Anamar7 Escreveu: Esterilizar um gato(a) não altera o temperamento/equilíbrio do animal? Estava a pensar numa gata, mas controlando o cio c/ medicação, que acham?
A esterilização/castração altera o comportamento do gato, a produção hormonal é muito reduzida tornando o gato menos activo, normalmente não marcam território e ficam menos agressivos. Além de nas fêmeas ser vantajoso em termos de saúde, se esterilizar antes do 1º cio as probabilidades de cancro mamário reduzem 90%, se for depois as probabilidades são as mesmas. Evita os cancros e infecções no útero e ovários. Resumindo, só tem vantagens e zero desvantagens.
Não pense em dar-lhe fármacos para controlo de cio (contraceptivos), é extremamente desaconselhado.
A minha opinião, se a raça não é importante, ADOPTE, tenha bom coração e salve um gatinho. Se todos o fizéssemos, muita coisa mudaria.
Não condeno a criação, mas acho que deveria ser muito mais controlada por autoridades competentes, para evitar os criadeiros de animais que só vêm cifrões, alguns animais passam a vida enjaulados que nem andar sabem, só servem para criação, alguns criadores mutilam as cordas vocais dos cães para eles não ladrarem nas jaulas de criação, coisas extremamente crueis e horriveis que quem financia é quem compra, sendo cúmplice.
Sim existem os bons criadores, claro.
Relativamente ao temperamento do gato, é quase como jogar o euromilhoes!! A mais meiga que tenho adoptei-a já adulta, quase a morrer, e agradece todos os dias aquilo que fiz por ela!
Outro que adoptei, orfão com 1 semana, é um terrorista que só visto!
A educação é o mais importante! Mas atenção que um gato não se educa como um cão, os meus aprenderam a respeitar o chinelo e pouco mais!!