Gatinho - conselhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Anamar7
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:03 pm

segunda nov 29, 2010 4:28 pm

Queríamos comprar um gatinho (os m/ filhos, principalmente), mas tenho algumas dúvidas:
- As gatas são mais meigas (melhor p/ as crianças)?
- Que raça? São todos lindos (só o Persa os miúdos acharam "com cara de zangado :lol: ")
- Temos um cão (ainda cachorro) - com harmonizar estas 2 criaturas?
- Não faço questão de LOP, mas quero um animal saudável e de preferência sem ser de gatis de "produção intensiva". Visitei alguns limpos e cuidados, mas outros...valha-me Deus!...
- Que vacinas tenho que verificar e com que idade podem ser retirados ás mães?
- Não quero gastar mais de 300€ (não excluo adopção, mas não me parece viável em animais de raça, embora conheça alguns casos de sucesso)
- Tenho bastante espaço disponível (não sei se é relevante)
Para nós um animal é para "a vida", p/ cuidar com carinho e ensinar ás crianças a responsabilidade e ternura por outro ser vivo.
Nunca tive um gato, nada sei do assunto, toda a ajuda é benvinda.obg
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda nov 29, 2010 4:39 pm

a raca nao e importante, porque ha gatos de temperamento bom e mau em todas as racas, ha algumas racas que serao mais selvagens e outras menos selvagens, se vai comprar um gato eu aconselho que veja a/o gatito com a mae pois e importante para ver o temperamento da mae. Nao compre um gatito com menos de 13 semanas pois ate essa altura eles ainda necessitam da mae. Um bom criador nao vende os seus gatitos com menos de 13 semanas. Se comprar a um criador peca que facam um contrato, sai um pouco mais caro mas o criador responsabliza se por defeitos geneticos. Se for adoptar faz uma boa accao, mas duvido que va encontrar um gato de raca, mas talvez se for um Siames, aqui em Inglaterra os siameses sao bastante caros mas nao ha cruza interracial como se ve ai em Portugal. os siameses sao bastante puros. De qualquer forma, tenha em conta o temperamento dos pais e a forma em que os pais, se os pais forem sociaveis isso quer dizer que tem bastante contacto humano, entao os gatitos tambem o terao. Boa sorte, e que o gatito que escolher lhe traga muitos momentos de alegria.P.S o espaco e muito importante, como tambem se tiver jardim, que este seja seguro, pois ha muitos gatos que morrem atropelados, ou ficam com doencas por vaguiar pelas ruas.
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

segunda nov 29, 2010 4:51 pm

Se insiste em ter um gato de raça, em nada posso ajudar pois não sei nada de raças nem de criadores.

Se a raça não for tão importante e quiser mesmo um gatinho meigo e que seja boa companhia, adopte um que esteja em Família de Acolhimento Temporário, pois além de já terem feito despiste de doenças, estarem vacinados, socializados e educados, também consegue saber tudo sobre o temperamento deles. Ninguém melhor que a FAT para lhe dizer tudo o que o gatinho é.

Boa sorte.
Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
chillisauce
Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda nov 29, 2010 4:52 pm

um bom criador tambem tera dado as primeiras vaccinas aos seus gatitos antes de estes serm retirados da mae, faca perguntas e tente nao comprar nas lojas de animais, pois nao tera possiblidade de ver os gatitos com a mae. pergunte quando foi a ultima vez que a mae deu crias pois e muito importante que ela nao tenha dado crias em menos de um ano, para a saude da mae e dos filhotes. Se o cao ainda e novo logo vai se habituar ao gatito, eu agora nao tenho caes mas ja tive e os meus gatos e caes ate dormiam juntos, tudo vai do que se ensina. A maioria dos gatos e caes que vivem juntos desde pequenos, dao se bem.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda nov 29, 2010 4:57 pm

Os rafeiros e adoptados são por vezes muito mais carinhosos que os de raça (compra). Se não tem preferencia na raça ajude um menino sem dono que lhe vai agradecer o lar com carinho :wink:
O feitio é relativo, nós quando temos filhos também não sabemos se eles vão sair ariscos ou meigos, é educa-los na melhor forma inpondo limites, com os gatos ou qualquer animal o comprotamento deve ser o mesmo. Cuidar, mimar e educar impondo limites :wink:

Dê uma vista pelo gatos em adopção aqui da arca ou se quiser ainda lhe posso disponibilizar um outro onde estão imensos gatos a precisar de um bom dono que goste deles.

Eu não sou nenhuma expert no assunto, mas o gato tal como o cão deve ser retirado a mãe por volta dos 3 meses, apesar de muitos retirarem logo aos 2. Relativamente as vacias e desparasitações pode-se aonselhar com o vet do seu cão, ele/a tirar-lhe-a todas as duvidas de certeza.

O gato bebe vai adaptar-se bem ao residente, normalmente o residente é que se sente invadido, tem de tomar as providencias para que o cão não faça mal gatinho.

Os 300€ que quer gastar num gato, gaste antes no enxoval e ração boa e adopte um gatinho gratuitante :wink:
(esta é a minha opinião)
chillisauce
Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda nov 29, 2010 5:09 pm

Sim se nao se importar do gato nao ser de raca entao adopte um. Essa decisao so pode sua.
surceror
Membro Veterano
Registado: terça ago 31, 2010 8:29 am

segunda nov 29, 2010 5:10 pm

Concordo absolutamente com a 99smiles!
Se não têm mesmo preferência pela raça e é algo que não é importante, eu optaria por adoptar. Os bebés são extremamente adaptáveis e permissivos, pelo que facilmente se tornará em um gatinho meigo e uma óptima companhia..principalmente se quando o adoptar já estiver acostumado com o contacto humano.
Há tantos gatinhos a precisar que alguém lhes dê uma oportunidade, muitos deles com belezas deveras invulgares que os tornam singulares :wink:
Relativamente ao feitio é algo que poderá ir descobrindo, à medida que o gatinha (o) for descobrindo também a sua família, podendo se estabelecer fortes laços entre vocês :D
As vacinas /desparasitações são algo que poderá agendar com o Vet que vos assistir, sendo que os dois primeiros meses tendem a ser mais dispendiosos, mas nada de mais.
Deve também considerar desde já e falar com o seu VET a esterilização do gatinho (a).
Em termos de sexo penso que não haverá diferenças...mas outros foristas mais experientes poderão elucidá-la melhor..
Opte por adoptar, ajude um dos muitos gatinhos que precisam (como a 99smiles já disse aqui no subforum Animais para adoptar, existe uma grande variedade de gatinhos ainda bebés) e o dinheiro que poupar use na boa alimentação e cuidados de saúde com ele :wink:
Espero ter sido útil
"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais."  (Victor Hugo) "Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento" (Charles Darwin)
Anamar7
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:03 pm

segunda nov 29, 2010 5:14 pm

Certo, terei em conta os v/ conselhos.
Nos gatis que vi (tudo na zona centro) os gatitos de cerca de 2 meses não estavam c/ as mães. Eram salas aquecidas só c/ gatos pequenos...os pais, segundo essa pessoas já tinham sido devolvidos aos proprietários...
Outra coisa: se adoptar um gato comum, como posso saber a proveniência, se tem problemas de saúde, temperamento difícil, etc? Claro que nunca se tem certeza, mas pensei que adquirindo a um Criador certificado, diminuía a hipótese de me meter num sarilho... :? Esterilizar um gato(a) não altera o temperamento/equilíbrio do animal? Estava a pensar numa gata, mas controlando o cio c/ medicação, que acham?
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

segunda nov 29, 2010 5:20 pm

Em termos de proveniência, num gato recolhido na rua abandonado, vai ser difícil saber, a menos que a pessoa que o recolheu conheça a progenitora. Mesmo que se conheça, nada lhe garante que o gatinho vai ser saudável, mesmo que a progenitora o seja, tal como se a progenitora tiver problemas de saúde, não quer dizer que o gatinho os vá ter.

Em todo o caso, para garantir, leve o gato ao veterinário e faça os exames necessários. O melhor é acolher um que já tenha FAT pois já passou por tudo isso e tem a vantagem de conhecer ao pormenor o temperamento do gatito.
Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda nov 29, 2010 5:54 pm

As vezes também é um questão de sorte.
A Suri foi adoptada aqui através da arca. Foi abandonada a porta da associação mais os maninhos e esteve em FAT por serem tão pequeninos. A Ana111 foi uma querida e veio trazer-me a Suri a Lisboa :P Foi paixão pelo foto e amor a 1ª vista :D Fez logo os exames que a vet achou necessários para a poder juntar ao Jimmy, Era linda e saudável :) Teve giardia passado 2 semanas de estar em minha casa (segundo a vet o virus até podemos ter sido nós a transportar da rua nos sapatos, mãos ou roupa).
O Jimmy também foi adoptado através de uma pessoa conhecida que mo foi levar a casa. Não conheci a progenitora nem a sra que o criou até aos 3 meses. Até agora foi um gato saudável, Já teve problema de pele a pouco tempo mas nada que tenha a ver com o facto de ser adoptado. Já foi tratado e está lindo e saudável 8)
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

segunda nov 29, 2010 6:12 pm

Anamar7 Escreveu:...Esterilizar um gato(a) não altera o temperamento/equilíbrio do animal? Estava a pensar numa gata, mas controlando o cio c/ medicação, que acham?
Esterilizar é o ideal para os animais, a medicação para controlar o cio (pilula) é prejudicial para as gatas, pode levar ao desenvolvimento de cancros mamários e não previne problemas como infecções uterinas (piómetras) que podem mesmo ser fatais.
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

segunda nov 29, 2010 6:40 pm

Isto de adoptar um gato e saber à partida o seu feitio e personalidade é completamente um tiro no escuro...e nada tem haver em ser de raça ou não.

Independentemente disto o que lhe posso dizer é que se adoptar um gatinho mais crescido - a partir de 6 meses - tem mais possibilidades em aperceber se da sua personalidade ... aliás quanto mais adulto for melhor.
Quando adopetei um dos meus gatinhos, já tinha ele 2 anos, vi logo que era meeeelllllll ....!! não me enganei ...
O outro, veio pa mim com 15 dias (a mae morreu atropelada), teve o melhor desta vida..veterinários, comida etc... e saiu muito arisco e rebelde...:) enfim é um felino em toda a sua plenitude ...
Adoro os dois da mesma maneira!!!!!!!!!!!!!!

No seu caso, como tem um cão pequeno ainda, poderia pensar num gato adulto que tivesse habituado a caes, era uma boa hipotese!

E claro como a maioria dos foristas, acho que deveria adoptar e não comprar, os animais não se compram...! De qualquer modo não sou fundamentalista com esta ideia, é apenas porque sempre me senti tão bem a recolher dois gatinhos que precisavam de mim!

Mal tenha o gato leve o ao Vet. e se fou busca lo a um criador ponha as suas duvidas a ele.
Boa sorte!!
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

segunda nov 29, 2010 7:40 pm

Subscrevo tudo aquilo que já foi aconselhado pelos anteriores foristas Anamar7, e acrescento só isto em relação ao facto de ponderar comprar:

Se não faz questão do LOP e se não está disposta a gastar mais de 300 € pelo animal, é meio caminho andado para fazer uma compra a um "criadeiro" em vez de a um criador sério. Primeiro porque eu suponho que os preços praticados pelos bons criadores são bastante superiores ao que está disposta a gastar; e segundo porque nenhum bom criador vende os seus animais sem LOP e isso nem sequer se reflecte no preço final de uma forma considerável (quero com isto dizer que se por acaso alguém lhe disser que o preço com LOP é um e sem LOP é outro e haver entre os dois uma diferença muito grande, então muito provavelmente estará a lidar com alguém pouco sério e pouco honesto).
O LOP é a única coisa que lhe pode eventualmente garantir que um animal é efectivamente da raça x. Comprando um animal sem LOP não tem garantia nenhuma de que esse animal não é apenas um SRD - e faz sentido comprar nestas condições?

Como já deu para perceber a Anamar7 está minimamente esclarecida quanto a alguns problemas que existem no mundo da criação animal. Porque tem essa consciência eu acho que deve fazer uma escolha muito ponderada no caso de avançar com a compra - saber muito bem a quem e em que condições compra para não comprar "gato por lebre"!

Boa sorte e vá dando notícias :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

segunda nov 29, 2010 7:46 pm

Anamar7 Escreveu: Esterilizar um gato(a) não altera o temperamento/equilíbrio do animal? Estava a pensar numa gata, mas controlando o cio c/ medicação, que acham?
A esterilização/castração altera o comportamento do gato, a produção hormonal é muito reduzida tornando o gato menos activo, normalmente não marcam território e ficam menos agressivos. Além de nas fêmeas ser vantajoso em termos de saúde, se esterilizar antes do 1º cio as probabilidades de cancro mamário reduzem 90%, se for depois as probabilidades são as mesmas. Evita os cancros e infecções no útero e ovários. Resumindo, só tem vantagens e zero desvantagens.
Não pense em dar-lhe fármacos para controlo de cio (contraceptivos), é extremamente desaconselhado.

A minha opinião, se a raça não é importante, ADOPTE, tenha bom coração e salve um gatinho. Se todos o fizéssemos, muita coisa mudaria.
Não condeno a criação, mas acho que deveria ser muito mais controlada por autoridades competentes, para evitar os criadeiros de animais que só vêm cifrões, alguns animais passam a vida enjaulados que nem andar sabem, só servem para criação, alguns criadores mutilam as cordas vocais dos cães para eles não ladrarem nas jaulas de criação, coisas extremamente crueis e horriveis que quem financia é quem compra, sendo cúmplice.
Sim existem os bons criadores, claro.

Relativamente ao temperamento do gato, é quase como jogar o euromilhoes!! A mais meiga que tenho adoptei-a já adulta, quase a morrer, e agradece todos os dias aquilo que fiz por ela!
Outro que adoptei, orfão com 1 semana, é um terrorista que só visto!
A educação é o mais importante! Mas atenção que um gato não se educa como um cão, os meus aprenderam a respeitar o chinelo e pouco mais!!
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

segunda nov 29, 2010 7:51 pm

jcmac Escreveu:
Se não faz questão do LOP e se não está disposta a gastar mais de 300 € pelo animal, é meio caminho andado para fazer uma compra a um "criadeiro" em vez de a um criador sério. Primeiro porque eu suponho que os preços praticados pelos bons criadores são bastante superiores ao que está disposta a gastar;
Responder

Voltar para “Gatos”