Como tratar de um esfinge
Moderador: mcerqueira
Boa tarde a todos a tres dias adoptei um esfinge de 8 meses porque o antigo dono não tinha tempo para ele.
Como não falei com criadores tentei a net encontei um topico semelhante e decidi registar-me, para ver se consigo ajuda
1- ja vi que lhe posso dar banho uma vez por semana com champô neutro e limpa-lo com dodots mas em relação aos pontos negros que pomada devo colocar??
2- tenho um pastor alemão (Atila) que esta em esteria com o novo amigo o que não tem ajudado! o Fhini (gato) é super extrovertido e não parece ter muito medo mas o Atila começa aos pulos assim que o vê e quando os aproximamos da-lhe banhos de baba só quer lambe-lo. Pergunda a saliva do cão nao lhe vai fazer mal??
3- pode ser mania minha mas ele ta sempre a tentar aconchegar-se devo vestilo pensei em comprar um bodys para este inverno para ver se não sofre tanto mas não sei se é boa ideia?
4- E no verão que protector lhe devo por?
Muito obrigada por tudo sem duvida é um maximo o gato super meigo e brincalhão espero ser uma dona a altura
Como não falei com criadores tentei a net encontei um topico semelhante e decidi registar-me, para ver se consigo ajuda
1- ja vi que lhe posso dar banho uma vez por semana com champô neutro e limpa-lo com dodots mas em relação aos pontos negros que pomada devo colocar??
2- tenho um pastor alemão (Atila) que esta em esteria com o novo amigo o que não tem ajudado! o Fhini (gato) é super extrovertido e não parece ter muito medo mas o Atila começa aos pulos assim que o vê e quando os aproximamos da-lhe banhos de baba só quer lambe-lo. Pergunda a saliva do cão nao lhe vai fazer mal??
3- pode ser mania minha mas ele ta sempre a tentar aconchegar-se devo vestilo pensei em comprar um bodys para este inverno para ver se não sofre tanto mas não sei se é boa ideia?
Muito obrigada por tudo sem duvida é um maximo o gato super meigo e brincalhão espero ser uma dona a altura
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
- Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33
Fhini Escreveu:Boa tarde a todos a tres dias adoptei um esfinge de 8 meses porque o antigo dono não tinha tempo para ele.
Olá Fhini! Primeiramente bemvinda á Arca

Eu sou dona duma Himalaica mas por acasso estou interessada em trazer a casa um Sphynx num futuro proximo, por tanto vou-lhe dar umas dicas :
Os Sphynx tem uma pele muito sensivel, se quiser colocar um creme nos pontos negros, a melhor é a Nivea, e recomendada pelos Vets, eu uso este creme debaixo dos olhinhos da minha Natassja a causa das lagrimas, e muito suave e não faz dano ao animal.
Enquanto a saliva do seu cão, em principio não le faz mal, mas não e bom que voce deixe enrraizar este comportamento, ja que a pele do Sphynx nao deveria estar exposta a muita humidade. Mantenha o seu gatinho com a pele sempre seca assim nao apanha dermatite.
E boa ideia comprar um body para ele durante o tempo frio, assim pode ajudar a conservar o calor. Mas sera muito comun ve-lo aconchega-se a uma pessoa o mesmo dormir perto do aquecedor

No Verao, pode po-lhe um bocadinho de protector solar para bebe (sem perfume) e nao deixe que fique muito tempo exposto ao sol , para nao apanhar queimaduras ou mesmo cancro de pele!

Espero tinha sido de ajuda

Cumprimentos e va dando noticias do pequenino!

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
os Sphynx são muito frágeis. Leve-o ao veterinário logo que possa e exponha-lhe todas as dúvidas. 
edição: tente saber junto do ex-responsável porque é que não tinha tempo para o gato!

edição: tente saber junto do ex-responsável porque é que não tinha tempo para o gato!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Seguem em cima as respostas. também gosto muito desta raça, mas isso sou eu que sou de extremos. De um lado os pelados do outro os peludosFhini Escreveu:Boa tarde a todos a tres dias adoptei um esfinge de 8 meses porque o antigo dono não tinha tempo para ele.
1- ja vi que lhe posso dar banho uma vez por semana com champô neutro e limpa-lo com dodots mas em relação aos pontos negros que pomada devo colocar?? Errado! banho só uma vez por mês (máximo duas) e dodots uma ou duas vez vezes por semana, mais do que isso vai secar a pele do gato. O shampoo deve ser o mais neutro possível. A Héry tem uma gama para felinos muito boa. a pomada para os pontos negros confirme com o vet. Não use Nivea ou outra marca qq sem que ele autorize.
2- tenho um pastor alemão (Atila) que esta em esteria com o novo amigo o que não tem ajudado! o Fhini (gato) é super extrovertido e não parece ter muito medo mas o Atila começa aos pulos assim que o vê e quando os aproximamos da-lhe banhos de baba só quer lambe-lo. Pergunda a saliva do cão nao lhe vai fazer mal?? Nada mesmo. deixe-os sociabilizar, tendo sempre as medidas de segurança necessárias. O sphinx é por norma um gato sociável e meigo
3- pode ser mania minha mas ele ta sempre a tentar aconchegar-se devo vestilo pensei em comprar um bodys para este inverno para ver se não sofre tanto mas não sei se é boa ideia? É sim, se conseguir vestir o gato. Opte por aquele material que parece pêlo de carneiro ou polares suaves. Invista num bom material para não causar irritações de pele.
4- E no verão que protector lhe devo por? Mais uma questão a colocar ao vet

Muita atenção que tem das raças mais sensiveis às alterações climáticas. Opte por uma ração rica em gordura e de uma boa marca (RC, Iams, Hills)porque os sphinxs queimam muitas calorias para se manterem quentes.
Vá ao site do CPF e contacte os criadores aqui:
http://www.cpfelinicultura.pt/criadores ... htm#SPHYNX
Qualquer um deles de certeza que ama a raça que cria e lhe dará todos os conselhos necessários para manter o seu sphinx.
Boa sorte!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Chamarrita Escreveu:os Sphynx são muito frágeis. Leve-o ao veterinário logo que possa e exponha-lhe todas as dúvidas.
edição: tente saber junto do ex-responsável porque é que não tinha tempo para o gato![/quote]
Chamarrita: já viu bem a trabalheira que este tipo de gatos dá? Os donos compram os animais por que lhes acham piada, depois de verificarem os cuidados de que necessitam deixam logo de lhes achar graça
Sónia
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Pois, eu sei, é por isso que não gosto de extremos: nem pêlo a mais, nem pêlo a menos! 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
- Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa
Chamarrita Escreveu:Pois, eu sei, é por isso que não gosto de extremos: nem pêlo a mais, nem pêlo a menos!
Rapo o pêlo às minhas et voila! Tenho um Sphynx

A Piggy dava um maravilhoso. Assim badocha...

Gato escaldado bebe agua da sanita...Ou aprende a usar a torneira da agua fria!
-
- Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia
Como alguém aqui em casa diz, nem tem que se esfolar antes de meter no forno
Será que eles toleram bem o frio? Se estes aqui em casa com este pêlo todo só estão bem ou no colo ou à frente do aquecedor, imagino estes gatos...

Será que eles toleram bem o frio? Se estes aqui em casa com este pêlo todo só estão bem ou no colo ou à frente do aquecedor, imagino estes gatos...
Sónia
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
- Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa
Cá em casa é a mesma coisa. Tudo enfiado nos colos. Depois todos os dias é mantas para lavar. A Zappa dá-lhe para fazer xixis na sua cama e às vezes nem sei se fez mija lá se é panca minha. Porca a mnha filha! A mim não sai de certeza que eu cá faço tudo no bacio!
Agora a sério eles devem ter mesmo frio!
Apesar de admirar a forista que ficou com o gatinho mesmo sem saber nada da raça só por o dono não o entregar assim em mãos alheias, eu ficaria apreensiva de ter um animal que nada sei sobre ele. Curvo-me porque é preciso ter amor.

Agora a sério eles devem ter mesmo frio!
Apesar de admirar a forista que ficou com o gatinho mesmo sem saber nada da raça só por o dono não o entregar assim em mãos alheias, eu ficaria apreensiva de ter um animal que nada sei sobre ele. Curvo-me porque é preciso ter amor.
Gato escaldado bebe agua da sanita...Ou aprende a usar a torneira da agua fria!
É só pôr o tempero e voilácatrules Escreveu:Como alguém aqui em casa diz, nem tem que se esfolar antes de meter no forno![]()
![]()

Agora a sério, não toleram nada bem o frio, apesar do corpo deles ser muito quente (tipo botija de àgua quente). Se pesquisarem fotos de sphinx estão muitas vezes com os casaquinhos dos cães.

É de facto uma raça que se ama ou se odeia, ninguém lhe fica indiferente. Eu adoro

-
- Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia
De facto é verdade, mas não sou capaz de dizer que odeio, tadinhos não têm culpa de serem "carecas" é como o persa são raças de muita manutenção, comprá-los nunca pois não são raça que aprecie muito, mas se por algum acaso tivesse que cuidar de um, pois que trataria com muito gosto 

Sónia
São 2 raças completamente opostas uma da outra, mas as minhas favoritascatrules Escreveu:De facto é verdade, mas não sou capaz de dizer que odeio, tadinhos não têm culpa de serem "carecas" é como o persa são raças de muita manutenção, comprá-los nunca pois não são raça que aprecie muito, mas se por algum acaso tivesse que cuidar de um, pois que trataria com muito gosto

O pêlo do persa assim que se entra no ritmo é um instante que se faz, mais olhos e rabito (ah pois que tb tem de se limpar

O sphinx é uma coisa que só apetece encher de mimos e trazer o dia todo ao colo