Gato bebé novo em casa vs gata antiga

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

perdigas91
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: domingo out 17, 2010 9:54 pm

segunda nov 01, 2010 8:55 am

A ver se não demora muito tempo a eles ficarem amigos então.

O pequeno tem é a mania de mamar nas camisolas das pessoas. Fico com a camisola encharcada lol

Acho que é por ter sido o mais rejeitatinho da ninhada segundo estive a ler.
cita-pdm
Mensagens: 5
Registado: sábado mar 18, 2006 8:47 pm

quinta nov 04, 2010 5:30 pm

Boa tarde a todos :D

Ora é a 1ª vez que estou a postar...estive a ler as vossas histórias...é sempre bom partilhar experiências.

Eu tenho uma gata de 1 ano muito territorial e a semana passada adoptei um gatinho de 2 meses. A reacção da minha mais velha foi uma surpresa pois ela "odeia"os seres da sua espécie :lol: pelo menos é o que ten dado a entender...mas em vez de uma atitude agressiva ela mostrou-se muito receosa...desata a correr quando vê o pequeno e esconde-se. Noto que ela anda um bocadinho amuadita...não nos deixa pegar nela e ás vezes nem deixa fazer uma festinha. Passaram já 5 diazitos e a coisa parece estar a melhorar mas pergunto-me se realmente chegar ao ponto de ela se mostrar muito agressiva com o pequeno como hei de actuar...mas parece-me que vai correr td bem.

Outra coisa a vet disse-nos que o melhor seria não os juntar até o pequeno fazer o teste da leucemia dos gatos...o que quer dizer que vou ter de vacinar os dois! (bolas o raio da carteira €!) :) ou são apenas vacinados se algum manifestar a doença?

Obrigada!
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta nov 04, 2010 10:40 pm

se algum for FELV positivo, não há nada a fazer excepto ir reforçando o sistema imunitário e tratá-los quando estão doentes, tal como aos outros. Se o FELV sintomatizar... bom, é fazê-los o mais felizes que pudermos e aliviar-lhes o sofrimento. As vacinas previnem, não tratam. E quanto aos testes, sou de opinião que devem fazer-se apenas se houver suspeitas e se os resultados alterarem os prognósticos. Vacinar, tal como esterilizar, é obrigatório! Eu incluo sempre a vacina contra FELV, mesmo sem testes. Se por acaso algum for positivo, é "chover no molhado" e 10 ou 15 euros deitados à rua, mas prefiro gastar esse dinheiro e evitar surpresas desagradáveis. E apesar de tudo, a vacina contra FELV custa menos que o teste...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
cita-pdm
Mensagens: 5
Registado: sábado mar 18, 2006 8:47 pm

sexta nov 05, 2010 12:00 pm

Chamarrita Escreveu:se algum for FELV positivo, não há nada a fazer excepto ir reforçando o sistema imunitário e tratá-los quando estão doentes, tal como aos outros. Se o FELV sintomatizar... bom, é fazê-los o mais felizes que pudermos e aliviar-lhes o sofrimento. As vacinas previnem, não tratam. E quanto aos testes, sou de opinião que devem fazer-se apenas se houver suspeitas e se os resultados alterarem os prognósticos. Vacinar, tal como esterilizar, é obrigatório! Eu incluo sempre a vacina contra FELV, mesmo sem testes. Se por acaso algum for positivo, é "chover no molhado" e 10 ou 15 euros deitados à rua, mas prefiro gastar esse dinheiro e evitar surpresas desagradáveis. E apesar de tudo, a vacina contra FELV custa menos que o teste...


Obrigada! Então acha que não vale a pena fazer o teste? Eles vão ser os dois vacinados contra FELV mas tenho receio de que o mais pequeno possa trazer o virus. E sendo assim será muito provável que a minha gata o venha a contrair, correcto? É esse o meu medo ... o mais pequeno veio de uma casa cheia de gatos...gatos estes que andam na rua e raramente ou nunca são levados ao vet.

Agora também tenho algum receio de quanto e que isto me vai custar uma vez que são dois para vacinar e o teste não parece ser coisa barata! :?
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta nov 05, 2010 12:18 pm

Já eu sou de opinião contrária à Chamarrita, e nunca junto novos gatos aos já residentes sem fazer os testes de FIV e FeLV. Se eles existem à disposição e há coisa que podemos evitar, acho que o devemos fazer.

Este é o conselho da veterinária assistente e eu sigo-o. Aconselhe-se também com o seu, pois aqui encontrará as opiniões mais díspares, mas todos (ou quase todos) somos leigos na matéria. Eles é que têm os livros...
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
paulograve
Membro Veterano
Mensagens: 645
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Localização: Nina;
Pretita;
Chico;
Sushi

sexta nov 05, 2010 6:22 pm

Acho que o que deve fazer é ir ao veterinario(a) e dialogar, expor as suas dúvidas, e solicitar aconselhamento sobre o melhor a fazer, ninguém melhor que um veterinário para a ajudar.

Edit: As despesas existem, e devemos contar com elas ANTES de tomar a decisão de acolher um animal, tudo se resolve, mas pode ser complicado. As vacinas são caras, mas existem veterinários municipais que o fazem por metade do preço, o teste penso que são vinte e tal euros, salvo erro...
Eu aconselho a fazer sempre os testes, apesar de eu já ter adoptado 2 gatos sem ainda os ter feito, e ainda ter receio de algum ser positivo... :(
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 06, 2010 3:31 am

a sua gata não vale a pena testar, afinal é gata única. Essa pode vacinar já, antes de vir o gato novo. Mas se o gato novo é bebé... os testes também não são fiáveis antes dos 6 meses de idade, porque podem ter anticorpos da mãe. E vindos da rua podem dar falsos positivos, basta terem estado em contacto com o vírus para apresentarem anticorpos - e não significa que tenham sido infectados. 30% dos gatos são naturalmente imunes ao FELV, mas por cá não se fazem testes de imunidade... :evil:

Vamos ter calma, que o contágio também não acontece por dá-cá-aquela-palha :) Se é certo que o vírus se transmite pelo contacto (partilha de tacinhas, liteiras, camas, etc), também é verdade que o vírus não sobrevive fora do gato mais de meia hora, no máximo... e também o sistema imunitário funciona, ou todos os gatos que contactam com vírus adoeceriam. Dou lhe o exemplo de um gato que trouxe do canil de Monsanto: esteve lá 2 meses, sobreviveu a panleucopénia, vinha com pneumonia, diarreia e subnutrição e pesava apenas dois quilos. Julgava-o velho, mas pela dentição não deve ter mais de dois anos. O Vet, apesar de saber a minha opinião, quis testar; eu preferi esperar pelo resultado do hemograma e das bioquímicas, se houvesse alterações que me fizessem suspeitar, então testaria... as bioquímicas estavam perfeitas, e o hemograma apresentava resultados compatíveis com a pneumonia que trazia. Os glóbulos vermelhos estavam impecáveis, nem sinais de anemia, plaquetas normais, hematócrito normal... foi tratado e bem alimentado e respondeu lindamente ao tratamento, deixou de apresentar sintomas da infecção respiratória ao fim de 8 dias, as fezes ficaram normais ao fim de apenas 4 dias de alimentação com ração específica, e em 15 dias passou para os 3,5 quilos. Já para não falar de ter sobrevivido à panleucopénia e a dois meses em "Auschwitz"... se fosse FIV ou FELV já cá não andava, para quê testar num caso destes?

No entanto, testei uma gata vinda da rua com uma piómetra, porque tencionava dá-la para adopção. Quando damos gatos para adopção, sim, considero que pode ser importante testar, sob o risco de o gato ser posto na rua ou eutanasiado caso venha a revelar-se positivo a algum destes retrovírus (sim, há vets que eutanasiam gatos saudáveis apenas por serem positivos a FIV ou FELV...). E também testei porque tinha bebés ainda não vacinados contra FELV e, uma vez que dispunha de pouco espaço, tinha de "fazer contas à vida", se a gatita fosse positiva a FELV lá teria de a isolar até os bebés estarem protegidos. Mas atenção... a vacina contra FELV tem uma eficácia pouco superior a 50%... claro que é melhor que nada, mas é não confere tanta protecção quanto isso.

Também testei há poucos dias outro gato que trouxe do canil, porque tem um fungo pouco comum - habitualmente só os animais imunossuprimidos, seja porque são jovens ou porque o sistema imunitário está comprometido de alguma forma, é que apanham fungos - e porque tinha "pinta" de FIV... tive essa intuição e quis confirmar, efectivamente deu positivo a FIV (e negativo a FELV - mas num teste de kit isso apenas quer dizer que não havia anticorpos no sangue, o que pode suceder se FELV estiver alojado na medula...).

Fale com os vets, ponha-lhes as suas dúvidas e, caso se decida a testá-los, faça-o bem informada e em laboratório Assim até pode testar unicamente a FELV, já que o kit contém os dois testes e só detecta anticorpos no sangue. :)

Edição: o gato sobrevivente a panleucopénia e magrinho tinha uma relação albumina/globulinas igual a 0,2 (globulinas estavam normais e as proteínas totais também, mas a albumina estava baixíssima ), seria um claro indicador de PIF, ainda mais no estado em que o gato se encontrava e vindo de onde vinha... mas, apesar de ter ficado de pé atrás, tratei-o e esperei. E agora está encorpado, lindo, saudável... :D Coronavírus certamente terá, raros são os gatos de rua que o não têm, mas também os meus devem ser todos portadores, já que tive PIF em casa, portanto também não traz nada de novo.

Quando vier o novo gatinho, trate logo de o desparasitar interna e externamente, os parasitas matam mais bebés do que FIV, FELV, PIF e panleucopénia... e logo que tenha idade, tintins fora: são as fugas e as lutas entre machos não castrados que provocam mais calamidades. ;)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
SimbaeTedy
Mensagens: 1
Registado: segunda jul 22, 2019 7:13 pm

segunda jul 22, 2019 7:33 pm

Boa noite, venho deixar o meu testemunho em relação aos meus gatitos! Tenho um gato que vai fazer 3 anos o Simba e que eu adoro e mimo muito e sempre foi sozinho e muito ligado a mim, a menos de um mês decidi trazer outro gato cá para casa que é o tedy o tedy vai fazer 4 messes de idade no dia 30 deste mês.
São gatos de personalidades completamente diferentes, o simba sempre foi calmo, nunca foi muito aventureiro acho que é até muito preservado e não faz nada sem pensar nas consequências e o tedy já não é bem assim. Eu como conheço o simba sempre foi do princípio que se iam habituar um ao outro, o simba é um gato calmo sabe que o amo muito e que vou trazer uma companhia para ele :) e assim foi. Quando cheguei a casa o simba estava no sofá, deixei q trasbportadora no chão e ele foi lá cheirar deixei cheirar e ver como reagia ele como só me parecia curioso abri a caixinha do tedy! Posso-vos dizer que claro que também ouve bufadas foi a primeira vez que vi o meu simba bufar mas correu bem, fechei o simba no quarto e o pequeno estava escondido atrás do fogao, enquanto isso estava no quarto a tentar brincar com o simba e dar lhe mimos, abri lhe A porta da sala e para minha admiração o tedy foi direto a ele, acho que isso mudou muito a reação do simba e correu bem. A primeira semana andaram comigo em cada sempre de vigia quando era para dormir o tedy dormia no quarto de baixo com a minha mãe e o simba no sítio de sempre na minha caminha a ser acaraciado, vai fazer um mês que temos o tedy. O simba não brinca tanto como brincava, porque o tedy não lhe dá a oportunidade de conseguir voltar a brincar com os brinquedos, mas brincam muito juntos, dormem juntos e lavam se um ao outro. O simba as vezes ainda tem ciúmes mas ele sabe que é o dono da casa, e que sempre será o meu gato favorito, sempre o mimei muito arrependi me até de trazer o tedy porque vi o simba triste e irritado por o pequeno usar as que coisas, mas nunca o deixei que o atacasse e ele simplesmente aceitou. Não sei se fiz o melhor mas a verdade é que ao final de uma semana já se estavam a dar muito bem :) deixo aqui um vídeo para ver como são meiguinhos um com o outro :) as vezes brincam parece que estão a lutar mas já percebi que não é que já se adoram um ao outro. Espero que tenha ajudado. Boa noite :)
Responder

Voltar para “Gatos”