Dar ou não dar ração para gatos castrados??!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

terça dez 07, 2010 8:59 am

Como sabem a Tita já foi castrada vai fazer um mês na próxima semana. Correu tudo bem e ela já está normal, "endiabrada" como sempre :twisted:
Depois da operação eu perguntei à vet e até aqui no forum se deveria mudar de ração, de RC Kitten 36 que lhe estou a dar, para Sterilized e a opinião foi unânime.... SIM, deveria mudar.

Ondem lá fui eu à loja de animais, para comprar um saquinho pequeno de 1kg da sterilized, para começar a misturar com a ração dela normal, para ver se ela gostava ou não, e quando pedi informações ao Sr. da loja, expliquei que a minha gata só faria 7 meses no dia 25 de Dezembro, ele disse-me que não era recomendável dar já ração sterilized para uma gata tão jovem, pois o corpo dela ainda não estava completamente desenvolvido, ainda não era adulta, e dar-lhe já a ração sterilized iria fazer com que lhe faltassem as vitaminas e os nutrientes necessários para o seu crescimento saudavel, pois como é obvio a ração sterilized é menos rica nesse aspecto, e que só lhe deveria dar essa ração a partir de 1 ano de idade, por enquanto deveria continuar a dar-lhe kitten! :?

Moral da história... saí de lá sem comprar a ração, pois fiquei na dúvida. Apesar toda a gente dizer que gatos esterilizados devem comer ração própria para o efeito para não ficarem roliços, a verdade é que os argumentos que o Sr. da loja me apresentou para não dar essa ração em gatos tão jovens tambem fizeram sentido.

Gostaria de saber a vossa opinião?
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

terça dez 07, 2010 9:32 am

Oi Mary,

eu não sei, mas toda a gente recomendou dar a para esterilizada, então passado 1mes mais ou menos comecei a dar à Buffy a Neutered da Hills (esta só se vende em veterinários) e a Buffy cresceu optima, e apesar de comer sempre pouco e não ser gorda é bastante encorpada, à primeira com ela sentada até parece ser gordinha, mas depois quando se mexe ve-se que não tem uma gordorinha naquele corpinho danone, neste caso, corpinho Hills ehehe!

Por isso a Mia com 7meses também já está a comer Neutered, mas de vez enquando dou-lhe de bebe. Alias a Mia durante o seu tempo comigo raramente comeu raçao de bebe, sempre teve problemas intestinais e sempre comeu RC intestinal, só comeu durante 1mes se não me engano a Kitten, talvez por isso não seja tão comprida como a Buffy, é mais compacta :).
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça dez 07, 2010 10:21 am

Olá!

Não... nem toda a gente recomendou dar a ração de esterilizados! Eu fui uma das que disse que não... ainda hoje não dou à Rita! E ela tem 2 anos...

Quando a Rita foi esterilizada também tinha +/- 6 meses e a vet também não me disse para mudar logo a ração!

O que ela me disse e eu ainda hoje faço, é para vigiar se o apetite, o aumento de peso se começa a alterar na Rita... e nessa altura fazer a transição! Ora a minha gata, continua com os seus 4 kilos (não chega bem..), não é gorda, mexe-se e brinca, corre... e come uma ração da Hill's para estomagos sensiveis, mas não é para esterilizados...

O que o senhor da loja lhe recomendou, veio de encontro ao que a vet me disse... e é o que eu acho correcto!

Mas cada um tem a sua opinião!
Lu74
Membro Júnior
Registado: sexta dez 03, 2010 10:55 pm

terça dez 07, 2010 12:19 pm

O meu gatinho vai ser castrado no final deste mês, na altura terá cerca de 7 meses e meio.

Aconselharam-me a não mudar logo para ração de castrados, uma vez que o gato ainda vai continuar em crescimento. Vou continuar a dar a ração que come normalmente. Se depois eventualmente começar a engordar, logo se vê se é para mudar ou não...

Ainda por cima esta raça - Chartreux - cresce até aos 4 anos aprox., só nessa altura são considerados adultos. Quero que fique um GATÃO lindo e grande (não é sinónimo de gordo), como são os machos Chartreux.
Lu
Mary83
Membro Veterano

terça dez 07, 2010 2:43 pm

Hum, acho que estou convencida!... Vou continuar a dar à Tita a ração habitual dela, RC kitten 36 e ver como ela se comporta, se eventualmente notar que ela está a ficar gordinha mudo depois para uma mais especifica.
Mas a verdade é que eu costumava dar-lhe umas 30gr de manha antes de sair de casa, ao meio dia quando vou almoçar ela ainda tem um pouco, e a noite quando chegava a casa dava-lhe mais 30 gr e as vezes na manhã seguinte ainda tinha lá um grão ou dois de ração, mas tenho notado que anda mais comilona e está a ficar encorpada, hoje ao meio dia já tinha comido tudo. :o
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça dez 07, 2010 6:11 pm

Mary, mas a sua vet o que é que lhe aconselhou? Ou não falaram sobre isso?
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça dez 07, 2010 7:25 pm

eu nunca dei e não tenciono dar. eles engordam de acordo com o que comem, nomeadamente com a ração light. dos meus, só a kitty e a alice engordaram bastante,não pela esterelização mas porque comem muito. quando reduzo a dose, a alice emagrece. e bem precisa. os outros estão gordinhos, nãoobesos
Mary83
Membro Veterano

terça dez 07, 2010 9:12 pm

pathelen Escreveu:Mary, mas a sua vet o que é que lhe aconselhou? Ou não falaram sobre isso?
Foi como disse no inicio, quando fui buscar a Tita referi à vet que ainda tinha 2kg da ração kitten, e ela disse para eu lhe continuar a dar enquanto não acabasse, que não havia problema, e depois se eu quisesse para lhe dar a especifica para gatos esterilizados. Mas eu acho que lhe vou continuar a dar esta e ver como ela reage, se engorda muito ou não, depois daqui a uns meses logo vejo
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça dez 07, 2010 9:38 pm

com a ração kitten, engorda concerteza. é própria para gatinhos. precisa de de comer ração para gatos adultos
Mary83
Membro Veterano

terça dez 07, 2010 11:40 pm

anja-azul Escreveu:com a ração kitten, engorda concerteza. é própria para gatinhos. precisa de de comer ração para gatos adultos
Ai valha-me santa dúvida...quero dar o melhor a minha miau e já não sei que fazer...
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça dez 07, 2010 11:52 pm

Mary83 Escreveu: tenho notado que anda mais comilona e está a ficar encorpada, hoje ao meio dia já tinha comido tudo. :o
Não se esqueça que é inverno, e os mamíferos, inclusivamente humanos, precisam de aumentar a gordura corporal para aguentarem o frio! Os meus tb andam a comer que se desunham. No Verão logo emagrecem. 8)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

terça dez 07, 2010 11:53 pm

Mary83,

Como viu, cada pessoa tem a sua opinião. Tem que ser a Mary a ponderar e a decidir. Mas julgo que até ao 1 ano a Tita pode continuar a comer ração kitten. Tem é que ir vigiando as quantidades e o peso da gata.

No entanto, a mim a vet aconselhou a mudar logo para ração sterilize assim que foram castrados. A verdade é que eu decidi dar AG adulto ao dois e ignorei a recomendação da vet.
<p>"Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas t&ecirc;m sabedoria suficiente para manter isso em segredo." Mary Wilkins</p>
petnanda
Membro Júnior
Registado: sexta mar 12, 2010 12:49 pm

quarta dez 08, 2010 3:24 pm

A Hills tem uma ração nova para gatos esterilizados dos 6 meses aos seis anos. Estou a dar esta ração à minha gata, que tem ano e meio, e ela come-a muito bem.
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

quarta dez 08, 2010 10:46 pm

Na minha opinião, deve continuar a dar a Kitten 36 até ela fazer 1 ano, vá controlando o peso dela e ajustando a dose de comida.

Nas minhas, vou deixar de dar a sterilized 37, acho que tem demasiada proteina. Vou mudar ou para a Indoor 27 ou para a Hills. Excesso de proteínas sobrecarrega os rins e não há necessidade de tanta proteína. Valores perto dos 30% são suficientes, desde que de boa qualidade!
Mary83
Membro Veterano

quinta dez 09, 2010 9:18 am

Uma coisa que tenho reparado é que ela anda a beber muita agua, comparando com antes de ser operada.
Eu nisto das rações atrapalho-me toda, são tantas marcas que nem sei por onde me virar, enquanto eu puder e como é só uma gatinha gostava de lhe dar o melhor, e depois de muita pesquisa e leitura vi que a RC é muito bem cotada e recomendada, claro que a marca tem um poder de propaganda muito grande, mas também acho que se não fosse boa, não havia tanta gente a recomendar.
O que me mete confusão é que passei os ultimos 3 meses a dar-lhe esta ração RC kitten 36, e agora a comprar outro saco de 4kg, vai-lhe dar para mais 3 meses, ou seja, a bichana vai andar meio ano a comer sempre o mesmo :? ??? Por isso a minha ideia inicial tinha sido mudar de 3 em 3 meses, tipo até agora foi a kitten, depois eventualmente seria a sterilized, depois a ração para aduldo...Depois há a RC, há a Hills (que ainda nunca dei à gatinha), há a Arden Grange, (já lhe dei e ela não gostou muito..)
Isto de criar um miau tem que se lhe diga... :D
Responder

Voltar para “Gatos”