Adopção de Gatos e doenças (FIV e FELV)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
goliath
Membro
Registado: terça nov 02, 2010 12:03 pm

terça nov 02, 2010 12:31 pm

Boas a todos, este é o meu primeiro post no forum (espero que o primeiro de muitos).

Recentemente adoptei um gatito (ou melhor, adoptei a dona do gatito :) ) e ele já me adoptou a mim. Não sabia muito de gatos, sempre tive animais, mas em casa dos meus pais sempre tive cães, como tal não conhecia praticamente nada de gatos. Simplesmente estou a adorar a experiência, ainda para mais quando o gato tem uma personalidade espectacular. Estou completamente rendido. A minha namorada diz que um dia gostaria de ter outro, mas que antes de trazê-lo teria que fazer os testes para ver se é FIV ou FELV positivo, porque não queria contaminar o menino dela. Ela adora animais, adora gatos, mas este que tem é especial para ela. Queria ser eu a fazer-lhe uma surpresa e adoptar um (quem sabe aqui no forum), mas gostava de saber como fazer essas análises, num veterinário fazem na hora?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça nov 02, 2010 12:39 pm

Seja bem-vindo, Goliath. :)

O Goliath é mais uma prova de que só não gosta de gatos quem nunca teve um. :wink:

Nestes dois tópicos sobre FIV e FeLV que se encontram nos «Inamovíveis» encontrará informação que, espero, lhe seja útil.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

No seu caso, eu faria testes ao gatinho que já tem também, para ficar com a certeza de que nem o que já tem nem o outro se contaminam.

Espero que tudo corra pelo melhor e consiga adoptar, pois um gatinho quase sempre aprecia muito a companhia de outro. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça nov 02, 2010 2:35 pm

A suri quando foi lá para casa e antes de a juntar ao Jimmy fez ambos os testes no vet na hora. Paguei uns 20€ mas o preço deve diferente de clinica para clinica.
O resultado soube-se em 10m
AFreire1976
Membro
Registado: sexta set 24, 2010 8:26 am

terça nov 02, 2010 2:47 pm

Eu aconselho a fazer ambos os testes antes de juntar os gatinhos, pois para além de saber com o que contar com o seu futuro gatinho, está também a zelar pela segurança do gatinho mais antigo na casa! Eu pessoalmente quando adoptei o meu gato já vinha com testes FIV, FELV feitos em kit, mas eu preferi repetir em laboratório embora sejam mais caros, são mais fiáveis. Pode pedir no vet para enviar uma amostra de sangue para o laboratório, eu paguei cerca de trinta Euros por cada teste, mas conheço pessoas que foram entregar sangue directamente no LNIV (Laboratório Nacional de Investigação Veterinária) em Benfica, e pagaram menos de metade do preço!
goliath
Membro
Registado: terça nov 02, 2010 12:03 pm

terça nov 02, 2010 3:33 pm

Obrigado a todos! De facto o gatinho que já temos tem os testes feitos e tem negativo a ambos. Assim já sei o que fazer caso queira adoptar um novo. Pelo que tive a ler a passagem da doença não é facil, mas tb não é impossivel. Aliás aconselham a manter comedouros separados fisicamente um do outro, e num apartamento é complicado.
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

terça nov 02, 2010 5:01 pm

Não esquecer que se quer adoptar um gatinho negativo, este deve ter mais de 6 meses (menos que isso os resultados não são fiáveis pois podem existir anticorpos da mãe e dar falsos positivos) e como foi referido é conveniente que sejam testes de laboratório pela maior fiabilidade. Ao procurar um gato para adopção pode fazer logo esse pergunta à associação/família de acolhimento se já foi testado e como.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Responder

Voltar para “Gatos”