Gato bebé novo em casa vs gata antiga

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo out 24, 2010 7:40 pm

perdigas91 Escreveu:Mas eu quando tive gato foi a partir o principio que continuava com o normal da minha vida normal. Eu adoro a minha gata, não vou deixar de passar férias por causa dela..
mas partiu do princípio errado. Ter um animal a viver connosco altera a nossa vida, e de que maneira. Se não está disposta a alterá-la, a abdicar e fazer sacrifícios... dê os gatos.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
99smiles
Membro Veterano
Mensagens: 1117
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda out 25, 2010 11:32 am

Pronto, começamos com os julgamentos.

Pelo que me apercebi a forista é ainda nova, vive e depende dos pais. Não deve provavelmente ir para as bahamas beber daiquiris e borrifar-se para os gatos.
Afinal estão julga-la porque? Porque paga a um gatil para tomar conta dos gatos enqt vai de ferias com os pais? Secalhar é por isso que os pais não podem ir alimentar os gatos. Estão nas ferias juntamete.
Se abandonam é porque abandonam, se tomam a consiencia de pagarem para tomar conta deles durante o periodo de férias é porque os animais estão numa jaula. Afinal pensam que os animais no hospitais e hotel de animal ficam aonde?? Todos em convivio a jogar poker numa mesa redonda? O periodo de adaptação num gatil não é diferente do de casa. Ou esperavam que os gatos chegavam lá e ficavam todos a brincar na sala dos brinquedos como se fosse algum infantário?

Cara forista, as condições realmente não são as melhores, 1 mês numa jaula os 2. É melhor que abandona-los efectivamente.
Tem é que se certificar que no gatil onde os deixa durante esse periodo eles controlam as saidas dos animais para eles se exercitarem, não podem ficar 1 mês lá fechados sem nunca sairem. Isso é que não!!
Cada vez mais há gatis e hotel para animais para o periodo de ferias. Como tudo temos os bons e os maus hoteis, há que saber é escolher aquele que melhor trata o bichinho na nossa ausencia.
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça out 26, 2010 1:00 am

se ler com atenção, verá que ninguém está a julgar ninguém. A forista afirmou que partiu do princípio que a sua vida não seria alterada pela chegada de um gato, e eu reafirmo que partiu do princípio errado, porque a nossa vida altera-se sempre. E também foi a forista que disse que não abdicava das suas férias. Quando tinha apenas uma gata, nunca deixei de ir de férias, simplesmente levava-a comigo, escolhendo previamente um local onde aceitassem animais. Infelizmente, já tive gatos internados e os veterinários sempre disseram que os animais devem ficar internados o menor tempo possível, além do stress da mudança e da ausência do dono, há doenças contagiosas que não são travadas pelas grades de uma box. Nem estou a julgar, nem retiro uma vírgula ao que disse. Se mudamos a vida deles, não havemos de mudar a nossa?
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Pequebrado
Membro Veterano
Mensagens: 5359
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm
Localização: os meus e os que são meus temporariamente :)

terça out 26, 2010 1:12 am

perdigas91 Escreveu: Eu durante as férias costumo deixar a minha gata no gatil.
perdigas91 não tem ninguém de confiança que os vá tratar a casa?
Como são só 2 aguentam se a pessoa for dia sim - dia não...
ou então contratar alguém que faça petsitting, paga mas não fica a dever favores a ninguém.
Eles não saíam do seu ambiente, não iam stressar e a perdigas91 ia de férias mais descansada - até podia pedir notícias por mail...
são só sujestões :wink:
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
99smiles
Membro Veterano
Mensagens: 1117
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça out 26, 2010 9:39 am

Pequebrado Escreveu:
perdigas91 Escreveu: Eu durante as férias costumo deixar a minha gata no gatil.
perdigas91 não tem ninguém de confiança que os vá tratar a casa?
Como são só 2 aguentam se a pessoa for dia sim - dia não...
ou então contratar alguém que faça petsitting, paga mas não fica a dever favores a ninguém.
Eles não saíam do seu ambiente, não iam stressar e a perdigas91 ia de férias mais descansada - até podia pedir notícias por mail...
são só sujestões :wink:
O petsitting é um serviço interessante, e realmente bem mais pratico para os bichinhos, mas quem é que hoje em dia vai dar a chave de casa a um desconhecido e vai descansado de ferias? :roll:
Acho que são muito poucos aqueles que recorrem a esse serviço e é porque conhecem as pessoas que o fazem.
Sinceramente eu também não daria a chave da minha casa a um estranho, nem que seja apenas para ir tratar dos meus meninos.
Zanys
Membro Júnior
Mensagens: 41
Registado: terça set 21, 2010 4:40 pm
Localização: Ulisses e Davinci

terça out 26, 2010 12:09 pm

Olá ;) Venho partilhar a minha experiência com o Perdigas e também colocar uma questão que me parece adequada dentro deste tópico.

Também estou a passar por uma fase de adaptação lá em casa... tenho um gato de 3 anos, tímido mas muito brincalhão que tem agora a companhia de um gatinho de 6 meses...
Durante a primeira semana tiveram separados, e depois os primeiros encontros não foram fáceis... Muitas bufadelas e algumas lutas...
Agora lá se vão tolerando, e o Ulysses, o mais velho, já deixa o Davinci, o mais novo, ir á casinha dele e brincar com os brinquedos...
Já se toleram, de vez em quando andam á luta, mas nada de grandes proximidades... O mais novo disputa os mimos e a comida do Ulysses, e o Ulysses de quando em vez "atropela" o mais novito... Enfim ainda damos umas boas risadas á conta dos dois...
Leva o seu tempo, já vamos em mês e meio desde que os dois se conhecessem. Penso que tanto a personalidade do gato residente como a do gato recém chegado é determinante para o companheirismo entre os dois...

Em relação ás férias, sem qualquer julgamento, e só dando a minha opinião, parece-me que deixar durante um mÊs dois gatinhos dentro de uma mesma jaula é demasiado tempo, e é até um bocadinho cruel....Eu já me cheguei a ausentar durante 1 semana e peço a um familiar que de 3 em 3 dias vai lá a casa mudar a casinha e dar comida... Agora vou para fora 12 dias e vou fazer o mesmo! Há sempre alguém a quem podemos recorrer e ás vezes de quem menos esperamos temos ajuda e apoio.

Agora a minha questão : o Davinci, é um terrorista de primeira - sobe-me para cima dos móveis e desata a deitar me as molduras e bibelots para o chão... Já me estragou umas quantas coisas...E o pior é que o Ulysses, por vezes segue-o!
Temos 2 arranhadores, um deles com 3 níveis que dá para saltar e trepar, mas o Davinci gosta mesmo de trepar para cima dos móveis...
Já tentei assustá-lo com jactos de água , não resulta porque ele toma literalmente banho dentro do bebedouro e portanto até agradece que o molhemos - nunca tinha visto um gato que tomasse banho assim...
Não se assuta com papel de alumínio, nem com a latinha com moedas (que foi a estratégia que usamos para educar o Ulysses)...
Alguém tem alguma técnica para eu ensinar o Davinci a não subir para as estantes e móveis?
Obrigada
NessieG
Membro Veterano
Mensagens: 451
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

terça out 26, 2010 12:43 pm

Ola perdigas,

as minhas gatinhas demoraram a habituar-se a uma à outra, já passou uns 3meses e só agora é que já começam a ser mais amigas, e lá de vez enquando dormem juntas :)! Ás vezes demora, depende dos gatos.

Relativamente às férias, também não deixei de fazer férias por causa das minhas princesas, deixo sempre elas com os meus sogros, a 1ª vez foi horrivel para mim deixa-la (na altura apenas tinha a Buffy)... na 2ª vez a minha sogra disse-me que ela ficou os 2 primeiros dias sempre sentada em frente à porta a miar :cry:...

seria incapaz de as deixar num hotel... mas quando não há hipoteses... melhor que os deixar na rua como mta boa gente deixa, e voltar a ir busca-los quando chega das ferias!!
Mas já experimentaram perguntar se alguem pode ir à vossa casa dar comida e limpar o wc?
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
perdigas91
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: domingo out 17, 2010 9:54 pm

sábado out 30, 2010 10:14 am

Eu antes deixava a gata com a minha avó, mas ela agora já está a ficar mal da cabeça.. Quanto a ir uma pessoa lá a casa, não há assim ninguem de inteira confiança que more perto.. Tenho tios que poderiam tratar disso mas eles na altura das férias também se vão embora.. Mas é que questão de estudar isto mais um bocado e ver melhor as hipóteses.

Isto cá em casa está mal.. Eles estão na mesma divisão na boa, o problema é que o pequeno está sempre a atacar a gata mais velha na brincadeira e a gata odeia. Odeia mesmo, Ataca também, bufa e foge e lá vai o pequeno atrás dela. Se ela vai beber água ele começa a atacar-lhe a cauda. Começo a pensar em devolver o gato, porque eu adoro a minha gata e ela está a odiar a experiência. Sendo pequeno, o gato é muito hiperactivo e isso vai demorar bastante tempo até passar para que eles se comecem a dar melhor. A gata está muito bem ali paradinha e depois chega o pequeno que lhe cheira o nariz durante aí 2 segundos e depois parte logo para a brincadeira que a gata não suporta.

Está complicado...
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado out 30, 2010 11:51 am

Não faça uma coisa dessas, Perdigas. Tem o gatinho desde dia 17 de Outubro, passaram pouco mais de 10 dias. É muito pouco tempo para uma adaptação entre dois gatos.

O gatinho brinca com a mais velha. E depois? Faz-lhe mal? Arranha-a? Ataca-a? Ela vai acabar por perceber que ele é assim mesmo e vai deixar de se importar tanto. A sua gata não é infeliz por causa disso.

Eu gostava que as pessoas que adoptam gatos ou cães ou outro animal deixassem de o fazer por impulso e ponderassem bem todas as consequências do seu acto. Vai devolvê-lo aonde? Ao vaso? À rua, à chuva e ao frio, depois de ele ter conhecido o bem-estar de uma casinha e o afecto humano?

Adoptar um animal é para ir com ele até ao fim da linha, com todas as dificuldades, dando-lhe sempre o melhor que podemos em cada momento.

Tenho gatos que demoraram meses a adaptar-se, outros que eram mais «reservados» e têm modificado o seu comportamento ao longo dos anos. Sim, anos. E sempre para melhor. Às vezes têm embirrações crónicas e, um dia que acordam mal dispostos, vai de chatear o parceiro. Ralha-se, sacode-se-lhes o pó ou separam-se um bocado um do outro até lhes passarem os azeites.

Hoje em dia há tanta informação disponível para quem quer fazer uma adopção consciente. E, mesmo assim, continuam a aparecer casos destes... :roll:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
paulograve
Membro Veterano
Mensagens: 645
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Localização: Nina;
Pretita;
Chico;
Sushi

sábado out 30, 2010 3:14 pm

perdigas91 Escreveu:Eu antes deixava a gata com a minha avó, mas ela agora já está a ficar mal da cabeça.. Quanto a ir uma pessoa lá a casa, não há assim ninguem de inteira confiança que more perto.. Tenho tios que poderiam tratar disso mas eles na altura das férias também se vão embora.. Mas é que questão de estudar isto mais um bocado e ver melhor as hipóteses.

Isto cá em casa está mal.. Eles estão na mesma divisão na boa, o problema é que o pequeno está sempre a atacar a gata mais velha na brincadeira e a gata odeia. Odeia mesmo, Ataca também, bufa e foge e lá vai o pequeno atrás dela. Se ela vai beber água ele começa a atacar-lhe a cauda. Começo a pensar em devolver o gato, porque eu adoro a minha gata e ela está a odiar a experiência. Sendo pequeno, o gato é muito hiperactivo e isso vai demorar bastante tempo até passar para que eles se comecem a dar melhor. A gata está muito bem ali paradinha e depois chega o pequeno que lhe cheira o nariz durante aí 2 segundos e depois parte logo para a brincadeira que a gata não suporta.

Está complicado...
E voce queria um gato programado era?? Compre um de peluche.
Desculpe-me a hostilidade mas é isto que sinto, querem os animais e não se preocupam em terem informação suficiente de como eles podem reagir. Os gatos são como qualquer felino, defendem o seu território, pode haver uns que nem se chateiam e outros que ficam muito agressivos, se não queria correr esse risco não tinha levado o gato para casa, quando nos comprometemos com algo isso deve ser levado com empenho até ao fim.
Agora devolver o gato, ao fim de 10 dias, que atitude... é o mais fácil.
Tenho 3 gatos, 1 gata com 6 anos, que posso-lhe dizer que é extremamente agressiva com qualquer ser estranho que entre em casa, seja pessoa ou gato/cão. E dorme comigo, e por vezes acorda-me com as almofadinhas na minha cara para eu levantar os lençois para ela ir lá para baixo, nunca me arranhou na cara! Adoptei outra femea, já adulta, super hiper meiga, foi um filme, digo-lhe que fiz apresentações progressivas durante 2 meses, e tive-as separadas durante esse tempo quando não estava em casa, quando chegava a casa deixava-as andar pela casa, e havia umas bufadelas e patadas, mas nada de serio, mas as primeiras 3 semanas, nem sequer as juntei, apenas para elas sentirem o cheiro uma da outra. A residente, via-se que estava a detestar a ideia, vingava-se em nós e amuava, agora ao fim de 1 ano, sem problemas, nao se adoram, mas estão na boa uma com a outra. Encontrei outro gato com 1 semana de vida, agora está com 2 meses e ainda fica na sala quando saio de casa, mas quando estou em casa deixo-os andar juntos, ele dá-se lindamente com a minha adoptada, mas faz-lhe o mesmo que o seu faz à sua e ela também não gosta muito, mas então ela sabe mostrar que não gosta e ele há-de aprender mais dia menos dia. Com a Nina a bruxa má, nem sequer se encosta, pois ela rosna e bufa que nem um tigre enraivecido, e manda-lhe umas pataditas, mas nada de ataques agressivos, de certeza que os podia já deixar juntos, mas opto por não o fazer, pois quanto mais forte a personalidade dos gatos, mais progressivas devem ser as habituações e mais demoradas claro.
Mas eu AMO verdadeiramente os meus gatos, e acima de tudo leio e pesquiso bastante sobre eles para tentar cometer o mínimo de erros possível.
Ah e acima de tudo nunca castigar o gato residente por ser agressivo perante o novo, NUNCA.

Se eventualmente quiser devolver o seu pequeno, pelo menos certifique-se que arranja alguém que o estime e o ame e não o devolva também....
perdigas91
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: domingo out 17, 2010 9:54 pm

sábado out 30, 2010 11:14 pm

eu informei-me e bastante, mas tudo dizia apenas a mesma coisa: deixá-los separados para eles e irem habituando a ideia e depois ir apresentando-os e isso. Li em bastantes sítios antes de ter o gato. Agora não tinha lido, nem li depois de pesquisar nada sobre o gato pequeno atacar o grande. O gato pequeno é sempre brincalhão e durante muitos meses até começar a acalmar e daí a minha questão, porque ele está sempre a atacar a gata e ela odeia isso. Não é questão da presença dele que ela já se habituou, é mesmo o atacar. Ela foge e tem medo dele.
inesneves3
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: sábado out 30, 2010 10:38 pm

sábado out 30, 2010 11:19 pm

Boa noite é a 1ª vez que escrevo,sou verdinha e kero desde já felicitar a todos neste forum...kero dizer a perdigas91 que também já tive na tua posição assim como tanta gente aki,não é fácil é certo mas só o facto de dares um lar a um gatinho que não tem culpa da-nos força.Tenho um macho com 21 anos, e deram-me uma gata que agora tem 6 e não foi fácil, mas o maior desafio foi trazer uma gatinha que também nasceu na rua e que tem 6 meses.
A minha gata não lidou muito bem e apesar de terem tado separadas algum tempo,kuase tds os dias dá-lhe uma patada mas acho que não é por maldade,a pekenita bufa-lhe e ela dá-lhe,e já ta ca em casa ha uns 2 meses..Espero que tenhas paciência porque o pekenito merece.
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado out 30, 2010 11:41 pm

perdigas91 Escreveu:eu informei-me e bastante, mas tudo dizia apenas a mesma coisa: deixá-los separados para eles e irem habituando a ideia e depois ir apresentando-os e isso. Li em bastantes sítios antes de ter o gato. Agora não tinha lido, nem li depois de pesquisar nada sobre o gato pequeno atacar o grande. O gato pequeno é sempre brincalhão e durante muitos meses até começar a acalmar e daí a minha questão, porque ele está sempre a atacar a gata e ela odeia isso. Não é questão da presença dele que ela já se habituou, é mesmo o atacar. Ela foge e tem medo dele.
Perdigas, o gatinho não ataca a gata mais velha. É a forma de eles, ao mesmo tempo que brincam, se exercitarem nas «artes da luta», que lhes estão no instinto. Irmãos da mesma ninhada brincam assim uns com os outros. Quando não há ou deixa de haver um gatinho da mesma idade, brincam assim com os mais velhos, que com o tempo deixam de levar isso a mal. A sua gata estava habituada a estar sozinha e agora tem de gramar um pequenino brincalhão. Alguns gatos adultos aceitam melhor, outros pior, mas acabam por também não resistir aos encantos e travessuras dos mais pequenos.

Ora veja aqui:

http://arcadenoe.sapo.pt/video/com_mes_ ... prite/1918

http://arcadenoe.sapo.pt/video/a_luta_continua_/1919
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado out 30, 2010 11:42 pm

inesneves3 Escreveu:Boa noite é a 1ª vez que escrevo,sou verdinha e kero desde já felicitar a todos neste forum...kero dizer a perdigas91 que também já tive na tua posição assim como tanta gente aki,não é fácil é certo mas só o facto de dares um lar a um gatinho que não tem culpa da-nos força.Tenho um macho com 21 anos, e deram-me uma gata que agora tem 6 e não foi fácil, mas o maior desafio foi trazer uma gatinha que também nasceu na rua e que tem 6 meses.
A minha gata não lidou muito bem e apesar de terem tado separadas algum tempo,kuase tds os dias dá-lhe uma patada mas acho que não é por maldade,a pekenita bufa-lhe e ela dá-lhe,e já ta ca em casa ha uns 2 meses..Espero que tenhas paciência porque o pekenito merece.
Bem-vinda, inesneves3. :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo out 31, 2010 12:12 am

Na minha Chamarrita, patada é o cumprimento habitual... :twisted: n tem paci~encia para bebés, tem ciúmes, não gosta e, se insistem, não se livram de traulitadas no alto do totiço até que aprendem a não se meter com ela. Mas NUNCA atacou um bebé, apenas lhe mostra quem manda e impõe os seus limites. E já a apanhei a lamber bebés às escondidas (dando-lhes patada e rosnadela quando percebe o "flagra" :P :lol: ).

Os donos que não compliquem, que os gatos entendem-se... 8)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Gatos”