Por vezes as orelhas dos gatos estão cheias de coisas castanhas (e se andam no exterior acumulam terra e outos lixos sólidos); existe um líquido que as amolece (compra-se no veterinário) e depois devem-se limpar cautelosamente com cotonettes DE BEBÉ (jamais dos de adultos, pois um movimento brusco da cabeça deles pode ser drástico!) sem empurrar demasiado para dentro a sujeira. Devagar, para que as "coisas" vão aderindo ao algodão.
Quando as orelhas (já) não estiverem tão sujas, as compressas desmaquilhantes finas - mesmo das que se compram nos hiper-mercados - embebidas numa solução oleosa, ou adquirida no Vet ou o próprio óleo de amêndoas doces são magníficas! (os
óleos de bebé NÃO pois são geralmente mais finos e possuem composições mais elaboradas, às vezes até com alcool - inadmissível! - e perfumes).
As compressas ou os cotonettes de bebés utilizam-se SEMPRE ESPREMIDOS!!! Apenas se colocam líquidos nos ouvidos dos gatos sob recomendação do Vet e nas doses prescritas!!!
É necessário especial cuidado em higienizar os labirínticos pavilhões dos gatitos para prevenir otites, fungos, quistos e outros problemas. Quando eles são abordados com "falinhas mansas" e lhes começamos a mexer nas orelhas como quem faz festinhas eles (na sua maioria) ficam mansinhos e a apreciar os "mimos". Depois lá vão deixando começar a limpeza e com o tempo deixam de ter medo.
Bom trabalho!
