Gato bebé novo em casa vs gata antiga

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

perdigas91
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: domingo out 17, 2010 9:54 pm

domingo out 17, 2010 10:26 pm

Boas noites.

Eu tenho uma gata há 2 anos (está esterilizada) mas uma vizinha minha que andava a dar de comer a uma gata que lá andava, quando voltou das férias deu com um vaso (um vaso grande) do quintal com 6 gatinhos mais a mãe. Eu convenci o meu pai a trazer um dos gatinhos cá para casa e assim foi. Trouxe-o hoje (é macho com cerca de 7, 8 semanas).

Eu tinha andado ler que se devia por o gato novo num quarto de modo a privá-lo do outro e ir aos poucos apresentando-os um ao outro (dar um trapo com o cheiro do gato novo ao velho etc.). O problema é que veio o meu pai com a mania que sabe tudo e disse para apresentá-lo logo mal chegasse a casa. Assim aconteceu e a minha gata (a velha) bufou contra o pequeno, embora não o tenha atacado fisicamente).

O problema é que agora a minha gata tem medo de mim! Como cheiro ao gato novo porque estive com ele ao colo, a minha gata bufa contra mim e se faço algum movimento mais brusco (que no meu ver não é nada brusco) ela retém-se toda, como para se defender.

Eu queria dar-lhe mimos para a fazer sentir melhor mas ela não deixa.. Já pus o pequenote num quarto sozinho e não os vou deixar ver um ao outro até as coisas acalmarem..

Acham que isto se resolve facilmente acabando a gata mais velha por aceitar o pequenote ou ainda vou ter de devolver o gato à minha vizinha?

Desculpem o testamento.

Obrigado.
ambv
Membro Veterano
Mensagens: 1429
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo out 17, 2010 10:45 pm

O que leu, está correcto. A atitude a ter com dois gatos desconhecidos, é fazer uma apresentação gradual até que o gato mais velho aceite o mais novo. Até lá o gato novo deve estar isolado num sítio confortável. A apresentação inicial, não acho que tenha um impacto grande. A reacção da sua gata a si não é de estranhar, uma vez que tem o cheiro do gatito.

Tem é que munir-se de paciência e ir apresentando os dois, um ao outro, aos poucos. A aceitação não é imediata, e não esqueça que o gatito só está em sua casa ainda não passou um dia. Ainda é muito cedo para a sua gata aceitar o gatito. Quanto ela parecer ter medo de si, vá agindo naturalmente, falando-lhe com carinho e não demonstrando ansiedade.
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Mensagens: 1756
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
Localização: Rafaela tanta saudade... no coração sempre...

segunda out 18, 2010 12:04 am

Perdigas91 parabens pela sua adopção e passo a dizer-lhe o seguinte: pode espreitar os meus pets e verá que de vez em quando algo muda... :roll: agora encerrou, mas alguem sempre mais "enfastiado" não aceita muito bem um novo habitante ora desde que o novo fique á vontade os outros depois só teem que se habituar e aceitar, ao fim de algum tempo tudo brinca :wink:

apenas deste lado existe alguem que sempre será "diferente" devido a problemas de saude dela,infelizmente, no entanto tenta-se compensar essa parte tambem.

boa sorte ao pequeno.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
perdigas91
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: domingo out 17, 2010 9:54 pm

segunda out 18, 2010 6:16 am

Obrigado pelas vossas respostas.

Agora também tenho receio pelo pequenino porque ele antes de vir para minha casa brincava com os seus 5 irmãos e agora está fechado num quarto sozinho. Eu vou lá sempre que posso mas ele acaba por ficar muito tempo sozinho na parte da manha e um bocadinho na de tarde.

A ver se isto se resolve rápido :wink:
perdigas91
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: domingo out 17, 2010 9:54 pm

segunda out 18, 2010 5:28 pm

Acham que leve já o gato ao veterinário para desparasitar?

A gata mais velha já parece não se importar muito com o cheiro agora. Dei-lhe um trapo da caminha onde o pequenote dorme e ela cheiro muito mas não se assanhou nem nada :D
perdigas91
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: domingo out 17, 2010 9:54 pm

segunda out 18, 2010 6:27 pm

Boas pessoal, eu resolvi tirar o pequenote do quarto dele e meter a gata no quarto de modo a ela sentir mais o cheiro do pequenote durante uns minutos. Ela cheirou bufou e vez uns miares zangados. Estava assustada.

Fiz bem em fazer isto? Tinha lido sobre isto há uns tempos.

Obrigado
perdigas91
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: domingo out 17, 2010 9:54 pm

terça out 19, 2010 7:47 pm

ALguém que já tenha passado pela minha situação que diga mais ou menos quanto tempo levou o residente a ficar tranquilo na presença do novo inquilino sff.

A gata residente continua a bufar embora a cauda não fique grande e (agora vem a surpresa) ela tem medo do pequenote. Foge dele lol Eu tenho indo pondo de vez e quando os dois na mesma divisão par se irem habituando à presença um do outro. Espero estar a fazer bem.

Outra coisa, é normal o pequenote não se lamber/lamber-se muito pouco? Além de que ele anda com um bocado de cocó seco no rabo, ele não limpa aquilo depois de fazer as necessidades. Quando o apanho a fazer cocó vou lá a seguir passar um papel higiénico lol

Fiquem bem
Nita77
Membro Veterano
Mensagens: 1339
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Localização: Osky, Mika

terça out 19, 2010 7:58 pm

Essas bufadelas e miadeiras são normais. A gata pode ter medo do pequenino, simplesmente porque se trata de algo estranho :lol:

Vá juntando os 2 com supervisão mas interferindo o menos possível. São eles que teem que definir papéis, regras e limites. Para além disso, se ralhar com a gata residente, esta poderá sentir que está a ser preterida em função do novo elemento da família e desenvolver ciúmes, o que não só não lhe fará, bem como limitará o estreitar de relações entre os 2.

Dada a diferença de idades e tamanhos, corrija, separe-os se necessário mas não ralhe. No fundo, estão ambos assustados, precisam de tempo para se habituarem um ao outro e às novas rotinas.

Não os deixe sozinhos sem supervisão, até ter certeza de que não se atacam ou que as brincadeiras não se tornam violentes, principalmente, sendo o gatinho tão pequenino.

Em relação às lavagens, que idade tem o mais pequenote? Atenção aos maus hábitos. Os gatos zelam pela sua higiene e os toalhetes podem desenvolver um certo...comodismo :P

Vá dando notícias e boa sorte para ambos!
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
perdigas91
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: domingo out 17, 2010 9:54 pm

terça out 19, 2010 9:26 pm

Vou passar a pô-los na mesma divisão sob a minha supervisão masi vezes ao dia para ver se isto avança mais rápido. O pequenote tem cerca de 8 semanas. O meu irmão disse que já o viu lamber mas eu não me lembro lol ele só quer brincadeira :D

ah, mas eu não uso toalhetes, só quando ele faz cocó é que toco só com um pedaço da papel higiénico no rabinho dele para tirar o cocó para ele não me sujar quando brinco com ele ;)
perdigas91
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: domingo out 17, 2010 9:54 pm

quarta out 20, 2010 6:24 pm

Fogo, a gata mais velha depois de cada vez que se encontra com o pequenote (sempre sob a minha supervisão) bufa-me quando lhe tento fazer festas, embora nunca ataque (nem nunca tenta atacar o pequeno). Parece que está zangada com os donos :(

Mas ao menos já não fica com o pelo todo eriçado. Ela fica ali a fazer barulhos estranhos e o pequenino fica ali a brincar lol exepto quando ela bufa, aí ele bufa também.
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta out 20, 2010 11:23 pm

a coisa leva o seu tempo. No caso da minha Chamarrita, leva o tempo necessário até o pequenino se tornar adulto, e mesmo assim, vai lá vai... :lol: os bebés levam patadas no alto do totiço à força toda... ciúmes, ela tem uma ligação muito forte comigo e foi a primeira, e tenciona ser the one and only, por ela não havia mais gatos... tem uma única amiga, com 2 anos, mas é preciso não estar mal disposta (ou eu não estar a prestar atenção) para demosntrar afecto. Mas tenho outras gatas que, apesar de bufarem aos bebés nos primeiros dias, rapidamente os aceitam e acarinham. Talvez porque, quando vieram, já havia mais gatos...

Pela minha experiência, os machos são mais sociáveis do que as fêmeas (e mais totós também... :D). Mas cada gato é um gato...

O frio que já se faz sentir pode ser uma grande ajuda na socialização! Interfira o menos possível, a gata não vai magoar o bebé. Eles têm de se entender... mas pode brincar com ambos, sempre prestando mais atenção à mais velha.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
perdigas91
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: domingo out 17, 2010 9:54 pm

quinta out 21, 2010 6:12 pm

Obrigado!

É isso que estou a fazer agora, enquanto comemos por exemplo deixamos os gatos na cozinha a ver se eles se entendem. O pequenino vai tentando aproximar-se da gata mas quando ele se aproxima demais ela bufa e ele recua. Mas nunca ouve sinais de violência.

Espero que eles fiquem mesmo mesmo grandes amigos :D
perdigas91
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: domingo out 17, 2010 9:54 pm

sexta out 22, 2010 6:01 am

Ontem aconteceu uma coisa muito engraçada:

a gata mais velha veio da rua, viu o pequenino na cozinha, passou por ele e foi comer. Eu fui atrás da gata para lhe dar umas festinhas mas o pequenino veio também. A gata começou a comer, eu fiz lhe umas festas e depois chegou o pequenino que começou a cheirar a cauda da gata. A gata devia pensar que era e continuou a comer enquanto ia movendo a cauda. Entretanto o pequeno começa a brincar com a cauda, a dar patadas e passado uns segundos olha para trás muito relaxadamente e depois vê o gato pequeno bufa logo e a brincadeira acabou ali. Só vendo mesmo.

A gata parece estar já mais à vontade com o pequeno. Cá o pequeno está à vontade com a gata, anda sempre atrás dela até apanhar uma bufadela.

Eu durante as férias costumo deixar a minha gata no gatil. Agora que tenho outro gato acham que deixe os dois gatos na gatil na mesma "jaula"? É um bocado pequena mas acho que eles (assumindo que vão ficar muito amigos) prefeririam ficar juntos. Eu costumo passar 1 mês fora no verão, será que num mês eles poderão ficar chateados um outro?
paulograve
Membro Veterano
Mensagens: 645
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Localização: Nina;
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo out 24, 2010 5:42 pm

perdigas91 Escreveu:Ontem aconteceu uma coisa muito engraçada:

a gata mais velha veio da rua, viu o pequenino na cozinha, passou por ele e foi comer. Eu fui atrás da gata para lhe dar umas festinhas mas o pequenino veio também. A gata começou a comer, eu fiz lhe umas festas e depois chegou o pequenino que começou a cheirar a cauda da gata. A gata devia pensar que era e continuou a comer enquanto ia movendo a cauda. Entretanto o pequeno começa a brincar com a cauda, a dar patadas e passado uns segundos olha para trás muito relaxadamente e depois vê o gato pequeno bufa logo e a brincadeira acabou ali. Só vendo mesmo.

A gata parece estar já mais à vontade com o pequeno. Cá o pequeno está à vontade com a gata, anda sempre atrás dela até apanhar uma bufadela.

Eu durante as férias costumo deixar a minha gata no gatil. Agora que tenho outro gato acham que deixe os dois gatos na gatil na mesma "jaula"? É um bocado pequena mas acho que eles (assumindo que vão ficar muito amigos) prefeririam ficar juntos. Eu costumo passar 1 mês fora no verão, será que num mês eles poderão ficar chateados um outro?
Já agora, quais são as dimensões dessa "jaula"?
Eu era incapaz de passar 1 mês de férias no "bem bom" e deixar os meus gatos numa jaula, num ambiente estranho e pessoas estranhas, por amor de deus, sim é preferivel isso a abandoná-los, mas é uma crueldade fazer isso aos bichanos. Eu tenho uma gata à 6 anos, outra à 1 ano, e outro à quase 2 meses, e privo-me de ausencias longas por eles, no maximo um fim-de-semana, eles ficam em casa sem problema. Ja tive que me ausentar do pais uma semana, e os bichanos ficaram em casa e pedi aos meus pais que fossem lá de 2 em 2 dias...
perdigas91
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: domingo out 17, 2010 9:54 pm

domingo out 24, 2010 6:15 pm

a jaula acho que é tipo 1.5 x 1.5 metros. É pequeno mas assim era da maneira que ficavam juntos. Mas eu quando tive gato foi a partir o principio que continuava com o normal da minha vida normal. Eu adoro a minha gata, não vou deixar de passar férias por causa dela.. Aliás o por mim até que encurtava as férias, agora o meu pai nunca na vida permitiria isso.

Estou a pensar em deixar os gatos na garagem (onde a gata dorme). A gata nunca na vida vai atacar o gatinho e a garagem é bastante grande. Assim é da maneira que eles ficavam muito mais tempo juntos.. Eles a agora andam na casa à vontade. A gata evita sempre o pequeno
Responder

Voltar para “Gatos”