Altinho no occipital de um gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mfdtome
Membro Júnior
Registado: sexta jul 10, 2009 11:44 pm

quinta out 07, 2010 10:01 pm

Boa noite,

Tenho uma duvida sobre o meu Benjy que antes de ir à vet gostaria de saber se alguém já verificou a mesma situação:
estava a fazer festas na cabeça do meu gato e senti que ele tem um pequeno altinho duro no cimo da cabeça. é bem pequeno (do tamanho de um sinal). eu nunca tinha reparado, talvez o tenha desde nascença mas como ele tem muito pêlo nunca tinha reparado. A pele está da cor normal, será que pode ser um osso da cabeça mais saliente? verifiquei também que ao lado tinha uma escamação dura (bastante pequena e quando tirei veio um pouco de pelagem que está "agarrada" ) que não sei se é pele seca, mas... já tinham ouvido falar de algo parecido?

Obrigada pela ajuda!
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta out 07, 2010 10:51 pm

Mdftome, por acaso conheço um caso que tem algumas semelhanças com o do Benjy, mas não estou muito por dentro dos contornos precisos.

Uma vizinha minha adoptou três gatinhos de uma ninhada de cinco que lhe nasceram no quintal (os outros dois foram adoptados por pessoas conhecidas). Um deles apareceu, ainda pequeno, com aquilo que se pensava ser um galo. Natural, pensámos; nalgum salto mal calculado ou nalguma corrida bateu com a cabeça nalgum lugar. Só que o galo não desapareceu. Bem, já não me recordo se foi ainda feito algum tratamento ou não, mas o «galo» nunca desapareceu e a veterinária assistente optou por não mexer.

Não sei se se trata da mesma coisa ou não, mas como conhecia este caso optei por lhe contar. Óbvio que o Benjy terá de ser observado por um veterinário para determinar ao certo o que será e o que deve ser feito.

Felicidades.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

sexta out 08, 2010 9:54 am

oh k fofura, o camões é mesmo giro, também adoro aquela parte em que fica de pé, e aguenta imenso tempo, parece uma suricata a vigiar o ninho, mesmo atletico!!!

parabens pela bonita familia!
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta out 08, 2010 7:34 pm

bonekxita Escreveu:oh k fofura, o camões é mesmo giro, também adoro aquela parte em que fica de pé, e aguenta imenso tempo, parece uma suricata a vigiar o ninho, mesmo atletico!!!

Bonekxita, enganou-se no tópico... :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sexta out 08, 2010 7:50 pm

:lol: :lol:
Sónia
babyboy
Membro
Registado: sexta out 08, 2010 8:08 pm

sexta out 08, 2010 8:28 pm

Cada caso é um caso; pode não ser nada, pode ser grave. apenas uma observação dermatológica pormenorizada feita por um veterinário competente pode despistar a situação com segurança. Muitos tumores dérmicos podem começar assim. :?
mfdtome
Membro Júnior

sexta out 08, 2010 11:26 pm

Hoje passei num vet expliquei a situaçao a assistente do veterinário, falou-me que provavelmente pode ser so um quisto sebacio e enquanto se mantiver no tom da pele do gato e o tamanho se mantiver pode nao ser nada de grave.
Ando a procura de um veterinaria/o experiente na zona do montijo, vi aqui na arca que algumas pessoas recomendavam o centro veterinario do montijo, mas eu nao consigo info na net sobre o centro.alguem sabe se é bom?Ainda existe?se sim, fica onde exactamente?
babyboy
Membro
Registado: sexta out 08, 2010 8:08 pm

sábado out 09, 2010 12:11 pm

Os quistos sebáceos são frequentes, e esse é o diagnóstico mais provável - mais frequente. Mas só o Vet deve, de facto, despistar a questão, não o assistente cuja experiência pode ser ainda pequena. Ás vezes sucedem casos de não ocorrência na mudança de cor ou pigmentação mas de enquistamento sub-cutâneo, o que é igualmente perigoso. É preferível uma análise experiente. Os despistes em fases iniciais marcam a diferença entre a fatalidade e a inocuidade!
mfdtome
Membro Júnior

sábado out 09, 2010 1:36 pm

ja fui a vet, de facto é um quisto sebacio...tera que ser vigiado durante um mes e depois e que se decide se e para retirar ou nao...
dorok3
Membro Veterano
Registado: sábado ago 28, 2010 9:19 am

domingo out 10, 2010 10:12 am

Esperamos as suas noticias.... :D

"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."
Ghandi
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

segunda out 11, 2010 10:06 am

Tassebem Escreveu:
bonekxita Escreveu:oh k fofura, o camões é mesmo giro, também adoro aquela parte em que fica de pé, e aguenta imenso tempo, parece uma suricata a vigiar o ninho, mesmo atletico!!!

Bonekxita, enganou-se no tópico... :)
oh k vergonha :oops: desculpem!

já agora aproveito para partilhar a minha experiencia, o cão da minha mãe teve tambem um quisto sebaceo, na altura o vet teve a apalpar e para o caso dele em particular bastou tomar uns comprimidos e massajar todos os dias. Não era nada de grave, pelo que percebi não passava de uma acumulação de gordura. (isto em termos leigos)

boa sorte com o seu gatinho!
mfdtome
Membro Júnior

domingo dez 19, 2010 8:05 pm

Olá, já passou mais de um mês desde que se falou neste assunto, pelo que venho aqui partilhar as noticias do Benjy boy e dizer-vos que está td bem com ele. É um quisto sebacio que não evolui ao nivel do tamanho pelo que a vet disse que se contiinuasse tal como esta, nao ha problema nenhum. Por via das duvidas perguntei se a dona da mae do benjy tinha esse altinho, e parece que ela tambem tem, e nasceram outros gatinhos com o mesmo.Tudo esclarecido e com maior alivio!!! :)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo dez 19, 2010 9:55 pm

Desconhecia que os quistos sebáceos se transmitem hereditáriamente... :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mfdtome
Membro Júnior

domingo dez 19, 2010 10:01 pm

dinodane Escreveu:Desconhecia que os quistos sebáceos se transmitem hereditáriamente... :|
Dinodane no centro vet, nao me disseram nada de ser hereditario ou nao, pois eu nao questionei... :( Mas o que e um facto e que a mae e alguns irmaos tambem nasceram com um altinho na cabeca.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo dez 19, 2010 11:50 pm

dinodane Escreveu:Desconhecia que os quistos sebáceos se transmitem hereditáriamente... :|
se se transmitem ou não, não sei, mas a verdade é que a joana tinha um e a filha rita tb. tem. destes gatos todos, foram as únicas. bem, sem falar da dora, mas essa não é gata :P
Responder

Voltar para “Gatos”