desde há... uns anos que eu ando a tentar trazer para minha casa uma gata. Mas por dificuldades financeiras, com quem eu vivo não ter grande gosto por animais, etc, nunca a cheguei a adoptar.
Essa dita gata mora em casa de uma pessoa que apesar de até gostar deles(de momento 12), não os trata propriamente bem(em especial outras pessoas que frequentam essa casa

Eles entram dentro de casa, mas vivem principalmente(e dormem) no exterior.
Reproduzem-se descontroladamente(sempre que as gatas entram no cio), sendo o método de controlo do número de gatos, matar os pequenos quando nascem .
A alimentação baseia-se em restos e ratos/coelhos/pássaros que apanham.
São todos ariscos visto não ser nada raro levarem umas vassouradas, pontapés e coisas ainda bem piores.
Desparasitação não há.
Basicamente vivem enquanto... sobrevivem...
Dos inúmeros gatos que já existiram nessa casa, morreu(levou provavelmente um tiro por andar a caçar coelhos) uma vez uma fêmea com duas crias que ainda não se alimentavam, resultado, para não morrerem à fome(o que certamente as esperava), eu alimentei-as com leite, andaram um pouco "arremeladas e fraquitas", mas conseguiram crescer relativamente bem e chegar a adultas.
Desde sempre desenvolvi um apego especial a uma delas, apego que ainda se mantém.
O outro gato acabou por ser vítima das circunstâncias em que nasceu.
Já lá vão uns sete anos, e pelas impossibilidades que referi anteriormente, e outras, esse gatinho, agora gata adulta, continua nessa casa.
É actualmente a mais velha(provavelmente a mais velha que já lá viveu) de todos, mãe e avó de todos os outros.
Devido à sua separação precoce da mãe, ela tornou-se uma gata muito meiga para com as pessoas(contudo isso ainda a tornou mais exposta a maus tratos por parte de determinadas... pessoas), especialmente em relação a mim.
Contudo não irá conseguir aguentar muito, todos os anos tem no mínimo uma ninhada, fica fraquíssima, já teria morrido se eu não a alimentasse.
Digo já que uma vez deram-a a uma pessoa(ainda mais incompetente do que as com quem vive), prenhe 2 dias antes do parto! o que é que a gata fez? andou uns 3 quilómetros por meio de eucaliptais e atravessando estradas para voltar a "casa".
Mas eu não aguento mais vê-la naquela situação, recentemente tentei fazê-lo mas tive receio que ela "stressasse" muito a transição de uma "casa" sem limites e "rural", para um apartamento onde nem sequer pode frequentar todas as partes da casa; a transição de um meio onde tem todos os seus familiares para uma casa onde não terá companhia felina.
Ela não poderá frequentar todas as divisões do apartamento porque eu tenho pássaros, que pela quantidade e características de reprodução(e incapidade da casa), não podem ir para uma varanda. Estão na cozinha.
Ainda por cima ela tem um instinto caçador que a necessidade tratou de apurar.
Além disso seria muito inseguro deixá-la andar pela casa, a minha não iria ter qualquer cuidado em manter as janelas(1º andar) e portas fechadas.
Com tudo isto pretendo dizer que ela teria de viver maioritariamente no meu quarto. Claro que sempre que eu estivesse em casa a deixaria e levaria comigo para o resto da casa.
Mas o meu principal medo é que ela stresse e fique deprimida, e que isso lhe cause...
Surpreendentemente, vi que ela aceitou de forma tranquila e sem problemas aparentes ficar restrita a um quarto(grande), na casa da pessoa onde mora.
Isto fez com eu decidisse definitivamente retirá-la de uma vez por todas daquele local.
Contudo continuo muito preocupado e inseguro em relação a uma possível futura depressão da gata, viveu 7 anos "em liberdade" com companhia da espécie! Mas a fome e pancada que levou também ajudarão a equilibrar a balança.
É isso! já li quase todos os tópicos dos gatos, mas mesmo assim queria a vossa opinião sobre este caso em particular!
Ela irá lidar bem com a transição a curto e longo prazo?
Mais entraves:
Não disponho de grandes meios financeiros para mim, logo para ela também.
Comida segundo o que tenho lido, o mais barato e aceitável é "Cat chow da purina"? Frisquies Não(já nem falo nas dos supers).
Necessidades... como a caixa ficará no quarto, cheiros não convêm...
Sílica é o melhor? Depois também tenho de comprar um WC "dos fechados".
Arranhadelas, ela é calma... mas é melhor proteger livros e coisas outras.
A mobília é mesmo velha... por isso...
Mas antes de a trazer... desparasitação externa e interna,
Qual o melhor desparasitante a menor preço? (aqueles de aplicar na pele, frontline combo?)vendem-se na farmácia?
E internamente, aqui não sei nada! marcas e preços de produtos recomendados? vendem-se na farmácia?
E depois o que me custará mesmo(pagar), a esterilização, eu acho que ela já está prenhe outra vez, ainda tem gatos pequenos(metade ou menos do tamanho de adulto).
Vou começar já a correr os veterinários na recolha de preços.
Uma consulta no vet agora não é mesmo possível, acreditem que sim.
Eu sei que este post está um pouco desorganizado e muito longo... mas por favor respondam às minhas dúvidas

Cumprimentos