A educação dos gatos...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

possibly
Membro
Registado: quinta jun 12, 2003 10:08 am

quarta set 10, 2003 3:05 pm

Olá a todos.

Como já sabem, eu tenho uma gatinha a caminho dos 5 meses... e ultimamente ela anda muito mal educada :evil:

Já se sabe que um gatinho é muito brincalhão e curioso, e por isso tento não ser muito brusca com a Nina. Há uns tempos para cá, a Nina tem a mania de subir para cima da mesa, coisa que eu sempre proibi. No entanto, e sempre que eu não estava a olhar, lá subia ela para a mesa e miava, de modo a que eu visse e fosse ralhar com ela. Como o que ela queria era atenção, decidi ignorá-la. Então, começou a dormir em cima da mesa! Qd reparava, lá estava ela a dormir toda enrolada no meio da mesa! Então aí, comecei a pegar-lhe pelo cachaço e a dizer que não, com firmeza, atirei-lhe água, dei-lhe lambadas, mas nada. Até que… descobriu a banca da cozinha!! Ontem eram duas da manhã, andava ela a passear em cima da banca a atirar tudo para o chão, incluindo pão, rolo de papel (já desfeito) e a torradeira presa pelo fio!

Enervada, pq já estava a dormir qd ouvi a barulheira, fui à cozinha, peguei-lhe no cachaço e berrei com ela, olhos nos olhos. Voltei para a cama. Mal desliguei a luz, outro estrondo. Voltei à cozinha, atirei-lhe água. Saiu e eu voltei para a cama. Mais uma vez tive que me levantar e já nem sei o que fiz mais… ameacei com o chinelo, com água, com berros, com indiferença e assim… acordei de manhã e deparei com a gata a dormir… na banca da cozinha!!! Não sei o que fazer, e compreendo perfeitamente a angústia da Brum qd se quer fazer entender uma coisa ao gato, e ele parece que goza connosco!

Desculpem o desabafo, e expliquem-me o que hei-de fazer para educar esta gata rebelde que eu adoro…
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quarta set 10, 2003 3:14 pm

Pois é os nossos amigos são muito malandros.
Em relação à mesa o Tigrinho sabe que não pode ir para lá quando estamos a tomar refeições, depois de muitos " NÃO" lá aprendeu e desde ai fica sentadinho no aparador a olhar para nós ou sentado numa cadeira com ar de infeliz e sofredor. A bancada da cozinha é um dos prazeres dele, sempre que estou na cozinha lá está ele a cheirar tudo , aqui realmente ainda não consegui ter sucesso, pois geralmente tenho as mãos sujas e não dá para pegar nele e pô-lo no chão. Enfim
Ao principio quando andavamos na fase de o ensinar a não ir para cima da mesa, ele também ia dormir para dentro do centro de mesa , assim que levantáva-mos a toalha, nunca lhe liguei e de repente deixou de ir para lá, deve-se ter fartado. Agora a mania dele é roer as revistas que estão na casa de banho...
Eu acho que também tem a vêr com o temperamento do gato, o gato da minha irmã não faz nada disto, é muito mole e porta-se bem.
Temos as duas o mesmo problema e ´engraçado que o Tigrinho também está mais ao menos com 5 meses.eheheheheh
Se calhar é da idade....
Lamento não ser de mais ajuda

Lambidela do Tigrinho
RAQUEL
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta set 10, 2003 4:11 pm

Olá:
Tenho uma gata e nunca lhe bati nem berrei com ela (era incapaz disso), assim nao se chega a lado nenhum (tb tenho sorte prq ela é muito educada) mas o que tens mesmo de fazer é deixar a banca da cozinha sem nada para que ela possa andar livremente e nao estragar. Se tiver as vacinas em dia nao ha qualquer problema, deixe-a andar por onde ela quiser e tb de-lhe um pouco de atenção que julgo é o que precisa.
Rafacavaleiro
Membro Veterano
Registado: terça abr 01, 2003 4:31 pm
Localização: Pusky e Cusca(cães);Linda,Tita, Mia,Becas ,kiko, Teco,Tico (gatos)

quarta set 10, 2003 4:38 pm

Ola!

Pois e, eles com as suas traquinices deixam-nos a cabeça em agua! :lol:
E depois agem como se nada fosse com eles....!! :o
Acho que a solução e ter muita paciencia! ;)

bjokas
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

quarta set 10, 2003 4:40 pm

boas!!!!
peço desde ja desculpa mas terei de ser como a senhora é com o seu miau NAO SE BATE EM GATOS , concerteza que deve ter lido um livrinho antes de ter o seu miau (se nao o leu fez mal) pq os miaus nao se levam a bater e muito menos a berrar isso so ira fazer que ele faça pior o que é bem feito hehehehehe.
para a ajudar a dar educaçao o maximo que lhe posso dizer é:
1º comprar um borrifador encher com agua e quando ele fizer marotices da-lhe uma borrifadela de certeza que com um pouco de MAIS PANCIêNCIA ele verga-se mais um pouco.
2º so em casos extremos deve lhe dizer em tom firme (nao é berrar ou gritar) NAO quando ele fizer asneira.
eu pessoalmente acredito mais na hipotese 1
ja agora nao se pega num miau pelo cachaço ja experimentou nao deve der agradavel
tente ser mais calma observe o seu gato que ele lhe ira ensinar a libertar o stress.

mais uma vez peço desculpa se fui desagradavel por que a minha intençao era a mesma que voce tem com o seu gatito.

obrigado

speedy666
:evil:
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta set 10, 2003 6:44 pm

Olá

Do que eu li, bater não serve de nada, os cães aprendem assim os gatos não. (claro que o bater não é de força!)

Com a Amélia resulta o não firme, o ignorar e o fechá-la num compartimento durante um bocado quando faz uma asneira.
Em relação á banca da cozinha, também não consigo fazer nada. Ela já não vem cheirar a comida que eu estou a fazer, mas deita-se num canto a ver tudo o que faço. Acho que ela anda a aprender a cozinhar :roll: ...

Beijokas
kathleen
possibly
Membro

quarta set 10, 2003 8:45 pm

Kathleen Escreveu: Olá

Do que eu li, bater não serve de nada, os cães aprendem assim os gatos não. (claro que o bater não é de força!)

Com a Amélia resulta o não firme, o ignorar e o fechá-la num compartimento durante um bocado quando faz uma asneira.
Em relação á banca da cozinha, também não consigo fazer nada. Ela já não vem cheirar a comida que eu estou a fazer, mas deita-se num canto a ver tudo o que faço. Acho que ela anda a aprender a cozinhar roll ...

Beijokas
kathleen
lol kathleen!
Se calhar é mesmo isso que elas andam a fazer... a aprender a cozinhar! :D

É óbvio que eu não bato com força, tanto que a Nina até tem a mania de brincar com a minha mão qd eu a levanto... :p

Qd ela faz asneira da grossa, (tipo roubar comida de um prato à mesa e dp bufar :o) tb a costumo fechar na casa de banho. Mas não por muito tempo...

Posso ter parecido insensível na minha mensagem, mas eu sou incapaz de fazer mal à minha gatinha, e no momento a seguir a lhe ralhar, lá estou eu agarrada a ela, aos beijinhos e festinhas... :oops: Que hei-de fazer? ADORO esta bicha...
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

quarta set 10, 2003 8:59 pm

eu tb nao queria ser agressivo mas a sensaçao que passou foi essa que a senhora estava a beira dum ataque de nervos hehehe mas tente o borrifador que resulta e nao é tao doloroso

um abraço

do diabinho

speedy666
:evil:
MaLuCat
Membro
Registado: sábado jul 19, 2003 6:37 am

quinta set 11, 2003 3:33 am

possibly Escreveu: Posso ter parecido insensível na minha mensagem, mas eu sou incapaz de fazer mal à minha gatinha, e no momento a seguir a lhe ralhar, lá estou eu agarrada a ela, aos beijinhos e festinhas... :oops: Que hei-de fazer? ADORO esta bicha...

Pode ser por isso que a gata não aprende...
jazevedo
Membro
Registado: quarta dez 18, 2002 6:41 pm

quinta set 11, 2003 8:43 am

Há gatos que não aprendem mesmo. O melhor é deixar o tempo passar. Quando ficam mais velhos sossegam. A minha Mix também era um terror, continua com instintos terroristas mas só os demonstra muito de vez em quando. Está mais calma e agora prefere estar ao colo a ronronar ou a dormir do que fazer asneiras. O mais novo tem uma paranoia. Vai ao frasco dos cotonetes, abre-os e anda a jogar à bola com eles. Hoje vim trabalhar e estava-me a dor imenso os pés. Pensei que era dos ténis. Quando os tirei vi que tinha um cotonete bem no fundo do tenis. Coisas do Woody. Já nem me preocupo... ele depois acalma.
RAQUEL
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta set 11, 2003 8:49 am

Bom só para dizer que a minha Bibi é mesmo uma santa!!! Nunca fez nada disso que voces dizem, nunca roubou comida, nunca estragou nada nada em casa e pode andar à vontade,não a proibo de fazer nada, dorme onde quer, cheira o que quer e arranha o que quer (que é só nos 2 arranhadores que tenho em casa). O que é certo é que tb comprei todo o tipo de distrações que existem para gatos e dou-lhe muita atenção.
Abraços a todos,
cicinha
Membro Júnior
Registado: domingo jun 29, 2003 6:49 am

segunda set 15, 2003 4:47 am

minha Cuba também é o terror das cozinhas e banheiros!!!
ela nunca perde uma oportunidade de subir na bancada da cozinha ou beber água da privada do banheiro...
eu já cansei de brigar com a Cuba, então sempre que ela apronta alguma arte eu salpico um pouco de água na sua carinha (ela odeia!). a idéia do borrifador é muito prática mesmo!
abraços
skuunk
Membro Júnior
Registado: segunda ago 25, 2003 3:49 am

segunda set 15, 2003 5:17 am

Sem duvida nenhuma que um chamado de atenção num tom firme faz toda a diferença,mas claro que para isso tambem vai precisar de alguns chamados de atenção e muita paciencia.
Alguma indeferença logo após o acto tambem não lhe faz mal nenhum.
Claro que a tudo isto devemos pensar que depende de animal para animal.

P.S. Bater não resolve nada,eles nao entendem,e se fôr ao de leve pensam que estamos a brincar.

;) ;)
marcoquaresma
Registado: sábado set 13, 2003 1:43 pm

segunda set 15, 2003 1:16 pm

Eu nunca bato nos meus gatos mesmo que façao asneiras. Para mim é como bater num ser humana e ainda por cima atirar agua?!! Tú pensas q um gato é um boneco? Os gatos DETESTÃO AGUA ou ainda não sabias? e não é a bater q vais ensinar a não fazer isso é preciso muinta paciencia para ensinar coisas a um gato.
possibly
Membro

segunda set 15, 2003 3:58 pm

Antes de mais, quero agradecer a todos os que me responderam.

Pensei muito antes de responder a esta última mensagem. Se o fiz, foi para esclarecer uma coisa. Pelas respostas que recebi percebi que possa ter dado a entender que bato na minha gata, o que não é verdade. Eu não sou nenhum monstro e sei que um gato não é um boneco!

marcoquaresma, devo dizer que me senti ofendida por me ter berrado, ainda por cima em relação a um assunto que acho que é do consenso do fórum, que uma das melhores maneiras de não permitir que um gato faça alguma coisa, normalmente perigosa para ele mesmo, é borrifá-lo com água. E outra coisa, os gatos não detestamágua... senão, como lhes daria banho quando eles precisam? Com um aspirador?

Acho que neste fórum só participam pessoas que amam os seus animais e que partilham experiências e aprendem uns com os outros. Partilhei a minha experiência e ensinaram-me como lidar com a situação, conforme os outros foristas lidariam se fosse com eles.

Os animais devem ser tratados e considerados como seres humanos, e penso que é isso que todos nós fazemos quando aceitamos adoptar um animal, seja ele qual for. E como se educam os seres humanos, também se educam os animais. Normalmente, chama-se a atenção de uma criança quando brinca na rua, porque é perigoso para ela. Ora com um gato não podemos permitir que faça tudo porque se podem magoar, como por exemplo andar em cima do fogão ou outra coisa qualquer. E foi com base neste princípio que escrevi a minha mensagem, na sequência da minha preocupação com o comportamento da gata na minha ausência.

Ninguém sabe tudo sobre gatos e nenhum saber é absoluto. Por isso, gostaria de manifestar o meu desagrado pela mensagem do marcoquaresma.

Espero não ter criado nenhum tipo de artrito entre nós, e espero ter esclarecido minima e perceptivelmente a minha posição.

Um beijinho para todos. :)
Responder

Voltar para “Gatos”