habitos estranhos - ajuda!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
irizitah
Membro Veterano
Registado: segunda nov 01, 2010 7:02 pm

segunda nov 15, 2010 10:43 am

Bom dia :)
tenho uma gata persa com cerce de tres anos, mas, de a uns meses para ca começou a urinar em tudo o que e sitio la em casa, entao se apanha as portas dos quartos aberta, e certinho que vai deixar a sua marca nas camas...
qual sera o porque deste omportamento? sera que está a marcar territorio?
Como posso habitua-la a nao o fazer novamente?
Antes ela anddava pela casa a vontade, ag desde que começou com esse comportamento, os meus pais nao deixam que ela ande pela casa.

obrigada
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda nov 15, 2010 10:53 am

A gata já foi estereilizada? A Suri também marcava o territorio em casa quando começou com o cio, assim que foi esterilizada perdeu o habito, só marcou mais 1 ou 2 vezes nas 1ª semana e nunca mais.
irizitah
Membro Veterano

segunda nov 15, 2010 11:04 am

nao, a gata nao foi esterilizada.
O vet falou-me na possibilidade da pilula...
Qual a melhor soluçao entre pilula e esterilizaçao?
muito obrigada pela ajuda
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda nov 15, 2010 11:59 am

Definitivamente a esterilização é a melhor opção e a mais saudável para a gata. Para além de acabar com os cios, tira a possibilidade de ela poder ter futuramente tumores nos órgãos reprodutores e pode terminar com as marcações de territorio.
A pílula por sua vez pode originar mais rapidamente tumores na gata, retraio o cio mas só isso :?

A esterilização agora pode parecer sair mais cara, mas a medio/longo prazo fica mais barata se pensarmos nos tratamentos que vamos ter de pagar se ela tiver doenças por não ter sido esterilizada, sem falar nas preocupações...

A esterilização parece-me ser a unica coisa que pode acabar ou atenuar o instinto de marcar territorio.
irizitah
Membro Veterano

segunda nov 15, 2010 12:03 pm

ok, muito obrigada :)
vou pensar no caso, e claro, informar-me com o veterinario.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda nov 15, 2010 3:37 pm

Eu acho que deve levar a gata ao vet o quanto antes. A minha gata também começou a fazer xixi fora do sítio e tinha era uma infecção urinária... que se for o caso convém tratar o quanto antes.

Sei que já foi referido, mas nunca é demais salientar, a pílula é perigosa, deve ser usada como contracepção de emergência esporadicamente e não numa base regular como as mulheres usam os contraceptivos orais. O uso continuado da pílula para gatos provoca tumores malignos. Deve conversar com o vet sobre a esterilização.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Gatos”