tecido.
Os cortinados felizmente que o suki já largou esse hábito estragou dois pendurava-se neles. Plantas nem pensar estragam tudo para se rebolarem na terra :evil:
Mesmo assim devo dizer que não são dos mais destrutivos, sei de gatos que vão afiar as unhas aos móveis e isso felizmente não fazem
Sónia
princesan
Membro Júnior

sábado set 11, 2010 1:05 pm

8) Era exactamente sobre esse tipo de coisas e adptações que eu queria saber!
Eu sei que arranhadores e brinquedos é uma ilusão e eles preferem mesmo coisas nossas...
E em relação a varandas? A da cozinha tem uma cerca bastante alta de cimento, a da sala é que é pior, tem uns uns bons centímetros sem nada até começar o vidro...
E onde colocam o tabuleiro da areia? No wc ou na cozinha?
Obrigada por partilharem
anjjazul
Membro Veterano

sábado set 11, 2010 1:12 pm

as janelas :evil: eu que sou lerda, deixei há tempos, janelas e portas dos quartos abertos para arrejar a casa e secar o chão. pensei que tinha fechado as pestes todas na cozinha. engano. o pinóquio escondeu-se sabe-se lá onde. fugiu ou caiu da janela. até hoje :cry: :cry: :cry:
a caixa da areia está debiaxo da bancada no lugar da máquina de lavar loiça. virada para a parde. além de ser mais elegante, evita que os cães vão comer m.... :roll:
anjjazul
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

sábado set 11, 2010 1:21 pm

há coisas que temos de adaptar à personalidade de cada gato, pq nos rafeiros nunca sabemos o que nos vai calhar na rifa :D

As janelas/varandas por exemplo é algo que eu também ando neste momento a ver a melhor forma de as proteger, com o Suki nunca foi preciso pois ele nunca foi de querer se aventurar, nem gosta muito de estar lá fora, agora a Shima é uma terrorista de 1ª já saltou para a varanda do meu vizinho do lado, ele tem um canário e ela foi lá espreitá-lo pareciam os desenhos animados do sylvester e do piu-piu 8) Agora não mete as patinhas lá fora desde esse dia, mas sei que ao primeiro descuido aí vai ela e para além de ter medo que faça mal ao canário coitado ela pode assustar se e cair, daí que talvez vá optar pelas redes mosquiteiras que se colocam como se fosse uma janela de correr.

Depois em relação aos brinquedos os meus têm muitos, muitos brinquedos tenho uma caixa grande onde os arrumo entre ratos de todas as cores e materiais, canas de pesca, bolas, eles gostam muito, mas também se lhes dermos umas bolinhas em papel ou tampas de garrafas tb brincam na mesma.
O arranhador grande custou-me cerca de 50€ mas foi dinheiro bem gasto os meus utilizam-no muito para afiar as unhas e para dormir uma soneca à tarde.

O wc deles tentei colocar numa das casas de banho que não é muito utilizada mas como é interior sem janelas o cheiro ficava muito intenso daí ter decidido colocar na cozinha que é grande e mais arejada.
Sónia
princesan
Membro Júnior

sábado set 11, 2010 1:25 pm

As gatinhas que tive, nunca ligaram muito a brinquedos... mas é a tal coisa, as suas personalidades são mesmo imprevisíveis né :)
Em relação a tabuleiro tapado em cima tipo casota, é melhor para os cheiros? Eles usam sem os mesmos problemas que um tabuleiro normal? As minhas 2 wcs não têm janelas :|
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado set 11, 2010 1:29 pm

Tive durante muito tempo gatos mas tinham acesso à rua onde eram verdadeiros gatos bravos. Dentro de casa era onde dormiam e comiam e onde estavam quando não lhes apetecia vadiar. Talvez por isso nunca estragaram nada. Nunca vedei acesso dos animais a divisão nenhuma porque não era preciso, nem pensávamos nisso. Penso que o comportamento destruidor se deve ao facto dos animais disporem de pouco espaço.
Os animais tem de gastar energia, tem de se mover e comportar como fariam se estivessem na natureza, o que acontece é que se deparam com um espaço cheio das nossas coisas!
Um dia uma prima pediu-nos para ficarmos durante uma semana com o seu gato acabado de castrar durante 15 dias enquanto ela ia para fora.
Meti os meus noutro sitio e aquele não podia sair de casa, era um gato de apartamento e nós viviamos numa quinta.
Foi um inferno! Para nosso grande espanto o diabo do gato, que nos conhecia muito bem e até já lá tinha estado, fartou-se de fazer asneiras! Não estava assustado nem a estranhar, ele era como os nossos só que em vez de asneirar na rua, era dentro de casa!
Partiu logo um vaso muito bonito com jacintos, trepou por uns cortinados de linho que eu adorava e fartava-se de arranhar os sofás.
Em tantos anos com gatos, alguns até apanhados da rua, nunca os nossos fizeram nada!
Penso que temos de nos lembrar que gatos não são almofadas, tem de pular, correr, exercitar os músculos.
princesan
Membro Júnior

sábado set 11, 2010 1:34 pm

Daí o meu receio. Em casa dos meus pais as gatas normalmente estavam dentro de casa mas sempre com livre acesso à rua, e mesmo assim fizeram algumas grandes asneiras quando mais novas. Sofás e cortinados não escaparam. Árvore de Natal roída e caída no chão (essa achei muita piada!), roubar comida (normal), desenrolar o papel higiénico ( :lol: )... Por acaso nunca partiram coisas.
Ouvi falar num spray que actua como "repelente" para os gatos não irem até esse sítio, sabem dizer-me se é saudável para eles e eficaz?
Peço desculpa por ser tão chatinha
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

sábado set 11, 2010 1:47 pm

WC de gatos para mim sempre fechados, eles habituam-se a ir lá, então se forem novitos a maior parte das vezes nem sequer estranham, é melhor esteticamente, não temos de estar a ver os presentes deles e o cheiro não é tão intenso.

Os meus gatos só não têm acesso à sala, desde que me assassinaram a cadeira do escritório que é de pele, vi logo que os meus sofás ficariam tb assim uma vez que tb são de pele e foram caríssimos, por isso nem pensar, mas a casa é grande e eles andam por todo o lado.

Quanto ao sair, pois eu vivo em apartamento e eles ainda não se habituaram ao elevador 8) :P estou a brincar, eles aqui não saem, não podem sequer ir para as varandas é o que eu disse acima, a Shima não é sossegada como o mano e o perigo dela cair...

Se eles não sairem não vão sentir falta de o fazer :wink:

Isso dos sprays nunca utilizei, não sei pq não me inspiram confiança!
Sónia
Responder

Voltar para “Gatos”