terça nov 23, 2010 4:59 pm
Boas
Sim de facto o tubo é daqueles moldáveis que se usam também para chaminés e afins. De facto também achei aquilo um pouco perigoso por isso certifiquei-me que estava tudo vem virado para dentro porque aquilo até dá para moldar muito bem e fiz tudo á mão sem me cortar, no entanto, tal como disse ao início nessas fotos ainda não estava terminado mais tarde acrescentei-lhe um tecido que foi com o mesmo que fiz as pegadas acho que até está ai uma foto já com o tecido aplicado.
A construção não foi fácil. O que fiz e os materiais que utilizei foram os seguintes:
1º fui ás arrumações procurar os tecidos para ver se tinha alguma coisa que pudesse aproveitar e encontrei 2 rolos grandes, que a minha mãe trouxe de França á já muitos anos, de bombazine. Um branco e um verde escuro. Depois tratei de arranjar a madeira. As plataformas são de mdf que andavam cá por casa de umas coisas que o meu irmão tinha feito. Claro que tive que dar um jeito porque estava tudo torto mas como o meu pai tem imensas ferramentas lá consegui. Os suportes eram de umas tábuas que andavam por aqui, cortei em 4 tamanhos diferentes para fazer tipo escada. O tecido está agrafado com um agrafador dos grandes que não dobram as pontas também é do meu pai porque ele é empreiteiro. A plataforma de suporte (a base) está acolchoada com aquelas esponjas que se utilizam para as cadeiras. Como tinha cá muitas e não eram necessárias, algumas até já estavam para o lixo, retirei a almofada e colei a esponja á base. Claro que não colou nada de jeito mas foi o suficiente para poder mexer na plataforma e aplicar-lhe o tecido sem estar tudo a cair, uma vez que a esponja era por pedaços. Também agrafei. Depois o complicado foi mesmo colocar as escadas em cima da base. Tive de pedir ajuda ao meu irmão. Enquanto eu segurava ele martelava com aqueles pregos maiores para ficar seguro alguns levaram mais que 1 prego que por serem mais altos eram mais instáveis. Os tubos comprei numa loja cortei em 2 e apliquei com parafusos pequenos e com agrafos. A cama tipo baloiço fiz com aqueles trapos com que se fazem os tapetes de trapilhos. Fiz tranças grandes depois dei um nó bem apertado e coloquei uns pregos nos suportes para não escorregarem. Outra coisa que foi muito complicado foi fazer aquela rede de sizal. Aquilo deu-me volta ao miolo andei dias e dias a tentar todas as formas possíveis de fazer aquilo até que finalmente deu nisto. Arranjei 2 baquetes (que eram dos móveis da cozinha mas que eram "extra" cortei-as ao meio e fiz-lhes uns furos com outra máquina do meu pai, depois passei os fios por esses buracos e passei outros na horizontal. O que está na horizontal é um fio único porque se não não dava para esticar e segurar o sizal. Comprei Feltro verde florescente e branco para fazer a pegadas (cujos modelos tirei da net) para dar mais cor e tapar os agrafos e defeitos e comprei cola para tecido. Com o feltro verde revesti, mais tarde as entradas dos tubos.
E pronto aqui fica a minha experiência.
Nota: O tubo só foi utilizado quando eram pequenos agora não cabem lá. Já têm 4 meses! Vou retirá-lo e substituir por outra coisa qualquer mais atractiva. A cama também tenho de dar um jeito porque agora tá sempre enrolada e elas não conseguem ir para lá provavelmente tenho de acrescentar mais umas tranças e colocar uma barras ou um suporte duro e depois uma almofada. Ainda vou trabalhar nas ideias.