Como limpar as orelhas à minha gata?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

terça out 19, 2010 4:39 pm

Não sei se vocês se deparam com as mesmas dificuldades que eu, mas como sou nova nisto de ser "mãe" da minha linda Tita vão-me surgindo algumas dúvidas com o passar do tempo, nomeadamente como é que vocês fazem para limpar as orelhitas aos vossos gatos?

Já tentei com um algodão humido, com um cotonete mas quando tento limpar ela mete a orelha para trás e não me deixa. As remelitas vou conseguindo limpar bem com o cotonete humido, e ela vai deixando, mas a raça das orelhas pah... não me deixa! :twisted:
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça out 19, 2010 5:00 pm

A vet ensinou-me a limpar com um cotonete embebido (não a pingar) em oleo de amendoas doces para não arranhar a orelinha e o oleo vai ajudar a libertar a sujidade que tenham.

Eu costumo pegar-lhes ao colo, dobrar com cuidado a pontinha da orelha para tras e segurar-lhes bem na cabecinha para ficarem quietos.
Tens que lhe apanhar o jeito.... :wink:
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

terça out 19, 2010 6:23 pm

Normalmente os vets não recomendam o uso de cotonetes, pois pode danificar o canal auricular. Também tudo depende do cuidado e jeito dos donos...

Utilizam-se compressas (e não algodão) embebidas em óleo de amêndoas doces.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
anek
Membro Júnior
Registado: quinta out 07, 2010 9:18 am

terça out 19, 2010 8:23 pm

Sempre limpei as orelhas do meu gato com cotonetes e ele adorava, até deitava a cabecinha e fechava os olhinhos como se lhe estivesse a coçar alguma comichão =D basta ter cuidado para não magoar a gatinha e ir aos poucos para a habituar, mas sem forçar para ela mais tarde não começar a fugir cada vez que a vir com uma cotonete na mão. Boa sorte.
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça out 19, 2010 8:28 pm

anek Escreveu:Sempre limpei as orelhas do meu gato com cotonetes e ele adorava, até deitava a cabecinha e fechava os olhinhos como se lhe estivesse a coçar alguma comichão =D basta ter cuidado para não magoar a gatinha e ir aos poucos para a habituar, mas sem forçar para ela mais tarde não começar a fugir cada vez que a vir com uma cotonete na mão. Boa sorte.
Idem e felizmente nenhum fez perfuração do timpano...
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Mary83
Membro Veterano

terça out 19, 2010 8:44 pm

Obrigada pelas dicas... fiquei surpreendida com essa do óleo de amêndoas doces!!! :o
E depois não fica tudo peganhento?
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça out 19, 2010 8:56 pm

Mary eu não utilizo oleo de amendoas doces mas é utilizavel, tenho 1 produto que compro no Vet que ajuda a amolecer o que estiver "escondido" e limpa-se mais facilmente retirando a maioria.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça out 19, 2010 9:00 pm

Também tenho um produto próprio para limpar-lhes as orelhas que adquiri no vet, por acaso também é oleoso, acho que o óleo de amendoas doces também deve resultar.
S&oacute;nia
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça out 19, 2010 9:04 pm

Se de facto quiserem usar cotonetes, é melhor utilizarem aqueles mais grossos, para bébés, sempre são mais seguros :wink:
S&oacute;nia
Mary83
Membro Veterano

terça out 19, 2010 10:13 pm

O que eu aprendo com vocês he he he :D e sabem-me dizer que produto é esse? A minha vet acho que não vende nada no consultório, pelo menos da ultima vez que lá fui perguntei se tinha comida para gatos e ela disse que não vendia!
mfdtome
Membro Júnior
Registado: sexta jul 10, 2009 11:44 pm

terça out 19, 2010 10:14 pm

Eu uso mesmo os meus dedos!!! :lol: Vou fazendo festinhas nos bigodes e nas bochechas fofas e depois vou massajando a zona das orelhas e vou falando para ele com voz calma; por fim vou removendo com pequenas massagens circulares. ele nem percebe e fica bom, depois é só lavar outra vez as mãos e já está! Comigo funciona (não é tão higiénico como o belo do cotonete, mas fica OK)
babyboy
Membro
Registado: sexta out 08, 2010 8:08 pm

quarta out 20, 2010 11:34 am

Por vezes as orelhas dos gatos estão cheias de coisas castanhas (e se andam no exterior acumulam terra e outos lixos sólidos); existe um líquido que as amolece (compra-se no veterinário) e depois devem-se limpar cautelosamente com cotonettes DE BEBÉ (jamais dos de adultos, pois um movimento brusco da cabeça deles pode ser drástico!) sem empurrar demasiado para dentro a sujeira. Devagar, para que as "coisas" vão aderindo ao algodão.
Quando as orelhas (já) não estiverem tão sujas, as compressas desmaquilhantes finas - mesmo das que se compram nos hiper-mercados - embebidas numa solução oleosa, ou adquirida no Vet ou o próprio óleo de amêndoas doces são magníficas! (os óleos de bebé NÃO pois são geralmente mais finos e possuem composições mais elaboradas, às vezes até com alcool - inadmissível! - e perfumes).
As compressas ou os cotonettes de bebés utilizam-se SEMPRE ESPREMIDOS!!! Apenas se colocam líquidos nos ouvidos dos gatos sob recomendação do Vet e nas doses prescritas!!!
É necessário especial cuidado em higienizar os labirínticos pavilhões dos gatitos para prevenir otites, fungos, quistos e outros problemas. Quando eles são abordados com "falinhas mansas" e lhes começamos a mexer nas orelhas como quem faz festinhas eles (na sua maioria) ficam mansinhos e a apreciar os "mimos". Depois lá vão deixando começar a limpeza e com o tempo deixam de ter medo.
Bom trabalho! :wink:
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quarta out 20, 2010 5:45 pm

Eu tenho passado com aquelas rodelas de algodão e cotonetes, os cotonetes só mesmo ca fora na orelha, tudo o que é mais visivel vai-se, eu tenho limpo com agua de rosas, faço mal? é que agora li aqui que nada de coisas perfumadas...
o oleo de amendoas parece-me que ia fazer grande xafurdisse, ela é persa e tem muitos pêlos á volta das orelhas. :wink:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quarta out 20, 2010 6:29 pm

Àgua de rosas não é aconselhável, use antes óleo de amêndoas doces.

Em relação à questão dos cotonetes, pela experiência que tenho até agora, sempre me aconselharm compressas e desaconselharam os cotonetes, visto que as orelhitas deles são muito sensíveis e um movimento brusco (e nisso os gatos são peritos) pode eventualmente causar estragos.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quarta out 20, 2010 6:48 pm

E como se limpa o excesso do oleo que eventualmente escorra para os pêlos? :wink:
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Responder

Voltar para “Gatos”