Tita foi castrada e eu tou em pânico!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

segunda nov 15, 2010 10:29 pm

Olá a todos!
Tou tristinha, hoje foi o dia D, levei a Tita finalmente à veterinária para ser castrada e estou de coração partido, depois de a ter ido buscar e ver aqueles olhinhos tristes fiquei mesmo destroçada! Se calhar vocês vão pensar que é exagero da minha parte, mas é mesmo assim que me sinto!
É a primeira vez que passo por uma situação destas e estou em pânico!!!
Ela ainda está meia "grogue" dos efeito da anestesia e medicação ministrada pela vet, mas ja andou aqui um pouco pela sala, não fará mal ela andar nas primeiras horas? Não a consigo ter quieta no ninho!
E eu optei pelo antibiotico em comprimido, tenho de lhe começar a dar a partir de amanha de 12 em 12h, ela hoje ainda não quis comer nada, como fazer para lhe dar o remedio!?
Como devem imaginar ela não está a achar piada ao "capacete" mas vai ter de andar com ele 10 dias até tirar os pontos, eles conseguem habituar-se a esse desconforto que o capacete lhes causa??

Se me puderem dar dicas, agradecia, pois sinto-me um pouco perdida.
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça nov 16, 2010 12:02 am

Mary83 daqui a 2 dias quase tudo passou já e depois tudo fica como habitual, a minha Kelly qdo foi esterilizada veio de colar e ainda por cima sem me perguntarem colocaram do tipo "rainha vitoria" ou seja dos mais carotes e que nem são os mais fortes portanto melhores para elas e o que sucedeu, a Kelly 2 dias depois já tinha conseguido retirar o dito...e brincava já com a Eva :wink:

quanto a antibiotico tenho vindos com elas/eles já medicados para n de dias o que é optimo e mais pratico tanto para o dono como para as gatuxas, depois apenas lá vão confirmar se tudo está em ordem.

desejo-lhe 1 optima noite e verá qeu tudo fica como dantes :wink:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
pelosanimais
Membro Veterano
Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm

terça nov 16, 2010 12:04 am

gostava de poder ajudar.
mas no meu bules os pontos sao internos assim evita-se o ter de andar com o colar.
Quanto aos antibioticos tambem nao custumam ser precisos.
Quanto ao ela andar pela sala nao acho que seja muito problematico pois se tivesse dor de certeza que nao se levantaria.

Tenha calma tudo se resolve
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

terça nov 16, 2010 12:17 am

Olá Mary83,

devido à minha experiência no assunto, eu não sou(de longe) a melhor pessoa para lhe tirar dúvidas e dar conselhos... :oops:
Pelo menos a minha, nos 2 primeiros dias quase não comeu, ficou muito quieta, n.f.sólidas só ao 2º dia pós-cirurgia.
Colar... :lol: desde sempre o tentou arrancar fora, agora mais discretamente :twisted: fazer-de coitadinha é a especialidade dela :roll:
se antes caminhava como um camaleão e de nariz quase no chão, não saindo quase de uma divisão... agora anda pela casa a "abanar a cabeça de um lado para o outro" :lol: eu farto-me de rir -mas safa-se na boa :wink:
Nos 2 primeiros ela revoltou-se um pouco contra mim, talvez das dores ou de eu a ter levado à cirurgia..., e dava-me pataditas e tentava morder :( , mas achei engraçado ela a tentar dar-me uma patada e não conseguir acertar por causa do colar :lol:
Depois deixou completamente esse comportamento, nunca mais o fez e à bocado tive de a meter fora do quarto pois ela não se fartava de festas e arranha-me os livros todos quando começa a ronronar e "amassar pão" :evil:
Convém ter a coleira bem apertada.

Quanto ao antibiótico eu também estou a dar comprimidos, mas quando vi que não me safava com o método de o meter ao fundo da boca, optei pelo de triturar o comprimido e dissolvendo-o com água, dár-lho através de uma seringa, não posso é introduzir a seringa pelos lados da boca senão tenho de ir comprar uma a cada 12h :roll:

A minha estava já prenhe e no entanto ainda só lhe falta enrolar os tapetes todos :)
Boa recuperação para a gatinha :) , vai correr tudo bem
:wink:
Para acalmar(ñ a gata)... pode fazer yoga e tomar um cházinho de camomila :twisted:
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça nov 16, 2010 8:26 am

Mary, sem stress :D
Ela estar mole é normal e o não querer comer tambem, aliás, o meu vet só manda dar comida no dia a seguir para não haver risco de vomitarem.
Eles habituam-se ao colar, podem fazer um bocadinho de vitimas, mas habituam-se. Se vir que ela tem muita dificuldade em comer e vir que consegue depois repôr o colar, pode tirar-lho para comer, mas se acha que não o consegue pôr, mais vale não arriscar.
Quanto ao comprimido, convém comer qualquer coisa antes de o tomar, mas para mim a melhor maneira é ainda enfiar boca abaixo :D Com colar então é muito mais fácil.
Quanto ao ter andado, não se preocupe, só não convém andarem a saltar para sitios altos (e de resto, com o colar têm dificuldade em fazê-lo), de resto podem fazer a vidinha normal
Mary83
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 8:53 am

Bem... sobrevivi à primeira noite! Confesso que ontem estava mesmo nervosa, mas depois de a ter visto hoje de manhã fiquei mais calma!
Fui algumas vezes durante a noite espreitar como ela estava, numa das vezes já estava na areia a fazer o seu xixisinho, e na outra estava deitadinha no ninho como eu a tinha deixado.
Hoje de manha quando fui à sala, ela continuava deitava mas já estava mais desperta, fiz-lhe festinhas e levei-lhe comidinha humida da RC... e meninas... quando ela me cheirou os dedos (pois dei-lhe comida a partir da minha mão) aqueles dentinhos dela até fizeram lume, devia estar com fomita, depois passei o comprimido por aquele molho da comida, dei-lhe e ela lá o comeu pensando que era carne. Peguei nela ao colo e meti betadine na sutura tal como a vet me disse para ir desinfectando e cicatrizando, ele deve ter ficado com cocegas pois queria começar a lember a barriga, mas o capacete não deixou :)
Saiu um pouco do ninho, e fez-me logo rir! Como está a estranhar o capacete, em vez de andar normalmente, anda de marcha atrás, com o o rabito sempre no chão, depois dá dois ou três passos para a frente, e volta a fazer o mesmo percurso para trás de rabo sentado. :lol:
Achei-a mais animada, já ronronou ao fazer-lhe festas e começou logo a "pisar uvas", fiquei mais animada de a ver assim.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça nov 16, 2010 9:56 am

Olá Mary:-)
Bem lá foi a vez da nossa Tita ir a faca! É normalissimo nas 1ªs 24h eles estarem mt sonolentos e grogues, afinal se formos ver, a nós humanos acontece o mesmo. O facto dela ter dores nos 1ºs dias não faz mal é da maneira que estão sossegadinhas para os pontos nao rebentarem, sim porque ai no 3º já tu andas a ralhar com ela para não andar ao pinotes (com a Suri foi assim). Se fores ver o Petsite dela no 4ª dia estava a fazer equilibrismo no aluminio da janela com o colar posto e tudo :roll:

Se tens dificuldade em lhe dar comprimidos, não sei se foi a melhor opção, a Suri foi de xarope numa seringa, na minha opinião é a melhor coisa, não custa nada e eles não deitam fora.

Estes dias vai ser muito miminho, eles ficam carentes com o colar, muita atenção a costura e começa a fazer a transição para a ração para esterilizados :-)

Tudo vai correr bem. As melhoras da Tita. Beijokas e turrinhas
Mary83
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 10:40 am

99smiles Escreveu:Olá Mary:-)

Estes dias vai ser muito miminho, eles ficam carentes com o colar, muita atenção a costura e começa a fazer a transição para a ração para esterilizados :-)

Tudo vai correr bem. As melhoras da Tita. Beijokas e turrinhas
Quanto a costura eu tenciono limpar-lhe aquilo com Betadine umas 3 a 4 vezes ao dia, para curar bem.... confesso que sou muito sensivel nestas coisas, mas pela Tita o que eu não faço! :)
O meu medo é que ela comece a ficar mais activa antes do tempo, eu já retirei tudo na sala que pudesse causar problemas, a mesinha em frente ao sofá, o ginásio dela e as cadeiras foi tudo à vida, que assim ela não se tenta a saltar... só se for para cima da mesa ou do sofá :|
Quanto à ração, ainda tenho quase 2kg da RC Kitten 36, vou acabar primeiro com essa, dou-lhe menos quantidade para ela não engordar, e depois passo para uma especifica para gatos esterelizados, pois não quero que ela fique roliça mas que continue elegante e linda, senão o teu jimmy um dia que a veja ainda lhe foge com medo he he :lol:
99smiles
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 10:57 am

LOL o meu Jimmy, que eu o acho magrinho em comparação com a Suri, foi a vet no domingo por estar desconfiada que ele estivesse com o começo de alguma otite no ouvidinho.
Pedi para ele ser pesado, tem 4,300kg e a vet diz-me.. "não o deixe engordar mt mais". Bolas eu mandei pesa-lo porqe o estava a achar mt magricela e ela diz-me para eu não o deixar engordar mais :roll:
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça nov 16, 2010 11:07 am

99smiles Escreveu:LOL o meu Jimmy, que eu o acho magrinho em comparação com a Suri, foi a vet no domingo por estar desconfiada que ele estivesse com o começo de alguma otite no ouvidinho.
Pedi para ele ser pesado, tem 4,300kg e a vet diz-me.. "não o deixe engordar mt mais". Bolas eu mandei pesa-lo porqe o estava a achar mt magricela e ela diz-me para eu não o deixar engordar mais :roll:
Só? O meu está com 6kg 8)
S&oacute;nia
Mary83
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 11:16 am

A minha Tita está com 2,2kg :roll:
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

terça nov 16, 2010 11:17 am

As femeas regra geral são mais leves, agora depois da esterilização vai engordar um pouquinho.
S&oacute;nia
99smiles
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 11:37 am

Mary83 Escreveu:A minha Tita está com 2,2kg :roll:
A tita também está ainda em fase de crescimento, tem que se contar com isso.
A Suri está com 4.050kg e de tamanho é um pouco mais pequena que o Jimmy e só teem 3 meses de diferença na idade. Esteticamente a Suri é mais roliça que o Jimmy.
Boa pergunta, quando é que eles param de crescer? Aos 2 anos ou bem antes?

Suki, tu nas fotos não pareces estar gordinho por isso deves é ser siamês arraçado de Main Coon :lol: :lol: :lol:
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

terça nov 16, 2010 11:58 am

99smiles Escreveu:
Mary83 Escreveu:A minha Tita está com 2,2kg :roll:
A tita também está ainda em fase de crescimento, tem que se contar com isso.
A Suri está com 4.050kg e de tamanho é um pouco mais pequena que o Jimmy e só teem 3 meses de diferença na idade. Esteticamente a Suri é mais roliça que o Jimmy.
Boa pergunta, quando é que eles param de crescer? Aos 2 anos ou bem antes?

Suki, tu nas fotos não pareces estar gordinho por isso deves é ser siamês arraçado de Main Coon :lol: :lol: :lol:
Os 6kg pode parecer que está obeso, mas não, até o acho bastante elegante, acho que depende dos gatos. Os vets querem-nos sempre magrinhos eu prefiro que eles estejam roliços sem serem muito gordos claro :wink:
A Shima está tb por volta dos 4 Kg é muito elegante a minha menina :D
S&oacute;nia
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

terça nov 16, 2010 12:26 pm

A minha Buffy fez pontos internos por isso não tenho a experiencia do capacete, também não precisou de antibiotico, mas tomou uns antinflamatorios.

Nos 1ºs dias foi horrivel... ela é mto mariquinhas, então sempre que se mexia dava uns miados horriveis, parecia que lhe estava a ter dores horriveis... foi muito complicado para mim... Tinha que lhe dar comida à boca, ajudar a ir à casa de banho (é mesmo mariquinhas ela)

Mas passado 2dias já andava na boa, só não saltava... passado uns 4dias já estava tudo normal, nós tínhamos que andar sempre atrás dela a ver se não andava a saltar, mas era impossível...

A minha Mia vai ser para a semana, também vão ser pontos internos, mas como também vai retirar o globo ocular vai ter de levar pontos externos, lá vai ter que por o colar :(. Mas a Mia é a minha valente, de certeza que vai correr melhor!
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
Responder

Voltar para “Gatos”