Mary83 Escreveu:Na campanha promocional que o Lidl está a realizar esta semana sobre produtos para animais domésticos, comprei o livro sobe gatos. Bastante interessante com dicas muito úteis.
No entanto há um ponto que me deixou com bastantes dúvidas, que é relativo à esterilização!

Lá refere que uma gata esterilizada não poderá ter bebés, no entanto que continuará a ter cio e que nessas alturas miará como uma desalmada, que para acabar o mal pela raíz o melhor é castrar.
Eu pensava que castrar e esterilizar era o mesmo, e que ao esterilizar não havia mais problemas de cio além de não poderem procriar.
Afinal qual é a diferença e o que é melhor fazer?
Normalmente, quando aqui falamos de esterilizar, julgo eu, referimo-nos à OVH (ovariohisterectomia). As gatas deixam de poder procriar e também de ter cios.
Não sei o que esse livro quer dizer com castrar e esterilizar, mas será que nesta última hipótese se referem a laqueação de trompas?
De qualquer modo, o melhor mesmo é a OVH: não há ninhadas, a gata não sofre com o cio (e há as que sofrem bastante), as pessoas não ficam incomodadas com o incómodo delas e é muito benéfico para a saúde da gata. E quanto mais cedo for feita, melhor, se possível antes do primeiro cio. Só vantagens, portanto.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke