Adopção de gata adulta

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

segunda out 18, 2010 11:30 pm

Olá a todos,
desde há... uns anos que eu ando a tentar trazer para minha casa uma gata. Mas por dificuldades financeiras, com quem eu vivo não ter grande gosto por animais, etc, nunca a cheguei a adoptar.
Essa dita gata mora em casa de uma pessoa que apesar de até gostar deles(de momento 12), não os trata propriamente bem(em especial outras pessoas que frequentam essa casa :evil: ).
Eles entram dentro de casa, mas vivem principalmente(e dormem) no exterior.
Reproduzem-se descontroladamente(sempre que as gatas entram no cio), sendo o método de controlo do número de gatos, matar os pequenos quando nascem .
A alimentação baseia-se em restos e ratos/coelhos/pássaros que apanham.
São todos ariscos visto não ser nada raro levarem umas vassouradas, pontapés e coisas ainda bem piores.
Desparasitação não há.
Basicamente vivem enquanto... sobrevivem...

Dos inúmeros gatos que já existiram nessa casa, morreu(levou provavelmente um tiro por andar a caçar coelhos) uma vez uma fêmea com duas crias que ainda não se alimentavam, resultado, para não morrerem à fome(o que certamente as esperava), eu alimentei-as com leite, andaram um pouco "arremeladas e fraquitas", mas conseguiram crescer relativamente bem e chegar a adultas.

Desde sempre desenvolvi um apego especial a uma delas, apego que ainda se mantém.
O outro gato acabou por ser vítima das circunstâncias em que nasceu.

Já lá vão uns sete anos, e pelas impossibilidades que referi anteriormente, e outras, esse gatinho, agora gata adulta, continua nessa casa.
É actualmente a mais velha(provavelmente a mais velha que já lá viveu) de todos, mãe e avó de todos os outros.
Devido à sua separação precoce da mãe, ela tornou-se uma gata muito meiga para com as pessoas(contudo isso ainda a tornou mais exposta a maus tratos por parte de determinadas... pessoas), especialmente em relação a mim.

Contudo não irá conseguir aguentar muito, todos os anos tem no mínimo uma ninhada, fica fraquíssima, já teria morrido se eu não a alimentasse.
Digo já que uma vez deram-a a uma pessoa(ainda mais incompetente do que as com quem vive), prenhe 2 dias antes do parto! o que é que a gata fez? andou uns 3 quilómetros por meio de eucaliptais e atravessando estradas para voltar a "casa".

Mas eu não aguento mais vê-la naquela situação, recentemente tentei fazê-lo mas tive receio que ela "stressasse" muito a transição de uma "casa" sem limites e "rural", para um apartamento onde nem sequer pode frequentar todas as partes da casa; a transição de um meio onde tem todos os seus familiares para uma casa onde não terá companhia felina.
Ela não poderá frequentar todas as divisões do apartamento porque eu tenho pássaros, que pela quantidade e características de reprodução(e incapidade da casa), não podem ir para uma varanda. Estão na cozinha.
Ainda por cima ela tem um instinto caçador que a necessidade tratou de apurar.
Além disso seria muito inseguro deixá-la andar pela casa, a minha não iria ter qualquer cuidado em manter as janelas(1º andar) e portas fechadas.

Com tudo isto pretendo dizer que ela teria de viver maioritariamente no meu quarto. Claro que sempre que eu estivesse em casa a deixaria e levaria comigo para o resto da casa.

Mas o meu principal medo é que ela stresse e fique deprimida, e que isso lhe cause...

Surpreendentemente, vi que ela aceitou de forma tranquila e sem problemas aparentes ficar restrita a um quarto(grande), na casa da pessoa onde mora.

Isto fez com eu decidisse definitivamente retirá-la de uma vez por todas daquele local.

Contudo continuo muito preocupado e inseguro em relação a uma possível futura depressão da gata, viveu 7 anos "em liberdade" com companhia da espécie! Mas a fome e pancada que levou também ajudarão a equilibrar a balança.

É isso! já li quase todos os tópicos dos gatos, mas mesmo assim queria a vossa opinião sobre este caso em particular!
Ela irá lidar bem com a transição a curto e longo prazo?

Mais entraves:
Não disponho de grandes meios financeiros para mim, logo para ela também.

Comida segundo o que tenho lido, o mais barato e aceitável é "Cat chow da purina"? Frisquies Não(já nem falo nas dos supers).
Necessidades... como a caixa ficará no quarto, cheiros não convêm...
Sílica é o melhor? Depois também tenho de comprar um WC "dos fechados".
Arranhadelas, ela é calma... mas é melhor proteger livros e coisas outras.
A mobília é mesmo velha... por isso...

Mas antes de a trazer... desparasitação externa e interna,
Qual o melhor desparasitante a menor preço? (aqueles de aplicar na pele, frontline combo?)vendem-se na farmácia?

E internamente, aqui não sei nada! marcas e preços de produtos recomendados? vendem-se na farmácia?

E depois o que me custará mesmo(pagar), a esterilização, eu acho que ela já está prenhe outra vez, ainda tem gatos pequenos(metade ou menos do tamanho de adulto).
Vou começar já a correr os veterinários na recolha de preços.

Uma consulta no vet agora não é mesmo possível, acreditem que sim.

Eu sei que este post está um pouco desorganizado e muito longo... mas por favor respondam às minhas dúvidas :cry:

Cumprimentos
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça out 19, 2010 1:16 am

Comecarei talvez pelo final mas sim o caixote de tampa é o ideal mesmo, quanto á areia, eu por ter varios utilizo a do minipreço e se tiver o cuidado de diariamente retirar com pazita pequena adequada a isso o que lá vai ficando dos presentitos verá que não tem de lavar de modo algum o caixote diariamente e a areia não é assim tão berita.

Existem nas lojas "deborla" caixotes desses em promoção que custam cerca de 10 a 12 euros, cada saco de areia mp cerca de 90 centimos.
Ela deveria sim ter 1 arranhador dos mais pequenotes pois é apenas 1 gatuxa dá sempre jeito para nada mais estragarem.

Desparazitação interna e externa eu como a familia é extensa compro na farmacia e no seu caso 1 caixa daria para mais que 1 vez, aqui é ao contrario: varias caixas para 1 unica vez... :roll:

poderei dizer-lhe por mp os nomes dos que utilizo embora existam varias e será tambem consoante o peso do animal.

Mas essa gatinha depois da vidinha triste que teve necessitava mesmo duma consulta em Vet pois ser esterilizada assim sem saber se tudo está bem com ela pode não ser positivo, não sei em que zona está pode até conseguir preço economico por ser afinal quase animal sem dono.

Vacinas não lhe aconselho que as dê sem passar algum tempo de a ter consigo pode haver algo de menos saudavel encoberto.

Quanto a ela ser adulta pode espreitar nos meus petsites a linda e meiga Zara que foi retirada da rua onde vivia abandonada á sua sorte depois de ter tido alguem que as alimentava e ela e as outras iam tendo ninhadas sempre que era altura disso e como a Zara tem um pouco de pelito a mais ainda tinham a lata de fazer negocio com isso...enfim...depois foram embora da casa e deixaram os animais nos quintais entregues ao destino e a Zara teria já cerca de 6 anitos quando entrou neste lar onde haviam mais gatuxos mas sempre tinha dormido e vivido nos quintais ao redor da casa onde esses "donos" habitavam, posso dizer que a adaptação da Zara foi optima e ainda hoje que passaram talvez mais 6 anitos é super maternal e meiga com todos que chegam depois, de nada me arrependo é 1 gatuxa super doce e creio que agradecida.

desejo-lhe boa sorte e se quizer nomes diga que envio por mp os que utilizo habitualmente mas que não invalidam a visita dessa gatuxa a 1 vet, diga em que zona está pode ser que consiga algo de positivo.

Aguardamos já agora fotos da sua gatuxa se assim o entender.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
MFPJ
Membro Veterano

terça out 19, 2010 11:34 am

Obrigado pela ajuda CarlotaSMAR,
Cumprimentos
Minhamicas
Registado: sexta ago 13, 2010 11:09 am

terça out 19, 2010 11:59 am

Tire a gatinha dessa casa, coitadinha!!! Há pessoas mesmo más!!!
Mas tem que ter atenção a outra coisa...para além de tudo que já expôs...será que a gata vai gostar da nova alimentação, estando ela habituada a comer os "restos", ratos e por aí fora???!!!
Na verdade também não me parece muito facil para si tirá-la da outra casa, mas com muito carinho tudo se consegue!!!
Boa sorte!
MFPJ
Membro Veterano

terça out 19, 2010 12:12 pm

Duvido muito que tenha problemas na transição para apenas comida de gato, ela está habituada a comer o que consegue encontrar.

Cumprimentos
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

terça out 19, 2010 3:03 pm

MFPJ,

Espero conseguir esclarecer algumas das suas dúvidas em relação às despesas com um gato adulto.

A esterilização de uma fêmea custa no mínimo 100 €.

Vacinação: Uma vez por ano custa no mínimo 20 €. Mas na 1.ª vez tem que levar dose dupla.

Desparasitação externa: eu costumo comprar Frontline Combo. Vende-se em clinicas veterinárias, petshops e farmácias. Cada pipeta custa à volta de 6 € e protege o animal durante 4 semanas. Também comprei um spray para pulgas e carraças da BioKill no hipermercado que custou-me 8 €.

Desparasitação interna: eu compro Drontal comprimidos. Vende-se nas clinicas veterinárias e nas farmácias, mas nas farmácias é mais barato. Uma caixa com dois comprimidos custa à volta de 7 € e dá para 6 meses (uma vez que a desparasitação deve ser feita de 3 em 3 meses).

Alimentação: Não me parece que a Purina Cat Chow tenha grande qualidade pois é feita à base de subprodutos e a percentagem de carne ou de peixe é baixa. Na minha opinião a ActivPet Plus do p.d. é melhor. Mas se quiser dar uma ração de boa qualidade e que não seja muito cara, o melhor é comprar através da internet. A Arden Grange e a Husse têm uma boa relação qualidade/preço.
http://ardengrangeportugal.com/?p=encomendas
http://www.husse.pt/loja/

Absorvente: Eu uso areia da mais barata. Um saco custa menos de 1€ e dá quase para duas semanas.

Fazendo as contas assim por alto, um gato dá uma despesa anual de 200€ (sem contar com as visitas ao vet, caso adoeça).

Boa sorte com a adopção!
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
CarlotaSMAR
Membro Veterano

terça out 19, 2010 4:38 pm

June76 estou de acordo com o 1ºponto ou melhor o normal é bastante mais que 100 euros... :roll: isto se não conseguir atraves de ajuda de Associação.

Salvei já da rua gatuxos adultos e não lhes é administrada 1ªdose e reforço apenas uma unica dose.

Desparazitação externa em gatos que não manteem contacto com a rua apenas é feita se aparece algum"visitante"...e posso dizer que prefiro pipetas a marca é que difere da sua mas isso é um pormenor, desde que surtam efeito é o que importa.

Na alimentação não me vou manifestar muito pois estes pequenos comem RC ou Techn***** porque consigo optimos preços senão não sei o que faria mesmo... posso dizer que tentámos já a Husse e os pequenos não apreciaram nada mesmo o que resultou durar mais um pouco, ou melhor tive de voltar á habitual e fui misturando e sim sites na net conseguem fazer optimos preços por vezes ainda com entrega gratuita.

No entanto comida boa equivale a saude boa posso afirmar isso, desejo boa sorte.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
MFPJ
Membro Veterano

terça out 19, 2010 9:09 pm

Obrigado a todas, deram uma grande ajuda no esclarecimento de dúvidas.

Amanhã vou comprar o desparasitante externo e os comprimidos(d. interno), não sei é como terei a certeza que ela de facto engole o comprido...
Se for muito grande parto?
a areia, comida... secalhar vou ter de dar uma provisória... ,
arranhador acho que conheço alguém que pode ter um... (gostavam tanto da gata que acabou abandonada :roll: ), e hoje não consegui ir ao vet...
Vou lá amanhã, exponho sucintamente(se é que eu sou capaz de o fazer :roll: ) a situação, que dei recentemente os desparasitante, e pergunto quando é que pode ser vacinada e seu custo. -Acho que não me levará dinheiro por isto... espero que sim :? :( , aproveito e informo-me também sobre a esterilização).
Lembrei-me agora que nem uma transportadora tenho! :o

Não sei é onde é que vou desencantar dinheiro para isto tudo :x :cry: ,
não sou financeiramente independente e não tenho""ninguém"" disposto a ajudar-me(também acharia eu estranho se houvesse :| )

Vou ter de adiar um pouco a esterilização, mas se ela entra cio... :o , BALHA_ME JAZUS! aquela gata no cio manda cada miadela longa e alta, e dá uns berros que fariam acordar os vizinhos do prédio inteiro!
Se bem que o tamanho daquela barriga para o que ela come deixou-me um pouco desconfiado... espero bem que não passe disso, deve ser de eu lhe ter dado ultimamente bastante ração com muita proteína e gordura...

Cumprimentos
CarlotaSMAR
Membro Veterano

terça out 19, 2010 10:02 pm

MFPJ continuo sem saber em que zona está mas se leu a minha mp verá que existem locais onde consegue a esterilização em valores mais baixos; quanto a transportadora se por acaso estiver por perto da minha zona posso entregar-lhe a que trago habitualmente no carro para alguma "aflição de rua"... embora esteja já um bocado para o fateloso mas dá perfeitamente para se acondicionar lá um gatuxo.

Veja tb no site ADR Animais de Rua se consegue candidatar-se por lá pois aí se conseguisse pagava uma quantia muito inferior decerto mas não contacte apenas 1 vez, temos de nos tornar insistentes para conseguir que não nos esqueçam.

E já agora fotos da pequenota sortuda?quando tiver apresente-nos a gatinha, a areia repare que todos dissemos o mesmo em relação a isso,o desparazitante interno existe ainda outra marca que me esqueçi de lhe enviar e que o comprimido é minusculo, mais facil assim de escorregar pela goela, depois de lho enfiar bem na garganta feche com as mãos a boca da pequena e veja se ela engole mesmo ou depois deita para fora, eles teem manhas;vou enviar por mp o nome do outro desparazitante interno.
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
MFPJ
Membro Veterano

quarta out 20, 2010 7:12 pm

Já apliquei os desparasitantes, o externo foi relativamente fácil(mas tive de esperar que ela adormessesse :roll: ), ficou foi produto no pêlo... não tem problema?
Um drama foi dar-lhe o comprimido, dei 7$ por 2 comprimidos, ok, o problema foi ela tomar um!
Mesmo cheia de fome não o comeu misturado com a comida, não o engoliu quando lho coloquei na boca, nem quando lhe inclinei a boca para cima impedindo que o deitasse fora.
Resultado, tive de o triturar e misturar com água e comida.
Agora tenho de tratar da esterilização...

Cumprimentos
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta out 20, 2010 9:13 pm

fica sempre produto no pêlo, mas não há problema. O pior que pode acontecer é ela conseguir lamber (os gatos são contorcionistas exímios, sobretudo quando não devem :P) e ficar a espumar um bocado, mas passa-lhe! Quanto ao comprimido, encontrou uma boa solução! se tudo correr bem, vai funcionar da segunda vez. Se não... http://putadevida.weblog.com.pt/arquivo ... dar_um_com :twisted:
;)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
CarlotaSMAR
Membro Veterano

quarta out 20, 2010 10:05 pm

boas noticias :wink: já não falta tudo mesmo, o principal é a pequena conseguir entrar no novo lar pois com carinho vai decerto apreciar a mudança e o solinho de Outouno que eles tanto gostam.

boa sorte.
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
Rocasman
Membro
Registado: quinta mai 13, 2010 6:37 pm
Duas tartarugas - Liedson e Saviola;
E um gatinho atrevido no quinta

quinta out 21, 2010 11:53 pm

Como está a gatinha? fico tão triste por haver pessoas que tratam assim os animais... :( :( :(
MFPJ
Membro Veterano

sábado out 23, 2010 3:44 pm

Antes de mais desculpem a ausência, mas estou sem net até ao final do mês(em casa) :roll:

Quanto à gatinha, devido a alguns problemas :roll: só ontem consegui trazê-la. :D
Apresentei-lhe a transportadora muito calmamente, mas quando se sentiu presa com o carro a andar estava a ver que ela se ia assanhar, mas em menos de nada a tonta estava deitadinha a lamber-me os dedos, estava mais preocupado eu que ela :roll:

Em casa pousei a transportadora no chão e incentivei-a a sair sozinha, demorou uns 5 mins mas lá saiu, ficou foi que tempos a olhar para tudo, pouco interactiva e só se sentia mais segura debaixo da cama.
Pela menos não teve uma experiência traumática com a transportadora, passado um bocado até foi para dentro dela dar uma soneca 8)
...Falando em sonecas... reparei que ela está a comer imenso, beber, faz muita urina, muito calma e sonolenta, e a barriga parece-me ter um tamanho e formato que me fazem suspeitar que esteja prenhe... :?
Se assim for vai ser um problema... (mas há solução para tudo, só não há para a morte)

Depois "apresentei-lhe" o resto da casa(que não poderá utilizar sempre que lhe apetecer :roll: :evil: ), mas apesar de curiosa apetecia-lhe mais refugiar-se no meu quarto...
Mas adorou ver os meus ratinhos enquanto eu lhe fazia festas :twisted:

Estive preocupado a fazer-lhe duas "caminhas" mas acabou por adormecer em cima de uma mochila numa cadeira :roll:
Pûs uns "preguinhos" a controlar a abertura das janelas(não vá o diabo aprontar alguma...)

Relativamente à caixinha... dos "presentes", tenho de momento uma "aberta", mas tenho de comprar uma "fechada", é mais estética e minimiza a saída de "aromas" e poeiras.
Comprei "areia" do mini*reço(sem cheiro), e só senti um cheirito logo após ela fazer as necessidades(as não líquidas), mas em 3/4 minutos desapareceu... eu também tirei logo aquilo, foi estranho, parece que andava à procura de qualquer coisa valiosa :roll: :lol:

Mas devido à minha suspeita parece que tenho mesmo de a levar a uma consulta no Vet para fazer uma avaliação geral :| , e antes da vacinação...

Cumprimentos
MFPJ
Membro Veterano

sábado out 23, 2010 4:31 pm

Olá,
tenho uma dúvida, quantos quilos de comida costuma um gato comer por mês(em média)?
E qual o limite máximo de tempo aconselhável em que deve ser consumido um saco após a abertura?

Cumprimentos :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”